Mostrando postagens com marcador salgado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador salgado. Mostrar todas as postagens

6 de março de 2019

Requeijão Caseiro


Eu tô impactada com essa receita. De verdade. Tão simples e tão maravilhosa que me deixou chocada.
Com leite, sal e limão você faz requeijão, minha gente (isso se quiser bater sua própria manteiga, senão inclui ela aí na lista).
Essa receita é pra salvar, repassar e fazer sempre!


Requeijão Caseiro
(receita da Rita Lobo)

1 litro de leite (recomenda-se o tipo A, fresco ou de saquinho)
2 colheres (sopa) de suco de limão (espremido e coado na hora)
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga (em ponto pomada)
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o leite em uma panela e levei ao fogo.
Antes dele ferver, desliguei o fogo e separei 1/2 xícara de leite quente.
Adicionei o suco de limão no leite que ficou na panela e mexi delicadamente. Deixei descansar por uns 3 minutos.
Passei na peneira (fina) o leite talhado e apertei levemente.
Bati no liquidificador o "talhado" com o leite quente reservado, a manteiga e o sal por 1 minuto.
Coloquei em um pote, deixei esfriar e então levei para a geladeira.


- Use o leite mais fresco possível. Não recomendo o de caixinha.
- Use manteiga tá? MANTEIGA.
- A ideia é fazer o requeijão o mais sem conservante possível, então não faz sentido usar leite de caixinha e margarina.
- Guarde o soro para fazer pães, bolos e até vitaminas.

Cuidado para não querer comer de colher como eu.
Espero que gostem, porque eu AMEI!

Beijocas e até a próxima!

7 de novembro de 2018

Camembert Assado


O post de hoje nem é uma receeeeeeita, mas olha, se eu fosse você preparava hoje mesmo.
A ideia é da queridíssima Lela (maravilhosa), do Jantinha de Hoje. Suuuuper recomendo as receitas dela!
O melhor dessa dica de hoje é que você pode usar o que tiver vontade para temperar essa belezinha (com alecrim fica incrível)! A boca enche d'água só de lembrar.💓


Camembert Assado
(Receita daqui)

Peguei um camembert, cortei losangos fundos no queijo (mas sem separá-los), nesses cortes distribuí fatias de alho e salpiquei pimenta do reino moída na hora. Coloquei num pedaço de papel manteiga e acomodei numa panelinha de cerâmica. Assei por 10-15 minutos e prontinho!
Para acompanhar, servi tomatinhos apenas com manjericão fresco, sal e azeite, pão artesanal maravilhoso e vinho!
Perfeito!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

21 de outubro de 2018

Focaccia de Manjericão e Avelâs


Já contei pra vocês que eu AMO focaccia, né?
Sou realmente apaixonada.
Essa versão eu fiz inspirada no pão de pesto da Rê, uma desculpa esfarrapada para utilizar manjericão (amoooo) e para fazer pão (amo mais ainda).
Esse pão além de delicioso, tem um aroma enlouquecedor! Sucesso garantido! 💚


Minha Focaccia de Manjericão e Avelãs


1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 maço de manjericão, ou a gosto (só as folhas)
1/3 de xícara de avelãs tostadas e sem as cascas
1/2 xícara de parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Azeite e parmesão ralado fino para finalizar


Como fazer?

Misture a água morna com o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Bata o manjericão e os avelãs com o azeite (utilizei o processador), rapidamente, só o tempo suficiente para ficar homogêneo.
Junte com a mistura de fermento, 1 xícara da farinha de trigo, o parmesão e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando a massa com a ponta dos dedos levemente, para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.
Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o parmesão e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

3 de outubro de 2018

Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai


Esses dias fui convidada para participar de uma brincadeira no instagram. Juntamos algumas pessoas que cozinham para uma batalha: a #BatalhaInstaFoods. 
Fui sorteada para a única categoria que eu não estava preparada, que foi aves.
Eu refiz (anotando tudo) uma receita que já havia feito no famoso 'olhômetro'. 
É deliciosa, simples, com ingredientes de fácil acesso e que você vai tirar onda de chef.
Para mim ela é perfeita, tem todos os elementos: acidez, doçura, crocância, picância na medida e cremosidade!
Ah, a receita foi a vencedora! Então corre para a cozinha! :)


Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai da Máh
receita minha
serve 4 pessoas

1 abacaxi maduro
1 filé de peito de frango cortado em tiras
1 cebola roxa cortada em meia lua
2 dentes de alho ralados
½ colher (sopa) de gengibre ralado
½ pimenta dedo de moça fatiada
1 xícara de arroz (meça cru)
Um punhado de coentro picado (folhas e talos/raiz separados)
1/2 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadas
1/4 de castanhas de caju picadas
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara de parmesão ralado
¼ de xícara de farinha de rosca (opcional)
Sal, pimenta, azeite e páprica picante ou defumada a gosto


Como fazer?

Prepare o arroz conforme seu costume e reserve (ou reaproveite arroz já cozido).
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento e com o auxílio de uma faca, retire a polpa e todo o suco que soltar, sem deixar a casca muito fina. Reserve a casca ainda com a coroa para a montagem. Pique a polpa da fruta e reserve o suco para usar depois.
Aqueça uma panela e coloque o abacaxi picado e refogue até secar o líquido e começar a dourar. Reserve.
Tempere o frango com sal e pimenta e refogue na mesma panela do abacaxi, com um fio de azeite. Quando o frango dourar, junte a cebola, o alho, o gengibre, os talos e raiz do coentro, a páprica e a pimenta. Refogue novamente até dourar. Junte o suco do abacaxi e cozinhe até quase secar.
Junte o abacaxi, as ervilhas, o arroz e misture delicadamente. Acerte o sal e a pimenta.


Acrescente o requeijão, as azeitonas, as castanhas e as folhas de coentro. Misture e coloque nas cascas de abacaxi reservadas (se quiser mais 'molhadinho', acrescente um pouco de creme de leite fresco). Misture a farinha de rosca com o queijo e polvilhe por cima. Leve ao forno somente para gratinar. Sirva em seguida e prepare-se para os elogios.


Espero de coração que gostem!
Beijocas e até a próxima.

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

20 de agosto de 2018

Uma costelinha de arrasar e purê de banana


Tô sumida, né?
Em maio tive um problema de saúde e até hoje estou em tratamento. O pior, graças a Deus, já passou e estou quase 100%. Não quero me alongar sobre o assunto aqui, mas contei mais sobre o que aconteceu no meu perfil do Instagram.
Depois de tudo que aconteceu, aprendi muito. Aprendi sobre mim e sobre o que me cerca. Sobre ter paciência e respeito comigo mesma. Foi, é e tem sido difícil, mas sei que a caminhada tem um propósito maior do que eu pude enxergar no começo disso tudo.
Estou aprendendo a me organizar, planejar e aos poucos tenho percebido que as coisas são muito melhores sem estresse, sem correria, seguindo o cronograma. Claro que nem tudo vai sair 'conforme manda o figurino', mas quando nos programamos, ficamos até mais preparados para os imprevistos. Tá tudo bem as coisas não saírem como planejado. Tá tudo bem.
Porque tô falando isso tudo? Por causa dessa receita de hoje. Não vou dizer que não é possível preparar na hora, tenho meus truques e atalhos, mas vale super a pena fazer da forma que vou ensinar hoje.
Aqui em casa adoramos carne de porco, principalmente a costelinha. A carne é muito saborosa e quando bem temperada e assada lentamente, fica desmanchando... uma delícia.
Nessa ocasião, servi a costelinha com purê de bananas, que também trago a receita.
Esse assado fica ótimo com outros acompanhamentos, em especial com os agridoces. Já o purê de banana fica ótimo com peixes e frutos do mar...  vale a pena experimentar.
E vamos parar com essa ideia de que só banana da terra serve para cozinhar, viu?

Vamos lá?

Costelinha Assada com Purê de Banana da Máh
(serve de 2 a 4 porções)

Para a costelinha
1 peça de costelinha suína (+/- 1kg)
1/2 colher (sopa) de páprica defumada
1/2 colher (sopa) de páprica doce
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
Orégano seco, sal e pimenta a gosto
Tomilho fresco


Como fazer?
Misture os temperos (fique livre para alterar as quantidades ao seu gosto) com exceção do tomilho fresco (com alecrim também fica supimpa) e espalhe bem na carne, dos dois lados. Embrulhe a carne com papel filme e deixe na geladeira por 24 horas.
Após o tempo da marinada, coloque a costelinha numa assadeira, espalhe o tomilho por cima e cubra com papel alumínio. Leve para assar em temperatura beeeeem baixinha (120ºC - 150ºC) por 3-4 horas. Vá acompanhando e na última meia hora retire o papel para dourar. Cuidado para não deixar ressecar.*

Para o purê
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho, picados
6 bananas prata maduras
Suco de meio limão
Sal, pimenta moída na hora e canela a gosto

Como fazer?
Corte as bananas em rodelas, regue com o suco de limão, misture e reserve.
Coloque a manteiga numa panela e quando derreter junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e refogue rapidamente só para perfumar. 
Coloque a banana e refogue. Tempere com sal e pimenta a gosto. Vá pingando água na panela e cozinhe as bananas até ficarem macias.
Amasse tudo com um garfo para um purê rústico ou bata (mixer, liquidificador ou processador) para deixá-lo lisinho.

*Para fazer a ribs on the barbie, é só pincelar o molho barbecue quando faltar 1 hora para ficar pronta, a cada 10 minutos, dos dois lados. Receita aqui.

Espero que gostem! :)
Quem fizer, volta aqui para me contar!
Beijocas e até a próxima. ;)

16 de maio de 2018

Pão Italiano facílimo


Essa receita eu aprendi com a maravilhosa Rita Lobo, receita de seu avô.💗
Pensa em um pão maravilhoso. Agora multiplica.
Agora pensa em um pão fácil. É esse!
Já perdi as contas de quantas vezes já preparei.
Inúmeras vezes já dei de presente, já fracionei a receita, já alterei e é sempre sucesso. Já troquei a água por soro de iogurte, já acrescentei ervas, azeite, o bagaço das nozes desse sorvete (SUPER RECOMENDO)... enfim, façam!


Pão Italiano do Vovô Rago
(receita Panelinha)

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água
Farinha extra para polvilhar

Como fazer?
Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme PVC e deixe descansar por pelo menos 8 horas (e no máximo 18).
Passado esse tempo, pegue uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e polvilhe farinha de trigo generosamente.
Polvilhe mais farinha numa bancada e despeje a massa. Com a ajuda de uma espátula (ou com as mãos enfarinhadas), modele a massa formando uma bola. Coloque o pão na tigela preparada com a dobra do pão para cima.
Deixe o pão descansar enquanto pré-aquece o forno.
Ligue o forno na temperatura máxima e coloque uma panela (com a tampa) de ferro, cerâmica ou inox dentro. O importante aqui é que a panela seja grossa e que não tenha pegadores de plástico ou madeira. (Eu já usei panela de ferro fundido e de inox, já inclusive assei na forma, coberto com a panela de inox hahahahaha)
Deixe a panela aquecendo dentro do forno por meia hora. Retire a panela, polvilhe farinha no fundo e com cuidado, vire o pão lá dentro. Tampe e leve ao forno.
O tempo aqui varia de forno, mas o meu geralmente fica 20-30 minutos com a tampa e depois a retiro, abaixo o forno para médio e deixo mais uns 20-30 minutos, até dourar.
Retire o pão da panela e coloque sobre uma grade para esfriar completamente. Depois de frio, eu retiro o excesso de farinha com um pincel.


Sucesso garantido para comer com manteiga, fazer petiscos, entradas, sandubas, bruschettas... e depois de velho, ainda vira croûtons e farinha de rosca! Aproveitem!

Beijocas!





14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

16 de abril de 2018

Carne de Sol na Abóbora


Quase um mês sem aparecer por aqui né?
Tá corrido, minha gente! Socorro!
Depois de 8 anos, resolvi voltar a estudar, tô sofrendo para pegar o ritmo! Mas já já me acostumo!
A cozinha por outro lado, não pára. Só não consigo trazer as receitas com a frequência que eu gostaria. Essa, por exemplo, estava aqui há meses para eu postar!
A receita é bem simples, vou ensinar um truque mara e eu só queria ter tirado uma foto melhor, mas acreditem... Vale a pena.
Essa receita fiz há alguns meses para comemorar meu 52º mêsversário de casamento. O marido que não era fã de abóbora (veja bem, ERA), se rendeu aos encantos dessa delícia. Sou muito persuasiva.  :)
O truque aqui é o seguinte: para preparar a carne, já saímos com um caldo prontinho, para usar em outras preparações. É da mesma forma que preparo a carne e o caldo para fazer o arroz carreteiro, que trarei aqui para o blog em breve.



Carne de Sol na Abóbora da Máh

1 abóbora japonesa média
1/2 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola cortada em fatias finas
2 dentes de alho picados
Coentro picado a gosto
Queijo parmesão ralado na hora, sal, pimenta e azeite a gosto

Para a carne
400g de carne de sol cortada em cubos grandes (tento encontrar com pouco sal)
1/2 cenoura
1/2 cebola
1 talo de salsão (ou alguns talos de salsinha)
1 folha de louro
3 cravos da índia
3 grãos de pimenta do reino
Ervas frescas a gosto
1,5 litros de água

Como fazer?
Lave bem a abóbora e seque. Com o auxílio de de uma faquinha afiada, faça uma 'tampinha' na abóbora. Retire todas as sementes, tempere com sal e pimenta e unte a abóbora por dentro e por fora com o azeite. 
Tampe a abóbora e envolva-a com 2-3 folhas de papel alumínio e leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos. Passado o tempo, verifique se a abóbora está macia por dentro mas ainda firme por fora. Cuidado para não deixar assar demais, senão ela irá rachar. Raspe com cuidado a polpa da abóbora, tomando cuidado para não deixar a casca fina demais.
Prenda a folha de louro na cebola usando os cravos e junte com o restante dos ingredientes da carne numa panela de pressão. Leve para cozinhar por mais ou menos 30 minutos após pegar pressão.
Retire a pressão da panela com cuidado. Verifique se a carne está macia, caso não esteja, volte para cozinhar por mais alguns minutos.
Desfie a carne (coe e congele o caldo). Refogue a cebola na manteiga por 1 minuto e depois junte o alho. Junte a carne desfiada e refogue por alguns minutos, até começar a dourar. Junte a polpa da abóbora e mexa bem. Prove e acerte o sal e a pimenta. Junte o requeijão cremoso e o coentro picado, misture bem e desligue.
Coloque o creme dentro da abóbora, cubra com o queijo parmesão e leve nov
amente ao forno somente para gratinar.

Servi essa delícia com arroz, farofinha de cebola com castanha de caju e salada de escarola. Sucesso total! 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)


29 de janeiro de 2018

Focaccia de Sal Grosso e Alecrim


Preparo focaccia com muita frequência aqui em casa. É rápido e fica ótimo em sanduíches, tábua de frios, frutas secas, com pastinhas, antepastos, pura... uma delícia!
Havia tempo que eu queria trazer essa receita aqui, mas como eu nunca conseguia fazer uma foto descente. Até que a querida Pat postou uma foto que me animou. Num almoço de domingo com amigos, tivemos focaccia de entrada.
A cobertura é básica de sal grosso e alecrim, mas já fiz com queijos variados, cebola crua, cebola caramelizada, tomatinhos e azeitonas... enfim... o céu é o limite!


Focaccia da Máh

1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture a água, o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, a farinha integral, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!





10 de dezembro de 2017

Torta de Frango


Fiz essa torta para um almoço preguiçoso, nem pretendia trazer a receita (por isso as fotos sem nenhum capricho), já que é bem parecida com essa, mas quando postei a foto no meu Instagram, tanta gente pediu que eu resolvi postar.
Essa massa é básica, parecida com essa, dá para usar o que quiser no recheio: palmito, bacalhau, carne seca, enfim, o que você tiver a mão. Sabe aquele frango assado que sobrou e você não aguenta mais olhá-lo? Usa ele aqui nessa torta!
Ah, vale fazer porções individuais também. :)
Massa crocante, desmanchando na boca e recheio cremoso: combinação imbatível. 💓



Torta de Frango da Máh
(inspirada nessa aqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada, picada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 pitada de colorau
3/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de queijo ralado (usei meia cura)
Milho, azeitonas picadas e salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino (moída na hora) e noz moscada (ralada na hora) a gosto

Para finalizar:
1 ovo batido

Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.
Em uma panela coloque o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Junte o frango e refogue por 2 minutinhos. Coloque o milho, a azeitona e polvilhe a farinha de trigo e mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o queijo, a noz moscada e a salsinha e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.
Abra 2/3 da massa e forre a forma (de acordo com o tamanho da forma sua torta poderá ficar mais alta) coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Caso faça a torta "lisa" como eu, faça um corte para o ar do recheio sair. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Espero que gostem!
Beijocas! :)

27 de novembro de 2017

Chipas


Ou biscoito de queijo.
Vou contar para vocês que não sou (era) fã de biscoito de queijo. Para mim sempre foi uma versão seca do meu amado pão de queijo.
Até conhecer essas chipas.
Elas ficam sequinhas por fora mas macias e deliciosas por dentro.
Essa receita é incrivelmente fácil e rápida, sugiro você até dobrar ou triplicar a receita para poder congelar. Eu adoro manter pão de queijo congelado, facilita demais a minha vida e agora eles dividem espaço o congelador (e no meu coração) com essas chipas.
Já quero misturar ervas na próxima vez que eu fizer. :)


Chipas
(receita daqui)

500g de polvilho doce
3 xícaras de queijo meia cura ralado
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
Sal a gosto (de acordo com o quão salgado está seu queijo)
Aproximadamente 1 xícara de leite

Como fazer?
Misture o queijo, a manteiga com o sal e o polvilho até obter uma espécie de farofa. Junte os ovos, misture novamente. Vá acrescentando o leite aos poucos e misturando até dar o ponto. A massa fica mito macia e desgruda das pãos. Não deixe seca demais, senão racha na hora de modelar,
Modele cordões e dobre-os como ferradura... ou modele como desejar.
Asse-os em temperatura média até dourar e não esqueça de congelar o restante para você ter essa delícia sempre a mão.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima. :)

10 de agosto de 2017

Empada de abóbora com carne de sol e requeijão


Jamais uma receita foi postada tão rápida nesse blog. Pasmem.
Criei e fiz a receita ontem e, de tantos pedidos e ameças, estou postando hoje (perdoem as fotos, não deu para produzir mais).
Eu amo empada e me deu vontade de preparar uma empada de carne de sol. Daí me lembrei o tanto que carne de sol com abóbora fica divino, resolvi usar também. Mas eu queria na massa e pela internet a fora só achei receitas em que a abóbora é usada no recheio. Então coloquei a cabecinha para funcionar e nasceu essa delícia.

Vamos lá?


Empada de abóbora com carne de sol e requeijão da Máh
(rendeu 8 empadas de 8cm)

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (mais ou menos 100g) de manteiga gelada
3/4 de xícara de abóbora cozida, amassada e fria
1/2 colher (chá) de sal
Água gelada

Recheio
400g de carne de sol cozida e desfiada*
1 cebola fatiada em meia lua
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara do caldo do cozimento da carne
1/3 de xícara de requeijão cremoso
Sal, pimenta, orégano e coentro fresco, a gosto

Como fazer?
Para a massa, misture a farinha e o sal e esfarele a manteiga na farinha, com a ponta dos dedos até ficar ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a abóbora e tente formar uma massa compacta e macia. Se for necessário junte água. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, coloque o azeite em uma panela grossa ou frigideira e refogue a cebola. Quando ela começar a dourar, junte a carne e refogue mais uns 2 minutos. Coloque a farinha, mexa bem para dourá-la e junte o caldo da carne. Mexa até engrossar. Junte o requeijão, acerte o tempero a gosto e desligue.

Para a montagem, abra a massa nas forminhas utilizadas (ou use uma forma grande), coloque o recheio, e feche com mais massa, caso deseje, pincele com um ovo batido (eu não pincelei). Asse em forno pré-aquecido até dourar.

*Eu procuro usar uma carne de sol com pouco sal, lavo bem e cozinho na pressão com cenoura, cebola, alho, louro e o que mais tiver à mão. Depois de cozida, ainda fico com um caldo de carne prontinho.


Espero que gostem. :)
Beijocas e até a próxima.

1 de julho de 2017

O estrogonofe da Rita e 6 anos do blog


Não sei se já contei para vocês, mas todo dia 13 tem comemoração entre mim e o marido. Explico: nosso primeiro beijo foi num dia 13, nosso casamento também, então arranjei essa desculpazinha esfarrapada para comemorar.
No último dia 13 eu estava meio sem criatividade para cozinhar, no dia anterior havia sido dia dos namorados e eu estava com preguiça. Pois é, acontece aqui também.
Fiquei o dia pensando o que eu prepararia para o jantar e então me deu uma vontade doida de comer estrogonofe, mas o original, com creme de leite e cogumelos frescos. Aproveitei que eu tinha um pedaço de filé em casa, saí do trabalho, passei no mercado para comprar o que faltava e recorri a receita da minha musa inspiradora, Rita Lobo e olha... foi o MELHOR estrogonofe que já comi e fiquei me perguntando por que eu nunca havia feito assim.

Fiz 1/3 da receita original e rendeu 4 porções. Acrescentei a farinha para dar uma encorpada, mas é opcional. Ah, e usei o whisky pois eu não tinha conhaque,


Estrogonofe da Rita
(adaptado daqui)

500g de filé mignon picado em tirinhas
200g de cogumelos-de-paris frescos em fatias não muito finas
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picadinho
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de whisky 
1 colher (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta moída na hora, a gosto

Como fazer?
Regue uma panela com um fio de azeite e leve ao fogo para aquecer.
Vá dourando as tirinhas de carne, que devem estar em temperatura ambiente, aos poucos. Não coloque tudo de uma vez na panela. A cada leva de carne, regue a panela com um fio de azeite. Repita o processo com toda a carne e reserve.
Regue a panela com o restante do azeite e junte a cebola. Refogue bem até ela murchar, raspando bem para retirar os 'queimadinhos' da panela.
Junte o alho e refogue mais um minutinho. Acrescente a farinha e mexa para incorporar. Junte o extrato de tomate, o molho inglês, o whisky e o ketchup e mexa. Junte a carne reservada e os cogumelos, regue o creme de leite, tempere com sal e pimenta. 
Mexa delicadamente e deixe ferver até encorpar, mexendo esporadicamente. Servi com arroz, salada e batatas assadas. 
DIVINO!

Ahhh, e por falar em comemoração, no último dia 22 o Pimenta Preta completou 6 anos. Agradeço a cada um de você que passa por aqui e faz parte dessa história. 💗


Beijocas e até a próxima!

10 de maio de 2017

Pão de iogurte e sementes


Eu não sei muito bem como explicar minha relação com a cozinha. É um misto de amor e obsessão.
Quem me conhece sabe que quando falo de cozinhar meus olhos brilham. Além do extremo amor, cozinhar é minha válvula de escape, o que me mantém com a cabeça no lugar hahaha.
Quando estou feliz, tô na cozinha. Quando estou triste, cansada, estressada, também. É lá que extravaso e relaxo completamente. O corpo pode cansar, mas a mente fica leve como uma pluma.
Bom, todo esse "desabafo" é pra contar pra vocês que um dia desses eu estava meio "borocoxo" e no caminho para casa resolvi que precisava de fazer um pão. Eu, a massa, a alquimia que é prepará-lo e a terapia que é sová-lo. Depois de pronto vi a missão cumprida. Esse pão alimentou minha alma antes mesmo de nutrir meu corpo.
A receita é do blog lindo da querida Akemi, que é onde busco pães com frequência. Delicioso. Ele ficou mais denso, mas não menos delicioso. Ah, e renderam torradinhas maravilhosas, depois.


Pão de iogurte e sementes
(adaptado daqui)

1/2 (5g) envelope de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
120 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
1 copo de iogurte natural (170g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 1/2 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de gergelim branco tostado
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de sementes de papoula
1 xícara de farinha de trigo integral
Farinha de trigo até dar o ponto (de 2 a 2 1/2 xícaras)

Como fazer?

Misture a água com o fermento e o açúcar e deixe descansar até espumar (5-10 minutos).
Junte o azeite, o iogurte, o mel e misture bem. Junte a farinha de trigo integral e o sal. Misture bem com uma espatula. Junte 1 xícara de farinha de trigo e os grãos. Misture bem.
Vá acrescentando a farinha branca aos poucos e quando ficar pesada comece a sovar. Sove por uns 10 minutos, atá a massa ficar lisa, elástica e desgrudando das mãos. Vá acrescentando a farinha conforme necessário, mas cuidado para não acrescentar farinha demais.
Deixa a massa descansar em local morno por mais ou menos 1 hora.
Molde o pão como desejar (eu abri a massa e enrolei como fosse rocambole) e deixe crescer por mais 1 hora (ou até dobrar de tamanho).
Asse em forno pré-aquecido*, temperatura média-alta até dourar. Para saber se está assado, bata com os nós dos dedos no fundo do pão, se fizer um som oco, está no ponto.

*Para deixar a casca crocante, pincelei o pão com água e, quando liguei o forno para aquecer, deixei uma assadeira no 'chão' do forno. Quando coloquei o pão no forno, joguei água fervendo na assadeira que estava lá dentro e imediatamente fechei o forno. Isso cria o vapor que deixa o pão crocante. Após 15 minutos eu tirei a assadeira e deixei terminar de assar. 


Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima! :)



24 de abril de 2017

Chutney de Maçã Verde


Post direcionado para pessoas que curtem agridoce.
.
.
.
Se tem uma coisa que conquista meu paladar é comida agridoce. É um 'bum' de sabor na boca que me deixa absolutamente feliz.
Sinceramente, não compreendo que não gosta. Respeito, mas não entendo. hahahahaha (Sem polêmica, por favor.)
Uma vez preparei um Chutney de Manga para dar de presente, ficou delicioso. Ontem ao preparar o almoço, resolvi preparar um de maçã. Espero que vocês gostem, pois ficou realmente delicioso.
Ah e fiquem a vontade para dobrar a receita e ajustar (sugestões de substituições no fim do post) e ter essa delicinha sempre à mão.


Chutney de Maçã Verde da Máh

2 maçãs verde, descascadas e picadas em cubinhos 
1/2 cebola roxa pequena, cortada em meias luas fininhas
1/4 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 dente alho ralado fino
2 colheres (sopa) de uvas passas
1/4 de xícara de açúcar demerara
1/8 de xícara de vinagre branco
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Pimenta calabresa a gosto
1 pitada de canela
Sal

Como fazer?
Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a cebola, o alho, o pimentão e o gengibre e refogue por mais ou menos 1 minuto. Junte a maçã, o açúcar, e a canela. Mexa bem por 2 minutos e junte o restante dos ingredientes. Cozinhe até que quase todo o líquido tenha secado, sempre mexendo. Ajuste o sal.
Sirva quente ou frio. Guarde na geladeira em potes bem fechadinhos.

ps.: fica delicioso com peixe e carne de porco. Aliás, fica delicioso com praticamente tudo.
ps2.: substituições possíveis:
Maçã verde -> qualquer outra maçã que não desmanche no cozimento
Açúcar demerara -> açúcar mascavo (era a que eu queria ter usado, mas havia acabado)
Pimenta calabresa -> pimenta dedo de moça picada, ou sem pimenta caso você não goste
Uvas passas -> qualquer outra frutinha desidratada como cranberries, damasco picados, etc

Espero que gostem!
Beijocas e boa semana! :)

23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!