Mostrando postagens com marcador sanduíche. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sanduíche. Mostrar todas as postagens

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

17 de março de 2015

Hambúrguer caseiro de frango e bacon


Dia desses eu estava planejando o menu para o #dia13, mas houveram vários imprevistos.
Eu só tinha peito de frango na geladeira, criatividade 0, cansaço 1000, e eis que o marido vira pra mim e sugere hambúrguer. Atiçou minhas lombrigas, uma vez que eu AMO hambúrguer caseiro.
Eu já havia preparado hambúrguer de frango, mas achei que precisava de um tchan a mais, então coloquei um elemento gordo para ficar mais úmido e saboroso: BACON!
Sério, frango com bacon é tipo pão com ovo, feitos um para o outro!
Aqui vai a receita do hambúrguer e do 'complemento', caso você esteja inspirado, recomendo fortemente esse pãozinho aqui, ai é só festa!

Vamos lá?


Hambúrguer de frango e bacon da Máh
(rende 4 porções)

150g bacon magro, sem a pele, cortado em pedaços
500g de peito de frango em pedaços
1 cebola grande
Sal, pimenta moída na hora, orégano e páprica picante a gosto

Sugestão para finalizar:
1 cebola cortada em meia-lua fininhas
200g shimeji limpo
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de shoyu
3 colheres (sopa) de água
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal

Como fazer?

Para o hambúrguer: processe a cebola e o bacon até ficar moído, mas não deixe virar pasta. Acrescente o frango e os temperos e vá pulsando até moer e ficar homogêneo. Fica 'pedaçudo'.
(Se você não tiver processador, pode fazer picando à mão, dá um tiquinho mais de trabalho, mas vale MUITO a pena.)
Molde grelhe na frigideira antiaderente ou no grill, não use fogo muito alto, já que é frango e tem que ficar muito bem cozido. Cubra com queijo e o refogado de cebola e cogumelos.
Para o refogado: Aqueça o azeite, junte a cebola e o açúcar e refogue bem até dourar. Junte o shoyu, a água e os cogumelos. Deixe cozinhar até quase secar. Sirva sobre o hambúrguer.

#ficaadica: minha mente gorda já está programando fazer essa delicinha novamente, mas ao invés do refogado de cebola e cogumelo, vou servir com uma rodela de abacaxi grelhada. Nhaaaaami!!!!


Duas receitas na semana, tô de parabéns heim?!
Até a próxima ;*