Mostrando postagens com marcador Páscoa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Páscoa. Mostrar todas as postagens

14 de abril de 2017

Especial de Páscoa: Torta Mousse de Três Chocolates


Ontem foi dia de comemoração (todo dia 13) aqui em casa, havia planejado várias coisas e depois de váaaarias coisas darem errado eu fiquei danada da vida, sentei no sofá com meu sobrinho, coloquei as pernas para o ar e pensei: fod*-se, vou fazer mais nada.
Cinco minutos depois eu estava na cozinha novamente.
Marido sugeriu panna cotta (ele adora), mas eu não queria. Queria algo novo.
Já preparei essa torta uma vez, há muitos anos, quando ganhei o livro de presente. Não é novo, eu sei, mas como fazia tanto tempo, vale, né?
Lembrei dessa sobremesa linda, só faltava o chocolate branco, que eu corri para comprar, juntei com o fato de ter uma garrafinha de creme de leite fresco pedindo peloamordeDeus para ser usada na geladeira e pronto, sobremesa lindamente resolvida! 
Olha, pensei seriamente em fazer só meia receita, mas AINDA BEM que fiz a receita completa, pois dividi em duas formas e já foi a sobremesa do almoço de hoje.
A única alteração que eu fiz foi reduzir a gelatina pela metade, pois eu sabia que ia ficar dura demais, queria leve e desmanchando na boca, acertei em cheio.
Mentira, também mudei o nome porque no livro se chama Sobremesa Gelada de Três Chocolates.

Vamos lá?



Torta Mousse de Três Chocolates

3 ovos, gemas e claras separadas
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
300ml de leite
12g (1 envelope) de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de água
300ml de creme de leite fresco
100g de chocolate branco
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo


Como fazer?

Leve o leite ao fogo até levantar fervura e desligue.
Misture as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar, a farinha de trigo e bata bem com o fouet. Vá juntando devagarzinho e sempre mexendo bem o leite quente. Quando terminar, volte tudo para a panela e mexa até engrossar. Desligue e deixe esfriar. 
Eu coloquei a panela numa bacia de água gelada e mexi até esfriar, se for deixar esfriar naturalmente, cubra a mistura com filme plástico encostando no creme.
Hidrate a gelatina na água, leve ao microondas para derreter (cerca de 15 segundos) e junte ao creme frio.
Derreta cada chocolate em uma tigela e espere até amornarem ou esfriarem.
Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore levemente à mistura de gemas.
Divida o creme igualmente em cada tigela de chocolate e incorpore delicadamente.
Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar restante até obter um merengue brilhoso.
Divida as claras entre os cremes e incorpore delicadamente.
Coloque o primeiro creme (amargo ou branco) na forma preparada* e leve ao congelador por uns 5-10 minutos, só para firmar e os cremes não se misturarem.
Coloque o segundo creme (ao leite) e leve novamente ao congelador.
Finalize com o último creme (branco ou amargo) e leve a geladeira por umas 4 horas para firmar completamente. Decore com raspas do chocolate que ficou por cima.

*Para a montagem eu fiz de duas formas: usei uma forma de fundo falso, com acetado na lateral e usei uma forma com fundo fixo, untada bem de leve com óleo vegetal de sabor neutro.
A forma untada ficou mais bonita ao desenformar pois eu esqueci de untar o acetato. Com ele ficou mais fácil, dá próxima vez eu untarei-o de leve, já que grudou um pouquinho.
Se usar a forma tradicional, passe um paninho umedecido em água quente na forma para facilitar.
Ou esqueça tudo isso ai e faça numa travessa de vidro ou copinhos individuais.


Parece difícil, mas é tranquilo de fazer e o resultado vale todas as louças sujas.
Espero que gostem e que façam.

Beijocas e até a próxima. :)







12 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Devil's Cake


Antes que alguém venha brigar, não fui eu quem deu nome ao bolo.
Esse bolo MARAVILHOSO eu fiz no aniversário da mamy. Fiz algumas alterações, já que ela não está podendo consumir leite, mas você pode usar os ingredientes convencionais, embora eu recomende fortemente o café na massa e o chocolate mais amargo que você encontrar.
Trouxe ela para o especial de páscoa só porque é chocolate, né gente? 💓


Devil's Cake
(bolo adaptado daqui)

4 ovos
150ml de café bem forte, sem açúcar e frio
130ml de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal

Como fazer?

Pré-aqueça o forno a temperatura média, mais ou menos 180ªC.
Unte uma forma (usei uma de 12cm de diâmetro x 10 cm de altura) e polvilhe com cacau e reserve.
Em uma tigela, misture os ovos, o óleo, o café e a baunilha. Junte o açúcar e o sal e misture bem.
Peneire todos os ingredientes secos sob a mistura e misture bem, coloque na forma preparada e leve para assar.
Faça o teste do palito para ver se o bolo está pronto.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate amargo picado (usei um de 70%)
1 lata (395g) de leite condensado (usei sem lactose)
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura (usei sem lactose)
1 colher (sopa) de glucose de milho

Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Para a montagem:
Depois de frio, corte o bolo em quantas fatias desejar, recheie e cubra com o brigadeiro. Cortei o meu em 5 fatias.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.

10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)