Mostrando postagens com marcador faça você mesmo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador faça você mesmo. Mostrar todas as postagens

6 de março de 2019

Requeijão Caseiro


Eu tô impactada com essa receita. De verdade. Tão simples e tão maravilhosa que me deixou chocada.
Com leite, sal e limão você faz requeijão, minha gente (isso se quiser bater sua própria manteiga, senão inclui ela aí na lista).
Essa receita é pra salvar, repassar e fazer sempre!


Requeijão Caseiro
(receita da Rita Lobo)

1 litro de leite (recomenda-se o tipo A, fresco ou de saquinho)
2 colheres (sopa) de suco de limão (espremido e coado na hora)
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga (em ponto pomada)
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o leite em uma panela e levei ao fogo.
Antes dele ferver, desliguei o fogo e separei 1/2 xícara de leite quente.
Adicionei o suco de limão no leite que ficou na panela e mexi delicadamente. Deixei descansar por uns 3 minutos.
Passei na peneira (fina) o leite talhado e apertei levemente.
Bati no liquidificador o "talhado" com o leite quente reservado, a manteiga e o sal por 1 minuto.
Coloquei em um pote, deixei esfriar e então levei para a geladeira.


- Use o leite mais fresco possível. Não recomendo o de caixinha.
- Use manteiga tá? MANTEIGA.
- A ideia é fazer o requeijão o mais sem conservante possível, então não faz sentido usar leite de caixinha e margarina.
- Guarde o soro para fazer pães, bolos e até vitaminas.

Cuidado para não querer comer de colher como eu.
Espero que gostem, porque eu AMEI!

Beijocas e até a próxima!

25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







19 de março de 2017

Granola Caseira


Quem ai ama granola? o/
Adoro granola, mas me dava um ódio ter que caçar as castanhas que, quando vinham, eram poucas.
Granola, que são basicamente cereais adoçados e tostados, deve ser fácil de fazer, pensei eu.
Vi muitas vezes a Glau postando e isso aguçou minhas lombrigas. Comprei algumas coisas que eu não tinha em casa para completar minha granola e saiu essa delícia.
A regra é: não tem regra. Varie nos cereais, nas castanhas, nas frutas secas e assim sempre terá uma granola diferente e do jeitinho que você gosta.


Granola Caseira da Máh
(rendeu mais ou menos 1 kg)

6 xícaras de aveia em flocos grossos
1/4 de xícara de linhaça
1/2 xícara de amaranto em flocos
1/8 de xícara de gergelim
1 xícara de amêndoas picadas
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas
1/3 de xícara de cramberry desidratada
1/3 de xícara de blueberry desidratada
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/4 de xícara de melado de cana
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
Canela a gosto

Como fazer?

Misturei a aveia, a linhaça, o amaranto, o gergelim, as amêndoas e as castanhas. Junte o mel, o melado, o azeite e o açúcar, coloque a canela e o sal e misture até ficar homogêneo. 
Coloque em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga e leve ao forno (temperatura média-baixa, em torno de 180ºC).
Mexa bem a cada 10 minutos.
Quando estiver bem dourada e cheirosa está pronta (a minha demorou uns 40 minutos). Cuidado para não deixar queimar nas beiradas.
Retire do forno e deixe esfriar.
Depois de fria, mexa para soltar a granola, junte as frutas secas e misture.
Guarde em um pote bem fechadinho e se delicie sempre que quiser.


Espero que gostem! :)

6 de março de 2017

Sorvete de Cheesecake de Amoras + Casquinha


Eu estava com uma garrafinha de creme de leite fresco aberta na geladeira, precisava usá-la. Lembrei que não tinha nenhum sorvetinho no congelador (sempre gosto de ter, para sobremesas de emergência). Decidi que faria sorvete e fui procurar uma receitinha bem gostosa, quando achei esse sorvete de cheesecake.
Ai gente, sério, não dá pra descrever o que é a cremosidade desse sorvete. E o contraste com o azedinho da amora? Suspiro só de pensar nessa delícia.
Se não tiver amoras, use morangos, ameixas... huuummmm, tanta fruta boa para substituir que já me dá vontade de prepará-lo novamente.
Já a casquinha... bom, eu queria tomar sorvete na casquinha e lembrei desse episódio lindo do programa da Raíza. Apenas façam!

Vamos lá?

Sorvete de Cheesecake de Amoras
(adaptado daqui)

Para o sorvete

150g de cream cheese
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de leite integral
1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Raspas da casca de 1 limão taiti
1 pitada de sal

Para o mesclado de amoras
3/4 de xícara amoras (usei congeladas)
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água
Suco de 1/2 limão taiti bem suculento

Como fazer?
Bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter uma mistura bem cremosa e homogênea, junte o ovo e a baunilha, misture bem e reserve.
Aqueça o leite até ferver, ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione o leite quente em fio, leve a mistura ao fogo, temperatura baixa e mexendo sempre até engrossar levemente, não deixe ferver. Passe a mistura por uma peneira, junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve na geladeira por pelo menos 6 horas, ou faça de véspera.
Para a geleia, dissolva o amido em água, junte com o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. Enquanto mexe, vá desmanchando as amoras. Deixe esfriar e reserve na geladeira.
Prepare o creme na sorveteira conforme o fabricante. Intercale o creme gelado com a geleia de amoras e misture levemente para mesclar. Leve ao congelador para firmar completamente.


Casquinha crocante de sorvete
receita daqui - rendeu 6 unidades

3 claras
85g de açúcar
2ml de extrato de baunilha
1 pitada de sal
90g de farinha de trigo
30g de manteiga em temperatura ambiente

Como fazer?
Misture as claras e a açúcar, depois agregue o restante dos ingredientes e misture bem com o fouet até ficar homogêneo. Espalhe mais ou menos 2 colheres em um tapetinho de silicone e vá espalhando até ficar um círculo de uns 15cm de diâmetro. Não deixe a camada muito grossa. Leve para assar em forno médio até começar a dourar. Retire ainda quente e molde os cones e deixe dentro de um copo para esfriar e não perder o formato. Consuma imediatamente.

Dicas:
- Você pode fazer a casquinha em forma de cestinha também, Retire a casquinha do forno e molde sobre um potinho, pressione por cima com outro potinho maior para das a forma.
- Se a casquinha endurecer enquanto você molda, volte ao forno até que amoleça novamente.
- Eu guardei as casquinha prontas em um pote bem fechadinho, e ainda assim elas murcharam. Se não for consumir tudo de imediato, faça como eu fiz: peguei a casquinha murcha, levei ao forno para amolecer e moldei novamente, fica supimpa.
- Eu não usei o papel manteiga tradicional daqui, então sinceramente não sei se funciona. Se alguém fizer, me conte por favor. Acredito que seja mais fácil de moldar o ovo ainda com o papel e depois retirá-lo.

Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima. <3

24 de janeiro de 2017

Flan de Pêssegos e Coco


Hoje é aniversário da mamy e como fiz essa receita para ela, resolvi postar hoje!
Mamãe é aquela pessoa que briga, briga, briiiiiiiiiiga, mas ama também que é uma beleza.
Levei bons anos para entender o porque de ouvir tantos 'nãos' na minha vida, que hoje eu viro pra ela e digo 'obrigada'. Obrigada por TUDOOOOO, por cada não que me disse, por mais que na hora eu chorasse e achasse que o mundo ia acabar (adolescentes...).
Enfim...
Minha mãe não está podendo consumir nem leite e nem glúten (embora ela coma mesmo assim). No Natal fiz essa sobremesa para ela poder comer sem ter que ficar sofrendo.
A sobremesa é leve, refrescante e você pode substituir o pêssego por outras frutas da época (com manga fica uma delícia).

Vamos lá?


Flan de Pêssego e Coco da Máh

500ml de suco de pêssego (usei concentrado, sem açúcar)
3 pêssegos maduros, descascados e picados em cubos
Açúcar a gosto (usei de baunilha)
2 envelopes (12g cada) de gelatina sem sabor e incolor*
750ml de leite de coco (usei caseiro)
1 lata de leite condensado (usei sem lactose)

Como fazer?

Unte levemente com algum óleo vegetal de sabor neutro uma forma com furo no meio (a minha tem capacidade para mais ou menos 2 litros) e reserve.
Misture o suco, os pêssegos picados, adoce a gosto (vai depender do gosto - eu prefiro mais azedinho - e da quantidade de açúcar que tem no suco que você utilizar) e leve ao fogo. Deixe ferver por 3-5 minutos. Espere a mistura amornar e junte um envelope de gelatina preparado conforme o fabricante. Misture bem, coloque na forma e leve para gelar até firmar.
Bata no liquidificador o leite de coco com o leite condensado e o outro envelope de gelatina preparado. Disponha sobre a gelatina de pêssego (que já tem que estar firme) e leve para gelar até firmar completamente.
Desenforme com cuidado e sirva gelado.

*Caso você não vá desenformar, pode-se usar metade da gelatina indicada. Daí faça da ordem inversa para ficar mais bonito, e lembre-se de empregar a mistura de pêssegos já fria.

Espero que vocês gostem, assim como minha mamy poderosa gostou.
Mãaaaaaaaaae, feliz aniversário! Te amo!

Beijocas e até a próxima.



31 de julho de 2016

Dois molhos de tomate supimpas


Essa semana saiu uma matéria sobre a Anvisa proibir a comercialização de algumas marcas de molho de tomate, cujos lotes continham uma quantidade inaceitável de pêlos de roedores.
Oi?
O bizarro não é ter uma quantidade inaceitável e sim saber que existe uma quantidade que é aceitável. Fala sério gente...
Não sou nenhuma puritana e também não vou ser hipócrita de falar que você tem que fazer tudo na sua cozinha, mas existem sim algumas receitas que são mais fáceis do que ir ao mercado e infinitamente superiores, a exemplo o molho de tomate, o leite de coco ou um bolo qualquer.
Alguns leitores me pediram e hoje eu trouxe dois molhos que eu faço muito, são os mesmos ingredientes, só muda o modo de preparar. O rústico é "menos fácil", mas só porque você precisa retirar a pele. O outro é pá-pum (quem me ensinou foi a mamãe) e ambos são maravilhosos e se eu fosse você faria os dois.


Molho rústico de tomate da Máh


4 tomates italianos bem maduros e sem a pele, picados
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando ela estiver transparente, adicione o alho, dê uma leve refogada e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe cozinhando em fogo baixo, pingando água até estar cozido e sem aquela acidez forte, em torno de 20 minutos. Eu gosto dele mais "pedaçudo", rústico. Caso deseje, é só bater no liquidificador. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.


Molho de tomate pá-pum da mãe da Máh


4 tomates italianos bem maduros, cortado em 4 pedaços cada
1 cebola pequena, cortada em 4
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Coloque tudo em uma panela, acrescente cerca de 3 xícaras de água e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos, depois é só bater tudo no liquidificador.
Uma dica e não colocar toda a água do cozimento na hora de bater, para não ficar muito ralo, mas se isso acontecer, é só voltar para a panela e deixar apurar. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.

Dica: Se quiser aumentar as quantidades, fique a vontade. O molho mais rápido é ótimo para fazer em quantidades maiores e congelar, assim você tem um molho maravilhoso sempre a mão.
Dica 2: Não sabe tirar a pele de tomates? Aprenda aqui.

Beijocas e até a próxima.



30 de maio de 2016

Sorvete de Baunilha


Eu prometi para mim mesma que viria aqui com mais frequência... e não tô vindo, né?
Em minha defesa, devo dizer que ando numa correria louca, e como não me organizo da maneira certa, o tempo não rende de jeito nenhum. É errado, eu sei, mas uma hora vai dar certo.
Embora eu não venha aqui tantas vezes quanto eu desejaria, eu continuo cozinhando todos os dias, mas daquele jeito, inventando, não anotando e por isso a receita acaba não pintando por aqui. Tá dureza, gente, mas eu comecei a deixar um bloquinho do meu lado na cozinha, tem funcionado.
Mas vamos parar de papo furado, hoje eu trouxe um sorvete básico, clássico e espetacular. Não se engane com sorvete de baunilha (creme) artificial, porque não tem baunilha. Aliás, não se engane com 80% das marcas de sorvete industrializado.
Além de um dos meus preferidos, por ser super versátil, para quem quer começar a se aventurar a fazer sorvete em casa, acho essa receita perfeita. Além de cair suuuuuuuuuper bem com tudo, principalmente com esses morangos deliciosos aqui.
"Ah, mas eu não tenho sorveteira..." Nem me venha com esse papo, a batedeira resolve.
Por favor, façam. De verdade.


Sorvete de baunilha da Máh

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a o leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante e leve ao congelador para terminar de congelar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.
A partir dessa receita, você pode mesclar com frutas, ir jogando o chocolate derretido em fio enquanto bate ele gelado, para fazer o de flocos... enfim... o céu da gordice é o limite.


*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. <3

Beijocas e até a próxima. :*

7 de abril de 2016

Geleia de tomate


Geleia de tomates, isso mesmo, você não leu errado.
Domingo passado eu estava ligada no 220v e rolou pão de queijo, babaganoush, bolo confeitado, cordeiro, risoto e essa geleia. Eu queria geleia, mas não tinha decidido de que. Meu pai havia me dado alguns tomates italianos (eu ia fazer a geleia de tomate verde, mas na correria eles acabaram amadurecendo) e pimba! Não rolou de tomate verde, mas rolou de tomate maduro hahahaha :D
Ficou absurda de boa, vocês tem que provar.
Numa tábua de frios o sucesso é garantido. Eu comi com pão de queijo mesmo. :)
Vamos lá?


Geleia de tomate da Máh
(rendeu um vidro de 250ml)


400g de tomates italianos sem pele e semente, cortados em cubinhos (mais ou menos 5 tomates)
1/2 maçã descascada, também em cubinhos
1/2 xícara de açúcar
1 pimenta dedo de moça, sem a sementes, picadinha
Suco de 1 limão
Casca de 1 limão (em pedaços grandes, sem a parte branca)
1 pitada de sal
Água o quanto baste

Como fazer?
Misture os ingredientes e leve em fogo baixo até o ponto de geleia. Eu iniciei com 1 xícara de água e depois fui acrescentando mais até ela cozinhar e chegar na consistência que eu queria, demorou por volta de 1h. Retire a casca de limão e guarde em pote de vidro esterilizados.

Dica: eu gosto de geleia mais azedinha, então eu diria que a quantidade pode ser a gosto. E quanto a pimenta, se quiser mais ardida, pode deixar as sementes.


Beijocas e até a próxima! :)

21 de fevereiro de 2015

Sorvete de frutas vermelhas


Eu ando muito sorveteira, não acham?
Mas é que depois que a gente prova um sorvetinho caseiro, sem sabor artificial, emulsificante e todas aquelas coisas que a gente ão sabe o que é, vicia. VICIA, MESMO.
Depois que fiz o de pistache, exatamente no dia seguinte, fiz esse de frutas vermelhas.
Ah, gente, o feriado estava chegando, precisava estar preparada :D
Queria um sorvetinho de frutas, azedinho... ficou uma delícia! Vamos lá?


Sorvete de frutas vermelhas da Máh

Creme base
1 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de leite integral
4 gemas
1 e 1/2 xícara de açúcar (acho que dá próxima usarei apenas 1 xícara, pois eu gosto beeeeeem azedinho)

Para finalizar:
3 xícaras de frutas vermelhas diversas, geladas ou congeladas* (usei 2 xícaras de morango, 1/2 xícara de mirtilo e 1/2 xícara de framboesa)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?

Misturei o leite, creme de leite, açúcar e as gemas. Levei ao fogo mexendo constantemente até começar a engrossar. Não deixe ferver.
Passe por uma peneira, deixe esfriar (eu mexia vez ou outra para não criar aquela pelinha) e leve a geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, que foi o caso.
No dia seguinte bati as frutas com o extrato da baunilha, o suco de limão e o sal. Misturei com o creme e levei a sorveteira conforme o fabricante.

*É importante estarem pelo menos geladas para não modificar a temperatura do creme. Usei os morangos gelados e as demais frutas congeladas.


Beijocas geeente ;)

17 de maio de 2014

Como fazer um prato de bolo


Ok, o blog é de receitas, maaaaas, o prato é de bolo, então vale ;)
Bom, quem me conhece sabe que eu faço mais coisas além de cozinhar, de arte gráfica a móbiles, eu faço de tudo um pouco. E eu sou super adepta do faça você mesmo, do 'porque vou comprar mais caro se posso fazer?' e por ai vai...
Ontem, depois do trabalho, fui à uma loja para comprar um prato de bolo, que eu ainda não tinha.
Chego na dita (queria levá-la inteira para casa), encontro o prato por R$39,90, ok. Tá na média.
Mas olhei bem, vi que ele era igual aos pratos de jantar, apenas colado em uma base.
Já sabia como fazia, comprei o prato por R$13,90 e a um potinho bonitinho para ser a base por R$8,90.
Meu prato saiu por R$22,80 hahahahahaha de besta eu só tenho a cara mesmo!
Mas e ai? #Comofaz?

Coisa besta, bocó mesmo!


Pegue uma prato bonitão, um potinho bonitão, cole 'bunda com bunda' usando super cola que seja indicada para usar em porcelana (usei Super Bonder) e voilà, você tem seu pratinho de bolo super luxo!
Até criança faz né? hehehe

Só isso mesmo meu povo, beijocas e até a próxima :)