Mostrando postagens com marcador baunilha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador baunilha. Mostrar todas as postagens

17 de novembro de 2018

Sorvete de Flocos


Esqueça todos os sorvetes de flocos que você já tomou. Esse aqui é de chorar de tão bom.
Não vou nem me alongar... apenas uma variação (espetacular) do meu sorvete de baunilha, mas que vai fazer você ir ao céu e voltar.


Meu Sorvete de Flocos

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo, derretido

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a mistura de leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Na sorveteira: Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante. Quando estiver quase congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve ao congelador para terminar de congelar.
Sem sorveteira: Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira (no processador funciona também) por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo por mais 2 ou 3 vezes. Quando estiver quase completamente congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve para o congelador.

*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. 


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

22 de fevereiro de 2017

Crème Brûlée basicão


Crème brûlée é um creminho delícia, com uma casquinha crocante de açúcar por cima que te faz delirar.
Durante um papo com uma querida pelo Instagram, ela me disse que nunca havia comido, mas que sentia tanta vontade de experimentar que podia até sentir o gosto. Tayná, espero que você faça e goste! <3
Apesar do nome chique, da aparência mais chique ainda, é super simples de fazer e olha, impressiona viu? Receita basicona mesmo, anotei as medidas de como eu faço (existem um milhão de receitas na internet).
Vou ficar enrolando no blábláblá hoje não, já é meia noite e eu aqui postando gordices. heheheh

Bora lá?
Crème Brûlée Básico
(adaptado daqui) - rende 4 porções

4 gemas
1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de creme de leite fresco
1/3 de xícara de leite
1/2 fava de baunilha
Açúcar extra para polvilhar

Como fazer?
Misture o leite, o creme de leite e as sementinhas da baunilha e a fava. Leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por meia hora.
Bata as gemas como o açúcar até virar uma mistura clara e fofa (pode ser na batedeira ou com o fouet).
Aqueça a mistura de leite novamente e vá acrescentando, uma concha por vez, à mistura de gemas, mexendo sem parar, até finalizar. Passe a mistura por uma peneira e divida-a em recipientes que possam ir ao forno.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura baixa, em banho-maria por aproximadamente 50 minutos.
Quando você tirar do forno, o centro ainda parecerá meio gelatinoso. Deixe esfriar completamente, dentro da forma com a água. Leve para gelar por pelo menos 4 horas. Na hora de servir, polvilhe uma camada uniforme (nem fina demais e nem grossa demais) de açúcar e queime com o maçarico. Sirva em seguida.

ps.: lave a fava utilizada, seque-a e guarde no seu pote de açúcar.
ps2.: se não tiver o maçarico culinário, existem vídeos na internet ensinando a fazer a casquinha com uma colher quente, eu confesso que nunca fiz.

Beijocas e espero que gostem. :)





30 de maio de 2016

Sorvete de Baunilha


Eu prometi para mim mesma que viria aqui com mais frequência... e não tô vindo, né?
Em minha defesa, devo dizer que ando numa correria louca, e como não me organizo da maneira certa, o tempo não rende de jeito nenhum. É errado, eu sei, mas uma hora vai dar certo.
Embora eu não venha aqui tantas vezes quanto eu desejaria, eu continuo cozinhando todos os dias, mas daquele jeito, inventando, não anotando e por isso a receita acaba não pintando por aqui. Tá dureza, gente, mas eu comecei a deixar um bloquinho do meu lado na cozinha, tem funcionado.
Mas vamos parar de papo furado, hoje eu trouxe um sorvete básico, clássico e espetacular. Não se engane com sorvete de baunilha (creme) artificial, porque não tem baunilha. Aliás, não se engane com 80% das marcas de sorvete industrializado.
Além de um dos meus preferidos, por ser super versátil, para quem quer começar a se aventurar a fazer sorvete em casa, acho essa receita perfeita. Além de cair suuuuuuuuuper bem com tudo, principalmente com esses morangos deliciosos aqui.
"Ah, mas eu não tenho sorveteira..." Nem me venha com esse papo, a batedeira resolve.
Por favor, façam. De verdade.


Sorvete de baunilha da Máh

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a o leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante e leve ao congelador para terminar de congelar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.
A partir dessa receita, você pode mesclar com frutas, ir jogando o chocolate derretido em fio enquanto bate ele gelado, para fazer o de flocos... enfim... o céu da gordice é o limite.


*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. <3

Beijocas e até a próxima. :*

27 de abril de 2016

Brigadeiro de Crème Brûlée


Oieeee, tô de volta!
Gente, tô com essa receita para postar tem uma semana e meu notebook resolver não funcionar. Mas agora que meu maridinho lindo salvou minha vida, estamos aqui com a programação "normal" do blog. 
Esse brigadeiro maaaaaaaaaaara é um AR-RA-SO e o melhor: super fácil!
Faça esse brigadeiro, sirva numa festinha e depois que todo mundo suspirar e perguntar onde você comprou, você joga o cabelo pro lado, faz aquela cara de diva poderosa e fala: "Ahhhh, fui eu quem fez!" ;)
Já vi vária receitas por ai, optei pelo jeito mais fácil. Segue minha versão.


Brigadeiro de Crème Brûlée
(rende de 20 a 30 brigadeiros, dependendo do tamanho)

1 lata de leite condensado
1/4 de fava de baunilha*
1 colher (sopa) de manteiga** 
Açúcar cristal para enrolar

Como fazer?
Raspe as sementinhas da fava de baunilha e misture com o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Depois que estiver completamente frio, enrole os docinhos com as mãos untadas com manteiga e role-os no açúcar. Leve a geladeira por mais ou menos 30 minutos (ou mais).
Retire-os e coloque-os sobre uma superfície que possa ser aquecida como o mármore, por exemplo. (Como fui fazendo aos poucos, coloquei em uma assadeira mesmo.) Queime o açúcar como o maçarico e espere um tempinho até ele endurecer.
Coma essa coisinha linda, crocaaaante por fora, cremoooso por dentro e seja feliz!


*Pode ser 1/2 fava ou uma inteira. Pode ser também a pasta ou extrato de baunilha, creio que 1/2 colher (chá) sej ao suficiente. Essência:



JAMAIS.
**Eu uso com sal e prefiro, mas vai de gosto.

Beijocas e até a próxima!


2 de abril de 2016

Panna cotta de chocolate branco, baunilha e coulis de maracujá


Eu já falei para vocês que eu tenho siricutico, né?
Pois é, tem dias que me dá a louca e começo a cozinhar altas horas da noite.
Ou então fico imaginando uma receita que farei no dia seguinte e nem durmo direito. É, sou doida.
Pois bem, essa receita nasceu assim. Um dia, quase meia noite, eu estava planejando o jantar do dia seguinte, para comemorar 900 dias de casados. Sim, eu conto.
Queria já deixar pelo menos a sobremesa adiantada, mas a geladeira estava fazendo eco e eu não conseguia pensar em nada.
Olhei bem e vi chocolate branco, olhei para a fruteira e o maracujá piscou pra mim. E foi isso, misturei tudo, em menos de 20 minutos já estava na geladeira e eu fui dormir.


Panna cotta de chocolate branco, baunilha e coulis de maracujá da Máh
(rende 4 porções)

1 xícara de leite
1/2 caixinha de creme de leite
100g de chocolate branco
1/2 fava de baunilha
2 colheres (chá) de gelatina sem sabor, preparada conforme o fabricante
1 maracujá grande
1/4 de colher (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de água

Como fazer?
Ferva o leite com as sementes e a fava de baunilha. Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado, mexa até derreter por completo. Deixe descansar uns 5 minutos e enquanto isso prepare a gelatina. Com um fouet, misture o creme de leite a mistura, quando estiver homogêneo, agregue a gelatina. Passe o creme por uma peneira e distribua nos recipientes desejados. Leve pare gelar por pelo menos 4 horas e sirva com o coulis.
Para o coulis, misture o amido de milho, a água e o açúcar. Agregue a polpa de maracujá e leve ao fogo até encorpar, sirva gelado por cima da panna cotta.

*Eu gosto da panna cotta mais firme, com essa quantidade de gelatina ela pode ser desenformada tranquilamente. Se quiser ela mais "cremosa" pode usar apenas 1 colher (chá).

Gente, delícia, delícia!
Espero que gostem! :)
Beijocas!

15 de maio de 2015

Naked Cake de castanha de cajú


Tudo pra mim é motivo para comemorar e comemoração que se preze tem comida (novidade), e se tiver bolo, melhor ainda.
E para comemorar a contagem regressiva do casamento de um casal de amigos/padrinhos/afilhados pra lá de especial, teve bolo!!! Viva!!!!

Vamos lá?


Naked Cake de castanha de cajú da Máh
rende de 6 a 8 porções

Massa
(um nadinha adaptado daqui)
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal ou óleo vegetal
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Recheio
3/4 de lata de leite condensado
2 xícaras de leite
1/2 xícara de açúcar
3 gemas
3 colheres (sopa) de amido de milho
2/3 de xícara de castanha de cajú triturada

Para umedecer
1/4 de xícara de leite condensado
1/2 xícara de leite

Para finalizar
Açúcar de confeiteiro
Morangos
Folhinhas de hortelã

Pensa numa foto ruim...
Como fazer?
Massa
Peneire a farinha junto com o fermento e o sal e reserve. Misture o leite com a baunilha e a manteiga e aqueça até quase ferver e reserve. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, bem leve. Acrescente a farinha reservada em duas adições, mas sem bater demais, apenas para misturar. Desligue a batedeira e misture delicadamente o leite quente em duas adições, misturando de baixo para cima. Leve para assar em forma untada e enfarinhada, forrada no fundo com papel manteiga, até que, ao fazer o teste do palito, ele saia seco. Eu usei uma forma de 18cm de diâmetro, bem alta, para poder cortar as camadas.

Recheio
Misture o amido de milho em um pouco do leite para dissolver, acrescente o restante do leite, o leite condensado, as gemas e o açúcar. Leve ao fogo baixo sempre mexendo até engrossar, após ele começar a engrossar, cozinhe por mais dois ou três minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Depois de frio, misture as castanhas e reserve.

Montagem
Para o bolo ficar bonitão assim, eu monto-o na mesma forma em que o assei.
Cortei em três camadas, coloquei a primeira na forma, reguei com o leite misturado com o leite condensado, coloquei metade do recheio, nivelei, coloquei a outra camada e repeti tudo. Finalizado com a última camada de bolo umedecido, cobri com papel filme e coloquei um prato para fazer peso. deixei na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, desenformei, polvilhei com açúcar de confeiteiro e decorei com morangos.


Beijocas e até a próxima ;*

21 de fevereiro de 2015

Sorvete de frutas vermelhas


Eu ando muito sorveteira, não acham?
Mas é que depois que a gente prova um sorvetinho caseiro, sem sabor artificial, emulsificante e todas aquelas coisas que a gente ão sabe o que é, vicia. VICIA, MESMO.
Depois que fiz o de pistache, exatamente no dia seguinte, fiz esse de frutas vermelhas.
Ah, gente, o feriado estava chegando, precisava estar preparada :D
Queria um sorvetinho de frutas, azedinho... ficou uma delícia! Vamos lá?


Sorvete de frutas vermelhas da Máh

Creme base
1 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de leite integral
4 gemas
1 e 1/2 xícara de açúcar (acho que dá próxima usarei apenas 1 xícara, pois eu gosto beeeeeem azedinho)

Para finalizar:
3 xícaras de frutas vermelhas diversas, geladas ou congeladas* (usei 2 xícaras de morango, 1/2 xícara de mirtilo e 1/2 xícara de framboesa)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?

Misturei o leite, creme de leite, açúcar e as gemas. Levei ao fogo mexendo constantemente até começar a engrossar. Não deixe ferver.
Passe por uma peneira, deixe esfriar (eu mexia vez ou outra para não criar aquela pelinha) e leve a geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, que foi o caso.
No dia seguinte bati as frutas com o extrato da baunilha, o suco de limão e o sal. Misturei com o creme e levei a sorveteira conforme o fabricante.

*É importante estarem pelo menos geladas para não modificar a temperatura do creme. Usei os morangos gelados e as demais frutas congeladas.


Beijocas geeente ;)

1 de janeiro de 2015

Panna Cotta de Iogurte, sem açúcar


Feliz 2015 geeeente!
Que esse ano seja cheio de coisas boas e gostosas!
Falando em coisas gostosas, eu venho com essa receitinha que preparei no natal. Meu sogro não pode comer açúcar e sempre que ele vem para cá eu preparo algo para ele ^^
Eu estava completamente sem ideias e quando abri a geladeira para pensar (sou dessas) eu vi um ingrediente aqui, outro ali, juntei tudo e pá, nasceu essa panna cotta delicinha!

Vamos lá?


Panna Cotta de Iogurte sem açúcar da Máh
(rendeu 12 mini porções, ou 6 normais)

250ml de creme de leite fresco
250ml de leite
1 copo de iogurte integral 
1 colher (chá) de pasta de baunilha (ou extrato ou as sementinhas de uma fava)
10g de gelatina sem sabor e incolor
4 colheres (sopa) de adoçante culinário (ou use açúcar a gosto)
Sementes de papoula (opcional)

Como fazer?
Misturei o leite, creme de leite, iogurte, baunilha, o adoçante e levei ao fogo até aquecer e dissolver tudo. Deixei descansar por 10 minutos.
Enquanto isso eu preparei a gelatina conforme as instruções do fabricante, adicionei a mistura, mexi bem e passei tudo pela peneira.
Salpiquei algumas sementinhas de papoula no fundo das forminhas que eu iria utilizar e coloquei a mistura, levei para geladeira até firmar (deixei de um dia para o outro).
Desenformei e servi com essa geleia, que também não leva açúcar :)

Beijocas e um lindo ano novo a todos nós ^^

2 de novembro de 2014

Flan de baunilha


Eu precisava dar cabo de uma garrafinha de creme de leite fresco que estava me ameaçando com sua data de validade. E tinha que ser sobremesa.
Procurei, procurei e vi os lindos flans da Pat, e juntei com a paixão do Kaio por flans. Pronto, decidido! Fiz flan.
Fiquei com medo de não dar certo porque o gás resolveu acabar na hora que coloquei-os no forno, mas deu tudo certo, ficaram lindos e deliciosos.
Ah, antes que me perguntem qual a diferença entre flan e pudim, eu já digo: PRA MIM flans são mais leves e pudins mais densos e ambos deliciosos. Porém, pesquisando a respeito, li exatamente o contrário... enfim, é praticamente a mesma coisa, então chame como preferir :D


Flans de Baunilha
(adaptados daqui)

Flans:
500g de creme de leite fresco (uma garrafinha)
250ml de leite
5 ovos pequenos
1/2 xícara de açúcar
1 fava de baunilha1 colher (chá) de pasta de baunilha (totalmente opcional)
1 pitada de sal

Caramelo:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água


Como eu fiz?

Coloquei em uma panela o creme de leite, o leite, a fava de baunilha aberta e com as sementinhas raspadas (e a pasta) e o sal. Levei ao fogo e quando ferveu, tampei e deixei lá.
Enquanto isso misturei o açúcar e a água do caramelo e levei ao fogo. Mexi apenas a panela, não usei colher. Quando caramelar, disponha em ramequins e gire-os para espalhar. Reserve.
Misturei os ovos com o açúcar restante e fui colocando o creme (quase morno) de concha em concha sempre mexendo com o fuet, para não cozinhar os ovos. Depois de tudo misturado, passei por uma peneira para retirar a fava e alguma granulação que possa ter ficado e coloquei nos ramequins, levei ao forno em banho maria até firmar. O tempo eu não sei bem dizer por causa do incidente do gás :P
Deixe esfriar e leve a geladeira, caso deseje, pode desenformar ^^

Beijocas :)

Pode fazer um denguinho para o marido?

28 de agosto de 2014

Bolo de agrião com aveia

Não ficou lindão, mas ficou gostosão!

Não torçam o nariz.
Porque um bolo não pode ser verde? Hã? Onde tá escrito que não pode? Rá!
Dia desses eu tinha um maço de agrião, mas eu não queria comer salada, queria comer bolo. Bolo de agrião? Será? Oi?
Deu certo, ainda juntei aveia para arrebatar! Não sobrou nadinha, nadinha!
Lindo, fácil, delicioso e VERDE! :)


Bolo de agrião com aveia da Máh

1/2 maço de agrião bem lavadinho
1 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar (usei demerara)
3 ovos
1/2 xícara de aveia
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer?



Bata no liquidificador o agrião, óleo, ovos, sal, açúcar, baunilha e a aveia. Coloque a mistura em um bowl, coloque a farinha peneirada e mexa bem. Acrescente o fermento delicadamente e leve para assar. Faça o teste do palito ;)


Até a próxima :)

21 de julho de 2014

Crème Brûlée de Amêndoas

E você é o que?
Só pra brincar um pouco, mas a primeira vez que ouvi falar dessa sobremesa foi nesse filme, alguém se lembra?
:)
Ahhhh o primeiro crème brûlée (que dá certo) a gente nunca esquece...
Que coisa chique meu Deus, é a cara da riqueza comer isso!
Li, reli receitas e criei a minha, e ó: DEU CERTO!
Que delícia!
Façam, façam e façam!
E impressionem!


Crème Brûlée de Amêndoas da Máh

1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 gemas
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Açúcar cristal para finalizar

Como fiz?
Misturei o creme de leite e o leite de amêndoas levei ao fogo até ferver.
Bati os ovos, as gemas, o açúcar e a baunilha com o fuet e fui acrescentando o leite quente, aos poucos e mexendo sempre. Cuidado para não fazer ovos mexidos.
Passei a mistura pela peneira e dividi em ramequins.
Assei em banho maria por mais ou menos 30 minutos, o centro não estava 100% firma, ainda estava molinho. Tirei e deixei esfriar ainda na água. Leve para gelar por pelo menos umas 3 horas (deixei de um dia para o outro), polvilhe o açúcar e queime com o maçarico!
DOS DEUSES!
Beijocas e até a próxima!


24 de setembro de 2012

Bolo de iogurte, limão e baunilha


Um simples bolinho pra comer acompanhado de um chá ou café :)
Sabe aquele famoso bolo de 'nada'? É esse!
Só acrescentei limão e baunilha pra ser fresca, no mais, é aquele bolinho simples pra comer a tarde!
É aquela conversa que eu falei antes, você pode substituir, trocar e inventar...
Fácil, rápido, simples... do jeito que a gente gosta! :)

Tem medo de fazer bolos? Clica aqui!
Veja bem, não tô ensinando a fazer bolos perfeitos (quem sou eu?), e sim a você aprender a se guiar e ter mais coragem na cozinha!
Delícia de bolo!

Bolo de iogurte, limão e baunilha

1 copo (180g) de iogurte natural
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
1 pitada de sal
Raspas e suco de 1 limão grande (opcional)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fiz?

Bata os ovos com o açúcar, acrescente o restante dos ingredientes, exceto do fermento. Quando estiver bem homogêneo, agregue o fermento e leve pra assar em forma untada e enfarinhada, forno pré-aquecido.



Bom lanche :)

7 de setembro de 2012

Bolo de beterraba com cobertura de chocolate branco


Você provavelmente deve estar me achando meio louca, porque, bolo de beterraba??? Bolo de abobrinha??? É isso mesmo minha gente :)))
Eu já fiz panquecas de beterraba e adorei, e vivia pensando num bolo, mas a falta de vergonha na cara tempo nunca me deixou testar. Eis que abro o blog da minha querida amiga Simone e me deparo com o tal do bolo! Isso é um sinal DIVINO né?
Corri e fiz, e devo dizer que é divino mesmo demais!
Façam! Tem beterraba, tem farinha integral... é quase saudável né?


Virou queridinho por essas bandas :)


Bolo de beterraba da Sí
1% adaptado daqui

2 beterrabas médias lavadas, descascadas e cortadas em pedaços
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha integral
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Corante em gel vermelho

Como fiz?
Bati as beterrabas no liquidificador com o açúcar, ovos, óleo, sal, corante e baunilha por uns 3 minutos. Verti numa bacia, acrescentei as farinhas peneiradas e em seguida o fermento.
Levei pra assar em forno pré-aquecido, forma untada e enfarinhada.

Cobertura de chocolate branco
180g (uma barra) de chocolate branco (usei Opereta, que tem castanhas de caju)
1/2 caixinha de creme de leite

Como fiz?
Derreti o chocolate no microondas e misturei o creme de leite.

Espere o bolo esfriar, desenforme e cubra com a ganache :)


Bom feriado, bom final de semana e até a próxima ;*

18 de julho de 2012

Vamos geleiar?


Está aberta a temporada de geléias na minha casa \o
Principalmente porque começou a safra do morango, e eu moro na terra do morango hahahaha
Adoro geléias, gosto mais de preparar do que comer, por incrível que pareça! A casa fica perfumada e comer algo tão natural é realmente gratificante :)
Geléias são basicamente a polpa da fruta com açúcar, cozidas até reduzir e ficar consistente! Não tem segredo, mas sempre siga o passo a passo da receita indicada.
Fora a questão de que não dá um pingo de trabalho... seu café da manhã nunca mais será o mesmo depois de uma geléia caseira :)

Geléia de morangos, gengibre e baunilha

Mogangos, açúcar, gengibre, baunilha e suco de limão!

COMO ASSIM SEM AS QUANTIDADES?????????

Explico: Geléia é meio relativo! Tem quem goste mais doce, tem quem prefira com menos açúcar, e por ai vai, então as quantidades para essa receita, eu indico que seja no 'olhômetro'...

Usei mais ou menos 900g de morangos limpos e cortados, 3 xícaras de açúcar, 1 pedaço de gengibre de 5cm ralado, 1 fava de baunilha e suco de meio limão! Abri a fava, raspei as sementes e misturei tudo, levei ao fogo e deixei cozinhar até adquirir consistência de geléia!

Delícia!

Beijocas e até a próxima!


Tá vendo esses pontinhos pretos? São as sementinhas da bauninha *-*

11 de julho de 2012

Casadinhos


Definitivamente, eu sou um ser noturno! Adoro dormir até tarde e ficar corujando até de madrugada, mas como voltei a trabalhar (quando digo trabalhar, quero dizer formalmente, porque de trabalhar mesmo eu nunca parei), minha folga acabou hahahaha!
Como ando *morgada, quando tô sem nada pra fazer, quero ficar com o noivo. Quando resolvo cozinhar, dá uma preguiiiiiça de tirar foto, e como me recuso a postar sem foto... o blog e o facebook tá comendo poeira!
Mas vamo que vamo voltar ao ritmo!
Fiz esses casadinhos para presentear 3 amigas MEGA-ULTRA-MASTER queridas, que fizeram aniversário em junho (o mês mais lindo do ano)!
A idéia era fazer só casadinhos, mas uma das minhas amigas não gostava nem de canela e nem de goiabada, e olha que a danada é mineira, pode um trem desse?
Então pra ela, dei só os biscoitinhos de baunilha mesmo :)

* Gíria brasiliense para cansada, morta de preguiça, pessoa sem coragem hahahhaha

Mas chega de contar história aqui e vamos ao que interessa!

Casadinhos (adaptada daqui)

1 xícara de açúcar
2 xícaras de nata (na falta, use manteiga. MANTEIGA)
2 gemas
1 xícara de amido de milho
Farinha de trigo té dar o ponto, usei mais ou menos 2 e 1/2 xícaras
Coloquei as sementinhas de uma fava de baunilha, só pra fazer graça :)
Como faz?
Amasse tudo não mão, até desgrudar. Abra a massa com o rolo e corte as rodelinhas. Ou você pode fazer bolinhas e achatar com a mão :)
Assei em papel manteiga untado até ficar quaaaaase dourado.
Para rechear, coloquei uns pedaços de goiabada e umas duas colheres de água, coloquei no microondas, ai quando derreteu e ficou lisinha, deixei esfriar.
Recheei os biscoitinhos e passei no açúcar misturado com canela em pó! Delícia!
Azamigas adoraram :D
Cí, Dê e Val, amo vocês ♥

Beijocas meu povo!