Mostrando postagens com marcador arroz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arroz. Mostrar todas as postagens

3 de outubro de 2018

Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai


Esses dias fui convidada para participar de uma brincadeira no instagram. Juntamos algumas pessoas que cozinham para uma batalha: a #BatalhaInstaFoods. 
Fui sorteada para a única categoria que eu não estava preparada, que foi aves.
Eu refiz (anotando tudo) uma receita que já havia feito no famoso 'olhômetro'. 
É deliciosa, simples, com ingredientes de fácil acesso e que você vai tirar onda de chef.
Para mim ela é perfeita, tem todos os elementos: acidez, doçura, crocância, picância na medida e cremosidade!
Ah, a receita foi a vencedora! Então corre para a cozinha! :)


Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai da Máh
receita minha
serve 4 pessoas

1 abacaxi maduro
1 filé de peito de frango cortado em tiras
1 cebola roxa cortada em meia lua
2 dentes de alho ralados
½ colher (sopa) de gengibre ralado
½ pimenta dedo de moça fatiada
1 xícara de arroz (meça cru)
Um punhado de coentro picado (folhas e talos/raiz separados)
1/2 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadas
1/4 de castanhas de caju picadas
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara de parmesão ralado
¼ de xícara de farinha de rosca (opcional)
Sal, pimenta, azeite e páprica picante ou defumada a gosto


Como fazer?

Prepare o arroz conforme seu costume e reserve (ou reaproveite arroz já cozido).
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento e com o auxílio de uma faca, retire a polpa e todo o suco que soltar, sem deixar a casca muito fina. Reserve a casca ainda com a coroa para a montagem. Pique a polpa da fruta e reserve o suco para usar depois.
Aqueça uma panela e coloque o abacaxi picado e refogue até secar o líquido e começar a dourar. Reserve.
Tempere o frango com sal e pimenta e refogue na mesma panela do abacaxi, com um fio de azeite. Quando o frango dourar, junte a cebola, o alho, o gengibre, os talos e raiz do coentro, a páprica e a pimenta. Refogue novamente até dourar. Junte o suco do abacaxi e cozinhe até quase secar.
Junte o abacaxi, as ervilhas, o arroz e misture delicadamente. Acerte o sal e a pimenta.


Acrescente o requeijão, as azeitonas, as castanhas e as folhas de coentro. Misture e coloque nas cascas de abacaxi reservadas (se quiser mais 'molhadinho', acrescente um pouco de creme de leite fresco). Misture a farinha de rosca com o queijo e polvilhe por cima. Leve ao forno somente para gratinar. Sirva em seguida e prepare-se para os elogios.


Espero de coração que gostem!
Beijocas e até a próxima.

27 de abril de 2014

Receitas do Instagram #2: Filé de frango recheado e arroz com brócolis


Semana passada fui fazer a janta e havia descongelado filés de peito de frango. Não queria grelhar, não queria curry, não queria strogonofe, não queria fricassê... ô chatisse!
Ai lembrei que tinha espinafre congelado e pensei: filé recheado com ricota e espinafre! DELÍCIA!

Filé de frango recheado com ricota e espinafre
Eu não queria só a ricota só amassada, mas não tinha cream cheese pra misturar dai pensei, pensei e fiz assim:
Abri alguns filés de frango bem finos, temperei com alho, sal, pimenta do reino moída na hora e 1/2 xícara de buttermilk (misturei 1/2 xícara de leite em temperatura ambiente com 1/2 colher (sopa) de vinagre, misture e deixe descansar 10 minutos antes de usar). Deixei o frango marinar e preparei o recheio.
Coloquei 1 colher (sopa) de manteiga para derreter e misturei 2 colher (sopa) de farinha de trigo, refoguei, refoguei e fui juntando leite aos poucos, foi mais ou menos 1 e 1/2 xícara de leite. Misturei 1/2 xícara do espinafre congelado (já vem limpo e triturado), temperei com sal e noz moscada ralada na hora. Quando estava tipo mingau grosso, desliguei e deixei esfriar. Misturei 1/2 ricota amassada e fiz uma pasta bem cremosa.
Coloque uma porção do recheio na ponta do filé e enrole-o. Prenda com palitos e leve para assar até dourar (cuidado para não assar demais e ficar seco).

Aberto

Fechado
Como eu achei que os filés estavam com um pouco de frio, cobri-os com bacon em fatias <3

Agora eles não sentirão frio :)
Arroz com brócolis
O modo de preparo desse arroz, segundo li na blogosfera afora, é igual daquele restaurante famoso. Se é ou não, eu não sei. Sei que é delícia!
Aferventei 1/2 maço de brócolis com sal e uma pitada de açúcar. Escorri e processei. Refoguei 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 dente de alho bem amassado e juntei o brócolis. Refoguei e misturei 3 xícaras de arroz já cozido e reguei com um fio de azeite e servi bem quentinho.
Vou fazer esse arroz com espinafre ou couve dá próxima vez, certeza que ficará show também!

Beijos e que essa semana seja cheia de luz para todos nós ^^


19 de março de 2014

Frango com abacaxi em duas versões

Sabe aquele filé de frango grelhado, com a mesma cara e o mesmo gosto que você não aguenta mais nem olhar?
Se liberte disso e vem cá que vou te mostrar duas "receitas" DI-VI-NAS e facílimas pra você arrasar na cozinha e sambar na cara da dieta ;)

Tenta acompanhar o raciocínio de quem não segue receitas :P

Frango com abacaxi ao curry


Peguei 500g de filé de frango, cortei em tiras, temperei com uns 4 dentões de alho bem amassadinhos, sal, pimenta do reino moída na hora, páprica doce (tudo a gosto) e raspas da casca de um limão (importante).
Deixei tomar gosto uns 20 minutinhos, dai aqueci um fio de azeite na panela (use uma grande para não criar excesso de líquido, eu usei a wok), acrescente o frango e dê uma refogada rápida, só até ele ficar branco, acrescentei 1 cebola fatiada, 1/2 pimentão verde fatiado e 1 colher (sopa) de açúcar, deixei refogar bem.
Coloquei o frango nas bordas da panela e nesse 'buraco' que ficou na panela, acrescentei 1/2 abacaxi picado e uma pitada de canela em pó. Refoguei ele ali, sem juntar com o frango até dar uma caramelada. Quando vi que o abacaxi estava macio, misturei tudo, juntei um tico de água (fica a gosto, se quiser mais ou menos caldo), salpiquei mais ou menos 1 colher (sopa) curry e mexi, acertei o sal, espremi 1 limão, acrescentei algumas ervilhas tortas picadas e misturei, sem cozinhá-las muito, finalizei com 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e picada. Só faltou bastante coentro picado, mas não tinha hehehehe
Servi com arroz fresquinho e umas castanhas de cajú!
MUITO bom e MUITO rápido :)

Ai na geladeira ainda tinha filé de frango e abacaxi, mas eu não queria comer a mesma coisa de ontem, dai que surgiu outra receitinha para o almoço ;)

Frango recheado com presunto e abacaxi cozido no vinho

Peguei o filé, abri bem fininho, dei umas batidinhas com o amaciador e temperei com sal e pimenta.
Recheei com fatias de presunto e de abacaxi, enrolei e fechei com o palitos.
Dei uma leve grelhada nele (use uma panela mais funda ao invés da grelha) de todos os lados e acrescentei mais ou menos duas xícaras de vinho tinto e uma folha de louro, deixei ele cozinhar ali até o vinho reduzir.
Retirei os rolinhos e levei ao forno por uns 15 minutos para terminar de cozinhar (nada de frango mal passado pelaaaamooorrr né gente), enquanto isso, retirei a folha de louro, acrescentei meia xícara de água ao vinho reduzido, 2 colheres (sopa) de mostarda l'ancienne (aquela com grãos), 1 colher (sopa) de mostarda dijon, 4 colheres (sopa) de mel, 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso. Misturei tudo, acertei o sal (experimente e acrescente o que seu paladar pedir, mais mel, mais sal... enfim) e quando estava numa consistência cremosa eu desliguei e servi sobre os filés, acompanhado de arroz negro.
Ahhhh, que delícia *-*
Desculpa pela foto :P
 Quem vai comer franguinho grelhadinho e sem graça agora heim?

Beijocas e até mais :)




25 de fevereiro de 2014

Arroz negro e Salmão assado

Vão desculpando a foto...
4ª receita de hoje?
É isso mesmo?
Pra quem fica semanas sem postar...

Bom, essa não é beeeeeeeeem uma receita sabe... ontem eu estava meio doente, mas precisava comer né?
Muita gente tem me perguntado onde arrumo disposição para cozinhar tanto. Bem, primeiro: eu AMO cozinhar, não importa a hora, o local. Não raro estou amassando pão às 22h e assando às 0h. Segundo: eu preciso comer né minha gente? hahahaha
Sempre me dedico à receitas práticas e fáceis. E não pensem que eu não faço nada da vida: trabalho todos os dias e muiiiiiiiitas vezes depois do horário e aos fins de semana, não tenho empregada e nem diarista (mas as tarefas, exceto cozinhar, são todas divididas com o marido).
Quem vê esse prato pensa: "Nooooooossa, passou a noite se descabelando na cozinha..."
Ai é que você se engana: arroz na panela de pressão, salmão no forno e euzinha linda deitada no sofá ;) ADORO!

Não é bem uma receita, mas vamos lá:

O arroz preparei de acordo com a embalagem. Assim: na panela de pressão refoguei 2 dentes de alho amassados e meia cebola picadinha com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentei uma xícara de arroz negro e dei uma fritada rápida. Acrescentei 2 e 1/2 xícaras de água fria, sal a gosto e tampei a panela e quando pegou pressão, abaixei o fogo e deixei 25 minutos. É só mexer e servir! Se ainda tiver água, é só esperar secar, com a panela aberta.


Para o salmão:

Eu tinha uns filés de salmão na geladeira e fiz assim:
Forrei uma forma com com papel alumínio, (isso é uma suuuuuuuuuper dica, use de duas a 4 folhas de papel alumínio sob os assados, facilita demais na hora de lavar a forma, as vezes nem suja :) ), piquei um talo grande de alho poró bem fininho, cortei os grãos de uma espiga de milho fresca e espalhei na forma, temperei com sal, pimenta moída na hora, azeite e ervas (tomilho, alecrim e manjericão frescos e orégano seco). Temperei o salmão da mesma forma e deitei os filés sobre a mistura de milho e alho poró e reguei mais azeite. Cobri com papel alumínio e levei para assar em forno médio por uns 15 minutos.


Fácil, rápido e muitoooo bom :)

9 de janeiro de 2014

O jantar de ontem :)


Ontem o jantar estava a cara da riqueza!!! Phyna, muito phyna!
Mas o intuito aqui é mostrar que, comida com cara de chique pode ser muito, muito simples!
Era a opção mais rápida para o jantar de ontem, eu já tinha umas bistequinhas temperadas na geladeira, o arroz tava dando sopa... Ai eu queria uma saladinha pra acompanhar e essa vinagrete foi uma lembrança que tive do sempre lindo blog Sabor Sonoro, que casou perfeitamente! É moleza e ficou supimpa!!!


Arroz negro com alho poró e milho, bisteca grelhada e vinagrete de frutas

Arroz negro:
O preparo básico do arroz foi de acordo com a embalagem, ai acrescentei o que eu queria. Fiz assim: na panela de pressão refoguei 2 dentes de alho amassados e meia cebola picadinha com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentei uma xícara de arroz negro e dei uma fritada rápida. Acrescentei 2 e 1/2 xícaras de água fria, sal a gosto e tampei a panela e quando pegou pressão, abaixei o fogo e deixei 20 minutos (a receita indicava 25). Abri a panela, acrescentei os grãos de uma espiga de milho fresc
a, mexi e levei a pressão pelos 5 minutos restantes. Abri novamente e acrescentei o alho poró fatiado. É só mexer e servir! :)

Bisteca:
Só grelhei as bistecas, temperadas previamente com tempero pronto (vergonha), na panela mesmo, com um fio de óleo.

Vinagrete de frutas (receita quase nada adaptada desse blog MARAVILINDO, o Sabor Sonoro):

Misturei 1 laranja descascada, sem sementes e picada, 1 manga picada, 1 maçã vermelha picada, 1/2 cebola branca pequena fatiada, folhas de hortelã, suco de 2 limões, sal, pimenta do reino moída na hora, azeite e orégano a gosto. DELÍCIA!!!!!!!!

E assim foi mais um jantar delícia e facílimo :)
Vamos arriscar?

Beijocas



8 de novembro de 2013

Pimentões recheados


Vão perdoando a foto do celular...

Ai essa vida de casada... (suspiro)!
Quem não me conhece, acha que faço todos esses pratos só porque acabei de casar... mas na verdade, eu amo cozinhar, inventar pratos, arrumar uma mesa beeeem caprichada. Espero continuar nesse ritmo, porque pra mim, a refeição é um dos momentos mais que especiais pra unir e reunir quem amamos.
A receita de hoje é baseada em uma do programa Kichen Boss, exibido pelo TLC.
Quando criança, nunca gostei muito de pimentão, mas felizmente, quando crescemos aprendemos algumas coisas né?
Essa receita, acredito que ficaria muito forte com o pimentão verde, então procure utilizar o vermelho e/ou amarelo, que são maus suaves e saborosos.

Não tem uma receeeeeeeeeeeita... mas vamos ao passo a passo de como eu fiz:

Peguei 2 (o recheio foi suficiente para 3 unidades) pimentões grandes e firmes, limpei, cortei ao meio e tirei as sementes. Cozinhei no vapor até que ficassem macios e reservei.Peguei 6 linguiças toscadas, tirei a pele e coloquei pra fritar numa frigideira antiaderente até dourar. Paralelo à isso, cozinhei uma xícara de arroz parboilizado. Quando a linguiça estava bem douradinha (caso solte muita gordura, retire o excesso), acrescentei o arroz cozido, uma lata de tomates pelados (que temperei com sal, pimenta do reino moída na hora, orégano e uma pitada de açúcar) e bastante queijo ralado. Recheei os pimentões generosamente e levei ao forno.
Simples assim!
Não sei se é porque estava com MUITA fome, mas ficou deliciooooso!!!

E assim vou variando o arroz de cada dia :D

Beijocas e até a próxima ;)

31 de outubro de 2013

Voltei!!! E com receita :)

Depois de muito tempo sem vir aqui (vergonha), voltei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Espero não ficar mais tanto tempo sem vir aqui :)
Mas tenho uma desculpa: GENTE, EU CASEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foi lindo e perfeito, mas para que isso acontecesse, ralamos muito... por isso o sumiço ;)
Agora na vida de casadinha, espero cozinhar mais ainda, afinal, é minha terapia!
Hoje trago a primeira receita que fiz na casa nova. Na verdade, não é uma receiiiiita, é daquelas no olhômetro mesmo, mas como eu publiquei a foto no Instagram e me pediram a receita, vou tentar colocar aqui mais ou menos como foi nosso primeiro rango!
Vão perdoando as fotos (são todas de celular)...



Eu tinha tirinhas de carne de porco (usei pernil) temperadas com alho e sal na geladeira (porque uma mulher prevenida vale por três, bebê), refoguei com azeite na minha wok (comprem uma já!!!), coloquei meia cebola fatiada fininho, duas a três colheres de açúcar mascavo, umas 5 colheres de molho shoyu, meio abacaxi picadinho e um pedaço de 5cm de gengibre ralado, deixei refogar até quase caramelar. (Paralelo à isso, eu estava cozinhando meia xícara de arroz parboilizado*) Nessa hora acrescentei fatias finas de pimentão amarelo e vermelho e mais meia cebola. Mexi, testei o tempero, acertei o sal e o açúcar ao meu paladar, e coloquei um tiquinho de água, pra formar um molhinho no fundo da panela. Acrescentei o arroz, um punhado de coentro fresco picado, salpiquei gergelim preto e ai foi só alegria :D
Preciso dizer que o  MARIDÃO adorou? :P


*Depois que aprendi esse método de cozinhar o arroz parboilizado, nunca mais fiz de outro jeito. Eu não fazia dessa maneira, então vou colocar aqui, pois vai que alguém não conhece né?! Lave o arroz e cozinhe da mesma maneira que cozinha macarrão: coloque em bastante água com sal, e quando estiver cozido, escorra e utilize da maneira desejada.
Eu fiz o arroz assim pois era mais fácil no momento, mas essa receita é perfeita para aqueles dias que sobra um pouco de arroz e você não quer (não pode e nem vai) jogar fora! :)

Até mais geeeente :)

Ah, segue uma foto não-oficial do grande dia

16 de fevereiro de 2012

Um bolo de arroz incrível


Já havia feito esse bolo há algum tempo e já havia me apaixonado por ele, mas hoje, não sei se foi pelas alterações ou pela vontade que eu estava de prepará-lo (e comê-lo), mas, ele ficou absolutamente incrível. Derrete na boca. Huuum... vou ali pegar outro pedaço!


Bolo de Arroz
receita daqui, seguem minhas alterações

2 xícaras (chá) de arroz crú
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
100g de coco ralado (opcional)
1/4 xícara (chá) de queijo meia cura ralado (opcional)
3 ovos
1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Como eu fiz?
Coloquei o arroz de molho por pelo menos 4h (quanto mais, melhor). Escorri e bati no liquidificador com o leite até ficar liso, deixei uns 3 minutos. Acrescentei o restante dos ingredientes, exceto o fermento e bati por mais uns 2 minutos. Adicionei o fermento e só incorporei rapidamente. Leve para assar em forma untada e enfarinhada, até que esteja dourado e que fazendo o teste do palito, ele saia limpo.


BOM DEMAIS ESSE BOLO!

8 de fevereiro de 2012

Risotto de beterraba



Já imagino muitos narizes torcidos para essa receita, mas vou dizer: é muito boa! De verdade!
Hoje eu tinha uma encomenda monstra pra fazer e o noivo veio me ajudar, então preparei um almoço especial pra ele, digno de uma comemoração! Comemorei hoje a vida, o meu noivo maravilhoso, nosso amor, nossos planos e como somos abençoados! Porque isso sim, são motivos de comemoração!
Vi essa receita há muito tempo, nem lembro onde, mas lembro que amei a cor! Resolvi adaptar! Segue minha versão!
Ah, e esse lombo ao barbecue MARAVILHOSO? Comprei pronto! Essa marca aqui! Recomendo muito!

Risotto de beterraba

2 beterrabas médias
2 xícaras de arroz arbóreo
1 1/2 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola picada
1 talo de alho poró picado
1 xícara de vinho tinto
1 colher de manteiga pra finalizar
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)

Como eu fiz?

Enrolei as beterrabas em papel alumínio, levei ao forno por mais ou menos 1 hora. Depois de assada, descasquei-as e piquei. Refoguei a cebola e o alho poró no azeite, somei a beterraba, em seguida juntei o arroz. Refoguei até o arroz ficar translúcido e juntei o vinho. Mexi até o líquido evaporar e ai é aquele esquema, uma concha de caldo, mexe até secar, mais uma concha de caldo e assim até o arroz ficar al dente.
Desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo e incorpore até derreter. Sirva em seguida!

Delícia!

21 de dezembro de 2011

uma receita não-receita




Hã?
Como é?
Então queridos, há receitas que não precisam de receitas, você só segue a idéia e usa os ingredientes que quiser.
É por isso que eu amo risotto, porque você joga o que tiver na geladeira, e foi o que aconteceu hoje.
Fiz assim: peguei uma panela, coloquei um pedaço de cebola, um pedaço de cenoura, um dente de alho, uma folha de louro, água (mais ou menos 1 litro e meio) e sal e deixei ferver (caldo de preguiçoso). Cortei uma calabresa em meia-lua, coloquei pra refogar em outra panela maior junto com um fio de azeite, um alho-poró fatiado, meia cebola picada, dois dentes de alho fatiados e duas pimentas de cheiro picadas. Quando estava bem douradinho juntei uma xícara de abóbora japonesa picada e uma xícara de arroz arbóreo e refoguei até o arroz ficar brilhante, juntei uma xícara de vinho, mexi até secar, ai é aquele esquema, coloca uma concha do caldo, mexe até secar, e coloca outra, assim atééééé ficar al dente. Desliguei o fogo e juntei uma xícara de queijo curado ralado... ficou booooooooooooooooooooooooooooom pra caramba :D

E os preparativos pro Natal, como estão?

14 de dezembro de 2011

Nhoque de arroz



Comida fácil, que traz lembranças da infância, e que ainda aproveita sobras da geladeira? Bom demais né?
Minha mãe fazia muito esse nhoque quando eu era mais nova, ai me deu uma saudade... corri pra cozinha e fiz.
A receita é daqui, mas eu adaptei, servi com um molho de tomate e cabresa, mas ele fica divino com molho branco e cubos de frango.


Nhoque de arroz
(adaptada)

2 xícaras de arroz
2 ovos
300ml de água
1 pimenta de cheiro sem as sementes
Uma pitada de páprica picante
Uma pitada de noz moscada
Uma colher (café) de tempero pronto
Um punhado de coentro picado
10 colheres de farinha de trigo, mais um pouco para enrolar

Como fazer

Bata os ingredientes no liquidificador, com excessão da farinha. Coloque a mistura numa panela, junte a farinha e cozinhe até desgrudar da panela.
Polvilhei a bancada com farinha coloquei a massa aos poucos, enrolei e cortei.
Cozinhe em água fervente, com sal, quando subirem estarão cozidos.
Cobri com molho e queijo ralado e levei ao forno só pra gratinar.

Gostinho de saudade :D

15 de setembro de 2011

Boteco très chic!



Não é nem uma receita propriamente dita!
Quando estou numa cozinha, invento moda até mandar parar, então essa foi mais uma!
Uma moda bem boa :D
Eu amo fritura (ó) e amo bolinho de arroz!
Dai que tinha arroz sobrando e eu não gosto de jogar comida fora! (Desculpa esfarrapada pra fazer o bolinho!) Não se atente as medidas, pois variam ;)
Joguei no processador (amo meu processador) umas 3 xícaras de arroz cozido, 1 ovo, 2 colheres de farinha de trigo (colher de mão ok?), um punhado de salsinha e uma pitada generosa de sal! Bati atéeeee dizer chega, o ponto certo é quando você pega um pouco da massa e aperta e ela não esfarinha!
Ok, isso é um bolinho simples, mas, o chique aqui é que, recheei meus bolinhos lindos com pedaços de Camembert! Huuuuuuuuuuuuum!!!!
Molde os bolinhos e frite!
Deve ficar bom com cerveja, mas eu fui de suquinho de goiaba mesmo :D

25 de junho de 2011

Ahhh, risotto...

Eu AMO risotto! E se você me disser que risotto é pápa eu te digo: você não tem paladar! Rá!
Minhas raízes (beeeeeeeeem distantes) italianas afloraram meu gosto para massas e risottos. Se essas comidas não engordassem eu seria mais feliz :D
Enfim, eu moro numa cidade do interior (hahahahaha), aqui eu não acho minhas traquitanas culinárias, então, quando saio do trabalho sempre vou me divertir no supermercado. Ai você vira e fala: "Mas mulher não gosta de shopping?", e eu te respondo: "Eu gosto é de supermercado!"
Fico passeando pelas sessões, olhando, imaginando o que posso criar com aquelas coisas, e foi num desses passeios, há uns tempos atrás, que eu encontrei o arroz próprio para risottos, não pensei duas vezes. Comprei, fiz, e viciei.
Adoro comidas que me permitem variar, você pode fazer risotto do que você quiser, seja criativo.
Vai aparecer muitas variações do prato, já aviso.

RISOTTO DE ESPINAFRE E BACON
(criação minha)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de vinho branco
1 e ½ litro de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)
200gr de bacon em cubinhos já fritos
½ brócolis japonês picado (usei somente os buquês)
1 punhado de castanha de caju picadas

Como fazer:
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 ½ litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar) e um segredinho: coloque um buquet garni* para aromatizar.
- aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
- acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
- após o arroz ficar pronto, crescente o bacon, o espinafre e as castanhas, mexa e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Buquet garni: mix de ervas frescas em forma de buquet. No meu, peguei uma folha de alho poró e coloquei manjericão fresco, pimenta de cheiro e orégano e amarrei com uma cebolinha aferventada.
Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.