Mostrando postagens com marcador bolo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bolo. Mostrar todas as postagens
8 de março de 2019
Bolo Coringa com Soro de Leite
Sabe o soro que sobrou do requeijão (ou de quando você faz queijo ou "sora" iogurte)? Não jogue fora não! Dá pra fazer pão, vitamina ou esse bolinho maravilhoso! Mais uma releitura do meu bolo coringa. Vamos lá?
Bolo Coringa com Soro de Leite
1 xícara de soro de leite
4 ovos
1/2 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)
Frutas vermelhas (frescas ou congeladas, opcional)
Como fazer?
Bata no liquidificador o soro, ovos, óleo, açúcar, o sal e a baunilha. Quando ficar homogêneo, junte a farinha e bata rapidamente. Incorpore o fermento com uma estátula. Coloque na forma untada e enfarinhada e espalhe as frutas por cima.
Leve para assar em forno médio, pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 35 minutos.
Faça o teste do palito.
.
#DicaPimentaPreta: Bolos feitos com óleo ficam mais fofinhos feitos no liquidificador, só tome cuidado para não forçá-lo demais. Esse bolo, como não é muito pesado, dá certinho.
Caso deseje, bata a primeira parte no liquidificador e agregue a farinha e o fermento na mão.
#DicaPimentaPreta2: Invente combinações. Esse bolo é delicioso para servir com geleias variadas. Experimente colocar frutas frescas, secas, granulado ou gotas de chocolate na massa também, fica ótimo. Ah, e você pode dividir a massa em duas, misturar 1/4 de xícara de chocolate em pó em uma das metade e fazer bolo mármore. Enfim, o céu é o limite.
#DicaPimentaPreta3: minha receita original é com buttermilk, mas pode usar o soro, leite, iogurte, suco de laranja... enfim.🤗
Espero que gostem!
Beijocas!
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
doce,
fácil,
lanche,
reaproveitamento
22 de novembro de 2018
Um Bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate
Não é difícil eu criar receitas. Difícil é conseguir anotar tudo e vir aqui postar. 'Cês me perdoam?
Para me redimir, criei esse bolo maravilhoso e anotei tudo para passar pra vocês. Uma perdição! Bolo de cenoura já é bom demais, com esse toque de amêndoas, eu duvido quem vai resistir.
Meu bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de amido de milho
50g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo e o amido de milho. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e salpique o chocolate por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar. Faça o teste do palito.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)
4 de novembro de 2018
Bolo de Coco
Eu confesso que não sou fã de bolo de coco, mas esse ficou TÃO BOM que eu tive que trazer aqui pra vocês.
Ué... mas se não gosta de bolo de coco, então porque fez?
Bem... eu tinha que dar fim num pouco de coco/leite de coco que eu tinha na geladeira, então fiz bolo. Tudo vira bolo nessa casa hahahah. :)
Lembram do bolo-formigueiro-coringa? Esse é mais uma versão dele.
Vamos a receita?
Bolo de Coco da Máh
1 xícara de leite de coco caseiro
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de coco ralado (utilizo o bagaço do leite de coco)
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar.
Despeje a mistura numa tigela, peneire por cima a farinha e o amido, junte o coco e misture até ficar homogêneo.
Agregue delicadamente o fermento. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
coco,
doce,
fácil,
lanche,
sem lactose
23 de outubro de 2018
Bolo de Tangerina e Papoula
Lembram do concurso de receitas que participei?
Teve uma segunda parte e para essa rodada da #BatalhaInstaFoods, recebemos uma lista com 15 ingredientes dos quais deveríamos utilizar obrigatoriamente pelo menos 3.
Pensei em mil receitas, em utilizar o máximo de ingredientes que eu conseguisse... mas depois parei e pensei... pra que?
Adoro receitas frufrus, vocês sabem, mas nada me representa mais do que um bolo ou um pão caseiro sobre a mesa, acompanhados de uma bela xícara de café fresco.
Escolhi então uma receita delicada, de ingredientes (pode omitir a papoula tranquilamente) e preparo simples e que eu espero que vocês preparem em casa.
Bolo a mesa é um momento de partilha, de amor e de simplicidade. Ser feliz é simples, a gente é que complica.💛
Meus ingredientes: TANGERINA, FARINHA DE TRIGO e OVOS.
Meu Bolo de Tangerina e Papoula
1 xícara de suco de tangerina espremido na hora
Raspas da casca de 2 tangerinas (cuidado para não raspar a parte branca)
1/2 xícara de óleo vegetal
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de sementes de papoula
Como fazer?
Peneire a farinha de trigo com o amido e o sal em uma tigela, misture as raspas da tangerina e reserve.
Bata no liquidificador o suco, os ovos, o óleo e o açúcar somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e a papoula com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida, previamente untada e enfarinhada) leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito e desenforme morno.
Espero que gostem!
Bejocas e até a próxima!
20 de outubro de 2018
Um bolo de beterraba para surpreender
Se eu contar para vocês que o bolo de beterraba é gêmeo do de cenoura, vocês acreditam?
Pois é verdade!
Aqui já tem uma receita, mas essa é novinha (adaptei do bolo de cenoura) e eu convido vocês a provarem.
Só não me perguntem porque não manteve a cor linda da beterraba (cada vez ele sai da cor que bem entende), mas acredito que meu forno faz bruxarias... vai saber.
A cobertura de chocolate (usei branco) é opcional, mas muito bem vinda! :)
Bolo de Beterraba da Máh
1 beterraba grande
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Lave, descasque e pique a beterraba. Junte-a no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada.
Asse até que, ao enfiar um palito no bolo ele saia limpo.
O tempo varia de cada forno/forma utilizada.
Caso deseje, cubra com a cobertura de chocolate da sua preferência.
Eu usei uma ganache "ralinha" de chocolate branco (chocolate branco derretido, misturado com creme de leite a gosto).
Espero que gostem! :)
Beijocas e até a próxima!
30 de setembro de 2018
Bolo de Banana Caramelada
Vamos fazer um bolo invertido de bananas? Esse bolo é um dos preferidos do marido, e como haviam algumas bananas quase perdendo na fruteira, resolvi juntar o útil ao agradável: utilizar as frutas e fazer um carinho para o meu amor.
Aqui usei mais uma vez a minha receita coringa de bolos, para vocês verem que ela é coringa mesmo! Só diminui o açúcar na massa, já que ainda tem o caramelo!
Vamos lá?
Bolo de Banana Caramelada da Máh
1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a montagem
1 xícara de açúcar
Água
Bananas (usei 4 unidades de banana prata)
.
Como fazer?
Para o caramelo: coloque o açúcar na panela e junte água o suficiente para "molhá-lo". Leve ao fogo baixo e NÃO MEXA COM COLHER. Apenas gire a panela segurando o cabo. Quando atingir o ponto e cor de caramelo, coloque na forma escolhida e gire-a (use um pano para não se queimar) para cobrir o fundo e as laterais. Espere o caramelo esfriar uns 10 minutinhos.
Corte as bananas como desejar e coloque por cima do caramelo, formando uma camada uniforme no fundo da forma e reserve.
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a canela. Junte a farinha de trigo e o amido e bata somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento com uma espátula, coloque a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 40 minutos). Faça o teste do palito.
Passe a faca nas laterais da forma e desenforme o bolo ainda morno.
*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
Espero que gostem! Ah, quem fizer, volte para me contar!💛
Em tempo: dá para substituir a banana por abacaxi, ou utilizar essa receita.
22 de fevereiro de 2018
Bolo de Maçã e Canela para compartilhar bons momentos
Estava conversando (sobre comida hahahaha) com uma amiga no trabalho e ela, que mora longe da família, começou a falar de que quando está na casa de seus pais, gosta e faz questão de ir a padaria comprar pão fresco e outras gostosuras, arrumar a mesa e juntar todo mundo 'só' para lanchar. "Não é sempre que podemos fazer isso", disse ela.
Fiquei com isso na cabeça, o carinho, a lembrança e a importância desses pequenos momentos no nosso dia-a-dia.
Não falo de mesas grandiosas, louças caras e comidas 'chiques'. Falo de afeto, família, comida de verdade e do momento tão gostoso que é partilhar uma refeição.
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Eu não sei.
Aqui em casa eu tento, o tanto que posso, não perder esse costume. Adoro comer no sofá, em frente a TV, mas adoro ainda mais sentar a mesa com o marido, não precisar ficar equilibrando o prato e poder degustar a comida com o respeito e atenção que ela merece.
Vamos fazer um trato?
Prepare esse bolo (ou qualquer outra receita que você goste), arrume a mesa, coloque uma flor e chame alguém que você goste muito para uma visita. Sem cerimônias, sem protocolos, sem TV e sem celular.
Que tal? Topa?
Eu tenho certeza que seu convidado vai amar e sentir o carinho em cada detalhe.
Tenho três bolos preferidos. Pois é... três. Não consegui escolher. Mas meu estômago coração é grande, cabe todo mundo. São eles: o de cenoura, o de iogurte e esse que trago hoje.
Eu já amava bolo de maçã, mas depois dessa versão da Paula... olha... virou clássico e oficial.
Esse bolo é úmido, saboroso, macio... perfeito para servir com uma xícara de café (ou chá) para ter um dedinho de prosa com alguém especial.
Bolo de Maçã e Canela
(adaptado daqui)
1/2 xícaras de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 maçãs descascadas e picadas (usei fuji)
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de uvas-passas sem sementes
Como fazer?
Junte a farinha, canela, fermento, sal e bicarbonato, peneire e reserve.
Bata na batedeira, em velocidade alta, os ovos, açúcar e óleo até ficar uma mistura cremosa e clara.
Vá juntado os secos aos poucos, com a velocidade baixa, somente até incorporar.
Desligue a batedeira, junte as maçãs, uvas e nozes e misture com uma espátula.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma de buraco no meio de 20 cm) e leve para assar em forno médio (pré-aquecido) até dourar (faça o teste do palito). O meu demorou quase 40 minutos.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
canela,
castanhas,
doce,
especiarias,
fácil,
frutas,
frutas secas,
lanche,
maçã
2 de dezembro de 2017
Bolo de Maracujá
Dia desses eu queria preparar um bolinho... já estava tarde e eu não queria ligar a batedeira nem o liquidificador, tinha que ser bolinho tradicional, batido na mão (mesmo morrendo de vontade de comer um bolo de cenoura ou de iogurte).
Fui buscar alguma receitinha nova nos blogs de receita que eu gosto e parei nesse bolo de maracujá da querida Glau.
Alterei um pouquinho a receita e como eu só tinha 2 maracujás e a massa ainda estava pesada,
acrescentei o iogurte.
O bolo fica uma delícia e não digo isso só porque sou alucinada por maracujá! Podem fazer sem medo.
Bolo de Maracujá
(adaptado daqui)
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
3/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 copo de iogurte natural
4 ovos
Polpa de 2 maracujás maduros
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
Como fazer?
Misturei com o batedor de arame a farinha com o amido, o açúcar e o sal.
Juntei o óleo, os ovos e o extrato de baunilha.
A massa fica pesada, acrescente o iogurte e o maracujá até ficar com 'consistência de bolo'. Coloque a polpa aos poucos para não deixar a massa rala demais, caso ocorra, acrescente um pouquinho de farinha para acertar a massa.
Misture o fermento delicadamente e leve para assar em forma untada e enfarinhada, forno pré-aquecido a temperatura média. Faça o teste do palito.
Espero que gostem! Por aqui foi sucesso.
Beijocas e até a próxima! :*
29 de outubro de 2017
Bolo de Banana e Aveia
Pensa num bolo gostoso... agora multiplica.
Ele é bem molhadinho, aromático, saborosíssimo e versátil. Uma vez levei esse bolo para o trabalho e um colega gostou tanto que encomendou um só para ele.
A receita eu aprendi há anos com a querida Glau, e é bem parecida com essa aqui. Ambas são deliciosas, espero que gostem.
Bolo de Banana e Aveia
(receita um nadinha adaptada daqui)
6 bananas prata bem maduras
1 xícara de óleo vegetal
4 ovos
1 xícara de açúcar mascavo*
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
3 xícaras de aveia em flocos (use os finos para não forçar tanto o liquidificador)
1 colher (sopa) de fermento químico
Cobertura (opcional)
Já usei nutella, chocolate picado, frutas secas, nuts variadas, ou sem nada mesmo que fica igualmente delicioso. Dessa vez usei avelãs, castanha de cajú, pistache, granulado belga e cranberries.
Como fazer?
Bata tudo no liquidificador, com exceção do fermento. Quando a mistura estiver homogênea, desligue o liquidificador e encorpore o fermento com uma espátula. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada, salpique a cobertura (se for usar) em cima e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito.
*com a comum também dá certo, mas com o mascavo fica ainda mais úmido)
Beijocas e até a próxima! :)
17 de outubro de 2017
Bolo Formigueiro com Mirtilos
Geeeeente, tô sumida, né?
A vida tá uma loucuuuuuuuuura, mas aos poucos as coisas se ajeitam e por isso estou de volta.
Aqui em Brasília tem feito um calor ME-DO-NHO. Sério, estado crítico. O negócio tá tão sério que nem fome ando sentindo.
Ontem, por exemplo, almocei e passei o dia bebendo água. Fui sentir fome lá pelas 9 da noite, quando eu (a louca) resolvi ligar o forno para assar um bolinho.
Essa minha receita é padrão, clássica e quase a prova de erros. Fica beeeeeeem fofinho, de desmanchar na boca. Acabou em 1 dia.
Para criar novos sabores, substitua o líquido pelo que preferir, acrescente gotas de chocolate, maçã com canela e frutas secas, enfim... o céu é o limite!
Bolo Formigueiro com Mirtilos da Máh (ou bolo coringa)
1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de granulado de chocolate**
1/2 xícara de mirtilos frescos
Como fazer?
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a baunilha, a farinha de trigo e o amido, somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e o granulado com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), distribua os mirtilos por cima da massa sem afundá-los.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.
*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
**Use um de qualidade ou raspas de chocolate, faz toda a diferença.
Espero que gostem!
Beijocas e nos vemos em breve! :)
20 de julho de 2017
Banana Bread
Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.
Banana Bread
(adaptado daqui)
3 bananas pratas maduras
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
Beijocas e até a próxima! :)
18 de maio de 2017
Bolo de Coco Gelado - nova versão
Essa é a receita mais acessada no blog, também pudera, ô trem bom!
Há algum tempo eu faço ele de uma maneira um pouquinho diferente, e como eu acho que ele fica ainda melhor, resolvi trazer essa versão para vocês.
Espero que gostem.
Bolo de Coco Gelado
versão ainda mais gostosa daqui
6 ovos em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a calda
1 coco seco
2 xícaras de água quente
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado
Como fazer?
Na batedeira, bata as claras em neve até ficarem firmes, vá acrescentando o açúcar até obter um merengue fofo e brilhante. Junte as gemas uma a uma.
Acrescente o leite e a farinha de trigo intercalados, batendo somente até ficar homogêneo. Quando finalizar, retire da batedeira e incorpore o fermento delicadamente como uma espátula.
Leve para assar em forno pré-aquecido, forma untada e enfarinhada, temperatura média, por mais ou menos 40 minutos (faça o teste do palito).
Rende um bolão! Mais ou menos uma forma de 25x35cm de lateral alta.
Para a calda, bata no liquidificador o coco descascado* com a água por uns 2 minutos. Forre uma peneira com um pano limpo e fino e coe o leite de coco. Torça bem o pano para retirar o máximo de líquido. Reserve o coco ralado.
Junte no liquidificador o leite de coco, o leite e o leite condensado, bata até ficar homogêneo.
Quando retirar o bolo do forno, ainda quente, fure-o todo com um garfo e espalhe a calda por todo o bolo. Espalhe o coco ralado por cima e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas, quando mais, melhor.
*Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca. Eu gosto de tirar a 'pelezinha' que fica, mas é opcional.
![]() |
| Dessa vez assei em forminhas individuais. <3 |
Beijocas e até a próxima! :)
12 de abril de 2017
Especial de Páscoa - Devil's Cake
Antes que alguém venha brigar, não fui eu quem deu nome ao bolo.
Esse bolo MARAVILHOSO eu fiz no aniversário da mamy. Fiz algumas alterações, já que ela não está podendo consumir leite, mas você pode usar os ingredientes convencionais, embora eu recomende fortemente o café na massa e o chocolate mais amargo que você encontrar.
Trouxe ela para o especial de páscoa só porque é chocolate, né gente? 💓
Devil's Cake
(bolo adaptado daqui)
4 ovos
150ml de café bem forte, sem açúcar e frio
130ml de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
Como fazer?
Pré-aqueça o forno a temperatura média, mais ou menos 180ªC.
Unte uma forma (usei uma de 12cm de diâmetro x 10 cm de altura) e polvilhe com cacau e reserve.
Em uma tigela, misture os ovos, o óleo, o café e a baunilha. Junte o açúcar e o sal e misture bem.
Peneire todos os ingredientes secos sob a mistura e misture bem, coloque na forma preparada e leve para assar.
Faça o teste do palito para ver se o bolo está pronto.
Brigadeiro Trufado
1 lata (395g) de leite condensado (usei sem lactose)
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura (usei sem lactose)
1 colher (sopa) de glucose de milho
Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Para a montagem:
Depois de frio, corte o bolo em quantas fatias desejar, recheie e cubra com o brigadeiro. Cortei o meu em 5 fatias.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.
Para a montagem:
Depois de frio, corte o bolo em quantas fatias desejar, recheie e cubra com o brigadeiro. Cortei o meu em 5 fatias.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.
11 de abril de 2017
Especial de Páscoa - Brownies com azeite e perfume de tangerina
Já nem me lembro a última vez que comprei ovos de páscoa.
Não que eu não goste, é só que acho meio absurdo os preços. É chocolate, poxa!
Com o valor de 1 ovo eu compre pelo menos 3x a quantidade de chocolate para comer ou fazer gordices, como esse brownie MARAVILHOSO que eu vi - adivinhem - lá no blog da Pat.💓
Esse ano, que tal preparar uns mimos comestíveis para dar de presente?
Já preparei essa receita duas vezes, uma não utilizei a batedeira e utilizei extrato de tangerina (é a que postarei) e a outra vez fiz exatamente como a Pat, ambos maravilhosos. Se você faz questão daquela casquinha divina no brownie, faça na batedeira.
Brownies com azeite e perfume de tangerina
(um tiquinho adaptado daqui)
150g de chocolate meio amargo picado
1/3 de azeite de oliva extravirgem de qualidade
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de tangerina*
1/2 xícara de farinha de trigo
Como fazer?
Forre uma forma com papel alumínio e unte o papel com manteiga.
Derreta o chocolate e junte o azeite, misture bem e espere amornar. Em outra tigela, misture bem os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e o restante dos ingredientes.
Disponha a mistura na forma e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele não sairá completamente limpo.
Sirva quente ou frio, se servir quente, recomento servir com sorvete.
*Meu extrato de tangerina caseiro foi feito com cascas de tangerina, sem a parte branca, curtidas na vodca por alguns meses, num pote de fechamento hermético. Depois é só retirar as cascas e guardar um vidrinho bem fechado.
Espero que gostem. :)
Beijocas!
10 de abril de 2017
Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano
Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.
Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)
Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.
Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)
150g de chocolate meio amargo picado
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho
Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.
Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.
Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal
Como fazer?
Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.
Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)
1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal
Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.
Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.
Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)
Marcadores:
americano,
blog amigo,
bolo,
brasileiro,
brigadeiro,
canela,
castanhas,
chocolate,
doce,
especiarias,
fácil,
frutas secas,
lanche,
Páscoa,
sobremesa,
verdura
22 de janeiro de 2017
Brownie Floresta Negra
Eu estou com um mooooooonte de receitas para postar, mas essa aqui furou fila e passou na frente das outras. Primeiro porque ficou linda de morrer e segundo porque ficou muiiiiiiiiito gostosa.
Chocolate, chantilly e cereja... sério, não tem como dar errado.
Essa receita eu criei para comemorar o aniversário de uma amiga querida, doida por chocolate. Foi a sobremesa perfeita para finalizar nosso almoço tardio de domingo.
Eu fiz numa forma redonda (15cm) pois queria servir como bolo de aniversário, mas pode fazer numa forma quadrada, acredito que uma de 20x20cm ficará perfeita. Imagina esse brownie em quadradinhos, que fofura. <3
Bora lá?
Brownie Floresta Negra da Máh
200g de chocolate meio amargo, picado
100g de manteiga sem sal
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cerejas frescas, sem sementes, cortadas ao meio
Para decorar
Creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly
Cerejas frescas com o cabinho
Raspas de chocolate
Como fazer?
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve até amornar. Misture os ovos com o açúcar, apenas para dissolver. Acrescente a mistura de chocolate com a manteiga e por último coloque a farinha. misture até ficar homogêneo.
Coloque a mistura em forma untada com manteiga (eu também gosto de forrar com papel alumínio, para facilitar na hora de desenformar) e espalhe as cerejas por cima.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por aproximadamente 30 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele ainda deve sair levemente sujo.
Deixe esfriar completamente e decore com o chantilly, as cerejas e o chocolate.
Espero que gostem. <3
Até a próxima! :*
Assinar:
Postagens (Atom)




















































