Mostrando postagens com marcador homemade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador homemade. Mostrar todas as postagens

3 de novembro de 2018

Xarope Caseiro de Limão Siciliano


Meu pai ganhou limões siciliano e me deu um pouco. Mentira, ganhei sacolas e sacolas! ADOOOORO!
Já contei pra vocês... sou apaixonada por limão, por qualquer um!
Eu tinha uma fruteira abarrotada dessas belezinhas e resolvi preparar xarope para eu e o marido tomarmos soda italiana, que amamos!
Essa garrafa não durou uma semana🙈.
A soda italiana é água com gás, gelo e um xarope concentrado. Não curto os artificiais porque... são artificiais, né?
Esse que trago hoje tem um truque que o deixa ainda melhor do que apenas misturar o suco do limão com açúcar, vem ver:


Meu Xarope de Limão Siciliano

Suco de limão siciliano espremido na hora
1/4 da medida de suco, de água filtrada
Açúcar a gosto
Casca dos limões em fitas, sem a parte branca

Como fazer?
Esprema e coe o suco do limão. Meça a quantidade e use 1/4 dessa medida de água. Por exemplo, se usar 400ml de suco de limão, use 100ml de água.
Junte o açúcar e leve para ferver. Depois que levantar fervura, conte 5 minutos e desligue. Junte as cascas e deixe a mistura esfriar.
Coe e conserve na geladeira.
Agora é só preparar a sua soda italiana e aproveitar!

Dicas:
Utilize suas frutas preferidas para criar seu xarope caseiro. A ideia é sempre a mesma, deixou bem forte e concentrado.
Já fiz com limão, tangerina, morango, maracujá, melancia, acerola, limão com gengibre, maçã verde, laranja, etc. 
Quando uso os outros limões, pulo a parte da casca. 
Faço a parte do cozimento apenas nos xaropes de limão (qualquer um), tangerina e limão com gengibre. As demais, utilizo in natura.

Divirtam-se!

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.

3 de abril de 2017

Sorvete de Kitkat


Alguém já enjoou de sorvete ai?
Por aqui continuo com a corda toda hahaha
Marido não curte sorvete de chocolate, então fiz esse de Kitkat (ele ama Kitkat) para ver se fazia ele mudar de ideia. Foi sucesso! Ebaaaa!!!
Não vou enrolar hoje, vamos a receita!


Sorvete de Kitkat (sem sorveteira)
(adaptado daqui)

50g de chocolate em pó com 50% de cacau
50ml de água quente
125g de chocolate ao leite derretido
250g de leite condensado
500g de creme de leite fresco
4 barras de kitkat picadas

Como fazer?
Misture a água com o chocolate em pó até ficar homogêneo. Junte o leite condensado e o chocolate derretido. Reserve a mistura até estar fria.
Bata o creme de leite fresco até obter picos firmes. Misture mais ou menos meia xícara do chantilly à mistura de chocolate até ficar homogêneo. Verta a mistura no chantilly e misture delicadamente até incorporar por completo. Junte os kitkats picados, misture e leve para o congelador.

Espero que gostem. :)




25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







30 de maio de 2016

Sorvete de Baunilha


Eu prometi para mim mesma que viria aqui com mais frequência... e não tô vindo, né?
Em minha defesa, devo dizer que ando numa correria louca, e como não me organizo da maneira certa, o tempo não rende de jeito nenhum. É errado, eu sei, mas uma hora vai dar certo.
Embora eu não venha aqui tantas vezes quanto eu desejaria, eu continuo cozinhando todos os dias, mas daquele jeito, inventando, não anotando e por isso a receita acaba não pintando por aqui. Tá dureza, gente, mas eu comecei a deixar um bloquinho do meu lado na cozinha, tem funcionado.
Mas vamos parar de papo furado, hoje eu trouxe um sorvete básico, clássico e espetacular. Não se engane com sorvete de baunilha (creme) artificial, porque não tem baunilha. Aliás, não se engane com 80% das marcas de sorvete industrializado.
Além de um dos meus preferidos, por ser super versátil, para quem quer começar a se aventurar a fazer sorvete em casa, acho essa receita perfeita. Além de cair suuuuuuuuuper bem com tudo, principalmente com esses morangos deliciosos aqui.
"Ah, mas eu não tenho sorveteira..." Nem me venha com esse papo, a batedeira resolve.
Por favor, façam. De verdade.


Sorvete de baunilha da Máh

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a o leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante e leve ao congelador para terminar de congelar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.
A partir dessa receita, você pode mesclar com frutas, ir jogando o chocolate derretido em fio enquanto bate ele gelado, para fazer o de flocos... enfim... o céu da gordice é o limite.


*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. <3

Beijocas e até a próxima. :*

17 de março de 2015

Hambúrguer caseiro de frango e bacon


Dia desses eu estava planejando o menu para o #dia13, mas houveram vários imprevistos.
Eu só tinha peito de frango na geladeira, criatividade 0, cansaço 1000, e eis que o marido vira pra mim e sugere hambúrguer. Atiçou minhas lombrigas, uma vez que eu AMO hambúrguer caseiro.
Eu já havia preparado hambúrguer de frango, mas achei que precisava de um tchan a mais, então coloquei um elemento gordo para ficar mais úmido e saboroso: BACON!
Sério, frango com bacon é tipo pão com ovo, feitos um para o outro!
Aqui vai a receita do hambúrguer e do 'complemento', caso você esteja inspirado, recomendo fortemente esse pãozinho aqui, ai é só festa!

Vamos lá?


Hambúrguer de frango e bacon da Máh
(rende 4 porções)

150g bacon magro, sem a pele, cortado em pedaços
500g de peito de frango em pedaços
1 cebola grande
Sal, pimenta moída na hora, orégano e páprica picante a gosto

Sugestão para finalizar:
1 cebola cortada em meia-lua fininhas
200g shimeji limpo
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de shoyu
3 colheres (sopa) de água
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal

Como fazer?

Para o hambúrguer: processe a cebola e o bacon até ficar moído, mas não deixe virar pasta. Acrescente o frango e os temperos e vá pulsando até moer e ficar homogêneo. Fica 'pedaçudo'.
(Se você não tiver processador, pode fazer picando à mão, dá um tiquinho mais de trabalho, mas vale MUITO a pena.)
Molde grelhe na frigideira antiaderente ou no grill, não use fogo muito alto, já que é frango e tem que ficar muito bem cozido. Cubra com queijo e o refogado de cebola e cogumelos.
Para o refogado: Aqueça o azeite, junte a cebola e o açúcar e refogue bem até dourar. Junte o shoyu, a água e os cogumelos. Deixe cozinhar até quase secar. Sirva sobre o hambúrguer.

#ficaadica: minha mente gorda já está programando fazer essa delicinha novamente, mas ao invés do refogado de cebola e cogumelo, vou servir com uma rodela de abacaxi grelhada. Nhaaaaami!!!!


Duas receitas na semana, tô de parabéns heim?!
Até a próxima ;*

21 de fevereiro de 2015

Sorvete de frutas vermelhas


Eu ando muito sorveteira, não acham?
Mas é que depois que a gente prova um sorvetinho caseiro, sem sabor artificial, emulsificante e todas aquelas coisas que a gente ão sabe o que é, vicia. VICIA, MESMO.
Depois que fiz o de pistache, exatamente no dia seguinte, fiz esse de frutas vermelhas.
Ah, gente, o feriado estava chegando, precisava estar preparada :D
Queria um sorvetinho de frutas, azedinho... ficou uma delícia! Vamos lá?


Sorvete de frutas vermelhas da Máh

Creme base
1 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de leite integral
4 gemas
1 e 1/2 xícara de açúcar (acho que dá próxima usarei apenas 1 xícara, pois eu gosto beeeeeem azedinho)

Para finalizar:
3 xícaras de frutas vermelhas diversas, geladas ou congeladas* (usei 2 xícaras de morango, 1/2 xícara de mirtilo e 1/2 xícara de framboesa)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?

Misturei o leite, creme de leite, açúcar e as gemas. Levei ao fogo mexendo constantemente até começar a engrossar. Não deixe ferver.
Passe por uma peneira, deixe esfriar (eu mexia vez ou outra para não criar aquela pelinha) e leve a geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, que foi o caso.
No dia seguinte bati as frutas com o extrato da baunilha, o suco de limão e o sal. Misturei com o creme e levei a sorveteira conforme o fabricante.

*É importante estarem pelo menos geladas para não modificar a temperatura do creme. Usei os morangos gelados e as demais frutas congeladas.


Beijocas geeente ;)

15 de outubro de 2014

Geleia de figos turcos e cardamomo


A temporada de geleia está aberta aqui em casa!!!!
Comprei alguns figos turcos (secos) para preparar uma geleia que eu vi no blog lindo da queridíssima Stef, mas acabei mudando um tiquinho, mesmo assim, ficou uma delícia!
Combinou lindamente com umas bruschettas que preparei no sábado, apenas com a geleia e queijo gorgonzola!

Vamos lá?

Geleia de figos turcos e cardamomo
(inspiração daqui)

250g de figos turcos picados
1 colher (sopa) de açúcar (achei o figo bem doce)
2 bagas de cardamomo (só as sementes)
Suco de meio limão
Água

Como fazer?
Coloque os figos, açúcar, limão e as sementes do cardamomo amassadas em uma panela, cubra com água e leve para ferver até ficar macio. Bata no liquidificador ou processador ou o mixer até ficar homogênea (usei o mixer). Guarde ainda quente em vidros esterilizados e seja feliiiiiiiiiiiz :D

24 de setembro de 2014

Geleia de jabuticaba


Eu adoro jabuticaba e vocês?
E vocês sabiam que essa belezinha é brasileira? Realmente aqui temos ingredientes muito bons, basta procurar.
Eu tinha algumas frutinhas na geladeira, volta e meia eu e o marido pegávamos algumas e comíamos, mas mesmo assim começaram a querer murchar... eu não ia deixar né?
Eu ia fazer suco, mas lembrei de uma geleia que fiz há alguns anos que ficou supimpa! Fácil e deliciosa, você pode fazer a quantidade que quiser!


Geleia de jabuticaba

Jabuticaba
Água
Açúcar
Limão

Como fazer?

Peguei as jabuticabas (já lavadas), coloquei numa panela e coloquei água até quase cobrir. Levei para ferver por alguns minutos até elas começarem a estourar, bati rapidamente no liquidificador (ou pode passar diretamente na peneira), coei apertando bem na peneira, voltei o líquido para a panela, adocei a gosto (gosto bem azedinha) e coloquei o suco de meio limão. Levei ao fogo baixo e deixei apurar, de vez em quando eu ia lá e mexia para não queimar. Deixe engrossar um pouco, quando esfria ela engrossa mais.


Essa geleia é diviiiiiiiiiiiiiiiiiiina. Comi agora há pouco com um pedaço de bolo de fubá, ficou DOS DEUSES!

Até a próxima ;)

17 de maio de 2014

Como fazer um prato de bolo


Ok, o blog é de receitas, maaaaas, o prato é de bolo, então vale ;)
Bom, quem me conhece sabe que eu faço mais coisas além de cozinhar, de arte gráfica a móbiles, eu faço de tudo um pouco. E eu sou super adepta do faça você mesmo, do 'porque vou comprar mais caro se posso fazer?' e por ai vai...
Ontem, depois do trabalho, fui à uma loja para comprar um prato de bolo, que eu ainda não tinha.
Chego na dita (queria levá-la inteira para casa), encontro o prato por R$39,90, ok. Tá na média.
Mas olhei bem, vi que ele era igual aos pratos de jantar, apenas colado em uma base.
Já sabia como fazia, comprei o prato por R$13,90 e a um potinho bonitinho para ser a base por R$8,90.
Meu prato saiu por R$22,80 hahahahahaha de besta eu só tenho a cara mesmo!
Mas e ai? #Comofaz?

Coisa besta, bocó mesmo!


Pegue uma prato bonitão, um potinho bonitão, cole 'bunda com bunda' usando super cola que seja indicada para usar em porcelana (usei Super Bonder) e voilà, você tem seu pratinho de bolo super luxo!
Até criança faz né? hehehe

Só isso mesmo meu povo, beijocas e até a próxima :)

22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


19 de janeiro de 2014

Iogurte natural caseiro fácil, fácil


Bem, acredito que muitas pessoas já sabem fazer isso. Eu inclusive já sabia, mas algumas vezes dava errado.
Adquiri algumas considerações sobre o iogurte.
Em casa, há muitos anos, só utilizamos leite puro, saído da vaca direto para minha casa (moro numa cidade rodeada por área rural, tenho alguns privilégios). Esse leite tem mais gordura, é mais encorpado, saboroso, não tem conservantes nem formol todas aquelas coisas esquisitas que vem nos produtos industrializados, para que os mesmos durem mais, acredito que isso interfira, e muito, na qualidade do iogurte.
Enfim, de tanto ler e pesquisar, já sei que leite de caixinha UHT não serve para esse procedimento, embora nunca tenha testado, ok? Mas de todo modo, tente com o de saquinho, aquele refrigerado, caso não acesso ao leite fresco.
Também vi que só aquecer o leite não funcionou (pelo menos comigo), tem que ferver (mesmo que o leite já tenha sido fervido previamente) e deixar esfriar.
E também percebi que, se o leite está mais velhinho, tipo, com uma semana na geladeira, vira uma gosma no lugar do iogurte. Não sei se pode consumir assim, é feio, mas não sei o gosto. Por isso, joguei fora :x

Agora vamos à "receita":
Fervi 1 litro de leite, retirei a nata que formou (leite puro é bom por isso, você ainda pode usar a nata pra fazer manteiga *-*), coloquei num recipiente de vidro e deixei esfriar. A temperatura certa é quando você põe o seu dedo (limpo) no leite, ele está quente, mas você consegue que ele permaneça ali por uns 10 segundos sem se queimar. Eu esqueci e o leite quase esfriou por completo hehehe, coloquei 30 segundos no microondas e foi tudo resolvido. Peguei o copo de iogurte com um restinho que havia (eu havia usado-o alguns minutos antes numa salada e deixei duas colheres pra utilizar nesse preparo), adicionei algumas colheres do leite quente, misturei e despejei a mistura no leite, misturei bem, tampei a vasilha, enrolei tudo numa toalha e deixei a noite toda dentro do forno desligado. O mínimo é 8 horas, o meu deve ter fica umas 12.

E ficou assim! Denso, encorpado e muito saboroso!


Para continuar o iogurte, vou guardar duas colheres desse e fazer tudo novamente.
Ai vem a delícia de batê-lo com frutas, fazer molho, bolo, você pode deixá-lo 'sorar' num filtro de café, ou tecido fino e limpo, dentro da geladeira. Em pouco tempo terá um iogurte grego, e com mais um pouquinho de paciência, terá uma coalhada seca de primeira :)

ps.: tô devendo MUITAS receitas para vocês!

Beijocas e até apróxima!

15 de junho de 2013

Pãozinho de milho delícia!



Daí que no dia que eu fiz o bolo perfeito de maracujá, eu cheguei com a corda toda para cozinhar, então resolvi fazer um pãozinho também!
A louca né? Fazer pão a noite... fui dormir mais de meia noite esperando o danado assar, mas valeu a pena demais! :)

Pão de milho da Máh

1 lata de milho com a água
1 xícara de leite morno
1/2 xícara de óleo
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 envelope (10g) de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer:

Bata o milho com a água e o leite e disponha num bowl com o açúcar e o fermento. Deixe descansar uns 10 minutos. Acrescente o ovo, óleo, sal e umas 2 xícaras de farinha de trigo. Misture com a colher de pau até cansar. Irá criar umas bolhas grandes.
Espalhe farinha numa bancada e coloque a massa e sove bastante. Vá acrescentando farinha até a massar desgrudar das mãos, mas cuidado para não deixar a massa seca.
Deixe crescer em local morno, coberto por um pano molhado até dobrar de volume. Amasse, molde conforme preferir (eu fiz bisnaguinhas), deixe crescer novamente e leve para assar até dourar.

DELÍCIA!!! :)


1 de outubro de 2012

Costelinha ao molho barbecue + cinnamon apples para um domingo mais feliz


E hoje vamos começar a semana com três receitas! Faça uma, duas ou as três :P
Mas não é qualquer receita: é costelinha ao molho barbecue gente!
Domingo eu sempre gosto de caprichar no cardápio, pois toda a família está em casa, então fiz esse pecado pra gente comer e suspirar!
Tudo bem que não é nenhuma Ribs on the Barbie e nem uma The Original Baby Back Ribs, mas eu digo: ficou deliciosa e não deixou nada a desejar!
Fora que é SUPER FÁCIL! Demora, mas é fácil!
E as cinnamon apples? Que delícia! É o acompanhamento perfeito, super fácil e combina super bem com carne de porco, carnes curadas e receitas mais condimentadas! Vale a pena!


Costelinha ao molho barbecue
(receita adaptada daqui)

3kg de costelinha de porco
Sal e pimenta a gosto

Molho barbecue


1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo (aperte na xícara quando for medir)
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 vidro de catchup
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) água
Sal a gosto

Como fazer o molho:
Refogue a cebola no óleo, quando ficar transparente, acrescente o açúcar e o vinagre, mexa e acrescente os demais ingredientes. Deixe ferver até engrossar, prove o sal, coe e reserve para usar na costelinha ou em outra receita.


Como fazer a costelinha:
Temperei a costelinha e deixei 24h na geladeira. No dia seguinte, coloquei pra assar em uma forma, cobri com papel alumínio, deixei em temperatura baixinha por umas 3h (até desmanchar). Depois disso tirei o papel (ainda tinha um pouco de líquido), aumentei a temperatura e fui pincelando o molho dos dois lados, de 10 em 10 minutos, até quase acabar o molho, reservei o que sobrou (cerca de meia xícara) para servir a parte!

Como fazer a cinnamon apple (maçã com canela caramelada):
Descasquei três maçãs ácidas e cortei em 8 pedaços. Coloquei em uma panela com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uma pitada de generosa de canela, um naco de manteiga e 1/4 xícara de água. Cozinha até ficar macia!

Só posso dizer uma coisa: DE-LÍ-CIA!


Uma semana deliciosa pra vocês :)

18 de julho de 2012

Vamos geleiar?


Está aberta a temporada de geléias na minha casa \o
Principalmente porque começou a safra do morango, e eu moro na terra do morango hahahaha
Adoro geléias, gosto mais de preparar do que comer, por incrível que pareça! A casa fica perfumada e comer algo tão natural é realmente gratificante :)
Geléias são basicamente a polpa da fruta com açúcar, cozidas até reduzir e ficar consistente! Não tem segredo, mas sempre siga o passo a passo da receita indicada.
Fora a questão de que não dá um pingo de trabalho... seu café da manhã nunca mais será o mesmo depois de uma geléia caseira :)

Geléia de morangos, gengibre e baunilha

Mogangos, açúcar, gengibre, baunilha e suco de limão!

COMO ASSIM SEM AS QUANTIDADES?????????

Explico: Geléia é meio relativo! Tem quem goste mais doce, tem quem prefira com menos açúcar, e por ai vai, então as quantidades para essa receita, eu indico que seja no 'olhômetro'...

Usei mais ou menos 900g de morangos limpos e cortados, 3 xícaras de açúcar, 1 pedaço de gengibre de 5cm ralado, 1 fava de baunilha e suco de meio limão! Abri a fava, raspei as sementes e misturei tudo, levei ao fogo e deixei cozinhar até adquirir consistência de geléia!

Delícia!

Beijocas e até a próxima!


Tá vendo esses pontinhos pretos? São as sementinhas da bauninha *-*

11 de julho de 2012

Casadinhos


Definitivamente, eu sou um ser noturno! Adoro dormir até tarde e ficar corujando até de madrugada, mas como voltei a trabalhar (quando digo trabalhar, quero dizer formalmente, porque de trabalhar mesmo eu nunca parei), minha folga acabou hahahaha!
Como ando *morgada, quando tô sem nada pra fazer, quero ficar com o noivo. Quando resolvo cozinhar, dá uma preguiiiiiça de tirar foto, e como me recuso a postar sem foto... o blog e o facebook tá comendo poeira!
Mas vamo que vamo voltar ao ritmo!
Fiz esses casadinhos para presentear 3 amigas MEGA-ULTRA-MASTER queridas, que fizeram aniversário em junho (o mês mais lindo do ano)!
A idéia era fazer só casadinhos, mas uma das minhas amigas não gostava nem de canela e nem de goiabada, e olha que a danada é mineira, pode um trem desse?
Então pra ela, dei só os biscoitinhos de baunilha mesmo :)

* Gíria brasiliense para cansada, morta de preguiça, pessoa sem coragem hahahhaha

Mas chega de contar história aqui e vamos ao que interessa!

Casadinhos (adaptada daqui)

1 xícara de açúcar
2 xícaras de nata (na falta, use manteiga. MANTEIGA)
2 gemas
1 xícara de amido de milho
Farinha de trigo té dar o ponto, usei mais ou menos 2 e 1/2 xícaras
Coloquei as sementinhas de uma fava de baunilha, só pra fazer graça :)
Como faz?
Amasse tudo não mão, até desgrudar. Abra a massa com o rolo e corte as rodelinhas. Ou você pode fazer bolinhas e achatar com a mão :)
Assei em papel manteiga untado até ficar quaaaaase dourado.
Para rechear, coloquei uns pedaços de goiabada e umas duas colheres de água, coloquei no microondas, ai quando derreteu e ficou lisinha, deixei esfriar.
Recheei os biscoitinhos e passei no açúcar misturado com canela em pó! Delícia!
Azamigas adoraram :D
Cí, Dê e Val, amo vocês ♥

Beijocas meu povo!

8 de junho de 2012

Gosta de maionese? Bora fazer?



Sabe porque ficou tão amarelinha? Ovo caipira *----*
 

Cê gosta de maionese? Eu ADOOOORO!
Tá, eu sei que engorda horrores, mas uma vez por dia não mata né?
Já provou maionese caseira? Não? Olha só, se você provar... aquela maionese sabe, aquela que engorda menos que azeite, então, ela vai ficar pra escanteio. :)
Duas dicas: prefira ovos orgânicos (caipiras), tem toda aquela história da salmonella né?
E outra, se puder usar a batedeira de mão, em velocidade baixa, prefira. Eu fiz na mão, com o fouet e tô com o braço doendo ainda, mas vale a pena!

Maionese caseira

1 gema de ovo (orgânico ou caipira)
1 colher de mostarda de dijon (ah, aquela garrafinha amarela sem vergonha não é mostarda, é molho de mostarda, invista na dijon, vale SUPER a pena)
Suco de meio limão (ou a gosto)
Sal a gosto
Óleo vegetal até dar o ponto (usei de soja mesmo)

Como faz?

Bata a gema, a mostarda, o suco de limão e o sal. Vá acrescentando o óleo em fio, lentamente, e mexendo vigorosamente, até atingir a conscistência de maionese.

Ah, mantenha refrigerada e consuma em até 2 dias ;)

Bom final de semana :)

Ah, já se inscreveu no sorteio? Clica aqui ó!