Mostrando postagens com marcador limão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador limão. Mostrar todas as postagens

3 de novembro de 2018

Xarope Caseiro de Limão Siciliano


Meu pai ganhou limões siciliano e me deu um pouco. Mentira, ganhei sacolas e sacolas! ADOOOORO!
Já contei pra vocês... sou apaixonada por limão, por qualquer um!
Eu tinha uma fruteira abarrotada dessas belezinhas e resolvi preparar xarope para eu e o marido tomarmos soda italiana, que amamos!
Essa garrafa não durou uma semana🙈.
A soda italiana é água com gás, gelo e um xarope concentrado. Não curto os artificiais porque... são artificiais, né?
Esse que trago hoje tem um truque que o deixa ainda melhor do que apenas misturar o suco do limão com açúcar, vem ver:


Meu Xarope de Limão Siciliano

Suco de limão siciliano espremido na hora
1/4 da medida de suco, de água filtrada
Açúcar a gosto
Casca dos limões em fitas, sem a parte branca

Como fazer?
Esprema e coe o suco do limão. Meça a quantidade e use 1/4 dessa medida de água. Por exemplo, se usar 400ml de suco de limão, use 100ml de água.
Junte o açúcar e leve para ferver. Depois que levantar fervura, conte 5 minutos e desligue. Junte as cascas e deixe a mistura esfriar.
Coe e conserve na geladeira.
Agora é só preparar a sua soda italiana e aproveitar!

Dicas:
Utilize suas frutas preferidas para criar seu xarope caseiro. A ideia é sempre a mesma, deixou bem forte e concentrado.
Já fiz com limão, tangerina, morango, maracujá, melancia, acerola, limão com gengibre, maçã verde, laranja, etc. 
Quando uso os outros limões, pulo a parte da casca. 
Faço a parte do cozimento apenas nos xaropes de limão (qualquer um), tangerina e limão com gengibre. As demais, utilizo in natura.

Divirtam-se!

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.

19 de fevereiro de 2018

Tarteletes de Limão e Chocolate


Eu não sei vocês, mas amo a mistura de chocolate e limão. Pra mim só perde para maracujá com chocolate.
Sábado estava em casa e depois do almoço me bateu uma vontade de comer doce. Juntei o que tinha disponível na geladeira e nasceu essa delícia.
Não vou me alongar na conversa, vamos a receita.


Tarteletes de Limão e Chocolate da Máh
(rendeu 6 unidades)

Massa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (uso com sal)
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento químico
Água gelada até dar o ponto

Creme de limão
1/2 lata de leite condensado
Suco de 1 limão (ou a gosto)
Raspas da casca de 1 limão

Ganache
100g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de creme de leite

Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?

Prepare o creme de limão. Junte o leite condensado, as raspas e vá colocando o suco de limão a gosto.  Misture bem, o creme já começa a engrossar. Leve para geladeira e reserve. (Eu gosto bem azedinho, mas cuidado para não colocar suco demais e o creme ficar mole.)
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Para a massa, misture todos os ingredientes secos, junte a manteiga e a gema. Caso necessário, vá pingando a água gelada até dar o ponto na massa. Ela fica uniforme e não gruda nas mãos. Não sove a massa. Enrole-a em filme pvc e deixe descansar por 10 minutos na geladeira.
Abra a massa e forre as forminhas de maneira uniforme (eu já abro direto na forma). Faça furos na massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média baixa, até dourar levemente (mais ou menos 10 minutos).
Espere a massa esfriar, coloque o creme de limão gelado até preencher metade da forma, complete com a ganache e decore com as raspas de chocolate. Deixe na geladeira por 5 minutos e sirva a seguir.


Observações:
- Essa massa eu uso para todas as minhas tortinhas doces, então se quiser variar, fique a vontade. Para uma versão de chocolate, acrescente um pouco de cacau em pó a massa. Pode acrescentar especiarias também. Vale canela, cardamomo, baunilha, cumaru... enfim, o céu é o limite.
- Gosto de montar a torta na hora de servir, para garantir uma massa crocante, é só deixar tudo preparado com antecedência.
Já quero preparar com chocolate branco também, combina lindamente com limão. <3


Espero que gostem! :)

Beijocas e até a próxima!



28 de fevereiro de 2017

Limoncello Caseiro


Já contei para vocês que eu amo limão? Então, preparar um licor italiano de limão é uma decisão mais do que acertada.
Eu já havia preparado limoncello há alguns anos e ano passado resolvi preparar novamente depois de ver essa receita. Delicioso, servido geladinho... hummmmm!!!
Te dou vários motivos para investir nesse preparo: é delicioso, é fácil, é ótimo para se ter no congelador, é versátil (dá para fazer de calda de bolo a sorvete), é lindíssimo para presentear, enfim, corre lá para a cozinha e prepare seu próprio licor, arraso né?


Limoncello Caseiro
(receita daqui)

5 limões siciliano
500ml de vodca
1 e 1/2 xícara de água
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de suco de limão coado

Como fazer?

Lave bem os limões e descasque-os. Faça essa parte com cuidado para que não pegue a parte branca (use um descascador ou uma faca bem afiada).
Coloque as cascas com a vodca num pote de fechamento hermético. Deixe descansar em local fresco por uma semana.
Após esse período faça um xarope com a água e o açúcar, leve para ferver somente até dissolver o açúcar. Deixe esfriar, junte o suco de limão e junte à mistura de cascas e vodca. Deixe descansar no pote bem fechado, em local fresco, por mais uma semana.
Coe o licor e guarde em garrafas bem fechadas, no congelador. 

A única alteração que eu fiz na receita foi acrescentar o suco do limão, porque como vocês sabem, eu AMOOOO! Mas é totalmente opcional. :)

Espero que gostem e até a próxima! :*

5 de dezembro de 2016

Picolé de torta de limão



Ou seria uma torta de limão no palito?
Chame do que preferir, a questão é: esse negócio é um absurdo de gostoso. Sério. De verdade.
Eu sou apaixonada por limão e cítricos em geral, logo, sou suspeita para falar.
Quando vi essa receita, fiquei maluca. Eu tinha que fazer. A questão foi que eu não segui a receita e mudei tudo, mas o que importa é que ficou incrível.
Aqui usaremos um Lemon Curd, que é um creme de limão simplesmente delicioso, usado como recheio das clássicas tortas de limão francesas. Obviamente, se você quiser dar uma abrasileirada e facilitada no processo, pode substituir pelo famoso creme de limão que usamos por aqui, que é a mistura de leite condensado com suco de limão a gosto.

Vamos lá?


Picolé de torta de limão da Máh
(rendeu 6 picolés)

Recheio (adaptado daqui)
2 ovos
1/4 xícara de suco de limão siciliano
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1/3 xícara de açúcar
50g de manteiga sem sal, cortada em cubos e gelada
3 colheres (sopa) de creme de leite
6-8 biscoitos maisena, quebrados em pedaços médios
Merengue
3 claras de ovos
1 xícara de açúcar

Como fazer?
Misturei os ovos, o suco de limão, as raspas e o açúcar em uma tigela de vidro. Levei ao banho-maria, mexendo sem parar, até engrossar levemente.
Passei a mistura pela peneira e com o fouet, acrescentei os cubos de manteiga aos poucos e batendo bem até incorporar.
Misturei o creme de leite e por último agreguei os biscoitos.
Distribui a mistura nas formas de picolé e levei ao congelador. Eu coloco no congelador por uns 20 minutos e depois coloco o palito, para ele não cair. Se a sua forma for aquela com o suporte, não precisa.
Quando o picolé estiver completamente congelado e somente na hora de servir, preparei o merengue. Misturei as claras com o açúcar e leve ao banho-maria mexendo sempre. A mistura tem que aquecer levemente e o todo o açúcar deve ser dissolvido. Para ter certeza do ponto, passe algumas gotas da mistura pelos dedos, ela deverá estar lisa, sem nenhum grãozinho de açúcar.
Bati a mistura na batedeira até esfriar e obter uma mistura, leve, fofa e bem brilhante.
Para finalizar, você pode colocar o merengue num copo alto e mergulhar o picolé ou passar neles com uma espatula, que foi o que eu fiz.
Queime com o maçarico para finalizar, sirva imediatamente e seja feliz.



Beijocas e até a próxima! <3

14 de março de 2015

Sorvete de limão siciliano, limoncello e papoula


Pois é, mais um sorvete.
Ah gente, vão perdoando, mas é que eu aaaaamo sorvete, amo limão... eu sei que já tem sorvete de limão aqui no blog, mas esse é diferente e tem algo a mais!
Absurdamente delicioso *-*


Sorvete de limão siciliano, limoncello e papoula
(receita minha)

1 xícara de suco de limão siciliano
1 xícara de açúcar
2 xícaras de leite gelado
2 xícaras de creme de leite fresco, gelado

1/4 xícara de limoncello
raspas da casca de 3 limões sicilianos
1 pitada de sal
1 colher (chá) pasta de baunilha
1 e 1/2 colehr (chá) de semente de papoula

Como fazer?

Em um bowl grande, dissolvi o açúcar no suco de limão, acrescentei o leite e o creme de leite e bati bem com o fuet, até começão a engrossar. Misturei o restante dos ingredientes até ficar homogêneo e levei a sorveteira (a mistura já estava gelada) conforme o fabricante.


Beijocas!

21 de fevereiro de 2015

Sorvete de frutas vermelhas


Eu ando muito sorveteira, não acham?
Mas é que depois que a gente prova um sorvetinho caseiro, sem sabor artificial, emulsificante e todas aquelas coisas que a gente ão sabe o que é, vicia. VICIA, MESMO.
Depois que fiz o de pistache, exatamente no dia seguinte, fiz esse de frutas vermelhas.
Ah, gente, o feriado estava chegando, precisava estar preparada :D
Queria um sorvetinho de frutas, azedinho... ficou uma delícia! Vamos lá?


Sorvete de frutas vermelhas da Máh

Creme base
1 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de leite integral
4 gemas
1 e 1/2 xícara de açúcar (acho que dá próxima usarei apenas 1 xícara, pois eu gosto beeeeeem azedinho)

Para finalizar:
3 xícaras de frutas vermelhas diversas, geladas ou congeladas* (usei 2 xícaras de morango, 1/2 xícara de mirtilo e 1/2 xícara de framboesa)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?

Misturei o leite, creme de leite, açúcar e as gemas. Levei ao fogo mexendo constantemente até começar a engrossar. Não deixe ferver.
Passe por uma peneira, deixe esfriar (eu mexia vez ou outra para não criar aquela pelinha) e leve a geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, que foi o caso.
No dia seguinte bati as frutas com o extrato da baunilha, o suco de limão e o sal. Misturei com o creme e levei a sorveteira conforme o fabricante.

*É importante estarem pelo menos geladas para não modificar a temperatura do creme. Usei os morangos gelados e as demais frutas congeladas.


Beijocas geeente ;)

30 de agosto de 2014

Sorvete de limão


Eu tenho um certo problema com alguns ingredientes. Onde moro, algumas das coisas de que gosto são difíceis de encontrar, não vou contar que quando achei creme de leite fresco por aqui eu dei pulinhos no meio do mercado então quando encontro coisas não achadas comumente, encho o carrinho.
Foi assim com os meus amados limões siciliano. Achei-os por aqui, lindos, frescos, perfumados e DE PROMOÇÃO. Preciso dizer que trouxe
uns 3kg pra casa? :D
Eu amo cítricos, coisas azedinhas me agradam bastante, e pensando em alguma preparação refrescante para utilizá-los, recorri a um dos meus blog favoritos, ainda mais porque a linda da Pat também AMA cítricos *-*


Super sorvete de limão
(adaptado daqui)

Raspas de 2 limões siciliano grandes
3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de suco dos limões
1 e 1/2 xícara de leite
2 caixinhas de creme de leite
1 pitada de sal

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Leve a sorveteira conforme o fabricante. Se não tiver sorveteira, coloque a mistura no congelador e bata de 1 em 1 hora até ficar bem cremoso.

DELÍCIA!

3 de agosto de 2014

Cheesecake de limão siciliano e calda de mirtilo


Dia desses postei essa receita, e ela ficou tão boa, mas tão boa, que fiz novamente, com apenas umas adaptações, que também ficou deliciosa!

Cheesecake de limão siciliano e calda de mirtilo
(para uma forma de 20cm - 6 porções bem generosas)

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio

250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Raspas e suco de um limão siciliano bem grande

Calda
1 xícara de mirtilos (usei frescos)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 xícara de água


Para a massa: processei os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Usei uma forma de aro removível.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira.

Prepare a calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe engrossar um pouco. Deixe esfriar antes de utilizar!

Delícia <3

19 de março de 2014

Frango com abacaxi em duas versões

Sabe aquele filé de frango grelhado, com a mesma cara e o mesmo gosto que você não aguenta mais nem olhar?
Se liberte disso e vem cá que vou te mostrar duas "receitas" DI-VI-NAS e facílimas pra você arrasar na cozinha e sambar na cara da dieta ;)

Tenta acompanhar o raciocínio de quem não segue receitas :P

Frango com abacaxi ao curry


Peguei 500g de filé de frango, cortei em tiras, temperei com uns 4 dentões de alho bem amassadinhos, sal, pimenta do reino moída na hora, páprica doce (tudo a gosto) e raspas da casca de um limão (importante).
Deixei tomar gosto uns 20 minutinhos, dai aqueci um fio de azeite na panela (use uma grande para não criar excesso de líquido, eu usei a wok), acrescente o frango e dê uma refogada rápida, só até ele ficar branco, acrescentei 1 cebola fatiada, 1/2 pimentão verde fatiado e 1 colher (sopa) de açúcar, deixei refogar bem.
Coloquei o frango nas bordas da panela e nesse 'buraco' que ficou na panela, acrescentei 1/2 abacaxi picado e uma pitada de canela em pó. Refoguei ele ali, sem juntar com o frango até dar uma caramelada. Quando vi que o abacaxi estava macio, misturei tudo, juntei um tico de água (fica a gosto, se quiser mais ou menos caldo), salpiquei mais ou menos 1 colher (sopa) curry e mexi, acertei o sal, espremi 1 limão, acrescentei algumas ervilhas tortas picadas e misturei, sem cozinhá-las muito, finalizei com 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e picada. Só faltou bastante coentro picado, mas não tinha hehehehe
Servi com arroz fresquinho e umas castanhas de cajú!
MUITO bom e MUITO rápido :)

Ai na geladeira ainda tinha filé de frango e abacaxi, mas eu não queria comer a mesma coisa de ontem, dai que surgiu outra receitinha para o almoço ;)

Frango recheado com presunto e abacaxi cozido no vinho

Peguei o filé, abri bem fininho, dei umas batidinhas com o amaciador e temperei com sal e pimenta.
Recheei com fatias de presunto e de abacaxi, enrolei e fechei com o palitos.
Dei uma leve grelhada nele (use uma panela mais funda ao invés da grelha) de todos os lados e acrescentei mais ou menos duas xícaras de vinho tinto e uma folha de louro, deixei ele cozinhar ali até o vinho reduzir.
Retirei os rolinhos e levei ao forno por uns 15 minutos para terminar de cozinhar (nada de frango mal passado pelaaaamooorrr né gente), enquanto isso, retirei a folha de louro, acrescentei meia xícara de água ao vinho reduzido, 2 colheres (sopa) de mostarda l'ancienne (aquela com grãos), 1 colher (sopa) de mostarda dijon, 4 colheres (sopa) de mel, 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso. Misturei tudo, acertei o sal (experimente e acrescente o que seu paladar pedir, mais mel, mais sal... enfim) e quando estava numa consistência cremosa eu desliguei e servi sobre os filés, acompanhado de arroz negro.
Ahhhh, que delícia *-*
Desculpa pela foto :P
 Quem vai comer franguinho grelhadinho e sem graça agora heim?

Beijocas e até mais :)




7 de dezembro de 2013

Muffins de Limão e Blueberry (Mirtilos)




























 Eu adooooro frutas vermelhas! Mas aqui em Brasília além de ser difícil de achar, quando tem custa uma pequena fortuna. Mas de vez em quando vamos nos dar ao luxo né?
Estava eu e meu digníssimo assistindo Friends e apareceu o famoso Muffin de Blueberry (famoso lá nos States, mas não muito comum aqui, já que nosso país não tem um clima muito propício para cultivar essa fruta) e ficamos numa vontade doida de come-los!
Na primeira oportunidade que achei os danados no mercado, trouxe comigo e preparei os muffins!
Ahhhh que delícia!
Porque não preparei antes???
Caso você não encontre os mirtilos (nome brasileiro), prepare-os com a fruta que tiver em casa, vale maça, pedaços de uva, banana, ou uma fruta vermelha, se você tiver acesso :)


Muffins de Blueberry
(do livro 200 Receitas Incríveis de Bolos e Biscoitos - Publifolha)

175g de farinha de trigo integral
125g de farinha de trigo comum
3 colheres (chá) de fermento químico
125g de açúcar mascavo
200g de mirtilos
raspas e suco de um limão
4 colheres (sopa) de azeite
50g de manteiga derretita
3 ovos batidos
150ml de leite

Como fazer?
O modo de preparo de muffins é geralmente igual, você vai misturar os ingredientes secos e as frutas em uma vasilha e os líquidos em outra. Despeje o liquido sobre os ingredientes secos e misture rapidamente com um garfo. NÃO MISTURE DEMAIS! Não fica uma massa homogênea e lisa como bolo, se você misturar muito, eles ficarão duros.
Divida a massa nas forminhas preparadas e asse em forno pré-aquecido até dourar levemente (se assar muito, também ficará duro).


Ps.: Viram minha matéria publicada aqui?
Ps2.: Já seguiram o @pimenta_preta no Instagram?

Beijocas e até a próxima! :)

17 de outubro de 2012

Massa ao molho cremoso de mostarda

Pense num macarrão bom. E fácil. Muito fácil!
Eu já contei pra vocês que eu aaaamo mostarda? Mas é mostarda de verdade ok? Nada de molhos à base de mostarda naqueles tubos amarelos berrantes. Quando a gente prova uma mostarda de verdade, adeus molhos vagabundos sem graça :D
Sempre faço ele em casa, quando estou só, com preguiça, ou quando a geladeira está fazendo eco hehehe
Ai ontem enquanto preparava meu almoço solitário, pensei: "Tenho que postar, é tão simples!". Mas quem disse que eu tinha (tenho) receita?! hahahahah lá fui eu fazer, medindo tudo pra poder passar pra vocês! Vamos ver se eu aprendo um dia :)))

Massa ao molho cremoso de mostarda da Máh
(serve 1 pessoa, mas sinta-se a vontade para alterar as proporções)

1 xícara de massa curta (usei penne)
1 colher (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de requeijão cremoso
3 colheres (sopa) de leite
2 colheres (chá) de mostarda l'Ancienne (uso essa)
1 colher (sopa) de mostarda escura (uso essa)
Raspas da casca de um limão
Sal, orégano e queijo parmesão (ralado na hora) a gosto

Como fiz?
Cozinhe a massa em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra e na mesma panela aqueça o azeite, misture o requeijão, o leite, as mostardas. Acrescente as raspas de limão, o orégano, e o parmesão. Acerte o sal. Quando estiver na consistência desejada, acrescente a massa e misture. Sirva com mais queijo parmesão por cima.


 Fácil, rápido e muito bom! Do jeito que a gente gosta :)

24 de setembro de 2012

Bolo de iogurte, limão e baunilha


Um simples bolinho pra comer acompanhado de um chá ou café :)
Sabe aquele famoso bolo de 'nada'? É esse!
Só acrescentei limão e baunilha pra ser fresca, no mais, é aquele bolinho simples pra comer a tarde!
É aquela conversa que eu falei antes, você pode substituir, trocar e inventar...
Fácil, rápido, simples... do jeito que a gente gosta! :)

Tem medo de fazer bolos? Clica aqui!
Veja bem, não tô ensinando a fazer bolos perfeitos (quem sou eu?), e sim a você aprender a se guiar e ter mais coragem na cozinha!
Delícia de bolo!

Bolo de iogurte, limão e baunilha

1 copo (180g) de iogurte natural
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
1 pitada de sal
Raspas e suco de 1 limão grande (opcional)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fiz?

Bata os ovos com o açúcar, acrescente o restante dos ingredientes, exceto do fermento. Quando estiver bem homogêneo, agregue o fermento e leve pra assar em forma untada e enfarinhada, forno pré-aquecido.



Bom lanche :)

11 de agosto de 2012

Gelatina caseira que vocês irão amar


Ainda na onda saudável, resolvi depois de muito tempo fazer as gelatinas caseiras da Pat, e como ela disse, depois que você prová-las, as artificiais já eram. Sem mais a dizer, FAÇAM, eu que não gosto de gelatina, amei :)))

Gelatina de laranja e limão
adaptada daqui

1/3 xícara (80ml) de água
12g de gelatina em pó, incolor e sem sabor
700ml de suco de laranja fresco
200ml de suco de limão fresco
Açúcar (ou adoçante) a gosto (minhas laranjas pareciam limões O.O)

Como fazer?

Prepare a gelatina conforme o fabricante e reserve. Misture os sucos e o açúcar numa panela, quando aquecer bem, incorpore a gelatina e misture bem com um fuet. Passe por uma peneira e disponha nos recipientes escolhidos. Deixe esfriar e leve a geladeira. Delícia :)





30 de julho de 2012

Garden muffins pra deixar a dieta menos tediosa


É oficial, tenho que fazer dieta ¬¬
Eu tinha me dado o prazo de um ano para entrar em forma (de forna NORMAL, nada de dietas mirabolantes), mas como uma amiga linda me convidou para madrinha, tenho cinco meses pra entrar num vestido! Oh God!
Eu não gosto de dieta e não acredito em quem diz que gosta. Mas acredito que podemos deixá-la mais agradável. Não tenho problemas em comer frutas e verduras, o meu problema é a batata frita mesmo :(
Vi essa delícia lá no blog da Akemi sim, no blog dela novamente e como ela sugeriu, só mudei os vegetais... delícioso! Comi com um limãozinho por cima... ui ui! Força da dieta e vamos nessa \o

Garden Muffins
adaptada daqui

1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fubá
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara de queijo parmesão, ralado
1/4 xícara de queijo minas, ralado (mais um pouco para polvilhar)
1 ovo grande
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo + azeite de oliva
1 abobrinha média, ralada
1 cenoura média, ralada
1/2 cebola média, ralada
1/2 lata de milho escorrida
Azeitonas verdes picadas a gosto
Noz moscada, raspas de limão e orégano a gosto

Como fiz?

Misturei os vegetais, temperei com o orégano e reservei. Misturei as farinhas, o fubá, os queijos, sal, açúcar, fermento, raspas de limão e a noz moscada, reservei também. Misturei o ovo, leite, oléo e azeite. Desejei os líquidos e os vegetais sobre os secos e misturei delicadamente, só pra incorporar. Dispus na forma de muffins (pode ser de empada) untada e polvilhei queijo extra. Levei pra assar em forno pré-aquecido até fazer o teste do palito e sair seco :))
Boa semana meu povo =)

18 de julho de 2012

Vamos geleiar?


Está aberta a temporada de geléias na minha casa \o
Principalmente porque começou a safra do morango, e eu moro na terra do morango hahahaha
Adoro geléias, gosto mais de preparar do que comer, por incrível que pareça! A casa fica perfumada e comer algo tão natural é realmente gratificante :)
Geléias são basicamente a polpa da fruta com açúcar, cozidas até reduzir e ficar consistente! Não tem segredo, mas sempre siga o passo a passo da receita indicada.
Fora a questão de que não dá um pingo de trabalho... seu café da manhã nunca mais será o mesmo depois de uma geléia caseira :)

Geléia de morangos, gengibre e baunilha

Mogangos, açúcar, gengibre, baunilha e suco de limão!

COMO ASSIM SEM AS QUANTIDADES?????????

Explico: Geléia é meio relativo! Tem quem goste mais doce, tem quem prefira com menos açúcar, e por ai vai, então as quantidades para essa receita, eu indico que seja no 'olhômetro'...

Usei mais ou menos 900g de morangos limpos e cortados, 3 xícaras de açúcar, 1 pedaço de gengibre de 5cm ralado, 1 fava de baunilha e suco de meio limão! Abri a fava, raspei as sementes e misturei tudo, levei ao fogo e deixei cozinhar até adquirir consistência de geléia!

Delícia!

Beijocas e até a próxima!


Tá vendo esses pontinhos pretos? São as sementinhas da bauninha *-*

20 de junho de 2012

Pão-de-ló cítrico sem lactose ou um simples bolinho aromático + dicas sobre como fazer bolo


Ok, pão-de-ló é um nome fresco, maaaaaaas, eu também sou fresca! hahaha
Esse bolo fica tão fofo e tão perfumado que vocês não vão acreditar. Sem contar que é uma ótima opção pra quem tem intolerância à lactose.
Ah, sim, as dicas. Bom, eu não sabia fazer bolos :) eles solavam não cresciam,  ficavam esquisitos, enfim, mas ainda hoje, ainda apanho de algumas receitas mais elaboradas, mas nada que uma nova tentativa não resolva, o que não pode é desistir. Vou listar aqui umas coisas que eu aprendi e que pode ajudar alguns marinheiros de primeira viagem :D

- Se você não sabe pra onde ir, siga a receita, não fica inventando moda não. Agora, se você já sabe pra onde ir, você vai se sentir seguro pra inventar :))
- Veja se você tem todos os ingredientes à mão, parece meio óbvio, mas é fundamental. Há vezes que dá pra substituir, omitir, aumentar as proporções, mas outras não.
- Se for usar manteiga, use em temperatura ambiente, salvo se a receita indicar ao contrário. O mesmo vale para ovos.
- Peneirar a farinha ajuda a não impelotar tanto.
- Se você acha que o fermento já comemorou alguns aniversários, teste-o. Coloque um pouco num copo com água, se ferver está bom, senão, joque fora.
- Preste atenção nos ingredientes pedidos, e na qualidade deles. Chocolate e cacau não são achocolatado, margarina não é manteiga... enfim, nada de dar uma de Julius aqui.
- Sempre pré-aqueça o forno.
- Quebre os ovos em um recipiente separado, sério, já perdi uma dúzia de ovos por não fazer isso.
- Sempre unte e enfarinhe a forma, a não ser que a receita peça o contrário.
- Quando preparar bolos médios e grandes, não abra o forno nos primeiros 30 minutos. Cupcakes e muffins, nos 15 primeiros.
- Sempre faça o teste do palito pra verificar se o bolo está assado.
- Desenforme os bolos mornos ou frios, se desenformar quente... já sabe né?



Agora... vamos pra receita?

Meu pão-de-ló cítrico, sem lactose, lindo e maravilhoso

3 ovos, separados
1/2 xícara de óleo
1 e 3/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara de suco de limão e mexerica (usei 2 limões e 2 mexericas e deu uma xícara)
Raspas da casca dos limões e das mexericas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Como faz?

Bata as claras em neve, com uma pitada de sal e reserve. Misture as gemas com o açúcar, o óleo e as raspas. Peneire por cima a farinha e o amido, e coloque o suco das frutas. Misture até ficar homogêneo.
Acrescente as claras em neve, sempre mexendo de baixo pra cima, delicadamente, pra não perder o ar das claras. Incorpore o fermento delicadamente. Disponha em forma untada e enfarinhada, asse em forno pré-aquecido. O tempo de forno varia de casa em casa, fique atento(a).



Geeeente, já estamos na época dos morangos ♥
 

Beijocas!



Ahhh, já se inscreveu no sorteio? Ainda dá tempo! O sorteio rola na sexta-feira :))

12 de junho de 2012

Mousse de manga e todo dia é dia dos namorados


E nem me venha com essa de que você só comemora o seu namoro no dia 12/06! Tem que comemorar todos os dias, senão ele não dura. :)
E como eu amo cozinhar, qualquer dia é dia de fazer algo mais incrementado!
Fiz um almoçinho caprichado para o noivo, frango xadrez! Não rolou foto, por isso a receita eu só vou passar quando eu fizer novamente!
Mas a vedete foi a sobremesa! Desde o natal, o Kaio me pedia uma mousse de manga, e então resolvi preparar, mas eu queria uma sobremesa mais refrescante, resolvi colocar iogurte ao invés de creme de leite. Ficou delíííícia :D

Mousse de manga
(receita inventada)

2 mangas grandes e maduras (não me pergunte o tipo)
2 copos de iogurte natural
1/2 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de açúcar
Suco de 1 limão

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador, leve para gelar e coma muitoooo! Ah, decorei com cubos de manga! Caso você goste de mousse mais firme, é só acrescentar gelatina sem sabor, preparada conforme o fabricante.
Delícia!


E FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

23 de maio de 2012

Você joga comida fora? Que feio!


Sabe quando você faz comida a mais, mas você não tá afim de comer aquele prato novamente? Vai jogar fora? NÃO NÉ?!
Ai que entra o desafio de cozinhar: ser criativo!
Hoje eu fiz um frango ao curry* no almoço, mas não tava no clima de comê-lo novamente no jantar... o que eu fiz? Transformei-o em um molho delicioso para macarrão... huummmm :)
Já falei que eu amo macarrão? :P

Para o molho, eu peguei o restante do curry e acrescentei uma colher de requeijão cremoso e azeitonas, adicionei a massa cozida al dente e comi, comiiiiiiiiiiiiii até cansar :)

*Frango ao curry

Cortei 2 peitos de frango em cubinhos, refoguei no azeite de alho, sal a gosto e 2 colheres cheias de curry em pó e uma pitada de canela. Juntei 1 cebola fatiada, meio pimentão verde, 1 garrafinha de leite de coco, mais ou menos uns 200ml de água, um mulhado de uvas-passas e outro de castanhas do Brasil picadas. Deixei ferver, acertei o sal e quando deu uma leve engrossada, acrescentei suco de um limão. Delícia :)

20 de maio de 2012

Limão... again!


Mais uma receita de limão... fazer o que né?
Fiz esse bolinho, receita da Rita Lobo, que é incrível de bom... ui!
Eu adoro preparar bolos a noite, para deixar para o café da manhã, e foi o que fiz ontem: aproveitei o forno quente das pizzas que eu havia feito e assei esse bolo delicioso :)

Bolo delícia de limão - com adaptações

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
200g de margarina em temperatura ambiente (a manteiga estava gelada)
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de buttermilk*
Raspas de 2 limões

Como fiz?
Bati a margarina até ficar macia e fui acrescentando o açúcar aos poucos. Quando finalizei o açúcar, acrescentei os ovos, um a um, sempre batendo bem a cada adição. Depois acrescentei a farinha (que já havia sido peneirada com o fermento) intercalada com o buttermilk até ficar homogêneo. Disponha em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido. Faça o teste do palito para verificar se o bolo está pronto.

Quando retirei o bolo da forma, ainda morno, pincelei suco de limão nele e depois, fiz uma misturinha com 2 colheres (sopa) de suco do limão com 1/2 xícara de açúcar (usei cristal mesmo) e derramei sobre o bolo. Hoje quando fui comer, estava aquela casquinha quebradiça, bem azedinha, huuuuummmmmm :)

*buttermilk: coloque uma colher de sopa de suco de limão numa xícara medidora, complete com leite e deixe descansar por mais ou menos 15 minutos. Misture e utilize.

Bom domingo queridos :) 


1 de maio de 2012

Eu ♥ limão!


Maracujá e limão dividem o lugar no meu coração (rima tosca).
Ahhhhh como eu adoro os sabores cítricos :)
E embora eu não goste de chupar limão, adoro todas as preparações em que ele está envolvido!
Salada pra mim, TEM que ter limão! No arroz, na carne, etc. Bolo de limão, torta, suco, risotto, enfim, essa frutinha me agrada imensamente.
E a receita mais fácil (e deliciosa) que me vem a cabeça é mousse de limão. Boa demaaaaaais :)


Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
½ lata de suco de limão espremido na hora (ou a gosto)
Raspas da casca do limão para decorar

Como fazer:

Bata todos ingredientes, exceto a casca, no liquidificador até ficar homogêneo. Transfira para o recipiente onde será servido e decore com as raspas da casca.

Difícil né?
Beijocas geeeeente :D