Mostrando postagens com marcador mousse. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mousse. Mostrar todas as postagens

14 de abril de 2017

Especial de Páscoa: Torta Mousse de Três Chocolates


Ontem foi dia de comemoração (todo dia 13) aqui em casa, havia planejado várias coisas e depois de váaaarias coisas darem errado eu fiquei danada da vida, sentei no sofá com meu sobrinho, coloquei as pernas para o ar e pensei: fod*-se, vou fazer mais nada.
Cinco minutos depois eu estava na cozinha novamente.
Marido sugeriu panna cotta (ele adora), mas eu não queria. Queria algo novo.
Já preparei essa torta uma vez, há muitos anos, quando ganhei o livro de presente. Não é novo, eu sei, mas como fazia tanto tempo, vale, né?
Lembrei dessa sobremesa linda, só faltava o chocolate branco, que eu corri para comprar, juntei com o fato de ter uma garrafinha de creme de leite fresco pedindo peloamordeDeus para ser usada na geladeira e pronto, sobremesa lindamente resolvida! 
Olha, pensei seriamente em fazer só meia receita, mas AINDA BEM que fiz a receita completa, pois dividi em duas formas e já foi a sobremesa do almoço de hoje.
A única alteração que eu fiz foi reduzir a gelatina pela metade, pois eu sabia que ia ficar dura demais, queria leve e desmanchando na boca, acertei em cheio.
Mentira, também mudei o nome porque no livro se chama Sobremesa Gelada de Três Chocolates.

Vamos lá?



Torta Mousse de Três Chocolates

3 ovos, gemas e claras separadas
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
300ml de leite
12g (1 envelope) de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de água
300ml de creme de leite fresco
100g de chocolate branco
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo


Como fazer?

Leve o leite ao fogo até levantar fervura e desligue.
Misture as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar, a farinha de trigo e bata bem com o fouet. Vá juntando devagarzinho e sempre mexendo bem o leite quente. Quando terminar, volte tudo para a panela e mexa até engrossar. Desligue e deixe esfriar. 
Eu coloquei a panela numa bacia de água gelada e mexi até esfriar, se for deixar esfriar naturalmente, cubra a mistura com filme plástico encostando no creme.
Hidrate a gelatina na água, leve ao microondas para derreter (cerca de 15 segundos) e junte ao creme frio.
Derreta cada chocolate em uma tigela e espere até amornarem ou esfriarem.
Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore levemente à mistura de gemas.
Divida o creme igualmente em cada tigela de chocolate e incorpore delicadamente.
Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar restante até obter um merengue brilhoso.
Divida as claras entre os cremes e incorpore delicadamente.
Coloque o primeiro creme (amargo ou branco) na forma preparada* e leve ao congelador por uns 5-10 minutos, só para firmar e os cremes não se misturarem.
Coloque o segundo creme (ao leite) e leve novamente ao congelador.
Finalize com o último creme (branco ou amargo) e leve a geladeira por umas 4 horas para firmar completamente. Decore com raspas do chocolate que ficou por cima.

*Para a montagem eu fiz de duas formas: usei uma forma de fundo falso, com acetado na lateral e usei uma forma com fundo fixo, untada bem de leve com óleo vegetal de sabor neutro.
A forma untada ficou mais bonita ao desenformar pois eu esqueci de untar o acetato. Com ele ficou mais fácil, dá próxima vez eu untarei-o de leve, já que grudou um pouquinho.
Se usar a forma tradicional, passe um paninho umedecido em água quente na forma para facilitar.
Ou esqueça tudo isso ai e faça numa travessa de vidro ou copinhos individuais.


Parece difícil, mas é tranquilo de fazer e o resultado vale todas as louças sujas.
Espero que gostem e que façam.

Beijocas e até a próxima. :)







12 de junho de 2012

Mousse de manga e todo dia é dia dos namorados


E nem me venha com essa de que você só comemora o seu namoro no dia 12/06! Tem que comemorar todos os dias, senão ele não dura. :)
E como eu amo cozinhar, qualquer dia é dia de fazer algo mais incrementado!
Fiz um almoçinho caprichado para o noivo, frango xadrez! Não rolou foto, por isso a receita eu só vou passar quando eu fizer novamente!
Mas a vedete foi a sobremesa! Desde o natal, o Kaio me pedia uma mousse de manga, e então resolvi preparar, mas eu queria uma sobremesa mais refrescante, resolvi colocar iogurte ao invés de creme de leite. Ficou delíííícia :D

Mousse de manga
(receita inventada)

2 mangas grandes e maduras (não me pergunte o tipo)
2 copos de iogurte natural
1/2 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de açúcar
Suco de 1 limão

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador, leve para gelar e coma muitoooo! Ah, decorei com cubos de manga! Caso você goste de mousse mais firme, é só acrescentar gelatina sem sabor, preparada conforme o fabricante.
Delícia!


E FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

1 de maio de 2012

Eu ♥ limão!


Maracujá e limão dividem o lugar no meu coração (rima tosca).
Ahhhhh como eu adoro os sabores cítricos :)
E embora eu não goste de chupar limão, adoro todas as preparações em que ele está envolvido!
Salada pra mim, TEM que ter limão! No arroz, na carne, etc. Bolo de limão, torta, suco, risotto, enfim, essa frutinha me agrada imensamente.
E a receita mais fácil (e deliciosa) que me vem a cabeça é mousse de limão. Boa demaaaaaais :)


Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
½ lata de suco de limão espremido na hora (ou a gosto)
Raspas da casca do limão para decorar

Como fazer:

Bata todos ingredientes, exceto a casca, no liquidificador até ficar homogêneo. Transfira para o recipiente onde será servido e decore com as raspas da casca.

Difícil né?
Beijocas geeeeente :D

7 de abril de 2012

Mousse de iogurte com calda de manga



Mais uma receitinha do Pecado da Gula!
Uma deliciosa e refrescante mousse de iogurte com uma caldinha linda de manga!
A única coisa que fiz diferente, foi utilizar adoçante, já que estou na casa dos meus sogros, e meu sogro é diabético.

Mousse de iogurte com calda de manga
(daqui)

Ingredientes da mousse:

4 copinhos de iogurte natural
2 envelopes de gelatina sem sabor preparadas conforme o fabricante
1/2 xícara de adoçante culinário
500g de creme de leite fresco batido em chantilly

Como fiz?

Bati o iogurte, adoçante e gelatina, levei a geladeira durante 30 minutos e depois incorporei o chantilly.
Coloquei numa travessa e deixei na geladeira.

Calda de manga

2 mangas grandes e maduras, picadas
Suco de 2 tangerinas
1 colher (sopa) de adoçante culinário (se as frutas estiverem muito doces, omita)

Como fiz?

Levei ao fogo até desmanchar e bati no liquidificador, até ficar lisinho.
Deixei esfriar e coloquei por cima da mousse.



Delícia :)

24 de outubro de 2011

A mousse


Por favor, enfatizem o 'A', porque é A mousse mesmo. Poderia facilmente chamá-lo de nuvem.
Adoooro mousse, além de super fácil de fazer (pelo menos as receitas que eu faço são), são deliciosas e é difícil alguém que não aprecie.
Lá em casa a clássica é a de maracujá (I Love passion fruit!!!) tão azedinha e suave... hummmm. Vez ou outra uso a combinação de maracujá com chocolate, que pra mim é maravilhosa. Também aparece por lá a mousse de limão.
Um belo dia me peguei babando por uma mousse de chocolate e pensei: “PORQUE NUNCA FIZ UMA MOUSSE DE CHOCOLATE?!?!?!?”. Corri para a internet e me prostrei a procurar receitas. A maioria quando não me agradavam muito na forma de preparar ou faltava algum ingrediente.
Bom, eu sei cozinhar (pelo menos não morro de fome), não é possível que eu não ia conseguir montar uma receita. Peguei princípios, ingredientes e montei a minha receita. Ficou maravilhoso. Aerado e doce na medida. Meu sobrinho suspirou e disse que estava delicioso. :D

Ingredientes
200g de chocolate meio amargo
3 ovos, claras e gemas separadas
3 colheres de açúcar
2 colheres de chocolate em pó
1 caixinha de creme de leite

Como fazer
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e reserve.
Bata as claras em neve e reserve também.
Em seguida bata gemas com o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado.
Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate derretido e em seguida o creme de leite.
Bata por mais alguns segundos e incorpore as claras em neve, com uma colher de pau ou fuet, de baixo pra cima, para não perder o ar das claras e a mousse ficar pesada.
Leve para gelar e decore como desejar, vale chocolate em pó, raspas de chocolate.

Muito, muiiiiiiito bom :D

5 de julho de 2011

Docinho de copinho


...ahhh a moda!
Quem disse que na culinária também não tem moda? Heim? Heim?
Docinhos de copinhos chegaram e nunca mais foram embora. Particularmente, eu prefiro o tradicional, mas, em dias de preguiça pressa, a melhor saída é fazer em grande escala e tacar no copinho!
Esses docinhos (brigadeiro, mousse de limão e baba de moça com maracujá) foram feitos especialmente pra minha dindinha!

Bora lá...

Mousse de limão
Ingredientes
Mousse
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
Suco de limão a gosto

Como fazer
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coloque o suco de limão aos poucos, até obter o sabor desejado.

Cobertura (marshmallow sem ovos)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de água
1/2 colher de sopa de emulsificante
raspas de limão para decorar

Como fazer
Bata todos os ingredientes na batedeira até inflar e ficar firme, mais ou menos 5 minutos.

Montagem
Distribua a mousse nos copinhos e finalize com a cobertura (eu usei saco de confeitar) e raspas de limão. Mantenha na geladeira.

Baba de moça com maracujá
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 vidro de 200ml de leite de coco
3 gemas
1 maracujá grande

Como fazer
Misture o leite condensado, o leite de coco e as gemas numa panela, leve ao fogo e mecha até engrossar.

Montagem
Distribua o doce nos copinhos e acrescente por cima uma colher da polpa do maracujá. Mantenha gelado.

Brigadeiro
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/3 de xícara de chocolate em pó com 50% de cacau
1 colher de manteiga sem sal
Granulados pra decorar

Como fazer
Misture os ingredientes com excessão dos granulados, leve ao fogo ate engrossar.

Montagem
Distribua nos copinhos e decore com os granulado.

muuuuuuuito bom :)

22 de junho de 2011

bora começar...

Acho que quem seguia o meu outro blog, vai achar esse um tanto quanto diferente. Mas quem me conhece mesmo nem se espanta, certo? Explico: sempre amei cozinhar, e quem anda na minha casa já provou nem que seja um miojo que eu fiz. Porém, os anos foram passando e os cabelos brancos começaram a aparecer, enfim, peguei mais gosto pela coisa, e uma das minhas metas é me profissionalizar.

Chega de lenga lenga e vamos para o que interessa: CO-MI-DA!

Pra iniciar esse espaço com o pé direito, vamos com uma receita que é MEGA-HIPER-ULTRA-FÁCIL, até meu noivo que nem frita ovo dá conta: Mousse de maracujá :)
Aliás, só pra constar, eu AMO maracujá ^^

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro (ou duas caixinhas)
1 lata (ou a gosto) de suco de maracujá (natural, por favor. Faça assim: pegue a poupa e bata no liquidificador e passe por uma peneira, os pontinhos da semente são um charme tá?!)
suco de 1 limão

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e leve para gelar.
Difícil né?

*Dicas de gordo: coma esse mousse com um bolo de chocolate bem molhadinho ou com um brownie :D

Beijocas!