Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens

16 de maio de 2018

Pão Italiano facílimo


Essa receita eu aprendi com a maravilhosa Rita Lobo, receita de seu avô.💗
Pensa em um pão maravilhoso. Agora multiplica.
Agora pensa em um pão fácil. É esse!
Já perdi as contas de quantas vezes já preparei.
Inúmeras vezes já dei de presente, já fracionei a receita, já alterei e é sempre sucesso. Já troquei a água por soro de iogurte, já acrescentei ervas, azeite, o bagaço das nozes desse sorvete (SUPER RECOMENDO)... enfim, façam!


Pão Italiano do Vovô Rago
(receita Panelinha)

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água
Farinha extra para polvilhar

Como fazer?
Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme PVC e deixe descansar por pelo menos 8 horas (e no máximo 18).
Passado esse tempo, pegue uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e polvilhe farinha de trigo generosamente.
Polvilhe mais farinha numa bancada e despeje a massa. Com a ajuda de uma espátula (ou com as mãos enfarinhadas), modele a massa formando uma bola. Coloque o pão na tigela preparada com a dobra do pão para cima.
Deixe o pão descansar enquanto pré-aquece o forno.
Ligue o forno na temperatura máxima e coloque uma panela (com a tampa) de ferro, cerâmica ou inox dentro. O importante aqui é que a panela seja grossa e que não tenha pegadores de plástico ou madeira. (Eu já usei panela de ferro fundido e de inox, já inclusive assei na forma, coberto com a panela de inox hahahahaha)
Deixe a panela aquecendo dentro do forno por meia hora. Retire a panela, polvilhe farinha no fundo e com cuidado, vire o pão lá dentro. Tampe e leve ao forno.
O tempo aqui varia de forno, mas o meu geralmente fica 20-30 minutos com a tampa e depois a retiro, abaixo o forno para médio e deixo mais uns 20-30 minutos, até dourar.
Retire o pão da panela e coloque sobre uma grade para esfriar completamente. Depois de frio, eu retiro o excesso de farinha com um pincel.


Sucesso garantido para comer com manteiga, fazer petiscos, entradas, sandubas, bruschettas... e depois de velho, ainda vira croûtons e farinha de rosca! Aproveitem!

Beijocas!





19 de fevereiro de 2018

Tarteletes de Limão e Chocolate


Eu não sei vocês, mas amo a mistura de chocolate e limão. Pra mim só perde para maracujá com chocolate.
Sábado estava em casa e depois do almoço me bateu uma vontade de comer doce. Juntei o que tinha disponível na geladeira e nasceu essa delícia.
Não vou me alongar na conversa, vamos a receita.


Tarteletes de Limão e Chocolate da Máh
(rendeu 6 unidades)

Massa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (uso com sal)
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento químico
Água gelada até dar o ponto

Creme de limão
1/2 lata de leite condensado
Suco de 1 limão (ou a gosto)
Raspas da casca de 1 limão

Ganache
100g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de creme de leite

Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?

Prepare o creme de limão. Junte o leite condensado, as raspas e vá colocando o suco de limão a gosto.  Misture bem, o creme já começa a engrossar. Leve para geladeira e reserve. (Eu gosto bem azedinho, mas cuidado para não colocar suco demais e o creme ficar mole.)
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Para a massa, misture todos os ingredientes secos, junte a manteiga e a gema. Caso necessário, vá pingando a água gelada até dar o ponto na massa. Ela fica uniforme e não gruda nas mãos. Não sove a massa. Enrole-a em filme pvc e deixe descansar por 10 minutos na geladeira.
Abra a massa e forre as forminhas de maneira uniforme (eu já abro direto na forma). Faça furos na massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média baixa, até dourar levemente (mais ou menos 10 minutos).
Espere a massa esfriar, coloque o creme de limão gelado até preencher metade da forma, complete com a ganache e decore com as raspas de chocolate. Deixe na geladeira por 5 minutos e sirva a seguir.


Observações:
- Essa massa eu uso para todas as minhas tortinhas doces, então se quiser variar, fique a vontade. Para uma versão de chocolate, acrescente um pouco de cacau em pó a massa. Pode acrescentar especiarias também. Vale canela, cardamomo, baunilha, cumaru... enfim, o céu é o limite.
- Gosto de montar a torta na hora de servir, para garantir uma massa crocante, é só deixar tudo preparado com antecedência.
Já quero preparar com chocolate branco também, combina lindamente com limão. <3


Espero que gostem! :)

Beijocas e até a próxima!



29 de janeiro de 2018

Focaccia de Sal Grosso e Alecrim


Preparo focaccia com muita frequência aqui em casa. É rápido e fica ótimo em sanduíches, tábua de frios, frutas secas, com pastinhas, antepastos, pura... uma delícia!
Havia tempo que eu queria trazer essa receita aqui, mas como eu nunca conseguia fazer uma foto descente. Até que a querida Pat postou uma foto que me animou. Num almoço de domingo com amigos, tivemos focaccia de entrada.
A cobertura é básica de sal grosso e alecrim, mas já fiz com queijos variados, cebola crua, cebola caramelizada, tomatinhos e azeitonas... enfim... o céu é o limite!


Focaccia da Máh

1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture a água, o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, a farinha integral, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!





10 de dezembro de 2017

Torta de Frango


Fiz essa torta para um almoço preguiçoso, nem pretendia trazer a receita (por isso as fotos sem nenhum capricho), já que é bem parecida com essa, mas quando postei a foto no meu Instagram, tanta gente pediu que eu resolvi postar.
Essa massa é básica, parecida com essa, dá para usar o que quiser no recheio: palmito, bacalhau, carne seca, enfim, o que você tiver a mão. Sabe aquele frango assado que sobrou e você não aguenta mais olhá-lo? Usa ele aqui nessa torta!
Ah, vale fazer porções individuais também. :)
Massa crocante, desmanchando na boca e recheio cremoso: combinação imbatível. 💓



Torta de Frango da Máh
(inspirada nessa aqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada, picada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 pitada de colorau
3/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de queijo ralado (usei meia cura)
Milho, azeitonas picadas e salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino (moída na hora) e noz moscada (ralada na hora) a gosto

Para finalizar:
1 ovo batido

Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.
Em uma panela coloque o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Junte o frango e refogue por 2 minutinhos. Coloque o milho, a azeitona e polvilhe a farinha de trigo e mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o queijo, a noz moscada e a salsinha e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.
Abra 2/3 da massa e forre a forma (de acordo com o tamanho da forma sua torta poderá ficar mais alta) coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Caso faça a torta "lisa" como eu, faça um corte para o ar do recheio sair. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Espero que gostem!
Beijocas! :)

18 de agosto de 2017

Rosquinha de Leite Ninho


Dia desses uma amiga ficou me falando de uma rosquinha de leite ninho que vendia aqui perto de casa, disse que era maravilhosa e que eu tinha que provar. O que eu fiz? Corri lá para comprar, mas não tinha.
Fui outro dia, mas também não tinha. A atendente, muito educada (só que não) me disse que não sabia os dias que teriam a tal rosquinha.
Voltei para casa indignada e determinada em preparar a minha própria rosquinha. Ainda bem que fiz isso, ficou uma delícia, bem fofinha e com muito leite ninho.
Já coitei pra vocês que tenho um caso de amor com leite ninho? Quando criança eu comia escondido da minha mãe. hihihihi

Vamos lá?


Rosquinha de Leite Ninho da Máh

200ml de leite morno
1/2 xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/3 de xícara de leite ninho
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo

Para finalizar
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Leite ninho

Como fazer?

Misture metade 1/4 de açúcar com o fermento e o leite e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte o restante do açúcar, a manteiga, o óleo, o ovo, o leite ninho e 1 xícara de farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau ou espátula. Junte o sal e mais um pouco de farinha.
Vá juntando a farinha aos poucos e quando a massa ficar pesada para mexer com a colher, comece a sovar. Acrescente farinha aos poucos e sove por pelo menos 10 minutos. A massa fica lisa, elástica, desgrudando da mão, porém úmida.
Deixe a massa descansar na tigela coberta com papel filme por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Dê soquinhos na massa para tirar o ar. Divida a massa e modele como desejar (eu fiz dois 'cordões', enrolei um no outro e enrolei como rosquinha) e deixe-as descansar já na forma (untada e enfarinhada) onde serão assadas por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Asse-as em forno médio, pré-aquecido, até dourar (as minhas assaram em menos de 15 minutos). Deixe as rosquinhas esfriarem sobre uma grade enquanto prepara a calda.
Para a calda, misture a água e o açúcar e leve para ferver até engrossar, mas sem deixar caramelizar. Pincele as rosquinha e polvilhe o leite ninho a gosto por cima.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!

10 de agosto de 2017

Empada de abóbora com carne de sol e requeijão


Jamais uma receita foi postada tão rápida nesse blog. Pasmem.
Criei e fiz a receita ontem e, de tantos pedidos e ameças, estou postando hoje (perdoem as fotos, não deu para produzir mais).
Eu amo empada e me deu vontade de preparar uma empada de carne de sol. Daí me lembrei o tanto que carne de sol com abóbora fica divino, resolvi usar também. Mas eu queria na massa e pela internet a fora só achei receitas em que a abóbora é usada no recheio. Então coloquei a cabecinha para funcionar e nasceu essa delícia.

Vamos lá?


Empada de abóbora com carne de sol e requeijão da Máh
(rendeu 8 empadas de 8cm)

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (mais ou menos 100g) de manteiga gelada
3/4 de xícara de abóbora cozida, amassada e fria
1/2 colher (chá) de sal
Água gelada

Recheio
400g de carne de sol cozida e desfiada*
1 cebola fatiada em meia lua
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara do caldo do cozimento da carne
1/3 de xícara de requeijão cremoso
Sal, pimenta, orégano e coentro fresco, a gosto

Como fazer?
Para a massa, misture a farinha e o sal e esfarele a manteiga na farinha, com a ponta dos dedos até ficar ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a abóbora e tente formar uma massa compacta e macia. Se for necessário junte água. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, coloque o azeite em uma panela grossa ou frigideira e refogue a cebola. Quando ela começar a dourar, junte a carne e refogue mais uns 2 minutos. Coloque a farinha, mexa bem para dourá-la e junte o caldo da carne. Mexa até engrossar. Junte o requeijão, acerte o tempero a gosto e desligue.

Para a montagem, abra a massa nas forminhas utilizadas (ou use uma forma grande), coloque o recheio, e feche com mais massa, caso deseje, pincele com um ovo batido (eu não pincelei). Asse em forno pré-aquecido até dourar.

*Eu procuro usar uma carne de sol com pouco sal, lavo bem e cozinho na pressão com cenoura, cebola, alho, louro e o que mais tiver à mão. Depois de cozida, ainda fico com um caldo de carne prontinho.


Espero que gostem. :)
Beijocas e até a próxima.

7 de agosto de 2017

Pão de talo de couve-flor


Continuo no meu vício por pães.
Dia desses meu pai me deu um couve-flor do tamanho da minha cabeça. Fiz assada, fiz creme, fiz até pizza. Confesso que gosto de comer os floretes, mas não sou fá dos talos grossos, foi ai que nasceu esse pão.
Geralmente congelo os talos para usar em cremes, mas dessa vez foi no pão. Ficou uma fofura, além de delicioso. Mas veja bem, nada impede de você usar qualquer parte do couve flor, tá?
Vamos lá?


Pão de talo de couve-flor da Máh
(rendeu 12 pãezinhos e 1 pão de forma)

2 xícaras de talos de couve-flor picados e cozidos até ficarem macios (cerca de 180g)
1/4 de xícara de açúcar
1 xícara de leite morno
10g de fermento biológico seco
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo e açúcar para finalizar (opcional)

Como fazer?
Bata no liquidificador os talos de da couve-flor como leite morno e o açúcar até obter um creme liso.
Junte o creme com o fermento, misture e deixe descansar por 5-10 minutos.
Acrescente o ovo, o óleo, a manteiga e 1 xícara de farinha e mexa bem.
Junte o sal e vá juntando a farinha e mexendo, quando a massa ficar pesada para mexer com a espátula, passe para uma bancada enfarinhada e comece a sovar.
Sove por uns 10 minutos, enfarinhando se necessário. A massa solta das mãos mas permanece úmida. Cuidado para não colocar farinha em excesso.
Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Após esse tempo, retire o ar da massa, modele como desejar e coloque em forma untada e enfarinhada, deixe crescer novamente.
Caso deseje, pincele os pães com ovo batido, polvilhe com açúcar cristal e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, até que fiquem douradinhos.


Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima! :)



29 de julho de 2017

Pão de Espinafre


Eu adoro criar receitas. ADORO!
Dificilmente faço algo seguindo receitas e com pães não é diferente. Esse aqui é um bom exemplo: fui fazer um pãozinho de leite, lembrei do espinafre em pó que eu tinha e pensei que seria lindo ter um pão verde. 
O pão ficou ótimo, fiz torradas, queijo quente, pão de hambúrguer e as sobras viraram farinha de rosca.
Espero que gostem. ^^


Pão de Espinafre da Máh

1 xícara de leite morno
10g (1 envelope)de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de espinafre em pó*
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo batido e sementes de papoula para finalizar (opcional)

Como fazer?
Misture o leite com o açúcar e o fermento e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte a manteiga, o óleo, o ovo, o espinafre em pó, 1 xícara de farinha e mexa bem com uma espátula.
Junte o sal e vá juntando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
Quando a massa começar a ficar pesada, coloque na bancada e comece a sovar.
A massa desgruda das mãos, mas se mantém úmida, cuidado para não colocar farinha demais.
Sove o pão por pelo menos 10 minutos.
Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano limpo ou filme plástico e deixe num lugar morno para descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Molde o pão conforme desejado e deixe descansar mais 1 hora. Caso deseje, pincele com o ovo batido e polvilhe sementes de papoula antes de assar.
Asse em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar.
Para saber se o pão está assado, bata no fundo do pão com os nós dos dedos, se fizer um som oco, está assado. 

*caso não tenha o espinafre em pó, use meia xícara de espinafre e bata ele com metade do leite. Use outra metade para misturar o fermento e o açúcar. Depois do descanso, junte o leite batido com o espinafre e siga conforme a receita acima.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

20 de julho de 2017

Banana Bread


Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.


Banana Bread
(adaptado daqui)

3 bananas pratas maduras

1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó

Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

18 de junho de 2017

Pãozinho de batata doce


Semana passada fui fazer um pãozinho novo para o café da manhã, mas queria varia, já que sempre faço esse. me deu uma vontade doida de comer pão de batata, o que é uma questão para mim. Quando eu era criança, minha mãe fazia o melhor pão de batata do mundo, mas ela não lembra a receita, ou seja, há anos eu e minha irmã ficamos só na vontade.
Já testei algumas e acaba ficando pesado, ainda que saboroso.
Decidi que seria o pão de batata então, até eu ver que não tinha batata. Isso acontece com frequência com vocês também? hahahah
Avistei uma batata doce e foi com ela mesma. Gente, o que é esse pão? A textura, o sabor... aiiiiiii...
Já fiz um pão de batata doce aqui, mas esse ficou diferente e por isso trago hoje. Vou usar a mesma receita base e substituir as batatas e acredito que ficarão igualmente deliciosos.
Só para animar vocês, esse pãozinho aguentou uma semana, num pote bem fechadinho, e mantiveram a textura maravilhosa. Façam e voltem para me contar.



Pãozinho de batata doce da Máh

1/2 xícara de batata doce*, cozida e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!

Beijocas e até a próxima.
















23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!




23 de janeiro de 2017

Um Pão de Leite Arrebatador


Eu já tinha uma receita de pão de leite favorita, até ver essa. 
Quando vi essa receita, corri para cozinha para preparar e... não tinha farinha. Já era tarde, então fui dormir frustrada.
No dia seguinte, preparei essas belezinhas. Nos últimos 15 dias eu já repeti a receita 4 vezes. Será que é boa? <3
Eu já decorei a receita hahahaha
Pensei num pãozinho macio, delicioso... agora imagine comê-lo quentinho, com a manteiga derretendo. Pensou? Pois é...
Eu fiz a receita na máquina de pão (só uso a minha para sovar e descansar), mas pode ser feita tranquilamente na batedeira ou na mão, o preparo é o mesmo.


Pão de leite
(receita original daqui)

550g de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
90g de açúcar
7 g de sal
300ml de leite morno
50g de manteiga derretida
1 ovo

Como fazer?

Na mão: 
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Misture o leite com a manteiga e o ovo.
Junte a mistura líquida aos secos, misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado*, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Na máquina de pão:
Eu uso o ciclo de sova e descanso. Coloco os secos na máquina, misturo e acrescento os líquidos. Depois que a massa descansa, modele e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Na batedeira planetária:
Utilize o gancho para massas pesadas, misture os secos, acrescente os líquidos e deixe sovar por 10 minutos. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

*Já fiz pão para cachorro quente, para hambúrguer, bolinhas, bisnaguinhas, de forma e trançado. A massa é excelente e aceita todos os formatos.
Depois de pincelar, pode-se salpicar sementes, queijo, ervas ou até mesmo açúcar.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima.

23 de novembro de 2016

Enroladinho de salsicha (ou do que você quiser)


Enroladinho de salsicha me lembra infância. Sempre adorei. Eu sei que não faz bem e tal, mas, gente: eu adoro, e como raramente.
Tenho um sobrinho lindo e que puxou váaaaarias coisas de mim (para o pavor da minha irmã hahaha), inclusive a paixão por esse salgadinho. Ontem ele veio passar a tarde comigo e me ajudou a preparar. Ensinei todo passo-a-passo para ele e hoje publico a receita, para que ele e todos vocês possam preparar em casa.
Essa massa é bem prática e rápida, perfeita para esses salgados menores, com massa mais fina. Para salgados maiores, mais fofinhos, sugiro essa receita aqui.
Ah, não precisa usar apenas salsicha, utilize o que quiser e estiver a mão. Mortadela com azeitona fica incrível. Fiz também com chocolate branco e geleia de amora... preciso falar que ficou demais?

Vamos lá?


Enroladinhos de salsicha da Máh
(inspiração e adaptação daqui)
(rendeu cerca de 60)


1 e 1/2 colher de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
200 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
3 xícaras de farinha de trigo + um pouco para polvilhar
15 salsichas aferventadas (pode ser mais ou menos, dependendo da espessura que você abrir a massa)
1 ovo batido
Gergelim (opcional)

Como fazer?
Misture o açúcar, o fermento e a água e deixe descansar por 5 minutos.
Acrescente uma xícara de farinha, o óleo e misture bem com uma colher.
Acrescente mais uma xícara de farinha, mexa bem, acrescente o sal e misture a xícara restante de farinha. Sove até a massa ficar lisa e homogênea, Se necessário, vá acrescentando farinha até desgrudar das mãos, sempre aos poucos.
Deixe a massa descansar na geladeira por 15-20 minutos.
Polvilhe levemente com farinha uma superfície de trabalho e abra a massa com o rolo (ou com as mãos) até ficar bem fininha, pouco menos de 0,5cm, lembre-se que ela vai crescer.
Corte retângulos, envolva a salsicha (eu gosto de "colar" as pontas com o ovo batido, bem pouquinho) e corte em 4 pedaços. Disponha numa forma untada, pincele com o ovo batido e, se desejar, polvilhe o gergelim (pode ser ervas, queijo ralado, outras sementes, etc) e leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até dourar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!



7 de março de 2016

Nhoque de ricota e espinafre


Daí que no dia 29 do mês passado, que não foi qualquer um, foi 29 de fevereiro, eu tive que preparar essa delícia. Ok, usei essa desculpa deslavada para matar uma vontade antiga desse nhoque.
Só vou falar uma coisa, esse nhoque merece ser feito váaaaaaaaarias vezes, é delicioso! Levinho e moleza de fazer, vem ver!


Nhoque de ricota e espinafre da Máh
(4 a 6 porções)

300g de ricota amassada
150g de muçarela ralada
3/4 de xícara de espinafre beeeem picadinho*
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?
Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Vá colocando a farinha aos poucos e amassando bem. A massa deve desgrudar das mãos, mas cuidado para não colocar farinha demais e deixá-los pesados. Eu use 3/4 de farinha de trigo.
Modele o nhoque como desejar e cozinhe em água fervente até que eles subam a superfície.
Eu servi com um molhinho básico e rústico de tomate e manjericão. Recomendo também manteiga de sálvia. Huuuuuummmm... :)

*Eu usei o espinafre congelado e picado, apenas deixei-o descongelar e retirei o excesso de líquido. Se for usar o fresco, pique-o bem e também retire o excesso de líquido.

Beijocas e boa semana!

11 de agosto de 2014

Torta cremosa de calabresa e batatas


Lembro que aprendi a massa dessa torta há muitos anos atrás, numa revistinha velha. Mudando aqui e acolá, já fiz essa torta milhares de vezes, geralmente com recheio de carne moída. O recheio pode ser o que você quiser ou tiver disponível na geladeira. Fica parecendo um escondidinho... DELÍCIA!


Torta cremosa de calabresa e batatas

Massa
1 kg de batata cozida e espremida
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga
1/4 de xícara de leite
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de queijo ralado
1 colher (chá) de fermento químico
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Recheio
2 calabresas fatiadas
1 cebola grande fatiada
Queijo mussarela (ou outro de sua preferencia) para finalizar

Como fazer?
Para a massa, misture todos os ingredientes bem. Utilize a batata ainda quente e lembre-se de mexer rapidamente ao acrescentar o ovo. Deixe a massa bem homogênea e cremosa.

Para o recheio refoguei bem a calabresa e a cebola até que a linguiça ficasse douradinha.

Montagem: Unte e enfarinhe uma forma, coloque metade da massa, o recheio, o restante da massa e finalize com o queijo. Leve para assar em forno médio até ficar douradinha.

Servi com uma saladinha ao molho de mostarda e mel ^^
beijocas e uma semana abençoada a todos :)


22 de junho de 2014

Bolinha de queijo (massa básica)

Bem, eu não sou fã de futebol, mas eu gosto de gordice e aproveito que no horário dos jogos da copa eu estou em casa e preparo coisinhas gordas e gostosas para o pessoal comer enquanto assiste os jogos ;) unir o útil ao agradável, sempre.
Essa receita aprendi com uma tia há muitooooooooooos anos atrás e hoje trago aqui para vocês.


Bolinhas de queijo (massa básica para salgados fritos)
1 litro de leite
1kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
Tempero a gosto (tablete, tempero pronto, sal... o que preferir)
Recheio a gosto (nas bolinhas de queijo eu gosto de usar cubos de queijo minas padrão. Mussarela geralmente estoura na hora de fritar)
Leite e farinha de rosca para empanar

Como fazer?
Coloque o óleo, o leite e o tempero numa panela grande, mexa bem e acerte o sal. Quando ferver, jogue a farinha de trigo de uma vez e mexa bem até a farinha cozinha. A massa fica bem homogênea e vira uma bola que desgruda do fundo da panela. Deixe esfriar e molde os salgados, empane passando primeiro no leite e depois na farinha de rosca. Frite até dourar e escorra em papel absorvente.

Dicas:
1- Essa massa serve para qualquer salgado frito.
2- Caso vá fazer coxinha, substitua o leite pela mesma quantidade do caldo do cozimento do frango.
3- Caso vá congelar, coloque os salgados lado a lado em uma assadeira e leve ao congelador. Quando endurecer, coloque tudo num saquinho de armazenar alimentos.
4- Na hora de moldar, faça sempre salgados com massa fina e muito recheio. Só não deixe fina demais para não estourar.
5- Ao fritar os salgados, use sempre fogo moderado, principalmente se o salgado estiver congelado. Quando o óleo está frio, o salgado encharca e quando está quente demais, queima por fora e não frita por dentro.

30 de maio de 2014

Tortinhas de maçã cute cute


No mêsversário de 7 meses de casados fiz essa tortinha para a sobremesa.
Inspirada na receita da diva Rita Lobo, alterei a massa e o recheio, pois fiz porções individuais.
Foi o encerramento perfeito para um jantar mais que especial :)

Massa
(para 4 porções individuais)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
50g de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de açúcar
água até dar o ponto, + ou - 3 colheres (sopa)
1 gema + 1 colher (chá) de café solúvel + 1 colher (sopa) de água para pincelar

Recheio
2 maçãs-verdes
1/2 colher (chá) de canela em pó
uma pitada generosa de noz-moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha
suco de 1/2 limão
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de amido de milho

Como fazer?

Para a massa, coloquei a farinha, o açúcar e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.

Abri a massa e forrei 4 ramequins pequenos. Reservei a massa que sobrou para fechar as tortinhas.
Para o recheio, cortei as maçãs em 4 e fatiei fino, misturei o restante dos ingredientes e recheei generosamente cada tortinha. Cobri com a massa e fechei bem, Sobrou um tequinho de massa, então fiz tinhas para decorar. Pincele com a mistura de água e café e leve para assar até dourar.

Salivando só de lembrar...


27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

25 de maio de 2014

Pão de beterraba


Continuo com a loucura do pão. O último foi de beterraba.
Fiquei maravilhada com a cor, mesmo que ela não tenha se mantido após assar.
Como fiz muitos pães doces esses dias, resolvi fazer um de sabor mais neutro.
Ficou delicioso, fofinho, lindo... e tem beterraba :)


Pão de beterraba da Máh

1 beterraba grande cozida
1 xícara de a água do cozimento da beterraba
1/2 xícara de óleo
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1/4 xícara de queijo parmesão ralado na hora
20g (2 envelopes) de fermento biológico seco
Farinha de trigo até dar o ponto



Como eu fiz?
Coloquei a beterraba, a água do cozimento para bater no liquidificador com o óleo, até ficar bem homogêneo e cremoso. Acrescentei o açúcar, sal e o ovo.
Coloquei tudo num bowl grande, misturei o fermento e deixei descansar 5 minutos. 
Acrescentei o queijo, o sal e comecei a acrescentar a farinha aos poucos e mexendo vigorosamente. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, coloque sobre superfície enfarinhada e sove muiiiiiiiiiiiiiiiito, mais ou menos uns 10 minutos.


Vá acrescentando farinha se necessário. A massa fica úmida, mas muito macia e soltando da mão.
Deixe crescer por 2hs ou até quase triplicar de tamanho. Sove a massa novamente e modele como desejar. Fiz bolinhas e uma trança, que coloquei na forma de bolo inglês (pão de forma).
Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho, se desejar, pincele e leve para assar em forno médio até dourar.
Essa foto é só pra vocês saberem que o pão fica muuuuuuito bom com nutella :P