Mostrando postagens com marcador batata. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador batata. Mostrar todas as postagens

11 de julho de 2017

Pãozinho de batata com gostinho de infância


Eu nem ia postar essa receita, já que é igualzinha essa daqui, só trocando a batata, mas é que eu senti uma sensação tão maravilhosa quando comi esse pãozinho que resolvi fazer um post especial, só pra ele.
Eu sei que não é a receita oficial da mamãe, pois nem ela mesma se recorda. Eu lembro vagamente dela prepará-lo, ficava o dia todo por conta das 'rosquinhas de batata' e eu e minha irmã rondando, querendo saber que horas estaria pronto.
Quanto mordi esse pãozinho, me teletransportei para aquela época. Tempos sem preocupações que existem hoje, sem estresses tão constantes na vida adulta e que para ser feliz bastava um pãozinho preparado pela mamy. Foi literalmente uma delícia. Espero que vocês façam e que gostem, e se possível, sintam uma coisa tão boa quanto eu senti.
Para remeter completamente minha infância, fiz uma versão com caldinha simples de açúcar* e salpiquei com coco fresco raladinho.


Pãozinho de batata Máh
(rendimento: 1 pão de forma ou 12 pãezinhos)

1/2 xícara de batata, cozida** e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.


Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*Para a calda: 2 medidas de açúcar para 1 de água, leve para ferver até engrossar, mas sem caramelar. Essa caldinha é daquela que 'açucara' quando esfria.
**Para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

18 de junho de 2017

Pãozinho de batata doce


Semana passada fui fazer um pãozinho novo para o café da manhã, mas queria varia, já que sempre faço esse. me deu uma vontade doida de comer pão de batata, o que é uma questão para mim. Quando eu era criança, minha mãe fazia o melhor pão de batata do mundo, mas ela não lembra a receita, ou seja, há anos eu e minha irmã ficamos só na vontade.
Já testei algumas e acaba ficando pesado, ainda que saboroso.
Decidi que seria o pão de batata então, até eu ver que não tinha batata. Isso acontece com frequência com vocês também? hahahah
Avistei uma batata doce e foi com ela mesma. Gente, o que é esse pão? A textura, o sabor... aiiiiiii...
Já fiz um pão de batata doce aqui, mas esse ficou diferente e por isso trago hoje. Vou usar a mesma receita base e substituir as batatas e acredito que ficarão igualmente deliciosos.
Só para animar vocês, esse pãozinho aguentou uma semana, num pote bem fechadinho, e mantiveram a textura maravilhosa. Façam e voltem para me contar.



Pãozinho de batata doce da Máh

1/2 xícara de batata doce*, cozida e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!

Beijocas e até a próxima.
















3 de maio de 2015

Rosas de batatas no Youtube :)



Gente, tem vídeo novo no canal, vem?