Mostrando postagens com marcador cereja. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cereja. Mostrar todas as postagens

22 de janeiro de 2017

Brownie Floresta Negra


Eu estou com um mooooooonte de receitas para postar, mas essa aqui furou fila e passou na frente das outras. Primeiro porque ficou linda de morrer e segundo porque ficou muiiiiiiiiito gostosa.
Chocolate, chantilly e cereja... sério, não tem como dar errado.
Essa receita eu criei para comemorar o aniversário de uma amiga querida, doida por chocolate. Foi a sobremesa perfeita para finalizar nosso almoço tardio de domingo.
Eu fiz numa forma redonda (15cm) pois queria servir como bolo de aniversário, mas pode fazer numa forma quadrada, acredito que uma de 20x20cm ficará perfeita. Imagina esse brownie em quadradinhos, que fofura. <3
Bora lá?


Brownie Floresta Negra da Máh

200g de chocolate meio amargo, picado
100g de manteiga sem sal
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cerejas frescas, sem sementes, cortadas ao meio

Para decorar
Creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly
Cerejas frescas com o cabinho
Raspas de chocolate


Como fazer?

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve até amornar. Misture os ovos com o açúcar, apenas para dissolver. Acrescente a mistura de chocolate com a manteiga e por último coloque a farinha. misture até ficar homogêneo.
Coloque a mistura em forma untada com manteiga (eu também gosto de forrar com papel alumínio, para facilitar na hora de desenformar) e espalhe as cerejas por cima.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por aproximadamente 30 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele ainda deve sair levemente sujo.
Deixe esfriar completamente e decore com o chantilly, as cerejas e o chocolate.


Espero que gostem. <3
Até a próxima! :*

21 de janeiro de 2015

Sorvete de cerejas e chocolate branco

Servi com esses potinhos deliciosos, que tem receita aqui no blog :)

Final de ano é época de cerejas, e ano passado comprei muiiiiiiiiiiiita cereja, eu adoro. Preparei muitas receitas e algumas que eu já namorava há muitos anos. Essa é uma delas. Sorvete delicioooooso. Não tenho mais o que falar, porque, vindo do blog da Pat, é tudo delícia!

Vamos lá?


Sorvete de cereja e chocolate branco
(baseado nessa receita)400 g de cerejas sem os caroços (pesei antes de tirá-los)1 xícara de leite500g (uma garrafinha) de creme de leite fresco½ xícara de açúcar
1 pitada de sal
Suco de 1 limão bem grande
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (a Pat sugere a bebida alcóolica, pois ajuda na cremosidade do sorvete. Eu usei o meu extrato caseiro, pois é feito com vodca)
170g de chocolate branco derretido

Como fazer?Coloquei as cerejas, o leite, metade do creme de creme de leite, o açúcar e o sal numa panela  e leve ao fogo médio  e deixei cozinhar por 15 minutos. Ainda na panela, bati tudo com o mixer (ficou uma cor estranha pois as cerejas estavam muito maduras).Coloquei a mistura num bowl e deixei na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte misturei o resto do creme de leite, o suco do limão (que fez o sorvete ficar com uma cor mais amigável) e o extrato de baunilha e levei a sorveteira conforme o fabricante. Quando estava congelado, despejei o chocolate branco derretido em fio. Retirei da sorveteira, coloquei num pote com tampa e levei ao congelador.

Muito, muito, muitoooooo bom :D
Beijocas!

22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


27 de dezembro de 2013

Manjar branco zero açúcar (ou não)


Meu sogro é diabético, e não tem nada mais chato do que aquele monte de doces à mesa e que a pessoa não pode comer. Aliás, isso vale pra qualquer tipo de restrição né?
Pensando nisso eu sempre dou um jeitinho de preparar algo que ele posso comer, afinal, todo mundo merece um docinho :)
A questão é que esse manjar ficou tão bom, mas tão bom que quando eu falei que era sem açúcar ninguém acreditou, todo mundo atacou e quase que o sogro fica sem sobremesa hahahaha

Vamos lá?

Manjar branco
(a receita do manjar tradicional veio daqui, apenas adaptei. O modo de preparo foi transcrito do blog lindo da Stef)

500ml de leite
1 receita de leite condensado diet caseiro* (ou use uma lata de leite condensado comum)
1 colher (sopa) de adoçante culinário (é o que pode ir ao fogo)
1 vidro pequeno de leite de coco
50g de coco ralado
1/2 xícara de amido de milho (acho que poderia ser as 5 colheres de sopa que a receita indica, mas fiquei com medo de não desenformar hahahaha)

Como fazer?

Em uma panela, misture metade do leite, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. Dissolva o amido de milho no leite restante e acrescente ao demais ingredientes. Misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Unte uma forma (ou forminhas individuais) com óleo e despeje o creme. Deixe esfriar e depois leve a geladeira para firmar. Aproximadamente 4 horas.

Para a calda eu piquei umas duas xícaras de cereja fresca (delícia), misturei com 1/2 colher (sopa) de adoçante culinário e um nadinha de água. Deixei cozinhar e quando a cereja estava molinha bati tudo no liquidificador. Ficou parecendo um purê :)

Ainda sem a calda...

*Leite condensado diet caseiro

1 xícara de leite em pó
3/4 de xícara de água fervendo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina (usei com sal)
4 colheres (sopa) de adoçante culinário (ou à gosto)

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador e deixe descansar algumas horas na geladeira (eu estava com pressa e deixei uns minutinhos no congelador).

Nota: já usei esse leite condensado para diversas sobremesas, como mousse, pavê e pudim. Já para brigadeiro de enrolar não sei se funciona bem. Ah, o sabor, pra mim, não tem muita diferença.

Beijocas e a té a próxima :P

30 de agosto de 2011

Cupcake compra banca




Quem comeu esse cupcake sabe sua história!
Ano passado, me formei em jornalismo, e meu trabalho de conclusão de curso, foi uma revista de culinária (isso é que eu chama de unir o útil ao agradável).
Quando eu estava preparando a apresentação, fiquei pensando: "Caraca, vou ficar falando de comida, sem nada pra comer?", então preparei uns quitutes. Além desse cupcake magnífico, rolou também mousse de maracujá com raspas de chocolate ao leite, mousse de limão com raspas de chocolate branco e guacamole.
Afinal, eu tinha que passar de qualquer forma :D

A receita do cupcake é essa aqui, aproveitando a brecha, super recomento esse blog!
A única diferença é que não coloquei a cobertura sugerida, e sim um chantilly delicioso feito de creme de leite fresco e açúcar baunilhado.
Ah, também recheei o cupcake com brigadeiro, antes mesmo de assar. Coroei meu lindo bolinho uma linda cereja e confeitos prateados!

Delícia!