Mostrando postagens com marcador italiano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador italiano. Mostrar todas as postagens

21 de outubro de 2018

Focaccia de Manjericão e Avelâs


Já contei pra vocês que eu AMO focaccia, né?
Sou realmente apaixonada.
Essa versão eu fiz inspirada no pão de pesto da Rê, uma desculpa esfarrapada para utilizar manjericão (amoooo) e para fazer pão (amo mais ainda).
Esse pão além de delicioso, tem um aroma enlouquecedor! Sucesso garantido! 💚


Minha Focaccia de Manjericão e Avelãs


1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 maço de manjericão, ou a gosto (só as folhas)
1/3 de xícara de avelãs tostadas e sem as cascas
1/2 xícara de parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Azeite e parmesão ralado fino para finalizar


Como fazer?

Misture a água morna com o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Bata o manjericão e os avelãs com o azeite (utilizei o processador), rapidamente, só o tempo suficiente para ficar homogêneo.
Junte com a mistura de fermento, 1 xícara da farinha de trigo, o parmesão e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando a massa com a ponta dos dedos levemente, para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.
Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o parmesão e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

29 de janeiro de 2018

Focaccia de Sal Grosso e Alecrim


Preparo focaccia com muita frequência aqui em casa. É rápido e fica ótimo em sanduíches, tábua de frios, frutas secas, com pastinhas, antepastos, pura... uma delícia!
Havia tempo que eu queria trazer essa receita aqui, mas como eu nunca conseguia fazer uma foto descente. Até que a querida Pat postou uma foto que me animou. Num almoço de domingo com amigos, tivemos focaccia de entrada.
A cobertura é básica de sal grosso e alecrim, mas já fiz com queijos variados, cebola crua, cebola caramelizada, tomatinhos e azeitonas... enfim... o céu é o limite!


Focaccia da Máh

1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture a água, o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, a farinha integral, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!





3 de julho de 2017

Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa


Dia desses, não me lembro a ocasião, mas fiz panna cotta, marido AMA.
Não se assuste com o cumaru e a framboesa, usei apenas porque eu tinha a mão. Panna cotta é bem neutra e aceita diversas combinações, sinta-se livre para criar. E faça também essa versão, é maravilhosa.
Em tempo: cumaru ou fava tonka é também conhecida como baunilha brasileira. A sementinha é usada ralada e além de extremamente aromática, é muito saborosa.


Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa da Máh

Panna Cotta
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
1/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de gelatina sem sabor*
2 colheres (sopa) de água
1 semente de cumaru ralada na hora

Geleia de Framboesa
400g de framboesas (usei congelada)
Suco de 1 limão
1/4 de xícara de açúcar**

Como fazer?
Para a panna cotta, misture o leite, o creme de leite, o açúcar e o cumaru ralado e leve ao fogo. Mexa para dissolver o açúcar e quando a mistura começar a ferver, desligue e tampe a panela. Deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos.
Disponha a água em uma tigelinha, polvilhe a gelatina e espere 1 minuto até que hidrate. Leve ao microondas ou ao banho-maria até derreter. Adicione a gelatina na mistura reservada, misture bem e passe a mistura por uma peneira. Divida o creme nos recipientes escolhidos e deixe esfriar completamente e só então leve a geladeira até firmar completamente. Sirva gelada com a geleia.

Para a geleia, leve todos os ingredientes ao fogo e mexa esporadicamente. Deixe cozinhar até ficar na consistência desejada. Utilize em temperatura ambiente ou gelada.


*Caso queira a panna cotta mais firme, dobre a quantidade da gelatina.
**Eu gosto de geleia com pouco açúcar, caso você prefira mais doce, use o açúcar a gosto.

Caso vá fazer somente a geleia, para conservá-la melhor, coloque-a quente num vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. 
Para esterilizar, lavo bem os vidros e deixo-os no forno por uns 15-20 minutos. As tampas são fervidas por 10 minutos.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima! :)






7 de março de 2016

Nhoque de ricota e espinafre


Daí que no dia 29 do mês passado, que não foi qualquer um, foi 29 de fevereiro, eu tive que preparar essa delícia. Ok, usei essa desculpa deslavada para matar uma vontade antiga desse nhoque.
Só vou falar uma coisa, esse nhoque merece ser feito váaaaaaaaarias vezes, é delicioso! Levinho e moleza de fazer, vem ver!


Nhoque de ricota e espinafre da Máh
(4 a 6 porções)

300g de ricota amassada
150g de muçarela ralada
3/4 de xícara de espinafre beeeem picadinho*
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?
Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Vá colocando a farinha aos poucos e amassando bem. A massa deve desgrudar das mãos, mas cuidado para não colocar farinha demais e deixá-los pesados. Eu use 3/4 de farinha de trigo.
Modele o nhoque como desejar e cozinhe em água fervente até que eles subam a superfície.
Eu servi com um molhinho básico e rústico de tomate e manjericão. Recomendo também manteiga de sálvia. Huuuuuummmm... :)

*Eu usei o espinafre congelado e picado, apenas deixei-o descongelar e retirei o excesso de líquido. Se for usar o fresco, pique-o bem e também retire o excesso de líquido.

Beijocas e boa semana!

6 de abril de 2015

Caponata (viciante)


Eu e mamãe adoramos esse antepasto, mas havia tempos que eu não fazia. Aproveitei o feriado e, literalmente, acampei na cozinha dela, passamos três lindos dias comendo horrores hahahahaha
Fiz caponata para um batalhão, fora as outras coisas delícias que preparei, foi um final de semana intensamente gordo :)
O método dessa caponata, aprendi no extinto site Rainhas do Lar, há um zilhão de anos atrás. Vou colocar mais ou menos como eu fiz, porque aqui você usa o que quiser, na quantidade que quiser, o que interessa é: fica absurdamente delicioso! E alguns dias depois, na geladeira, fica mais gostoso ainda! É melhor quando servido a temperatura ambiente, mas eu e minha irmã comemos gelado, como se o mundo fosse acabar.
Agora falando sério, é um super coringa para se ter na geladeira. Imagina você com visitas de última hora, servindo essa delícia com uma torradinha e uma taça de vinho. Um luxo só!
Já estou com planos de servi-la como molho de massa (nham!) e depois como recheio de galette (nham! nham!). Aguardem hehehehe ;)


Caponata
(rendeu mais ou menos dois vidros de de 750ml, ou seja, muito hahahaha)

10 berinjelas médias
1 pimentão amarelo, grande
1 pimentão vermelho, grande
1 pimentão verde, grande
2 cebolas brancas, grandes
1 cebola roxa, grande
1/2 xícara de uvas passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas em pedaços (tire os caroços em casa, é muito mais saboroso #ficaadica)
5 dentes de alho fatiados + 2 colheres (sopa) de alho processado
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal, orégano, azeite e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como fazer?

Descasquei as berinjelas, fatiei-as no comprimento e depois cortei 'palitos' finos. Conforme fui cortando, fui acomodando num escorredor grande e polvilhando sal. É muito sal mesmo tá? Deixei uma bacia embaixo pois solta muito líquido.
Paralelo a isso, fatiei os pimentões, cortei as cebolas em meia lua, fatiei o alho, tirei o caroço das azeitonas... deixei tudo no ponto.
Eu deixei a berinjela umas duas horas. Passado o tempo, espremi-as e depois lavei-as MUITO BEM. lavei, espremi com as mãos, lavei, espremi, lavei, espremi, lavei e espremi novamente. Ela fica com o sal no ponto certo. Eu não precisei acertá-lo depois. O importante é: melhor deixar sem sal agora e acertá-lo depois do que deixar salgado e não dar para consertar.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, tipo, quase um dedo de altura, coloquei o alho, refoguei sem deixar dourar, apenas para soltar o aroma, acrescentei as cebolas e os pimentões. Temperei com a pimenta, o orégano, o vinagre. Quando os legumes estivam macios (macio não é mole), acrescentei a berinjela, as passas e as azeitonas. Coloque mais azeite, refoguei mais uns 5 minutinhos, é o tempo de tudo pegar um gostinho. Provei o sal e desliguei. Deixei esfriar e acomodei em potes herméticos, colocando mais azeite. Mantenha na geladeira.

Boa semana gente :)

Na panela...






17 de julho de 2014

Panna Cotta de Mascarpone e Bodas de Maternidade


Sério, só porque são 9 meses de casados, tinha que ser bodas de maternidade? Ô criatividade hahaha
Então... todo dia 13 eu faço algo especial para o maridinho... nas bodas de maternidade foi fácil associar o cardápio... tinha que ter cara de comida de mãe, então, encarnei a mama italiana! Fiz um menu italiano e até massa caseira eu preparei, e olha que estou sem mesa hahahaha


Hoje vou mostrar pra vocês a receita da sobremesa, que fez sucesso e eu preparei pela primeira vez. Eu ia fazer Panna Cotta tradicional, mas tinha um pote de mascarpone na geladeira pedindo atenção... o restante do menu me cobrem eu posto depois :)


Panna Cotta de Mascarpone
(criação minha)

1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 pote (390g) de queijo mascarpone
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de gelatina sem sabor*, preparada conforme o fabricante

*eu fiz mais firme pois queria desenformar, caso contrário, pode usar só uma colher :)

Como fiz?
Misturei o leite, creme de leite, açúcar, baunilha e o queijo mascarpone e levei ao fogo baixo, até o queijo derreter. Desliguei o fogo, misturei a gelatina já preparada. Deixei esfriar, mexendo de vez em quando. Passei a mistura por uma peneira e e dispus nos recipientes preparados. Se for desenformar, unte levemente com óleo vegetal.

Sirva com o que desejar. No dia, servi apenas com frutas (morango, amora, framboesa, figo e physalis) frescas.


No dia seguinte, resolvi fazer uma caldinha para acompanhar as porções que haviam sobrado... Fiz assim... Misturei 1 caixinha de morangos cortados em 4, 1/2 xícara de amoras e 1/2 xícara de framboesasraspas e suco de 1/2 limão siciliano, 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinho do porto. Deixei ferver um pouco, sem deixar que as frutas desmanchassem completamente. Deixei esfriar e servi junto com a panna cotta :)


Beijocas :)

27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

13 de maio de 2014

Espaguete ao alho e óleo


Pra que mais clássico que esse macarrãozinho?
Nos dias em que a geladeira fizer eco de tão vazia, tenho certeza que esses ingredientes te salvarão.
Justamente por usar poquíssimos (e de fácil acesso) ingredientes, recomendo de coração usar marcas de qualidade. Um bom azeite e uma boa massa fazem toda a diferença.
Li algumas receitas, adaptei e faço assim:

Espaguete alho e óleo
(rende 3 porções normais ou 2 bem gordas hahaha)

250g de espaguete (há alguns anos só uso essa marca, recomendo demais)
150ml de um azeite de boa qualidade
3 dentes de alho BEM grandes fatiados finamente
Água e sal para o cozimento
Pimenta do reino moída na hora e orégano a gosto

Como fazer:
Coloque 2,5 litros (1 litro para cada 100g) de água para ferver com 4 colheres (sopa) de sal (parece muito, mas eu não uso sal depois). Quando ferver, coloque a massa com o tempo de acordo com a embalagem (eu gosto al dente).
Paralelo a isso, coloque o azeite e o alho numa panela pequena e grossa e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a dourar. Desligue nesse momento, pois ele continua a cozinhar.
Escorra bem a massa e coloque de volta na panela quente, junte o azeite com o alho e misture. Salpique orégano e pimenta do reino e sirva imediatamente.

Delicioso e muito fácil!

15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

27 de junho de 2013

Tudo acaba em pizza


Eu adoro reunir a galera, mas tem que ser para comer. Ficar conversando com a barriga roncando não dá né?
Gosto muito de preparar pizza em casa, rende bastante e todo mundo gosta. Recorro ao delivery realmente quando não tem jeito. Com o passar do tempo e os muitos anos de preparo, fui modificando e hoje trago a vocês a receita da massa que foi resultado de muitos testes, e é minha receita oficial. O recheio é a gosto do freguês.


Massa básica de pizza
(rende de 6-8 pizzas, dependendo do tamanho da forma)

600 ml de água morna
10g (1 envelope) de fermento biológico instantâneo seco
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem (80ml)
Farinha de trigo até dar o ponto (mais ou menos 1,5kg)

Como fazer:
Coloque o açúcar e o fermento em uma bacia grande, acrescente a água e deixe descansar 10 minutos. Vai começar a criar uma espécie de espuma.
Acrescente o sal, azeite e mais ou menos 500gr de farinha de trigo. Mexa vigorosamente com uma colher de pau. Vai se assemelhar a uma massa de bolo bem grossa. Mexa MUITO.
Agora a hora de por a mão na massa. Coloque um pouco de farinha numa superfície de mármore, vidro ou inox, coloque a massa e vá sovando e acrescentando farinha. O ponto é quando a massa para de grudar nas mãos, mas ainda está úmida.
Sempre acrescente a farinha aos poucos para não ter o risco de deixá-la seca.
Transfira a massa para a bacia novamente, cubra com um pano limpo e úmido e deixe descansar em local morno, até dobrar de volume.


(Eu costumo deixar dentro do forno ou no microondas, desligados.)
Abra a massa da maneira que ficar melhor pra você, como minhas assadeiras são retangulares, eu espalho com as mãos, mas pode abrir com o rolo tranquilamente.

Cubra com o molho e o recheio de sua preferencia e leve para assar.
Se desejar pré-assar a massa, deixe apenas 10 minutos em forno médio.

Beijoca e até a próxima :)


A foto tá ruim porque estava de noite e eu estava com MUITA fome :)

2 de setembro de 2012

Risotto de carne seca, abóbora e queijo coalho


A reforma continua, mas tive que voltar aqui!
Tô numa correria louca, quase não tô pisando na cozinha, mas, mesmo na correria consegui preparar essa comidinha DELICIOSA :)
Vocês conhecem o Jerked beef? Eu já tinha visto, mas nunca havia provado. Daí minha mãe trouxe um do mercado e pediu que eu fizesse um risotto. Eu fiz, e amei :)
E mesmo cansada, nada como comer um prato de pedreiro dessa delícia depois de um dia loooouco no trabalho!

Receita da minha cachola
(rendeu 4 porções generosas)

500g de jerked beef (carne seca) preparada*
2 xícaras de abóbora japonesa (ou outra de sua preferência) em cubos
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de queijo minas curado ralado fino
Caldo de carne ou legumes quanto baste (usei cubinho dissolvido na água fervendo mesmo)
Sal a gosto (lembre-se que a carne e o queijo já são salgados)
1 xícara de queijo coalho em cubinhos, tostados na frigideira (NÃO É OPCIONAL, É OBRIGATÓRIO)


*Fiz a carne assim: cortei em cubos, cozinhei na pressão por uns 20 minutos e passei-a no processador pra desfiar. Refoguei com manteiga, bastante cebola picada, orégano e coentro picado.

Como faz?

Refogue a cebola e o alho com o azeite, junte o arroz e abóbora e refogue bem. Vá acrescentando o caldo pouco a pouco e mexendo bem sempre, e só acrescente mais caldo quando estiver seco. Quando o arroz e a abóbora estiverem al dente, acrescente a carne e mexa. Acerte o tempero, desligue e finalize com o queijo ralado e a manteiga. Salpique os cubinho de queijo coalho e sirva.

MUITO, MUITO, MUUUUITO BOM!

Boa semana queridos ;)

26 de julho de 2012

Bolonhesa clássico


Muito difícil uma pessoa que não goste de molho a bolonhesa. Eu adoro e é o preferido do meu noivo.
Mas depois que me aprofundei mais na gastronomia, fiquei mais chata hahahha! Molho, pra mim, tem quem envolver a massa e não afogá-la! Li e reli várias receitas de bolonhesa, e agora segue o modo que eu gosto de fazer e algumas dicas.

- Tenha paciência e faça o molho com tempo, pois demora;
- Use tomates frescos, tomates pelados ou a passata de tomate, evite o molho comprado pronto;
- Use uma massa de qualidade, grano duro, faz TODA A DIFERENÇA!
- Quando a receita pedir parmesão, use sempre o ralado na hora ;)

Bolonhesa clássico
(receita Frankenstein, um pedaço de cada receita e toques meus hahahah)

2 colheres (sopa) de azeite
200g de bacon 
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 talo de alho-poró (opcional)
1 beterraba (opcional)
1 cenoura média
500g de carne moída
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto
680ml de passata de tomate, usei da marca Casino, que só contém tomate e um tiquinho de nada de sal. (Você pode substituir por duas latas de tomate pelados, molho caseiro ou muitos tomates batidos no liquidificador, digamos até dar uns 1500ml)
Sal, pimenta, manjericão e/ou orégano a gosto
Uma pitada de açúcar (se for usar o tomate fresco, vai precisar de mais açúcar, pra cortar a acidez)

Como eu fiz?

- Processei o bacon sem aquela capa dura, se você não tiver o processador, pique beeeeem pequeno.
Coloque o azeite e o bacon numa panela e frite bem. Processei também os alhos junto com a cebola,  a cenoura e a beterraba, juntei ao bacon e fritei até dourar bem, quase caramelar.
- Juntei a carne e um pouco de sal, pimenta, refogue bem. Coloquei os temperos e ervas (usei orégano e manjericão).
- Quando a carne secar, adicionei o leite. Mexi, deixe o leite secar e adicionei o vinho. Deixei secar novamente e coloquei a passata, uma pitada de açúcar, um pouco de água e acertei o sal.
- Deixei cozinhando em fogo baixinho por pelo menos 3h. Mexi de vez em quando e fui adicionando água quando começava a secar. Eu gosto dele beeeeeeeeem encorpado... hummmmm :)

Sirva com uma massa de qualidade, cozida al dente e muuuuuuuiiito parmesão por cima :)

Aproveita e faz essa delícia no final de semana ;)

6 de abril de 2012

Salada caprese



Feriadão, calorzão... tem que ter salada né?
Isso nem é uma receita de verdade, mas ô saladinha booooa!
O noivo adora tomate, então comeu quase a travessa toda :D

Como eu fiz?
Cortei tomatinhos uva no meio (pode ser qualquer tomate), mussarela de búfala em cubos e somei umas folhinhas de manjericão. Reguei com um bom azeite e temperei com sal.

Boom demais :)
Bom feriado geeente!

8 de fevereiro de 2012

Risotto de beterraba



Já imagino muitos narizes torcidos para essa receita, mas vou dizer: é muito boa! De verdade!
Hoje eu tinha uma encomenda monstra pra fazer e o noivo veio me ajudar, então preparei um almoço especial pra ele, digno de uma comemoração! Comemorei hoje a vida, o meu noivo maravilhoso, nosso amor, nossos planos e como somos abençoados! Porque isso sim, são motivos de comemoração!
Vi essa receita há muito tempo, nem lembro onde, mas lembro que amei a cor! Resolvi adaptar! Segue minha versão!
Ah, e esse lombo ao barbecue MARAVILHOSO? Comprei pronto! Essa marca aqui! Recomendo muito!

Risotto de beterraba

2 beterrabas médias
2 xícaras de arroz arbóreo
1 1/2 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola picada
1 talo de alho poró picado
1 xícara de vinho tinto
1 colher de manteiga pra finalizar
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)

Como eu fiz?

Enrolei as beterrabas em papel alumínio, levei ao forno por mais ou menos 1 hora. Depois de assada, descasquei-as e piquei. Refoguei a cebola e o alho poró no azeite, somei a beterraba, em seguida juntei o arroz. Refoguei até o arroz ficar translúcido e juntei o vinho. Mexi até o líquido evaporar e ai é aquele esquema, uma concha de caldo, mexe até secar, mais uma concha de caldo e assim até o arroz ficar al dente.
Desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo e incorpore até derreter. Sirva em seguida!

Delícia!

17 de janeiro de 2012

Presentes feitos à mão



Eu sou super a favor de presentes feitos à mão, é tão carinhoso saber que a pessoa dedicou seu tempo preparando algo, ao invés de só ir comprar.
Quem me conhece sabe adoro esses mimos, e que quando são de comer, eu adoro mais ainda.
Amanhã por exemplo, é aniversário de uma grande amiga minha, a Pâm, e como não a verei, entreguei hoje seu presente: um pote de brigadeiro e um de pesto caseiro.
Se ela gostou? Ela adorou, e tenho certeza que vai se lembrar mais desse presente do que de um outro, comprado, qualquer!

Beijocas queridos!

21 de dezembro de 2011

uma receita não-receita




Hã?
Como é?
Então queridos, há receitas que não precisam de receitas, você só segue a idéia e usa os ingredientes que quiser.
É por isso que eu amo risotto, porque você joga o que tiver na geladeira, e foi o que aconteceu hoje.
Fiz assim: peguei uma panela, coloquei um pedaço de cebola, um pedaço de cenoura, um dente de alho, uma folha de louro, água (mais ou menos 1 litro e meio) e sal e deixei ferver (caldo de preguiçoso). Cortei uma calabresa em meia-lua, coloquei pra refogar em outra panela maior junto com um fio de azeite, um alho-poró fatiado, meia cebola picada, dois dentes de alho fatiados e duas pimentas de cheiro picadas. Quando estava bem douradinho juntei uma xícara de abóbora japonesa picada e uma xícara de arroz arbóreo e refoguei até o arroz ficar brilhante, juntei uma xícara de vinho, mexi até secar, ai é aquele esquema, coloca uma concha do caldo, mexe até secar, e coloca outra, assim atééééé ficar al dente. Desliguei o fogo e juntei uma xícara de queijo curado ralado... ficou booooooooooooooooooooooooooooom pra caramba :D

E os preparativos pro Natal, como estão?

14 de dezembro de 2011

Nhoque de arroz



Comida fácil, que traz lembranças da infância, e que ainda aproveita sobras da geladeira? Bom demais né?
Minha mãe fazia muito esse nhoque quando eu era mais nova, ai me deu uma saudade... corri pra cozinha e fiz.
A receita é daqui, mas eu adaptei, servi com um molho de tomate e cabresa, mas ele fica divino com molho branco e cubos de frango.


Nhoque de arroz
(adaptada)

2 xícaras de arroz
2 ovos
300ml de água
1 pimenta de cheiro sem as sementes
Uma pitada de páprica picante
Uma pitada de noz moscada
Uma colher (café) de tempero pronto
Um punhado de coentro picado
10 colheres de farinha de trigo, mais um pouco para enrolar

Como fazer

Bata os ingredientes no liquidificador, com excessão da farinha. Coloque a mistura numa panela, junte a farinha e cozinhe até desgrudar da panela.
Polvilhei a bancada com farinha coloquei a massa aos poucos, enrolei e cortei.
Cozinhe em água fervente, com sal, quando subirem estarão cozidos.
Cobri com molho e queijo ralado e levei ao forno só pra gratinar.

Gostinho de saudade :D

31 de julho de 2011

Bavette al pesto




Domingãaao... dia de comer horrores :P
Daí que eu tava inspiradíssima para cozinhar (novidade), e queria comer algo beeeeem gostoso.
Olhei no armário e sorri, tinha tudo pra preparar uma massa ao pesto.
Amo pesto, é um dos poucos molhos que eu poderia comer regularmente sem enjoar. Eu sei, eu sei, pesto é feito com pinoles, but, me recuso a pagar 16 pilas por 25g, então usei castanha do Pará mesmo. E ó, ficou liiiiiindo!
Fui na casa da minha vó, roubei o pé um maço de manjericão fresquinho e sem agrotóxico e mandei ver.
Ahhhhh, como é bom comer bem :D
Na foto está apenas a massa, mas ela foi acompanhada por uma bela picanha ao *sal de alecrim e limão, grelhada.
Todo dia devia ser domingo ^^

Bavette al pesto
(6 pessoas ou 4 com muita fome, que foi o caso)

500g de bavette (ou outra massa) cozida al dente

Pesto (receita minha)

1 maço de manjericão (só as folhas)
1 dente de alho
6 castanhas do Pará
raspas e suco de 1/2 limão siciliano
azeite
sal
queijo parmesão ralado na hora

Como fazer
Lave e seque as folhas, bata no liquidificador com o restante dos ingredientes, exceto o queijo.
Vá acrescentando o azeite aos poucos, até conseguir bater, mas não ponha muito. Como pesto é feito no pilão, quando é feito no liquidificador, não se deve bater muito, pois irá amargar.
Retire do liquidificador, transfira para um recipiente de vidro e junte o queijo ralado, até obter consistência de pasta.
Junte o molho à massa quente e seja muito feliz.

*Sal de alecrim e limão (receita inspirada nele)

casca de um limão siciliano ralada
1 colher de folhas de alecrim fresco
1 dente de alho
2 colheres de sal grosso

Amasse tudo no pilão e utilize para temperar a vontade. Fica bom em tudo :D


Boa semana!

25 de junho de 2011

Ahhh, risotto...

Eu AMO risotto! E se você me disser que risotto é pápa eu te digo: você não tem paladar! Rá!
Minhas raízes (beeeeeeeeem distantes) italianas afloraram meu gosto para massas e risottos. Se essas comidas não engordassem eu seria mais feliz :D
Enfim, eu moro numa cidade do interior (hahahahaha), aqui eu não acho minhas traquitanas culinárias, então, quando saio do trabalho sempre vou me divertir no supermercado. Ai você vira e fala: "Mas mulher não gosta de shopping?", e eu te respondo: "Eu gosto é de supermercado!"
Fico passeando pelas sessões, olhando, imaginando o que posso criar com aquelas coisas, e foi num desses passeios, há uns tempos atrás, que eu encontrei o arroz próprio para risottos, não pensei duas vezes. Comprei, fiz, e viciei.
Adoro comidas que me permitem variar, você pode fazer risotto do que você quiser, seja criativo.
Vai aparecer muitas variações do prato, já aviso.

RISOTTO DE ESPINAFRE E BACON
(criação minha)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de vinho branco
1 e ½ litro de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)
200gr de bacon em cubinhos já fritos
½ brócolis japonês picado (usei somente os buquês)
1 punhado de castanha de caju picadas

Como fazer:
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 ½ litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar) e um segredinho: coloque um buquet garni* para aromatizar.
- aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
- acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
- após o arroz ficar pronto, crescente o bacon, o espinafre e as castanhas, mexa e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Buquet garni: mix de ervas frescas em forma de buquet. No meu, peguei uma folha de alho poró e coloquei manjericão fresco, pimenta de cheiro e orégano e amarrei com uma cebolinha aferventada.
Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.