Mostrando postagens com marcador café da manhã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador café da manhã. Mostrar todas as postagens

8 de março de 2019

Bolo Coringa com Soro de Leite


Sabe o soro que sobrou do requeijão (ou de quando você faz queijo ou "sora" iogurte)? Não jogue fora não! Dá pra fazer pão, vitamina ou esse bolinho maravilhoso! Mais uma releitura do meu bolo coringa. Vamos lá?


Bolo Coringa com Soro de Leite

1 xícara de soro de leite
4 ovos
1/2 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)
Frutas vermelhas (frescas ou congeladas, opcional)

Como fazer?

Bata no liquidificador o soro, ovos, óleo, açúcar, o sal e a baunilha. Quando ficar homogêneo, junte a farinha e bata rapidamente. Incorpore o fermento com uma estátula. Coloque na forma untada e enfarinhada e espalhe as frutas por cima.
Leve para assar em forno médio, pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 35 minutos.
Faça o teste do palito.
.
#DicaPimentaPreta: Bolos feitos com óleo ficam mais fofinhos feitos no liquidificador, só tome cuidado para não forçá-lo demais. Esse bolo, como não é muito pesado, dá certinho.
Caso deseje, bata a primeira parte no liquidificador e agregue a farinha e o fermento na mão.
#DicaPimentaPreta2: Invente combinações. Esse bolo é delicioso para servir com geleias variadas. Experimente colocar frutas frescas, secas, granulado ou gotas de chocolate na massa também, fica ótimo. Ah, e você pode dividir a massa em duas, misturar 1/4 de xícara de chocolate em pó em uma das metade e fazer bolo mármore. Enfim, o céu é o limite.
#DicaPimentaPreta3: minha receita original é com buttermilk, mas pode usar o soro, leite, iogurte, suco de laranja... enfim.🤗


Espero que gostem!
Beijocas!

7 de março de 2019

Cinnamon Heart


Meus dias são bem corridos e tem dias na cozinha que nem eu acredito no tanto de coisas que eu fiz.
Um dia, na semana passada, cheguei em casa com um bolo em mente.
Nesse meio tempo, resolvi fazer um creme de avelã com chocolate que estava na minha lista. Aproveitei o embalo e fiz requeijão caseiro. Já que tinha o soro que sobrou do requeijão, fiz pão para adiantar minha semana.
Com uma massa, fiz um pão de forma e essa rosca de canela e nozes, bem parecida com o cinnamon roll.
Quando mordi, suspirei. Há quanto tempo não comia algo tão gostoso?
Só me veio a mente que eu deveria dividir com meus amigos do trabalho, eu não poderia guardar aquilo só pra mim e assim o fiz. Eles amaram!
Sai de casa antes do marido, então avisei-o por mensagem que em cima da mesa havia o pão mais gostoso que ele iria provar na vida. Eu não acordei humilde nesse dia hahahahaha.


Cinnamon Heart
(receita minha, baseada nessa e inspirada nessa)

300g de farinha de trigo
15g de fermento biológico fresco
45g de açúcar
4g de sal
150ml de soro de leite (o que sobrou do requeijão)
25g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Como fazer?

Massa
Misture o fermento e o açúcar até dissolver e ficar líquido. Junte a farinha e o sal. Acrescente o soro, a manteiga e o ovo e misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descanar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. 

- Se for fazer na máquina de pão, siga a mesma ordem e use o ciclo de sova e descanso.
- Se for utilizar a batedeira planetária, sove por uns 5 minutos em velocidade alta. Após a sova, deixe a massa descansar em local morno por 1h.
- Em todos os casos, se necessário, acrescente mais farinha.
- Se for utilizar o fermento biológico seco, independente do método, faça assim (utilize o soro morno: misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte o restante dos ingredientes, sove a massa e siga os passos normalmente.
- Pode substituir o soro por leite.
- Nunca recomendo trocar a manteiga por margarina.


Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Nozes picadas a gosto

Misture tudo, exceto as nozes, até formar uma pasta.

Cobertura
2 colheres (sopa) de cream cheese gelado
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1-2 colheres (chá) de leite

Misture tudo até ficar uma cobertura bem cremosa e fluída. Coloque o leite aos poucos para acertar na textura. 

Montagem
Abra a massa num retângulo, deixando uma espessura bem fina. Se necessário, utilize farinha para não grudar. Espalhe o recheio preparado (deixando uma borda de 3cm sem recheio, para fechar), salpique as nozes e enrole como um rocambole.
Assei numa forma de bolo (pode ser de pudim) untada e salpicada de açúcar mascavo por mais ou menos 30 minutos a 180°C.
Depois de assado, desenforme e deixe esfriar.
Espalhe a cobertura no pão frio e salpique nozes.


Fica maravilhoso, de verdade!💛
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

6 de março de 2019

Requeijão Caseiro


Eu tô impactada com essa receita. De verdade. Tão simples e tão maravilhosa que me deixou chocada.
Com leite, sal e limão você faz requeijão, minha gente (isso se quiser bater sua própria manteiga, senão inclui ela aí na lista).
Essa receita é pra salvar, repassar e fazer sempre!


Requeijão Caseiro
(receita da Rita Lobo)

1 litro de leite (recomenda-se o tipo A, fresco ou de saquinho)
2 colheres (sopa) de suco de limão (espremido e coado na hora)
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga (em ponto pomada)
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o leite em uma panela e levei ao fogo.
Antes dele ferver, desliguei o fogo e separei 1/2 xícara de leite quente.
Adicionei o suco de limão no leite que ficou na panela e mexi delicadamente. Deixei descansar por uns 3 minutos.
Passei na peneira (fina) o leite talhado e apertei levemente.
Bati no liquidificador o "talhado" com o leite quente reservado, a manteiga e o sal por 1 minuto.
Coloquei em um pote, deixei esfriar e então levei para a geladeira.


- Use o leite mais fresco possível. Não recomendo o de caixinha.
- Use manteiga tá? MANTEIGA.
- A ideia é fazer o requeijão o mais sem conservante possível, então não faz sentido usar leite de caixinha e margarina.
- Guarde o soro para fazer pães, bolos e até vitaminas.

Cuidado para não querer comer de colher como eu.
Espero que gostem, porque eu AMEI!

Beijocas e até a próxima!

22 de novembro de 2018

Um Bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate


Não é difícil eu criar receitas. Difícil é conseguir anotar tudo e vir aqui postar. 'Cês me perdoam?
Para me redimir, criei esse bolo maravilhoso e anotei tudo para passar pra vocês. Uma perdição! Bolo de cenoura já é bom demais, com esse toque de amêndoas, eu duvido quem vai resistir.


Meu bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate

2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de amido de milho
50g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo e o amido de milho. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e salpique o chocolate por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar. Faça o teste do palito.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

4 de novembro de 2018

Bolo de Coco


Eu confesso que não sou fã de bolo de coco, mas esse ficou TÃO BOM que eu tive que trazer aqui pra vocês.
Ué... mas se não gosta de bolo de coco, então porque fez?
Bem... eu tinha que dar fim num pouco de coco/leite de coco que eu tinha na geladeira, então fiz bolo. Tudo vira bolo nessa casa hahahah. :)
Lembram do bolo-formigueiro-coringa? Esse é mais uma versão dele.
Vamos a receita?



Bolo de Coco da Máh

1 xícara de leite de coco caseiro
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de coco ralado (utilizo o bagaço do leite de coco)
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar.
Despeje a mistura numa tigela, peneire por cima a farinha e o amido, junte o coco e misture até ficar homogêneo.
Agregue delicadamente o fermento. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)

23 de outubro de 2018

Bolo de Tangerina e Papoula


Teve uma segunda parte e para essa rodada da #BatalhaInstaFoods, recebemos uma lista com 15 ingredientes dos quais deveríamos utilizar obrigatoriamente pelo menos 3.
Pensei em mil receitas, em utilizar o máximo de ingredientes que eu conseguisse... mas depois parei e pensei... pra que?
Adoro receitas frufrus, vocês sabem, mas nada me representa mais do que um bolo ou um pão caseiro sobre a mesa, acompanhados de uma bela xícara de café fresco.
Escolhi então uma receita delicada, de ingredientes (pode omitir a papoula tranquilamente) e preparo simples e que eu espero que vocês preparem em casa.
Bolo a mesa é um momento de partilha, de amor e de simplicidade. Ser feliz é simples, a gente é que complica.💛
Meus ingredientes: TANGERINA, FARINHA DE TRIGO e OVOS.


Meu Bolo de Tangerina e Papoula

1 xícara de suco de tangerina espremido na hora
Raspas da casca de 2 tangerinas (cuidado para não raspar a parte branca)
1/2 xícara de óleo vegetal
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de sementes de papoula

Como fazer?
Peneire a farinha de trigo com o amido e o sal em uma tigela, misture as raspas da tangerina e reserve.
Bata no liquidificador o suco, os ovos, o óleo e o açúcar somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e a papoula com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida, previamente untada e enfarinhada) leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito e desenforme morno.

Espero que gostem!
Bejocas e até a próxima!

30 de setembro de 2018

Bolo de Banana Caramelada


Vamos fazer um bolo invertido de bananas? Esse bolo é um dos preferidos do marido, e como haviam algumas bananas quase perdendo na fruteira, resolvi juntar o útil ao agradável: utilizar as frutas e fazer um carinho para o meu amor.
Aqui usei mais uma vez a minha receita coringa de bolos, para vocês verem que ela é coringa mesmo! Só diminui o açúcar na massa, já que ainda tem o caramelo!
Vamos lá?


Bolo de Banana Caramelada da Máh

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a montagem
1 xícara de açúcar
Água
Bananas (usei 4 unidades de banana prata)
.

Como fazer?

Para o caramelo: coloque o açúcar na panela e junte água o suficiente para "molhá-lo". Leve ao fogo baixo e NÃO MEXA COM COLHER. Apenas gire a panela segurando o cabo. Quando atingir o ponto e cor de caramelo, coloque na forma escolhida e gire-a (use um pano para não se queimar) para cobrir o fundo e as laterais. Espere o caramelo esfriar uns 10 minutinhos.
Corte as bananas como desejar e coloque por cima do caramelo, formando uma camada uniforme no fundo da forma e reserve.
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a canela. Junte a farinha de trigo e o amido e bata somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento com uma espátula, coloque a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 40 minutos). Faça o teste do palito.
Passe a faca nas laterais da forma e desenforme o bolo ainda morno.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.


Espero que gostem! Ah, quem fizer, volte para me contar!💛
Em tempo: dá para substituir a banana por abacaxi, ou utilizar essa receita.


16 de maio de 2018

Pão Italiano facílimo


Essa receita eu aprendi com a maravilhosa Rita Lobo, receita de seu avô.💗
Pensa em um pão maravilhoso. Agora multiplica.
Agora pensa em um pão fácil. É esse!
Já perdi as contas de quantas vezes já preparei.
Inúmeras vezes já dei de presente, já fracionei a receita, já alterei e é sempre sucesso. Já troquei a água por soro de iogurte, já acrescentei ervas, azeite, o bagaço das nozes desse sorvete (SUPER RECOMENDO)... enfim, façam!


Pão Italiano do Vovô Rago
(receita Panelinha)

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água
Farinha extra para polvilhar

Como fazer?
Em uma tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Junte a água e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme PVC e deixe descansar por pelo menos 8 horas (e no máximo 18).
Passado esse tempo, pegue uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e polvilhe farinha de trigo generosamente.
Polvilhe mais farinha numa bancada e despeje a massa. Com a ajuda de uma espátula (ou com as mãos enfarinhadas), modele a massa formando uma bola. Coloque o pão na tigela preparada com a dobra do pão para cima.
Deixe o pão descansar enquanto pré-aquece o forno.
Ligue o forno na temperatura máxima e coloque uma panela (com a tampa) de ferro, cerâmica ou inox dentro. O importante aqui é que a panela seja grossa e que não tenha pegadores de plástico ou madeira. (Eu já usei panela de ferro fundido e de inox, já inclusive assei na forma, coberto com a panela de inox hahahahaha)
Deixe a panela aquecendo dentro do forno por meia hora. Retire a panela, polvilhe farinha no fundo e com cuidado, vire o pão lá dentro. Tampe e leve ao forno.
O tempo aqui varia de forno, mas o meu geralmente fica 20-30 minutos com a tampa e depois a retiro, abaixo o forno para médio e deixo mais uns 20-30 minutos, até dourar.
Retire o pão da panela e coloque sobre uma grade para esfriar completamente. Depois de frio, eu retiro o excesso de farinha com um pincel.


Sucesso garantido para comer com manteiga, fazer petiscos, entradas, sandubas, bruschettas... e depois de velho, ainda vira croûtons e farinha de rosca! Aproveitem!

Beijocas!





22 de fevereiro de 2018

Bolo de Maçã e Canela para compartilhar bons momentos


Estava conversando (sobre comida hahahaha) com uma amiga no trabalho e ela, que mora longe da família, começou a falar de que quando está na casa de seus pais, gosta e faz questão de ir a padaria comprar pão fresco e outras gostosuras, arrumar a mesa e juntar todo mundo 'só' para lanchar. "Não é sempre que podemos fazer isso", disse ela.
Fiquei com isso na cabeça, o carinho, a lembrança e a importância desses pequenos momentos no nosso dia-a-dia.
Não falo de mesas grandiosas, louças caras e comidas 'chiques'. Falo de afeto, família, comida de verdade e do momento tão gostoso que é partilhar uma refeição.
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Eu não sei.
Aqui em casa eu tento, o tanto que posso, não perder esse costume. Adoro comer no sofá, em frente a TV, mas adoro ainda mais sentar a mesa com o marido, não precisar ficar equilibrando o prato e poder degustar a comida com o respeito e atenção que ela merece.

Vamos fazer um trato?
Prepare esse bolo (ou qualquer outra receita que você goste), arrume a mesa, coloque uma flor e chame alguém que você goste muito para uma visita. Sem cerimônias, sem protocolos, sem TV e sem celular. 
Que tal? Topa?
Eu tenho certeza que seu convidado vai amar e sentir o carinho em cada detalhe.

Tenho três bolos preferidos. Pois é... três. Não consegui escolher. Mas meu estômago coração é grande, cabe todo mundo. São eles: o de cenoura, o de iogurte e esse que trago hoje.
Eu já amava bolo de maçã, mas depois dessa versão da Paula... olha... virou clássico e oficial.
Esse bolo é úmido, saboroso, macio... perfeito para servir com uma xícara de café (ou chá) para ter um dedinho de prosa com alguém especial.


Bolo de Maçã e Canela 
(adaptado daqui)

1/2 xícaras de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 maçãs descascadas e picadas (usei fuji)
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de uvas-passas sem sementes

Como fazer?

Junte a farinha, canela, fermento, sal e bicarbonato, peneire e reserve.
Bata na batedeira, em velocidade alta, os ovos, açúcar e óleo até ficar uma mistura cremosa e clara.
Vá juntado os secos aos poucos, com a velocidade baixa, somente até incorporar.
Desligue a batedeira, junte as maçãs, uvas e nozes e misture com uma espátula.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma de buraco no meio de 20 cm) e leve para assar em forno médio (pré-aquecido) até dourar (faça o teste do palito). O meu demorou quase 40 minutos.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

10 de fevereiro de 2018

Pão de Inhame


Olha eu aqui mais uma vez trazendo pãezinhos! Sou louca por pães... não é novidade, né?
Essa aqui nada mais é do que um desdobramento dessa receita aqui. Adoro essa versatilidade dessa minha receita.
Os pãezinhos ficaram fofinhos, deliciosos... em alguns eu passei uma coberturinha de leite condensado + coco fresco ralado. É totalmente opcional, mas recomendo de coração!


Vamos cozinhar nesse carnaval? 


Pão de Inhame da Máh

1 xícara de inhame, cozido e amassado
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente inhame, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

Espero que gostem! <3

Beijocas e até a próxima!

28 de novembro de 2017

Sequilhos de Canela


Dia desses eu fiz um bocado de pão de queijo para congelar. A quantidade de polvilho que sobrou não daria para fazer uma nova leva. Fiquei incomodada com aquele polvilho me olhando... calhou de ser um daqueles dias que eu estou ligada no 440v na cozinha... nasceram esses sequilhos.
E o cheirinho que toma conta da cozinha?
Deliciosos, facílimos, desmancham na boca, acompanham lindamente um cafézinho e são ótimos para presentear (já falei pra vocês que amo dar comida de presente, né?)


Sequilhos de Canela da Máh
(rendeu muito... mais de 50)

2 xícaras de polvilho doce
2 xícaras de amido de milho
1/4 de xícara (cerca de 50g) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
1 pitada generosa de sal
1 pitada generosa de fermento químico
Leite condensado até dar o ponto*

Como fazer?
Misture todos os ingredientes secos com a manteiga e esfarele bem.
Vá juntando o leite condensado (ou doce de leite) até dar o ponto. A massa fica macia, desgruda da mão.
Enrole bolinhas do tamanho de um brigadeiro, coloque em forma forrada com papel manteiga e achate-os pressionando com um garfo (ou modele como desejar).
Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até ficarem levemente corados.
Deixe esfriar e guarde em potes bem fechados.
Não deixe ao alcance, é viciante.

*Usei uma lata de leite condensado cozida por 20 minutos na pressão. Na próxima usarei o doce de leite mesmo, vai ficar mara!

Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima.

27 de novembro de 2017

Chipas


Ou biscoito de queijo.
Vou contar para vocês que não sou (era) fã de biscoito de queijo. Para mim sempre foi uma versão seca do meu amado pão de queijo.
Até conhecer essas chipas.
Elas ficam sequinhas por fora mas macias e deliciosas por dentro.
Essa receita é incrivelmente fácil e rápida, sugiro você até dobrar ou triplicar a receita para poder congelar. Eu adoro manter pão de queijo congelado, facilita demais a minha vida e agora eles dividem espaço o congelador (e no meu coração) com essas chipas.
Já quero misturar ervas na próxima vez que eu fizer. :)


Chipas
(receita daqui)

500g de polvilho doce
3 xícaras de queijo meia cura ralado
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
Sal a gosto (de acordo com o quão salgado está seu queijo)
Aproximadamente 1 xícara de leite

Como fazer?
Misture o queijo, a manteiga com o sal e o polvilho até obter uma espécie de farofa. Junte os ovos, misture novamente. Vá acrescentando o leite aos poucos e misturando até dar o ponto. A massa fica mito macia e desgruda das pãos. Não deixe seca demais, senão racha na hora de modelar,
Modele cordões e dobre-os como ferradura... ou modele como desejar.
Asse-os em temperatura média até dourar e não esqueça de congelar o restante para você ter essa delícia sempre a mão.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima. :)

29 de outubro de 2017

Bolo de Banana e Aveia


Pensa num bolo gostoso... agora multiplica.
Ele é bem molhadinho, aromático, saborosíssimo e versátil. Uma vez levei esse bolo para o trabalho e um colega gostou tanto que encomendou um só para ele.
A receita eu aprendi há anos com a querida Glau, e é bem parecida com essa aqui. Ambas são deliciosas, espero que gostem.


Bolo de Banana e Aveia
(receita um nadinha adaptada daqui)

6 bananas prata bem maduras
1 xícara de óleo vegetal
4 ovos
1 xícara de açúcar mascavo*
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
3 xícaras de aveia em flocos (use os finos para não forçar tanto o liquidificador)
1 colher (sopa) de fermento químico

Cobertura (opcional)
Já usei nutella, chocolate picado, frutas secas, nuts variadas, ou sem nada mesmo que fica igualmente delicioso. Dessa vez usei avelãs, castanha de cajú, pistache, granulado belga e cranberries.

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador, com exceção do fermento. Quando a mistura estiver homogênea, desligue o liquidificador e encorpore o fermento com uma espátula. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada, salpique a cobertura (se for usar) em cima e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito.

*com a comum também dá certo, mas com o mascavo fica ainda mais úmido)


Beijocas e até a próxima! :)








17 de outubro de 2017

Bolo Formigueiro com Mirtilos


Geeeeente, tô sumida, né?
A vida tá uma loucuuuuuuuuura, mas aos poucos as coisas se ajeitam e por isso estou de volta.
Aqui em Brasília tem feito um calor ME-DO-NHO. Sério, estado crítico. O negócio tá tão sério que nem fome ando sentindo.
Ontem, por exemplo, almocei e passei o dia bebendo água. Fui sentir fome lá pelas 9 da noite, quando eu (a louca) resolvi ligar o forno para assar um bolinho.
Essa minha receita é padrão, clássica e quase a prova de erros. Fica beeeeeeem fofinho, de desmanchar na boca. Acabou em 1 dia.
Para criar novos sabores, substitua o líquido pelo que preferir, acrescente gotas de chocolate, maçã com canela e frutas secas, enfim... o céu é o limite!


Bolo Formigueiro com Mirtilos da Máh (ou bolo coringa)

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de granulado de chocolate**
1/2 xícara de mirtilos frescos


Como fazer?
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a baunilha, a farinha de trigo e o amido, somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e o granulado com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), distribua os mirtilos por cima da massa sem afundá-los.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
**Use um de qualidade ou raspas de chocolate, faz toda a diferença.

Espero que gostem! 
Beijocas e nos vemos em breve! :)

18 de agosto de 2017

Rosquinha de Leite Ninho


Dia desses uma amiga ficou me falando de uma rosquinha de leite ninho que vendia aqui perto de casa, disse que era maravilhosa e que eu tinha que provar. O que eu fiz? Corri lá para comprar, mas não tinha.
Fui outro dia, mas também não tinha. A atendente, muito educada (só que não) me disse que não sabia os dias que teriam a tal rosquinha.
Voltei para casa indignada e determinada em preparar a minha própria rosquinha. Ainda bem que fiz isso, ficou uma delícia, bem fofinha e com muito leite ninho.
Já coitei pra vocês que tenho um caso de amor com leite ninho? Quando criança eu comia escondido da minha mãe. hihihihi

Vamos lá?


Rosquinha de Leite Ninho da Máh

200ml de leite morno
1/2 xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/3 de xícara de leite ninho
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo

Para finalizar
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Leite ninho

Como fazer?

Misture metade 1/4 de açúcar com o fermento e o leite e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte o restante do açúcar, a manteiga, o óleo, o ovo, o leite ninho e 1 xícara de farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau ou espátula. Junte o sal e mais um pouco de farinha.
Vá juntando a farinha aos poucos e quando a massa ficar pesada para mexer com a colher, comece a sovar. Acrescente farinha aos poucos e sove por pelo menos 10 minutos. A massa fica lisa, elástica, desgrudando da mão, porém úmida.
Deixe a massa descansar na tigela coberta com papel filme por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Dê soquinhos na massa para tirar o ar. Divida a massa e modele como desejar (eu fiz dois 'cordões', enrolei um no outro e enrolei como rosquinha) e deixe-as descansar já na forma (untada e enfarinhada) onde serão assadas por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Asse-as em forno médio, pré-aquecido, até dourar (as minhas assaram em menos de 15 minutos). Deixe as rosquinhas esfriarem sobre uma grade enquanto prepara a calda.
Para a calda, misture a água e o açúcar e leve para ferver até engrossar, mas sem deixar caramelizar. Pincele as rosquinha e polvilhe o leite ninho a gosto por cima.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!

7 de agosto de 2017

Pão de talo de couve-flor


Continuo no meu vício por pães.
Dia desses meu pai me deu um couve-flor do tamanho da minha cabeça. Fiz assada, fiz creme, fiz até pizza. Confesso que gosto de comer os floretes, mas não sou fá dos talos grossos, foi ai que nasceu esse pão.
Geralmente congelo os talos para usar em cremes, mas dessa vez foi no pão. Ficou uma fofura, além de delicioso. Mas veja bem, nada impede de você usar qualquer parte do couve flor, tá?
Vamos lá?


Pão de talo de couve-flor da Máh
(rendeu 12 pãezinhos e 1 pão de forma)

2 xícaras de talos de couve-flor picados e cozidos até ficarem macios (cerca de 180g)
1/4 de xícara de açúcar
1 xícara de leite morno
10g de fermento biológico seco
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo e açúcar para finalizar (opcional)

Como fazer?
Bata no liquidificador os talos de da couve-flor como leite morno e o açúcar até obter um creme liso.
Junte o creme com o fermento, misture e deixe descansar por 5-10 minutos.
Acrescente o ovo, o óleo, a manteiga e 1 xícara de farinha e mexa bem.
Junte o sal e vá juntando a farinha e mexendo, quando a massa ficar pesada para mexer com a espátula, passe para uma bancada enfarinhada e comece a sovar.
Sove por uns 10 minutos, enfarinhando se necessário. A massa solta das mãos mas permanece úmida. Cuidado para não colocar farinha em excesso.
Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Após esse tempo, retire o ar da massa, modele como desejar e coloque em forma untada e enfarinhada, deixe crescer novamente.
Caso deseje, pincele os pães com ovo batido, polvilhe com açúcar cristal e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, até que fiquem douradinhos.


Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima! :)



29 de julho de 2017

Pão de Espinafre


Eu adoro criar receitas. ADORO!
Dificilmente faço algo seguindo receitas e com pães não é diferente. Esse aqui é um bom exemplo: fui fazer um pãozinho de leite, lembrei do espinafre em pó que eu tinha e pensei que seria lindo ter um pão verde. 
O pão ficou ótimo, fiz torradas, queijo quente, pão de hambúrguer e as sobras viraram farinha de rosca.
Espero que gostem. ^^


Pão de Espinafre da Máh

1 xícara de leite morno
10g (1 envelope)de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de espinafre em pó*
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo batido e sementes de papoula para finalizar (opcional)

Como fazer?
Misture o leite com o açúcar e o fermento e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte a manteiga, o óleo, o ovo, o espinafre em pó, 1 xícara de farinha e mexa bem com uma espátula.
Junte o sal e vá juntando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
Quando a massa começar a ficar pesada, coloque na bancada e comece a sovar.
A massa desgruda das mãos, mas se mantém úmida, cuidado para não colocar farinha demais.
Sove o pão por pelo menos 10 minutos.
Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano limpo ou filme plástico e deixe num lugar morno para descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Molde o pão conforme desejado e deixe descansar mais 1 hora. Caso deseje, pincele com o ovo batido e polvilhe sementes de papoula antes de assar.
Asse em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar.
Para saber se o pão está assado, bata no fundo do pão com os nós dos dedos, se fizer um som oco, está assado. 

*caso não tenha o espinafre em pó, use meia xícara de espinafre e bata ele com metade do leite. Use outra metade para misturar o fermento e o açúcar. Depois do descanso, junte o leite batido com o espinafre e siga conforme a receita acima.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

20 de julho de 2017

Banana Bread


Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.


Banana Bread
(adaptado daqui)

3 bananas pratas maduras

1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó

Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

11 de julho de 2017

Pãozinho de batata com gostinho de infância


Eu nem ia postar essa receita, já que é igualzinha essa daqui, só trocando a batata, mas é que eu senti uma sensação tão maravilhosa quando comi esse pãozinho que resolvi fazer um post especial, só pra ele.
Eu sei que não é a receita oficial da mamãe, pois nem ela mesma se recorda. Eu lembro vagamente dela prepará-lo, ficava o dia todo por conta das 'rosquinhas de batata' e eu e minha irmã rondando, querendo saber que horas estaria pronto.
Quanto mordi esse pãozinho, me teletransportei para aquela época. Tempos sem preocupações que existem hoje, sem estresses tão constantes na vida adulta e que para ser feliz bastava um pãozinho preparado pela mamy. Foi literalmente uma delícia. Espero que vocês façam e que gostem, e se possível, sintam uma coisa tão boa quanto eu senti.
Para remeter completamente minha infância, fiz uma versão com caldinha simples de açúcar* e salpiquei com coco fresco raladinho.


Pãozinho de batata Máh
(rendimento: 1 pão de forma ou 12 pãezinhos)

1/2 xícara de batata, cozida** e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.


Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*Para a calda: 2 medidas de açúcar para 1 de água, leve para ferver até engrossar, mas sem caramelar. Essa caldinha é daquela que 'açucara' quando esfria.
**Para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)