Mostrando postagens com marcador brigadeiro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador brigadeiro. Mostrar todas as postagens

8 de março de 2018

Um brigadeiro para os aniversários ficarem ainda mais especiais


Brigadeiro já lembra aniversário né? É tão obrigatório quanto o bolo, pelo menos pra mim.
Foi assim que a Rita Lobo apresentou essa receita, sempre presente nos aniversários de seus filhos.
Ano passado, por uma questão pessoal, fiquei alguns (doloridos) meses sem comer chocolate.
Foi tenso.
Durante esse tempo, planejei como voltaria a consumi-lo. Não poderia ser de qualquer jeito, afinal, foram meses de jejum.
Virei para o Kaio e falei que estava sonhando com um brigadeiro, mas brigadeiro de verdade, nada de achocolatado (que já não entra aqui em casa).
No dia em que eu finalmente estava liberada para "enfiar o pé na jaca", comprei uns 4 tipos diferentes de chocolate para preparar um bolo, que levaria chocolate na massa, recheio e cobertura, e não sendo suficiente isso tudo, ainda seria coroado com muitos brigadeiros.
Essa receita, ao contrário da minha tradicional que faço com cacau, vai chocolate amargo picado.
Que pecado.
E o granulado é de chocolate mesmo!
Eu nunca comi brigadeiro melhor na vida.
Sério.
De verdade.
Receita oficial de brigadeiro de panela pra comer na TPM e para os aniversários ficarem ainda mais especiais.


Brigadeiro
daqui, rende cerca de 30 unidades

1 lata de leite condensado
50g de chocolate amargo picado (usei um com 85% de cacau)
1 colher (sopa) de manteiga (prefiro com sal)
Granulado (de verdade), coco queimado, cacau em pó ou castanhas trituradas, para enrolar


Como fazer?
Misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela de inox.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, despeje a mistura em um prato fundo (eu gosto de cobrir com um papel filme grudado a superfície do brigadeiro). Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
Unte a mão bem levemente para enrolar os brigadeiros e passar na cobertura escolhida.

Acredito que quando você terminar de enrolar, terá pelo menos 5 brigadeiros a menos para servir.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)




5 de março de 2018

Brigadeirão para voltar à infância


Vi essa receita há algum tempo e coloquei-a na minha lista imaginária de 'receitas que farei'.
Ela ficou lá por muito tempo, até semana passada, quando finalmente resolvi prepará-la.
Tão deliciosa, me arrependi de não ter feito antes. Me transportei para minha infância, quando minha irmã fazia o 'pudim brigadeiro' que ela tinha anotado em seu caderninho de receitas.
Tem receitas que são como um abraço, um carinho e trazem uma lembrança tão boa do que a gente já viveu. O pão de batata que a mamãe fazia, a torta da tia, o quibe do tio e agora, esse brigadeirão, que  embora não sejam os preparos 'originais' que minha família fazia, me levam lá para aquele lugar sem preocupações, sem maldades, em que eu podia brincar na rua o dia todo e minha 'responsabilidade' era tirar boas notas. Bons tempos.

Quando criança, sem critério e paladar, usávamos achocolatado e granulado que não tem nada de chocolate, hoje, com cacau e raspas de chocolate eu vejo que sim, o que é bom pode ficar infinitamente melhor.


Brigadeirão
Receita Panelinha
(fiz meia receita e rendeu 6 porções)

1 lata de leite condensado
300ml de leite
3 ovos
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Manteiga e açúcar para polvilhar
Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?
Unte e polvilhe com açúcar uma forma de 20cm e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador até o cacau dissolver. Coloque a mistura na forma. Asse em banho maria em temperatura médio-baixa (mais ou menos 150ºC) por 1 hora.
Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Passe uma faquinha nas laterais para desenformar e decore com as raspinhas de chocolate.
Sirva e seja feliz.


Beijocas e até a próxima! :)

31 de maio de 2017

Brigadeiro cremoso de amêndoas e damasco


Eu adoro presentear. Já contei isso para vocês?
Mas nada de ficar horas no shopping procurando presente, eu gosto mesmo é de fazer o presente. E de preferência, que seja comida.
No início do mês foi aniversário de uma querida, então fui para a cozinha. Não sabia bem o que fazer, já estava atrasada e resolvi que seria brigadeiro de colher, um bom brigadeiro sempre agrada, né?
Mas ai bateu a doida e eu decidi que não queria o tradicional, de chocolate. Também não queria de ninho, não queria de Oreo, não queria de nada que eu já havia feito. Foi quando meus olhos bateram no potinho de amêndoas e brilharam. Quando vi alguns damascos secos, sorri e fiquei feliz com a escolha. Soube que a aniversariante também. :)


Brigadeiro de Amêndoas e Damasco da Máh


1 lata de leite condensado
1/3 de xícara de amêndoas laminadas
4 a 6 damascos secos, picadinhos (ou mais, se você quiser)
1 colher (sopa) de manteiga (uso com sal)
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 pitada de sal

Como fazer?
Triture metade das amêndoas até obter uma farinha grossa. Junte o restante dos ingredientes em uma panela, com exceção do creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando der o ponto (começar a desgrudar do fundo da panela e formar uma 'bola'), desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa bem.
Coma quente (cuidado para não se queimar) ou frio. :)
Ah, se quiser enrolar os brigadeiros, omita o creme de leite. 

Espero que gostem.
Beijocas e até mais!

10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






26 de novembro de 2015

O bolo da hermana


Eiiiita que esse blog tá abandonado heim?!
Creeeeeeeeedo! Que vergonha!
Mas para me redimir, eu volto com esse pecado de bolo, que preparei para o aniversário da minha irmã. Ela fez questão de um bolo de kitkat e mesmo ela sendo chaaaaata eu sempre faço as vontades dela, fazer o que né?
Fiz um bolo cor de rosa, é a cara dela, mas é pura frescura, pode fazer sem o corante.
Vamos lá?

Era rosa...

Bolo da Hermana
rende de 8 a 10 porções
Massa
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Gotinhas de corante em gel, rosa

Recheio
750ml de leite
3/4 xícara de açúcar
3 gemas
5 colheres (sopa) cacau em pó, puro
1/2 xícara de amido de milho
3/4 xícara de leite em pó

Para umedecer
1/4 de xícara de leite condensado
1/2 xícara de leite

Para finalizar
Ganache*
Kitkats
Brigadeiros enrolados**

Como fazer:
Massa
Peneire a farinha junto com o fermento e o sal e reserve. Misture o leite com a baunilha, o corante e a manteiga e aqueça até quase ferver e reserve. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, bem leve. Acrescente a farinha reservada em duas adições, mas sem bater demais, apenas para misturar. Desligue a batedeira e misture delicadamente o leite quente em duas adições, misturando de baixo para cima. Leve para assar em forma untada, forrada no fundo e nas laterais com papel manteiga, e novamente untada e enfarinhada, até que, ao fazer o teste do palito, ele saia seco. Eu usei uma forma de 18cm de diâmetro, bem alta, para poder cortar as camadas. Deixe o bolo esfriar e reserve.

Recheio
Coloque o leite para aquecer em uma panela. Enquanto isso, bata bem as gemas com o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Acrescente o amido de milho, o cacau e o leite em pó. Junte a mistura uma concha do leite quente e mexa bem, para temperar as gemas. Vá acrescentando de concha em concha até acabar, sem parar de mexer. Misture bem e volte tudo para a panela, cozinhe em fogo baixo. Quando a mistura encorpar bem, continue cozinhando por 2 ou 3 minutos. Coloque a mistura em um recipiente, cubra com papel filme (encoste o papel na superfície do creme, para evitar formar aquela película) e leve a geladeira. Utilize frio.

*Ganache
Misturei 150g de chocolate meio amargo com 200g de creme de leite de caixinha e levei ao banho-maria até ficar uma mistura sedosa e brilhante. Reserve e utilize-a fria.

**Brigadeiro
Misturei 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de cacau e 1 colher (sopa) de manteiga, leve ao fogo baixo até a mistura cozinhar e desgrudar do fundo da panela. Leve para esfriar em um prato untado com manteiga. Quando frio, enrole-os e passe nos confeitos que desejar.

Ainda pelado.
Montagem
Para o bolo ficar bonitão assim, eu monto-o na mesma forma em que o assei, forrada com papel filme, para facilitar na hora de desenformar.
Cortei o bolo em três camadas. coloquei a primeira na forma, reguei com o leite misturado com o leite condensado, coloquei metade do recheio, nivelei, coloquei a outra camada e repeti tudo. Finalizado com a última camada de bolo umedecido, cobri com papel filme e coloquei um prato para fazer peso. deixei na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, desenformei o bolo, cobri com a ganache, colei os kitkat nas laterais e coloquei os brigadeiros já enrolados no topo. Amarrei uma fita e parti para o abraço! :)

Hermana e papito! Parabéns, feiosa!

Lindo e delicioso!
Beijocas e até a próxima. <3

17 de fevereiro de 2015

Sorvete de pistache (e brigadeiro de brinde)


Eu amo pistache!
Desde pequena adoro o sorvete, isso porque, os sorvetes que eu tomava quando criança tinham tudo, menos o danado do pistache. Criança não tem muito noção do sabor verdadeiro das coisas, na maioria das vezes só conhecem os sabores artificiais, o que é muito, muito, muito triste.
Ai a gente cresce e descobre o preço do pistache. Confesso que demorei um tempinho até criar coragem de preparar esse sorvete que eu namorava há anos.
A gota d'água foi quando, num ato de loucura, comprei um sorvete de pistache de uma certa marca, e ao ler a composição, NÃO TINHA o ingrediente. Ai gente, desculpa, mas me deu um ódio sem tamanho! Eu não sou de ficar lendo rótulo nem nada, mas se eu compro uma coisa do sabor X, o mínimo que se espera que tenha o ingrediente X na lista de ingredientes.
Foi um trauma.
Continuando... comprei os bonitinhos, escondi para o marido não comer, peguei a receita - que eu já sabia de trás para frente - e fui para o meu templo sagrado a cozinha.
Daí me lembrei o que me incomodava tanto na receita: o fato de jogar o bagaço do pistache fora. Eu não consegui, não mesmo e por dois motivos: 1- é gostoso demais para ir parar o lixo assim; 2- É CARO DEMAIS para ir parar no lixo assim.
Dei meu jeito. Adaptei apenas uma coisa ali e acolá e surgiu esse sorvete que eu quero me esconder com o pote atrás da porta e comer sozinha. Valeu todo o trabalho, valeu toda a espera, valeu tudo. Se já era um dos preferidos, hoje arrisco dizer que ele desbancou o de limão*. O_o


Sorvete de Pistache (delicioso, escandaloso, perfeito)
Adaptado daqui e daqui

1 e 1/2 xícara de pistache sem sal e cru
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?
Misturei 1 e 1/4 de xícara de pistache com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto. Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço e levei o leite de pistache para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fuet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas. Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa. Misturei metade do bagaço do pistache, deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o 1/4 de xícara de pistache que havia sobrado, cortados ao meio, o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.

Sobre a sorveteira: muita gente tem me perguntado sobre a marca que eu utilizo, a minha é essa aqui, que me atende maravilhosamente bem. Eu tinha uma menor, mas troquei por essa que, na embalagem diz que suporta 1 litro, mas ela cabe um pouco mais. o custo benefício é excelente. 


Brigadeiro de pistache
(inventado na hora só para não jogar o bagaço fora, ahaaaaaaaaaam...)



1 lata de leite condensado
Metade do bagaço do pistache (ou meia xícara de pistache moído)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Como fazer:
Misture tudo em uma panela grossa, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar da panela. :)

*Mentira, estão empatados.

Beijocas e até a próxima :)

18 de novembro de 2011

Tortinhas de dois brigadeiros


Então... essa história de batizar as receitas é um tanto complicada!
Eu sei que dá um charme e glamour pra comida, mas, por exemplo, essas tortinhas, eu poderia chamá-las de 'torta duo', sei lá (foi ruim, eu sei também), mas dai sempre vai ter alguém pra perguntar o que é, e eu terei de responder "torta de dois brigadeiros".
A questão é que eu gosto de coisa simples, claras e objetivas :P
Brincadeirinhas à parte, mas acho que com comida, existe hora de ser simples e hora de ser afrescalhada. Mas deixemos para ser afrescalhados quando o ambiente e a ocasião pedirem, certo?
Eu sou chata né?
(Não respondam)

Torta de dois brigadeiros

Massa igual essa aqui.

Recheio de brigadeiro branco

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher de manteiga

Como faz?
Leve ao fogo, sempre mexendo, até desgrudar do fundo da panela.

Recheio de brigadeiro preto

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 colheres de cacau em pó (ou 6 de chocolate em pó, nada de achocolatado heim?)
1 colher de manteiga

Como fazer?
Mesmo procedimento do branco :D


Para montar, disponha uma colher cheia de cada brigadeiro na massa assada e fria e se desejar misture os dois com um palito!

Bãããão até!

30 de agosto de 2011

Cupcake compra banca




Quem comeu esse cupcake sabe sua história!
Ano passado, me formei em jornalismo, e meu trabalho de conclusão de curso, foi uma revista de culinária (isso é que eu chama de unir o útil ao agradável).
Quando eu estava preparando a apresentação, fiquei pensando: "Caraca, vou ficar falando de comida, sem nada pra comer?", então preparei uns quitutes. Além desse cupcake magnífico, rolou também mousse de maracujá com raspas de chocolate ao leite, mousse de limão com raspas de chocolate branco e guacamole.
Afinal, eu tinha que passar de qualquer forma :D

A receita do cupcake é essa aqui, aproveitando a brecha, super recomento esse blog!
A única diferença é que não coloquei a cobertura sugerida, e sim um chantilly delicioso feito de creme de leite fresco e açúcar baunilhado.
Ah, também recheei o cupcake com brigadeiro, antes mesmo de assar. Coroei meu lindo bolinho uma linda cereja e confeitos prateados!

Delícia!

21 de agosto de 2011

Brigadeiro Gourmet



Um belo dia, cheguei toda serelepe como sempre para trabalhar e, eis que uma das minhas chefes (aquela mãezona de todo mundo sabe?) me chama até sua mesa e me dá dois presentões: O Livro do Brigadeiro e o famos livro da Dona Benta. Preciso dizer que fiquei toda boba? Todo mundo que passava pela minha mesa, eu mostrava os presentes, tooooda metida. :P
Daí começei a pensar: tenho que retribuir esses mimos!
Quem me conhece, sabe que eu gosto de dar presentes feitos por mim, seja artesanatos ou comida. Como ganhei livros de receita, não pensei duas vezes em dar alguma guloseima à ela. Também não foi difícil escolher receita, a eleita já estava na capa de um dos livros: Brigadeiro!
Helô, especialmente pra você!

Brigadeiro Gourmet
(daqui)

Ingredientes

1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó, NÃO USE ACHOCOLATADO (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)
1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
raspas de chocolate para confeitar (eu usei granulados em bolinhas, castanha de caju e cacau em pó)

Modo de fazer

Misture o leite condensado com o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate) em uma panela ainda fora do fogo, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as no confeito escolhido.

5 de julho de 2011

Docinho de copinho


...ahhh a moda!
Quem disse que na culinária também não tem moda? Heim? Heim?
Docinhos de copinhos chegaram e nunca mais foram embora. Particularmente, eu prefiro o tradicional, mas, em dias de preguiça pressa, a melhor saída é fazer em grande escala e tacar no copinho!
Esses docinhos (brigadeiro, mousse de limão e baba de moça com maracujá) foram feitos especialmente pra minha dindinha!

Bora lá...

Mousse de limão
Ingredientes
Mousse
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
Suco de limão a gosto

Como fazer
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coloque o suco de limão aos poucos, até obter o sabor desejado.

Cobertura (marshmallow sem ovos)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de água
1/2 colher de sopa de emulsificante
raspas de limão para decorar

Como fazer
Bata todos os ingredientes na batedeira até inflar e ficar firme, mais ou menos 5 minutos.

Montagem
Distribua a mousse nos copinhos e finalize com a cobertura (eu usei saco de confeitar) e raspas de limão. Mantenha na geladeira.

Baba de moça com maracujá
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 vidro de 200ml de leite de coco
3 gemas
1 maracujá grande

Como fazer
Misture o leite condensado, o leite de coco e as gemas numa panela, leve ao fogo e mecha até engrossar.

Montagem
Distribua o doce nos copinhos e acrescente por cima uma colher da polpa do maracujá. Mantenha gelado.

Brigadeiro
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/3 de xícara de chocolate em pó com 50% de cacau
1 colher de manteiga sem sal
Granulados pra decorar

Como fazer
Misture os ingredientes com excessão dos granulados, leve ao fogo ate engrossar.

Montagem
Distribua nos copinhos e decore com os granulado.

muuuuuuuito bom :)