Mostrando postagens com marcador peixe. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador peixe. Mostrar todas as postagens

15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

25 de fevereiro de 2014

Arroz negro e Salmão assado

Vão desculpando a foto...
4ª receita de hoje?
É isso mesmo?
Pra quem fica semanas sem postar...

Bom, essa não é beeeeeeeeem uma receita sabe... ontem eu estava meio doente, mas precisava comer né?
Muita gente tem me perguntado onde arrumo disposição para cozinhar tanto. Bem, primeiro: eu AMO cozinhar, não importa a hora, o local. Não raro estou amassando pão às 22h e assando às 0h. Segundo: eu preciso comer né minha gente? hahahaha
Sempre me dedico à receitas práticas e fáceis. E não pensem que eu não faço nada da vida: trabalho todos os dias e muiiiiiiiitas vezes depois do horário e aos fins de semana, não tenho empregada e nem diarista (mas as tarefas, exceto cozinhar, são todas divididas com o marido).
Quem vê esse prato pensa: "Nooooooossa, passou a noite se descabelando na cozinha..."
Ai é que você se engana: arroz na panela de pressão, salmão no forno e euzinha linda deitada no sofá ;) ADORO!

Não é bem uma receita, mas vamos lá:

O arroz preparei de acordo com a embalagem. Assim: na panela de pressão refoguei 2 dentes de alho amassados e meia cebola picadinha com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentei uma xícara de arroz negro e dei uma fritada rápida. Acrescentei 2 e 1/2 xícaras de água fria, sal a gosto e tampei a panela e quando pegou pressão, abaixei o fogo e deixei 25 minutos. É só mexer e servir! Se ainda tiver água, é só esperar secar, com a panela aberta.


Para o salmão:

Eu tinha uns filés de salmão na geladeira e fiz assim:
Forrei uma forma com com papel alumínio, (isso é uma suuuuuuuuuper dica, use de duas a 4 folhas de papel alumínio sob os assados, facilita demais na hora de lavar a forma, as vezes nem suja :) ), piquei um talo grande de alho poró bem fininho, cortei os grãos de uma espiga de milho fresca e espalhei na forma, temperei com sal, pimenta moída na hora, azeite e ervas (tomilho, alecrim e manjericão frescos e orégano seco). Temperei o salmão da mesma forma e deitei os filés sobre a mistura de milho e alho poró e reguei mais azeite. Cobri com papel alumínio e levei para assar em forno médio por uns 15 minutos.


Fácil, rápido e muitoooo bom :)

11 de abril de 2012

Quando o menos é mais...



Essa "receita" foi uma das que preparei na Sexta-Feira Santa.
Eu acredito que ingredientes que possuem um sabor característico como o salmão, não necessita de muita frescura. Quando mais simples, mais saboroso :)
Que peixe maravilhoso, ai, ai...
Como eu fiz?
Simples: peguei um belíssimo filé, cortei em porções generosas, temperei com sal, azeite extravirgem, limão e raspinhas da casca de limão. E só! Deixei nesse temperinho por uns 15 minutos.
Grelhei em frigideira antiaderente bem quente, ficou douradiiiinho por fora e suculento por dentro. E foi só alegria :D

Beijocas queridos :)