Mostrando postagens com marcador café. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador café. Mostrar todas as postagens

2 de dezembro de 2017

Bolo de Maracujá


Dia desses eu queria preparar um bolinho... já estava tarde e eu não queria ligar a batedeira nem o liquidificador, tinha que ser bolinho tradicional, batido na mão (mesmo morrendo de vontade de comer um bolo de cenoura ou de iogurte).
Fui buscar alguma receitinha nova nos blogs de receita que eu gosto e parei nesse bolo de maracujá da querida Glau.
Alterei um pouquinho a receita e como eu só tinha 2 maracujás e a massa ainda estava pesada,
acrescentei o iogurte.
O bolo fica uma delícia e não digo isso só porque sou alucinada por maracujá! Podem fazer sem medo.


Bolo de Maracujá
(adaptado daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
3/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 copo de iogurte natural
4 ovos
Polpa de 2 maracujás maduros
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Como fazer?
Misturei com o batedor de arame a farinha com o amido, o açúcar e o sal. 
Juntei o óleo, os ovos e o extrato de baunilha.
A massa fica pesada, acrescente o iogurte e o maracujá até ficar com 'consistência de bolo'. Coloque a polpa aos poucos para não deixar a massa rala demais, caso ocorra, acrescente um pouquinho de farinha para acertar a massa.
Misture o fermento delicadamente e leve para assar em forma untada e enfarinhada, forno pré-aquecido a temperatura média. Faça o teste do palito.

Espero que gostem! Por aqui foi sucesso. 
Beijocas e até a próxima! :*

14 de fevereiro de 2017

Sorvete de Doce de Leite e affogato de brinde


Eu amo sorvete. Aliás, eu amo coisas geladas, logo, amo sorvete.
Você já tomou sorvete caseiro? Não? Pois prepare esse e se delicie.
Da imensa lista de coisas-que-são-infinitamente-melhores-feitas-em-casa (que é praticamente tudo, ou tudo mesmo) sorvete é sempre sucesso.
Eu adoro preparar vários sabores e deixá-los no congelador, assim sempre tenho essas delicinhas a mão, seja para tomar puro, ou para incrementar uma sobremesa.
Namorei esse sorvete da Pat por anos e, enfim, criei vergonha na cara para preparar. Além de fácil, é absurdo de bom e o melhor: sem sorveteira, que é pra você não ter desculpas para não preparar.
E como nada está tão bom que não possa melhorar, enquanto eu preparava esse pecado de sorvete, lembrei-me de uma vontade antiga de provar affogato (sorvete + café). Gente, é sério, comi essa sobremesa falando coisas tipo: "Cara***, que negócio bom!" e "Pu** que pa***, porque não fiz isso antes!". Desculpa a falta de decoro, mas é que nem quando a gente bate o dedinho do pé, só um palavrão resolve.
Alterei um pouco a quantidade dos ingredientes e rendeu o dobro, ainda bem que fiz isso. É de chorar de tão bom!


Sorvete de Doce de Leite (sem sorveteira)
(0,0001% adaptado daqui)

500ml de creme de leite fresco
1 lata (395g) de doce de leite*
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha a base de vodca**

Como fazer?
Bata (na mão ou na batedeira) o creme de leite gelado, até formar um chantilly cremoso, picos leves, não bata demais. Coloque o doce de leite em uma tigela pequena, reservando cerca de 1/4 de xícara. Misture com uma colher para ele ficar mais fluido. Acrescente meia xícara do creme batido e misture bem até ficar homogêneo. Verta a mistura na tigela do chantilly, acrescente o sal e a baunilha e misture delicadamente, de baixo pra cima, em movimentos circulares.
Coloque um pouco do creme no recipiente em que você ira congelar, distribua um pouco do doce de leite reservado (eu utilizei um saco de confeitar), e vá intercalando até finalizar os dois. Leve ao congelador até congelar completamente.

Para o affogato, basta servir uma ou duas bolas de sorvete com uma dose de café bem forte e quente por cima. Delícia!!!


*Eu utilizo o leite condensado cozido da pressão ou o melhor doce de leite ever, hahaha!
Coloque a lata (NÃO UTILIZE O DE CAIXINHA) na panela, cubra com água e leve para cozinhar. Para um doce firme e bem moreninho, deixe 50 minutos após pegar pressão.
Eu já cozinhei até 4 latas, que era o que cabia na minha panela, caso interesse.

**Se não tiver o extrato, utilize a vodca ou rum escuro. Você não ficará bêbado, isso é apenas para minimizar a criação de cristais de gelo, deixando o sorvete MUITO cremoso.


Espero que gostem! Até a próxima! :*

22 de maio de 2012

Bolo capuccino


Ontem à noite me deu uma larica e fui fazer bolo às 22h. Na verdade eu gosto de fazer bolos à noite, pois já tem o café da manhã garantido :)
Então estava resolvido, queria um bolo, só não conseguia me decidir o sabor :(
Estava pensando eu algo mais cítrico, mas ai a minha querida vizinha Káh me deu uma sugestão: bolo capuccino!
Só tinha um problema: eu não tinha receita hahahahah
Inventar receita, às 22h? Só sendo muito louca mesmo :D
Fiz o bolo e fiquei tão feliz quando o noivo entrou na cozinha e perguntou "Quem está tomando capuccino?"
Pelo menos no aroma eu sabia que tinha acertado. E hoje pela manhã descobri que no sabor também, delicioso :)


Bolo capuccino noturno da Máh

3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
3/4 xícara de óleo
1/3 xícara de leite em pó
2 xícaras de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de canela em pó (ou a gosto)
2 colheres (sopa) de café solúvel
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Como fiz? (beeeeeeeem fácil)

Misturei todos ingredientes secos num bowl, fiz uma cavidade e adicionei os líquidos, misturei até ficar homogêneo, dispus em forma untada e enfarinhada e levei para assar em forno pré-aquecido! :)

E o cheirinho que fica na casa? Maravilhoso :D