Mostrando postagens com marcador light. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador light. Mostrar todas as postagens

28 de maio de 2014

Bolinhos de ricota e quinoa


Dia desses estava fazendo uma massa para o jantar e queria algo para acompanhar.
Não queria torradinhas e nem pão de alho, pensei em grissinis mas bateu preguiça. Não conseguia me decidir em algo que combinasse. Também não queria sair para comprar nada, queria dar cabo do que tivesse na despensa/geladeira.
Foi assim que nasceu essa delícia.
Comi alguns com molhinho de coentro e nem comi a massa hahahaha
A grande questão é: comi sem um pingo de culpa e com muito prazer :P


Bolinhos de ricota e quinoa da Máh

1/2 xícara de quinoa
350g de ricota
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/4 de xícara de coentro picado
1 ovo
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1/4 xícara de farinha de trigo integral
Sal, pimenta do reino moída na hora e orégano a gosto

Como fazer?
Cozinhei a quinoa por uns 15 minutos, escorri bem e juntei com o restante dos ingredientes no processador. Processei até criar liga e a massa vira uma boa. Fiz bolinhos com o auxilio de duas colheres. Eu fritei na fritadeira sem óleo, mas dá pra fazer assados, fritos em óleo (o pecado) ou grelhados na frigideira antiaderente. :)

Até a próxima ^^

21 de janeiro de 2014

Cheesecake salgada (do que você tiver na geladeira)


Eu tinha que fazer o jantar, mas tinha que ser leve, e tinha que ser gostoso, e rápido. Ah, e não podia me dar trabalho.
Rá!
Tô querendo muito? Tô nada!
Não sei vocês, mas eu passo o dia pensando no que irei cozinhar quando chegar em casa. Quando é data comemorativa então, fico meio doida hahahahha
Vi uma receita, revisei mentalmente o que havia na despensa e na geladeira de casa e pensei: é essa!
Não segui a receita, serviu apenas de inspiração :)

Cheesecake salgada
(inspirada nessa receita)

Massa:
Triturei um pacote de biscoito integral (ou nem tão integral assim) no processador, acrescentei 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de cream cheese light (o gosto é o mesmo), umas 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça e um ovo. Virou uma maçaroca nem tão unida e nem tão farofenta. Forrei uma forma redonda de vidro, sem untar mesmo.

Recheio:
Bem, como o nome da receita já conta, cheesecake é a base de queijo, então não economize e utilize um que não derreta muito. Os outros ingredientes você escolhe, ou coloca o que tiver na geladeira, como eu fiz hahahha! Usei 1 e 1/2 xícara de ricota, 1 e 1/2 xícara de queijo branco fresco (tudo lindamente processado, porque eu não estava afim de amassar com o garfo e porque o processador já estava sujo mesmo), 300gr de frango cozido e desfiado (obviamente também desfiei no processador hahahha), 1 lata de milho, temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei 3 ovos e misturei, até virar uma pasta beeem úmida, mas não mole demais.
Coloquei o recheio sobre a massa e cobri com tomatinhos cortados ao meio e reguei tudo com sal, pimenta, orégano, tomilho fresco e azeite.

Deixei assar até dourar e tive um jantar muito gostoso, leve e sem muita culpa :)

Até a próxima :)

Antes de ir ao forno! Vão perdoando as fotos de celular, mas eu ando com uma preguiçaaa monstro de produzir fotos :(

27 de novembro de 2013

Filé de frango recheado com ricota (e outras coisinhas)


E continuamos (até Deus sabe quando) com as postagens lights :)
Mas receitas leves e gostosas ok?!
Ontem eu queria comer peito de frango, mas não grelhado... queria algo mais!
Então fiz recheado, um recheio leve mas muiiiito saboroso!
Vale muiiiito a pena!
*Se sobrar recheio, é só misturar com atum e requeijão e fazer um sanduíche ;)

Frango recheado com ricota da Máh

Para o filé:
1kg de peito de frango abertos em filés finos
Sal, alho, pimenta do reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de mostarda dijon
Suco de 1 laranja

Para o recheio:
1 e 1/2 xícara de ricota fresca amassada
1 talo de alho poró cortado em meia lua e depois fatiado
100g de champignons picados (um copo pequeno)
10 azeitonas verdes picadinhas
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de manjericão fresco, orégano, sal e pimenta a gosto


Como fazer:
Tempere os filés com o sal, alho, pimenta, mostarda e suco de laranja e reserve.
Misture beeeem os ingredientes do recheio, coloque porções generosas sobre os filés, enrole e feche com palitos de dente. Salpique gergelim sobre os filés e regue com um fio de azeite.
Leve para assar em forma untada, até dourar.

Aqui servi com espaguete ao molho de mostarda! Casamento perfeito :)

Até a próxima :*

25 de novembro de 2013

Hambúrguer completo: um post, duas receitas

Massa pronta!
Daí que eu queria comer um sanduba, mas daí que eu tô fingindo que tô light...
Mas daí que eu não sou do tipo que passa vontade, então o que fazer?
Um hambúrguer saudável, mas delícia e sem gosto de dieta!
Ah, fiz o pão também... fiquei inspirada nesse post lindo da Akemi :)

Pão semi-integral da Máh
(rendeu 11 unidades)

1 e 1/2 xícara de água
4 colheres de leite em pó
1/4 xícara de manteiga ou margarina
3 ½ xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
1/4 de xícara de aveia em flocos
2 colher (chá) de sal
1 ovo extra
Ovo batido e gergelim para finalizar

Como fazer?
Coloque o fermento, o açúcar e a água morna em um bowl, misture e deixe descansar por 10 minutos. (Se não espumar é porque o fermento não está bom).
Acrescente o leite em pó, o ovo, o açúcar, a manteiga e misture, acrescente 1 xícara de farinha e mexa vigorosamente até ficar lisinha.
Acrescente mais 1 xícara e continue mexendo vigorosamente, sempre deixando liso.
Sobre uma bancada, coloque mais farinha, abra uma cavidade no centro e disponha a massa, sove bastante e vá acrescentando farinha restante, sempre aos poucos, até a massa desgrudar da mão!
Acrescente a farinha de linhaça e a aveia em flocos e agregue.
Coloque a massa linda, lisa e fofa em uma bacia levemente untada com óleo, cubra com papel filme e deixe descansar por 1h.
Divida a massa e modele como desejado (eu fiz pão de hambúrguer). Cubra com um pano e deixe descansar por mais 1h em local morno ou que pelo menos não pegue vento (eu deixo dentro do forno desligado).
Aqueça o forno, pincele os pães com ovo e polvilhe o gergelim e leve para assar, enlouqueça com o cheirinho, mas não esqueça de tirar do forno quando estiver douradinho :)
Assei em forno baixo (não me pergunte a temperatura).

Antes de ir ao forno
Hambúrguer saudável delícia da Máh
(rende de 3 a 6 unidades, depende da espessura e tamanho)

500g de carne moída magra da sua preferência
1 cebola média ralada
4 dentes de alho grandes, amassados
2 colheres (sopa) de linhaça
1/3 de xícara de aveia em flocos
sal, orégano, páprica picante e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Como fazer?
Misture tudinho, modele como hambúrgueres e grelhe em uma frigideira antiaderente quente.

O meu sanduba eu coloquei queijinho branco da melhor qualidade, alface, tomate e mostarda dijon. PERFEITO!

DELÍIIIIIIIIIIICIA!

:)))


18 de novembro de 2013

Bolo integral de cacau e abobrinha


Daí que tô tentando fazer coisinhas gostosas e saudáveis!
É meio complicado porque geralmente coisas gostosas são gordas e coisas saudáveis são insossas.
Mas o desafio está lançado \o
Eu já tinha feito um bolo com abobrinhas antes (acreditem, é gostoso), inspirada pela linda da Simone, porém, testei uma receita mais saudável. E não é que ficou bom?
Dá pra comer sem culpa :D

Bolo integral de cacau e abobrinha
(receita inventada)

1 abobrinha ralada
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de açúcar comum
1/2 de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir)
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
1 ovo
1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de fermento químico

Como faz?

Misture a abobrinha ralada com todos os ingredientes secos, adicione o ovo e a manteiga e mexa bem. acrescente o leite, misture até ficar homogêneo e leve para assar em forno baixo, até que ao fazer o teste do palito ele saia seco.



Assim é até mais fácil ser saudável :)

21 de junho de 2013

Kafta boa demais

Nunca tinha feito kafta, mas estava louca para comer.
Além de ser muitoooo fácil e não levar gordura nenhuma, é DELICIOSO!
Eu sou suspeita de falar, porque amo comida árabe... mas também amo comida italiana, indiana... enfim, deixa pra lá.
Olhando a foto, não atiça as lombrigas de jeito nenhum, é feio gente, pode falar, mas é MUITO BOM!
Façam, façam, façam! Essa receita vai rolar muito por aqui!~
Não segui receita, fui inventando e deu certo! Agora tenho receita oficial :)

Kafta da Máh

1kg de carne moída (usei músculo, e viva a magreza minha gente)
1 talo de alho poró bem picadinho
1 pimenta de cheiro bem picadinha
6 dentes de alho picadinhos
Um punhado grande de hortelã picadinho
1 colher (chá) de pimenta síria
2 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
Sal a gosto (usei mais ou menos uma colher de sopa cheia)

*Queria colocar uma cebola picadinha, mas não tinha cebola e eu não tinha coragem de ir comprar.

Como fazer?

Misture tuuuuuudo muito bem, e modele as porções no espeto de churrasco. Grelhe até dourar. Eu fiz no grill :)

Considerações:
É bom pra caramba!
Deve ficar divino servido com tabule e molho de iogurte!
Já seguiu o Pimenta Preta no Instagram? Não? Então tá perdendo tempo. Siga @pimenta_preta

Beijocas e até a próxima ;*

12 de junho de 2013

Quibe de abóbora bom pra caramba e postagem número 100


Oi, tem alguém ai?!
Credo, como eu tô sem vergonha, esse blog tá muito largado!
Vocês me perdoam? :D
Gente, eu tenho certeza que se vocês fizerem essa receita, irão me perdoar fácil fácil.
A inspiração vem do blog lindo, maravilhoso e cheiroso da Fabi!
À primeira vista, sei que muita gente vai torcer o nariz, mas escutem essas carnívora que vos falam: É DIVINO!
E além de divino é magro minha gente, viva a comilança sem culpa \o/
Juro que se não estivesse tão sem tempo, a postagem número 100 já teria saído há muiiiiito tempo! Mas enfim... êêêê 100 postagens!!!!!!!!!!!!! Não achei que chegaria tão longe! Obrigada gente <3

Me inspirei no blog da Fabi, mas inventei uma receita aqui, que ficou uma delícia! :)

Ingredientes:
1/4 de abóbora japonesa grande
1 abobrinha grande ralada no ralo grosso
1 xícara de trigo de quibe já hidratado
1 cebola
1 colher (chá) de pimenta síria
1 pedaço generoso de queijo branco
1 colher generosa de cream cheese
Sal a gosto
Azeite de oliva extravirgem a gosto

Como eu fiz?
Cozinhe a abóbora até desmanchar, amasse e reseve. Fatie a cebola finamente, coloque em uma panela antiaderente com um fio de azeite e uma pitada de açúcar, refogue em fogo baixo até caramelizar e ficar dourada. Não deixe de fazer esse procedimento com a cebola, é o ponto chave da receita.
Misture tudo: a abóbora, a abobrinha, o trigo de quibe, a cebola, misture bem. Tempere com a pimenta, o sal e o azeite.
Coloque metade da mistura num refratário untado com azeite. Para o recheio, amasse o queijo branco e misture com o cream cheese, coloque sobre a massa do quibe e cubra com o restante da massa. Alise a superfície e regue com mais azeite.
Leve para assar em forno médio, pré aquecido, até dourar.

DELÍCIA!!!!!

Ps: Como já falei lá em cima, não pule a etapa da cebola, faz TODA, eu disse tooooooooda a diferença.
Ps2: Eu acrescentaria hortelã fresca tranquilamente, mas não tinha :P
Ps3: FAÇAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ps4: já estão seguindo o Pimenta Preta no Instagram? Não?! Sigam @pimenta_preta

Beijos e até a próxima :D

6 de fevereiro de 2013

Oiee :)

Gente, que vergonha!!!!
Meu cantinho tão querido tá super largado aqui :/
Vamos mudar isso já!!!
Começando por uma coisa linda, o Pimenta Preta agora tem uma COLUNA! Tô me achando hahhahaha

Então, vou deixar vocês com a primeira matéria! E pra ninguém me xingar, tem uma receitinha que não tem aqui no blog :)

Beijocas,

Máh!

Clique para ampliar

11 de agosto de 2012

Gelatina caseira que vocês irão amar


Ainda na onda saudável, resolvi depois de muito tempo fazer as gelatinas caseiras da Pat, e como ela disse, depois que você prová-las, as artificiais já eram. Sem mais a dizer, FAÇAM, eu que não gosto de gelatina, amei :)))

Gelatina de laranja e limão
adaptada daqui

1/3 xícara (80ml) de água
12g de gelatina em pó, incolor e sem sabor
700ml de suco de laranja fresco
200ml de suco de limão fresco
Açúcar (ou adoçante) a gosto (minhas laranjas pareciam limões O.O)

Como fazer?

Prepare a gelatina conforme o fabricante e reserve. Misture os sucos e o açúcar numa panela, quando aquecer bem, incorpore a gelatina e misture bem com um fuet. Passe por uma peneira e disponha nos recipientes escolhidos. Deixe esfriar e leve a geladeira. Delícia :)





7 de agosto de 2012

Gelatina de iogurte


Vamos continuar a onda "saudável" hehehehe
Estou de dieta, mas não é o fim do mundo. O fim do mundo mesmo é ir à academia ¬¬ Eu sou um poço de sedentarismo, mas vou ter que reverter esse quadro.
Emagrecer não é parar de comer tudo e viver de alface, é diminuir as quantidades de pedreiro e comer coisas mais leves e saudáveis, na hora certa. Eu vou continuar comendo o que eu gosto sim, mas não todo dia né? Senão daqui uns dias eu não andarei mais, eu irei rolando mesmo hahahaha
Enfim... eu adoro iogurte natural, alias, gosto de coisas azedinhas, agrada muito meu paladar, e quando vi essa receita da Ju, pirei! Corri e fiz, depois corri e comi, e depois corri pra perder as calorias kkkkkkkkkkk
Delícia de sobremesa, super refrescante :)
Da próxima vez, farei com gelatina natural, vai ficar diliça :D

Gelatina de Iogurte - nível: MUITO MUITO difícil
(daqui)

1 caixinha de gelatina de sua preferência (usei comum, de maracujá)
2 copos de iogurte natural (usei integral)

Como fazer?

Dissolva a gelatina em uns 100ml de água fervente, e depois de dissolvido, agregue o iogurte, misture bem e leve a geladeira.
Complicado né?

:) beijocas povo

30 de julho de 2012

Garden muffins pra deixar a dieta menos tediosa


É oficial, tenho que fazer dieta ¬¬
Eu tinha me dado o prazo de um ano para entrar em forma (de forna NORMAL, nada de dietas mirabolantes), mas como uma amiga linda me convidou para madrinha, tenho cinco meses pra entrar num vestido! Oh God!
Eu não gosto de dieta e não acredito em quem diz que gosta. Mas acredito que podemos deixá-la mais agradável. Não tenho problemas em comer frutas e verduras, o meu problema é a batata frita mesmo :(
Vi essa delícia lá no blog da Akemi sim, no blog dela novamente e como ela sugeriu, só mudei os vegetais... delícioso! Comi com um limãozinho por cima... ui ui! Força da dieta e vamos nessa \o

Garden Muffins
adaptada daqui

1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fubá
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara de queijo parmesão, ralado
1/4 xícara de queijo minas, ralado (mais um pouco para polvilhar)
1 ovo grande
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo + azeite de oliva
1 abobrinha média, ralada
1 cenoura média, ralada
1/2 cebola média, ralada
1/2 lata de milho escorrida
Azeitonas verdes picadas a gosto
Noz moscada, raspas de limão e orégano a gosto

Como fiz?

Misturei os vegetais, temperei com o orégano e reservei. Misturei as farinhas, o fubá, os queijos, sal, açúcar, fermento, raspas de limão e a noz moscada, reservei também. Misturei o ovo, leite, oléo e azeite. Desejei os líquidos e os vegetais sobre os secos e misturei delicadamente, só pra incorporar. Dispus na forma de muffins (pode ser de empada) untada e polvilhei queijo extra. Levei pra assar em forno pré-aquecido até fazer o teste do palito e sair seco :))
Boa semana meu povo =)

11 de abril de 2012

Quando o menos é mais...



Essa "receita" foi uma das que preparei na Sexta-Feira Santa.
Eu acredito que ingredientes que possuem um sabor característico como o salmão, não necessita de muita frescura. Quando mais simples, mais saboroso :)
Que peixe maravilhoso, ai, ai...
Como eu fiz?
Simples: peguei um belíssimo filé, cortei em porções generosas, temperei com sal, azeite extravirgem, limão e raspinhas da casca de limão. E só! Deixei nesse temperinho por uns 15 minutos.
Grelhei em frigideira antiaderente bem quente, ficou douradiiiinho por fora e suculento por dentro. E foi só alegria :D

Beijocas queridos :)