Mostrando postagens com marcador leite. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador leite. Mostrar todas as postagens

6 de março de 2019

Requeijão Caseiro


Eu tô impactada com essa receita. De verdade. Tão simples e tão maravilhosa que me deixou chocada.
Com leite, sal e limão você faz requeijão, minha gente (isso se quiser bater sua própria manteiga, senão inclui ela aí na lista).
Essa receita é pra salvar, repassar e fazer sempre!


Requeijão Caseiro
(receita da Rita Lobo)

1 litro de leite (recomenda-se o tipo A, fresco ou de saquinho)
2 colheres (sopa) de suco de limão (espremido e coado na hora)
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga (em ponto pomada)
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o leite em uma panela e levei ao fogo.
Antes dele ferver, desliguei o fogo e separei 1/2 xícara de leite quente.
Adicionei o suco de limão no leite que ficou na panela e mexi delicadamente. Deixei descansar por uns 3 minutos.
Passei na peneira (fina) o leite talhado e apertei levemente.
Bati no liquidificador o "talhado" com o leite quente reservado, a manteiga e o sal por 1 minuto.
Coloquei em um pote, deixei esfriar e então levei para a geladeira.


- Use o leite mais fresco possível. Não recomendo o de caixinha.
- Use manteiga tá? MANTEIGA.
- A ideia é fazer o requeijão o mais sem conservante possível, então não faz sentido usar leite de caixinha e margarina.
- Guarde o soro para fazer pães, bolos e até vitaminas.

Cuidado para não querer comer de colher como eu.
Espero que gostem, porque eu AMEI!

Beijocas e até a próxima!

17 de novembro de 2018

Sorvete de Flocos


Esqueça todos os sorvetes de flocos que você já tomou. Esse aqui é de chorar de tão bom.
Não vou nem me alongar... apenas uma variação (espetacular) do meu sorvete de baunilha, mas que vai fazer você ir ao céu e voltar.


Meu Sorvete de Flocos

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo, derretido

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a mistura de leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Na sorveteira: Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante. Quando estiver quase congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve ao congelador para terminar de congelar.
Sem sorveteira: Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira (no processador funciona também) por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo por mais 2 ou 3 vezes. Quando estiver quase completamente congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve para o congelador.

*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. 


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

18 de janeiro de 2018

Cocada Cremosa Brûlée (ou não)


Domingo passado foi um dia lindo. Almoço com amigos super queridos, risadas de doer a barriga... aquele dia gostoso mesmo, sabe?
Preparei uma moqueca que segundo minha amiga baiana, a fez voltar para casa. Fiquei tão feliz.
Como preparei o leite de coco para a moqueca, sobrou o 'bagaço' e eu usei-o como sempre faço aqui em casa: uma cocada cremosa de forno. A versão 'brûlée' é totalmente opcional, mas vale a pena, viu?

A receita é uma adaptação muito melhorada dessa daqui, já que usa o coco fresquinho.
E olha, se não quiser fazer o leite de coco para obter o bagaço, é só ralar o coco fino ou bater todos os ingredientes no liquidificador. Mais fácil, impossível. <3
Ps.: pode dobrar, triplicar, quadruplicar a receita. ;)


Cocada Cremosa da Máh

Polpa de 1 coco seco ralada finamente (usei o bagaço do leite de coco)
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 pitada de sal

Como fazer?

Misture todos os ingredientes e leve para assar em um refratário untado até o centro ficar firme e a cocada bem dourada. Sirva quente ou fria.
Caso vá fazer a versão 'brûlée', polvilhe uma camada uniforme de açúcar cristal, queime com o maçarico e sirva imediatamente.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)




10 de janeiro de 2018

Sorvete de Nozes



Para mim, essa receita tem a cara do Natal... mas nada impede de prepará-la o ano inteiro né?
Eu sei que nozes são caras (pelo menos eu acho), mas vale o investimento! Sim, comida é investimento e sorvete caseiro é qualidade de vida!
Ah, sugiro você fazer como eu e usar o 'bagaço*' das nozes nesse pão MARAVILHOSO (sou viciada nesse pão, quem me segue no Instagram já viu). É só secá-las no forno, mexendo regularmente.
Esse sorvete é praticamente esse aqui, apenas mudando a castanha... a próxima que irei usar é macadâmia. <3



Sorvete de Nozes da Máh

2 xícara de nozes torradas
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Misturei as nozes com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto.
Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço* e levei o leite de nozes para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fouet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Misturei o amido e fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas.
Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa.
Deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.
Caso você não tenha sorveteira, coloque a mistura uma tigela, leve para o congelador por 1 hora, retire e bata bem. Coloque novamente no congelador, depois de 1 hora bata novamente. Repita o processo até não conseguir mais bater.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

10 de dezembro de 2017

Torta de Frango


Fiz essa torta para um almoço preguiçoso, nem pretendia trazer a receita (por isso as fotos sem nenhum capricho), já que é bem parecida com essa, mas quando postei a foto no meu Instagram, tanta gente pediu que eu resolvi postar.
Essa massa é básica, parecida com essa, dá para usar o que quiser no recheio: palmito, bacalhau, carne seca, enfim, o que você tiver a mão. Sabe aquele frango assado que sobrou e você não aguenta mais olhá-lo? Usa ele aqui nessa torta!
Ah, vale fazer porções individuais também. :)
Massa crocante, desmanchando na boca e recheio cremoso: combinação imbatível. 💓



Torta de Frango da Máh
(inspirada nessa aqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada, picada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 pitada de colorau
3/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de queijo ralado (usei meia cura)
Milho, azeitonas picadas e salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino (moída na hora) e noz moscada (ralada na hora) a gosto

Para finalizar:
1 ovo batido

Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.
Em uma panela coloque o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Junte o frango e refogue por 2 minutinhos. Coloque o milho, a azeitona e polvilhe a farinha de trigo e mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o queijo, a noz moscada e a salsinha e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.
Abra 2/3 da massa e forre a forma (de acordo com o tamanho da forma sua torta poderá ficar mais alta) coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Caso faça a torta "lisa" como eu, faça um corte para o ar do recheio sair. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Espero que gostem!
Beijocas! :)

17 de outubro de 2017

Bolo Formigueiro com Mirtilos


Geeeeente, tô sumida, né?
A vida tá uma loucuuuuuuuuura, mas aos poucos as coisas se ajeitam e por isso estou de volta.
Aqui em Brasília tem feito um calor ME-DO-NHO. Sério, estado crítico. O negócio tá tão sério que nem fome ando sentindo.
Ontem, por exemplo, almocei e passei o dia bebendo água. Fui sentir fome lá pelas 9 da noite, quando eu (a louca) resolvi ligar o forno para assar um bolinho.
Essa minha receita é padrão, clássica e quase a prova de erros. Fica beeeeeeem fofinho, de desmanchar na boca. Acabou em 1 dia.
Para criar novos sabores, substitua o líquido pelo que preferir, acrescente gotas de chocolate, maçã com canela e frutas secas, enfim... o céu é o limite!


Bolo Formigueiro com Mirtilos da Máh (ou bolo coringa)

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de granulado de chocolate**
1/2 xícara de mirtilos frescos


Como fazer?
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a baunilha, a farinha de trigo e o amido, somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e o granulado com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), distribua os mirtilos por cima da massa sem afundá-los.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
**Use um de qualidade ou raspas de chocolate, faz toda a diferença.

Espero que gostem! 
Beijocas e nos vemos em breve! :)

18 de agosto de 2017

Rosquinha de Leite Ninho


Dia desses uma amiga ficou me falando de uma rosquinha de leite ninho que vendia aqui perto de casa, disse que era maravilhosa e que eu tinha que provar. O que eu fiz? Corri lá para comprar, mas não tinha.
Fui outro dia, mas também não tinha. A atendente, muito educada (só que não) me disse que não sabia os dias que teriam a tal rosquinha.
Voltei para casa indignada e determinada em preparar a minha própria rosquinha. Ainda bem que fiz isso, ficou uma delícia, bem fofinha e com muito leite ninho.
Já coitei pra vocês que tenho um caso de amor com leite ninho? Quando criança eu comia escondido da minha mãe. hihihihi

Vamos lá?


Rosquinha de Leite Ninho da Máh

200ml de leite morno
1/2 xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/3 de xícara de leite ninho
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo

Para finalizar
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
Leite ninho

Como fazer?

Misture metade 1/4 de açúcar com o fermento e o leite e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte o restante do açúcar, a manteiga, o óleo, o ovo, o leite ninho e 1 xícara de farinha de trigo e mexa bem com uma colher de pau ou espátula. Junte o sal e mais um pouco de farinha.
Vá juntando a farinha aos poucos e quando a massa ficar pesada para mexer com a colher, comece a sovar. Acrescente farinha aos poucos e sove por pelo menos 10 minutos. A massa fica lisa, elástica, desgrudando da mão, porém úmida.
Deixe a massa descansar na tigela coberta com papel filme por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Dê soquinhos na massa para tirar o ar. Divida a massa e modele como desejar (eu fiz dois 'cordões', enrolei um no outro e enrolei como rosquinha) e deixe-as descansar já na forma (untada e enfarinhada) onde serão assadas por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Asse-as em forno médio, pré-aquecido, até dourar (as minhas assaram em menos de 15 minutos). Deixe as rosquinhas esfriarem sobre uma grade enquanto prepara a calda.
Para a calda, misture a água e o açúcar e leve para ferver até engrossar, mas sem deixar caramelizar. Pincele as rosquinha e polvilhe o leite ninho a gosto por cima.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!

18 de maio de 2017

Bolo de Coco Gelado - nova versão


Essa é a receita mais acessada no blog, também pudera, ô trem bom!
Há algum tempo eu faço ele de uma maneira um pouquinho diferente, e como eu acho que ele fica ainda melhor, resolvi trazer essa versão para vocês.
Espero que gostem.


Bolo de Coco Gelado
versão ainda mais gostosa daqui

6 ovos em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Para a calda
1 coco seco
2 xícaras de água quente
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado


Como fazer?
Na batedeira, bata as claras em neve até ficarem firmes, vá acrescentando o açúcar até obter um merengue fofo e brilhante. Junte as gemas uma a uma. 
Acrescente o leite e a farinha de trigo intercalados, batendo somente até ficar homogêneo. Quando finalizar, retire da batedeira e incorpore o fermento delicadamente como uma espátula.
Leve para assar em forno pré-aquecido, forma untada e enfarinhada, temperatura média, por mais ou menos 40 minutos (faça o teste do palito).
Rende um bolão! Mais ou menos uma forma de 25x35cm de lateral alta.
Para a calda, bata no liquidificador o coco descascado* com a água por uns 2 minutos. Forre uma peneira com um pano limpo e fino e coe o leite de coco. Torça bem o pano para retirar o máximo de líquido. Reserve o coco ralado.
Junte no liquidificador o leite de coco, o leite e o leite condensado, bata até ficar homogêneo.
Quando retirar o bolo do forno, ainda quente, fure-o todo com um garfo e espalhe a calda por todo o bolo. Espalhe o coco ralado por cima e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas, quando mais, melhor.

*Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca. Eu gosto de tirar a 'pelezinha' que fica, mas é opcional.

Dessa vez assei em forminhas individuais. <3
Beijocas e até a próxima! :)




23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!




4 de abril de 2017

Palha Italiana de Leite Ninho


Sexta a noite eu estava doida para comer um docinho. Peguei tudo para fazer uma palha italiana ai olhei para a lata de leite ninho (eu sei, sou viciada) e larguei o chocolate em pó na hora.
Nasceu essa delícia, comi duas (no total) e a loucura por doce passou, vai entender. Sorte a da minha irmã, que levou o restante todo para casa dela. hahahha
Já postei a receita no Instagram, mas vamos deixar registrado aqui né, vai que você não viu ainda. ;)


Palha Italiana de Leite Ninho da Máh

1 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
1/2 xícara de leite ninho + extra para enrolar
1 colher (sopa) de glucose (usei glucose de milho)
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 pitada de sal
1 pacote (150g) de biscoito maisena, quebrados

Como fazer?
Junte todos os ingredientes, com exceção dos biscoitos, em uma panela e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, junte os biscoitos quebrados. Mexa bem. Forre uma forma com papel alumínio (caso vá desenformar e cortar em quadrados), unte-o e coloque a massa, pressione e deixe esfriar. Depois de frio modele conforme desejar e passe no leite ninho.

Deixei eles fora da geladeira, num pote fechadinho, não sei quanto tempo eles aguentam porque por aqui acabaram em 2 dias. 

Espero que gostem! :)

13 de março de 2017

Sorvete de maracujá

sorvete de maracuja

Vocês sabem que eu amo maracujá, né? Ele e o limão disputam o primeiro lugar no meu coração (rimou).
Infelizmente não se acha sorvete de maracujá facilmente, daí que lembrei uma vez que congelei mousse de maracujá e ficou um sorvetinho delicioso, dei uma adaptada para ficar mais cremoso e com mais facilidade para servir.
Eu sou de fases sabe, tem mês que faço pães mil vezes, depois faço 1 milhão de geleias e esses dias é a vez do sorvete. Não precisa de sorveteira e é moleza demais de fazer, então, ninguém tem desculpa para não preparar essa deliciosidade.
Ahhhh, fica um absurdo servido com alguma calda de chocolate, como ganache ou brigadeiro. Já contei que maracujá e chocolate foram feitos um para o outro, né? Pois é!

Vamos lá?
sorvete de maracuja

Sorvete de maracujá da Máh

1 xícara de suco concentrado de maracujá*
1 xícara de leite condensado
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha**

*Para o suco eu bati a polpa da fruta e passei pela peneira. Deixei os pontinhos pretos das sementes porque eu adoro e porque remete a fruta.

Como fazer?
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly (na batedeira ou na mão) firme e reserve. Misture o suco do maracujá com a baunilha e o leite condensado. Acrescente 1/3 do creme batido e misture bem para incorporar. Junte o restante do creme e misture delicadamente até ficar completamente homogêneo. Leve para congelar por completo antes de servir.

**Eu usei o extrato porque o meu é caseiro, a base de vodca. A bebida ajuda a mistura a formar menos cristais de gelo, deixando assim o sorvete mais cremoso. Você pode substituir pela própria vodca, cachaça ou rum, mas é totalmente opcional.
ps.: fofura servir o sorvete no próprio maracujá, né? Vocês já viram essa ideia aqui.


Espero que gostem!
Beijocas! :*

6 de março de 2017

Sorvete de Cheesecake de Amoras + Casquinha


Eu estava com uma garrafinha de creme de leite fresco aberta na geladeira, precisava usá-la. Lembrei que não tinha nenhum sorvetinho no congelador (sempre gosto de ter, para sobremesas de emergência). Decidi que faria sorvete e fui procurar uma receitinha bem gostosa, quando achei esse sorvete de cheesecake.
Ai gente, sério, não dá pra descrever o que é a cremosidade desse sorvete. E o contraste com o azedinho da amora? Suspiro só de pensar nessa delícia.
Se não tiver amoras, use morangos, ameixas... huuummmm, tanta fruta boa para substituir que já me dá vontade de prepará-lo novamente.
Já a casquinha... bom, eu queria tomar sorvete na casquinha e lembrei desse episódio lindo do programa da Raíza. Apenas façam!

Vamos lá?

Sorvete de Cheesecake de Amoras
(adaptado daqui)

Para o sorvete

150g de cream cheese
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de leite integral
1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Raspas da casca de 1 limão taiti
1 pitada de sal

Para o mesclado de amoras
3/4 de xícara amoras (usei congeladas)
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água
Suco de 1/2 limão taiti bem suculento

Como fazer?
Bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter uma mistura bem cremosa e homogênea, junte o ovo e a baunilha, misture bem e reserve.
Aqueça o leite até ferver, ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione o leite quente em fio, leve a mistura ao fogo, temperatura baixa e mexendo sempre até engrossar levemente, não deixe ferver. Passe a mistura por uma peneira, junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve na geladeira por pelo menos 6 horas, ou faça de véspera.
Para a geleia, dissolva o amido em água, junte com o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. Enquanto mexe, vá desmanchando as amoras. Deixe esfriar e reserve na geladeira.
Prepare o creme na sorveteira conforme o fabricante. Intercale o creme gelado com a geleia de amoras e misture levemente para mesclar. Leve ao congelador para firmar completamente.


Casquinha crocante de sorvete
receita daqui - rendeu 6 unidades

3 claras
85g de açúcar
2ml de extrato de baunilha
1 pitada de sal
90g de farinha de trigo
30g de manteiga em temperatura ambiente

Como fazer?
Misture as claras e a açúcar, depois agregue o restante dos ingredientes e misture bem com o fouet até ficar homogêneo. Espalhe mais ou menos 2 colheres em um tapetinho de silicone e vá espalhando até ficar um círculo de uns 15cm de diâmetro. Não deixe a camada muito grossa. Leve para assar em forno médio até começar a dourar. Retire ainda quente e molde os cones e deixe dentro de um copo para esfriar e não perder o formato. Consuma imediatamente.

Dicas:
- Você pode fazer a casquinha em forma de cestinha também, Retire a casquinha do forno e molde sobre um potinho, pressione por cima com outro potinho maior para das a forma.
- Se a casquinha endurecer enquanto você molda, volte ao forno até que amoleça novamente.
- Eu guardei as casquinha prontas em um pote bem fechadinho, e ainda assim elas murcharam. Se não for consumir tudo de imediato, faça como eu fiz: peguei a casquinha murcha, levei ao forno para amolecer e moldei novamente, fica supimpa.
- Eu não usei o papel manteiga tradicional daqui, então sinceramente não sei se funciona. Se alguém fizer, me conte por favor. Acredito que seja mais fácil de moldar o ovo ainda com o papel e depois retirá-lo.

Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima. <3

22 de fevereiro de 2017

Crème Brûlée basicão


Crème brûlée é um creminho delícia, com uma casquinha crocante de açúcar por cima que te faz delirar.
Durante um papo com uma querida pelo Instagram, ela me disse que nunca havia comido, mas que sentia tanta vontade de experimentar que podia até sentir o gosto. Tayná, espero que você faça e goste! <3
Apesar do nome chique, da aparência mais chique ainda, é super simples de fazer e olha, impressiona viu? Receita basicona mesmo, anotei as medidas de como eu faço (existem um milhão de receitas na internet).
Vou ficar enrolando no blábláblá hoje não, já é meia noite e eu aqui postando gordices. heheheh

Bora lá?
Crème Brûlée Básico
(adaptado daqui) - rende 4 porções

4 gemas
1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de creme de leite fresco
1/3 de xícara de leite
1/2 fava de baunilha
Açúcar extra para polvilhar

Como fazer?
Misture o leite, o creme de leite e as sementinhas da baunilha e a fava. Leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por meia hora.
Bata as gemas como o açúcar até virar uma mistura clara e fofa (pode ser na batedeira ou com o fouet).
Aqueça a mistura de leite novamente e vá acrescentando, uma concha por vez, à mistura de gemas, mexendo sem parar, até finalizar. Passe a mistura por uma peneira e divida-a em recipientes que possam ir ao forno.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura baixa, em banho-maria por aproximadamente 50 minutos.
Quando você tirar do forno, o centro ainda parecerá meio gelatinoso. Deixe esfriar completamente, dentro da forma com a água. Leve para gelar por pelo menos 4 horas. Na hora de servir, polvilhe uma camada uniforme (nem fina demais e nem grossa demais) de açúcar e queime com o maçarico. Sirva em seguida.

ps.: lave a fava utilizada, seque-a e guarde no seu pote de açúcar.
ps2.: se não tiver o maçarico culinário, existem vídeos na internet ensinando a fazer a casquinha com uma colher quente, eu confesso que nunca fiz.

Beijocas e espero que gostem. :)





14 de fevereiro de 2017

Sorvete de Doce de Leite e affogato de brinde


Eu amo sorvete. Aliás, eu amo coisas geladas, logo, amo sorvete.
Você já tomou sorvete caseiro? Não? Pois prepare esse e se delicie.
Da imensa lista de coisas-que-são-infinitamente-melhores-feitas-em-casa (que é praticamente tudo, ou tudo mesmo) sorvete é sempre sucesso.
Eu adoro preparar vários sabores e deixá-los no congelador, assim sempre tenho essas delicinhas a mão, seja para tomar puro, ou para incrementar uma sobremesa.
Namorei esse sorvete da Pat por anos e, enfim, criei vergonha na cara para preparar. Além de fácil, é absurdo de bom e o melhor: sem sorveteira, que é pra você não ter desculpas para não preparar.
E como nada está tão bom que não possa melhorar, enquanto eu preparava esse pecado de sorvete, lembrei-me de uma vontade antiga de provar affogato (sorvete + café). Gente, é sério, comi essa sobremesa falando coisas tipo: "Cara***, que negócio bom!" e "Pu** que pa***, porque não fiz isso antes!". Desculpa a falta de decoro, mas é que nem quando a gente bate o dedinho do pé, só um palavrão resolve.
Alterei um pouco a quantidade dos ingredientes e rendeu o dobro, ainda bem que fiz isso. É de chorar de tão bom!


Sorvete de Doce de Leite (sem sorveteira)
(0,0001% adaptado daqui)

500ml de creme de leite fresco
1 lata (395g) de doce de leite*
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha a base de vodca**

Como fazer?
Bata (na mão ou na batedeira) o creme de leite gelado, até formar um chantilly cremoso, picos leves, não bata demais. Coloque o doce de leite em uma tigela pequena, reservando cerca de 1/4 de xícara. Misture com uma colher para ele ficar mais fluido. Acrescente meia xícara do creme batido e misture bem até ficar homogêneo. Verta a mistura na tigela do chantilly, acrescente o sal e a baunilha e misture delicadamente, de baixo pra cima, em movimentos circulares.
Coloque um pouco do creme no recipiente em que você ira congelar, distribua um pouco do doce de leite reservado (eu utilizei um saco de confeitar), e vá intercalando até finalizar os dois. Leve ao congelador até congelar completamente.

Para o affogato, basta servir uma ou duas bolas de sorvete com uma dose de café bem forte e quente por cima. Delícia!!!


*Eu utilizo o leite condensado cozido da pressão ou o melhor doce de leite ever, hahaha!
Coloque a lata (NÃO UTILIZE O DE CAIXINHA) na panela, cubra com água e leve para cozinhar. Para um doce firme e bem moreninho, deixe 50 minutos após pegar pressão.
Eu já cozinhei até 4 latas, que era o que cabia na minha panela, caso interesse.

**Se não tiver o extrato, utilize a vodca ou rum escuro. Você não ficará bêbado, isso é apenas para minimizar a criação de cristais de gelo, deixando o sorvete MUITO cremoso.


Espero que gostem! Até a próxima! :*

23 de janeiro de 2017

Um Pão de Leite Arrebatador


Eu já tinha uma receita de pão de leite favorita, até ver essa. 
Quando vi essa receita, corri para cozinha para preparar e... não tinha farinha. Já era tarde, então fui dormir frustrada.
No dia seguinte, preparei essas belezinhas. Nos últimos 15 dias eu já repeti a receita 4 vezes. Será que é boa? <3
Eu já decorei a receita hahahaha
Pensei num pãozinho macio, delicioso... agora imagine comê-lo quentinho, com a manteiga derretendo. Pensou? Pois é...
Eu fiz a receita na máquina de pão (só uso a minha para sovar e descansar), mas pode ser feita tranquilamente na batedeira ou na mão, o preparo é o mesmo.


Pão de leite
(receita original daqui)

550g de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
90g de açúcar
7 g de sal
300ml de leite morno
50g de manteiga derretida
1 ovo

Como fazer?

Na mão: 
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Misture o leite com a manteiga e o ovo.
Junte a mistura líquida aos secos, misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado*, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Na máquina de pão:
Eu uso o ciclo de sova e descanso. Coloco os secos na máquina, misturo e acrescento os líquidos. Depois que a massa descansa, modele e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Na batedeira planetária:
Utilize o gancho para massas pesadas, misture os secos, acrescente os líquidos e deixe sovar por 10 minutos. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

*Já fiz pão para cachorro quente, para hambúrguer, bolinhas, bisnaguinhas, de forma e trançado. A massa é excelente e aceita todos os formatos.
Depois de pincelar, pode-se salpicar sementes, queijo, ervas ou até mesmo açúcar.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima.

13 de janeiro de 2017

Bolo de Natas


Eu tenho o hábito de presentear as pessoas com comida. Não sei que é poque eu gosto de cozinhar, mas acho que é mais carinhoso do que simplesmente comprar algo. Não quer dizer que vocês não possam me dar uma KichenAid ou uma Le Creuset de presente, fiquem à vontade!
Mês passado um companheiro de trabalho muito querido se aposentou e nos deixou com muitas saudades. Às vezes não pensamos em quão grande esse passo é, é literalmente uma nova vida que provavelmente metade de nós não saberá como é.
O fato é que na despedida dele eu não pude estar presente, porém alguns dias depois, nos reunimos para a confraternização de fim de ano, então pude dar meu até logo e presenteá-lo com seu bolo preferido, o de nata.
Esse bolo tem gostinho de biscoito (oi?), aquele negócio de derrete na boca, sabe? Coisa de casa de vó, que você senta para comer com um café coado na hora... aiiii que delícia!
Espero que ele tenha gostado!

Vamos lá?


Bolo de Natas
(adaptado daqui)

1 xícara de nata (usei nata fresquinha que ganhei de uma amiga *-*)
1 xícara de leite
4 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Em uma bacia, peneire a farinha com o amido de milho, o fermento e o sal e reserve.
Bata no liquidificador o leite, açúcar e os ovos até ficar homogêneo. Junte a nata e bata apenas para misturar. 
Junte a mistura aos ingredientes secos, previamente peneirados e misture até ficar homogêneo. Disponha em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média.
Faça o teste do palito.
Caso desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir. :)
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! 


3 de julho de 2016

Brigadeiro de Churros e Docinho do Céu


Oi queridos, tudo bem com vocês?
Dia 22 o bloguito completou 5 anos e no último dia 28 foi o meu aniversário. Obviamente, teve gordice das boas. Fui com meus amigos e familiares a um restaurante e eu levei um bolo para bater parabéns.
Um bolo para mim, um bolo para o blog, docinhos e alfajores de lembrancinhas. Sou exagerada sim ou com certeza?
Hoje mostrarei a receita de dois docinhos que eu fiz, que fizeram sucesso e receberam tantos elogios que eu fico sorrindo só de lembrar. <3
O docinho do céu é o docinho de leite ninho. Aprendi a fazer esse doce quando eu tinha 5 anos, no pré-escolar. Apenas troquei o açúcar utilizado, que na ocasião era o refinado e eu prefiro o impalpável. O brigadeiro de churros eu não segui receita, então vai a maneira que preparei. Foi tão elogiado que fiquei surpresa, de verdade.
Vamos lá?


Brigadeiro de Churros da Mãh
(rende de 40 a 50 docinhos, dependendo o tamanho)


1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite (leite condensado cozido na panela de pressão*)
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 colher (chá) de canela em pó (caso deseje pode usar mais)
1 pitada de sal

Para finalizar
Acúcar cristal misturado com canela em pó


Como fazer?
Reserve 1/4 do leite condensado cozido para a finalização. Misture o restante do doce com o leite condensado, a manteiga e a canela e leve ao fogo em uma panela grossa (de inox) e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre. O ponto é o mesmo do brigadeiro tradicional, quando desgrudar do fundo da panela e virar uma 'bola' de massa. Despeje em um prato untado com manteiga. Deixe esfriar completamente, enrole e passe no açúcar com canela. Decore com o doce de leite e seja feliz.

*Para o doce de leite: tire o rótulo da lata (NUNCA USE O LEITE CONDENSADO DE CAIXINHA), retire bem toda a cola que fica. Lave a lata e coloque em pé na panela de pressão. Cubra completamente a lata com água, feche a panela e leve para cozinhar. Depois que pegar pressão, conte 40 minutos (para um doce mais clarinho) e 50 (para um doce mais bronzeado). Retire a pressão da panela, deixe o doce esfriar completamente antes de abrir a lata, pelamordeDeus!

Docinho do céu (docinho de leite ninho)

Leite ninho
Açúcar impalpável
Leite de coco (usei caseiro)

Não é bem uma receita.., basta misturar quantidades iguais de leite ninho (ou outro leite em pó de qualidade) e açúcar impalpável. Vá acrescentando o leite de coco aos pouquinhos e misturando até virar uma massa bem macia e que desgruda das mãos. Cuidado para não deixar muito seca.
Essa massa é maravilhosa de se trabalhar, nem precisa untar as mãos, basta enrolar e passar no leite em pó ou no açúcar. Ah, e pode colorir a massa que também fica ótimo (use corante em gel).

Espero que vocês façam, de verdade!
Beijocas e até a próxima.


30 de maio de 2016

Sorvete de Baunilha


Eu prometi para mim mesma que viria aqui com mais frequência... e não tô vindo, né?
Em minha defesa, devo dizer que ando numa correria louca, e como não me organizo da maneira certa, o tempo não rende de jeito nenhum. É errado, eu sei, mas uma hora vai dar certo.
Embora eu não venha aqui tantas vezes quanto eu desejaria, eu continuo cozinhando todos os dias, mas daquele jeito, inventando, não anotando e por isso a receita acaba não pintando por aqui. Tá dureza, gente, mas eu comecei a deixar um bloquinho do meu lado na cozinha, tem funcionado.
Mas vamos parar de papo furado, hoje eu trouxe um sorvete básico, clássico e espetacular. Não se engane com sorvete de baunilha (creme) artificial, porque não tem baunilha. Aliás, não se engane com 80% das marcas de sorvete industrializado.
Além de um dos meus preferidos, por ser super versátil, para quem quer começar a se aventurar a fazer sorvete em casa, acho essa receita perfeita. Além de cair suuuuuuuuuper bem com tudo, principalmente com esses morangos deliciosos aqui.
"Ah, mas eu não tenho sorveteira..." Nem me venha com esse papo, a batedeira resolve.
Por favor, façam. De verdade.


Sorvete de baunilha da Máh

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a o leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante e leve ao congelador para terminar de congelar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.
A partir dessa receita, você pode mesclar com frutas, ir jogando o chocolate derretido em fio enquanto bate ele gelado, para fazer o de flocos... enfim... o céu da gordice é o limite.


*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. <3

Beijocas e até a próxima. :*