Mostrando postagens com marcador petisco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador petisco. Mostrar todas as postagens

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

27 de abril de 2016

Pesto (fantástico) de pimentão vermelho


Estava eu aqui preparando, o jantar e queria um molho marcante para acompanhar os nhoques de ricota que eu havia preparado.
Pesto já me veio a mente, mas eu não tinha manjericão.
E quem disse que pesto é só de manjericão?
Olhei bem a geladeira e avistei um pimentão vermelho. Pronto, decidido! Pesto de pimentão vermelho!
Gente, QUE DELÍCIA!
QUE-DELÍCIA!
Já imaginei mil combinações: com massa, com torradinhas naquele happy hour, com legumes assados ou grelhados... enfim, a festa tá feita! Já tô planejando fazer novamente para presentear alguém! <3
Vale fazer com outras cores de pimentão também (só não recomendo o verde, que tem o sabor muito forte), só mude o nome da receita hahahaha
Vamos lá?


Pesto de Pimentão Vermelho da Máh

1 pimentão vermelho grande
1/4 de xícara de castanha cajú
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado na hora (rale no ralo grosso e depois meça, é pouco mesmo)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mel
1 dente de alho
1 pitada de páprica picante
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?
Asse o pimentão na boca do fogão ou no forno, até a casca ficar preta. Relaxa, que é assim mesmo. Coloque o pimentão em uma vasilha e tampe, deixe ele abafado lá por uns 15 minutinhos. Passado esse tempo, retire a pele dele. Sai bem fácil. Tire os resíduos da pele queimada com um papel toalha.
Corte o pimentão em alguns pedaços e misture com o restante dos ingrediente e bata no processador, mixer, liquidificador ou pilão (almofariz). Eu fiz no mixer.

Façam e me contem se fez sucesso! :)

Beijocas!

28 de fevereiro de 2015

Dadinhos de tapioca e queijo coalho


Essa receita é bem famosa, criada, se não me engano, pelo Rodrigo Mocotó.
Eu já havia feito uma vez, anos atrás, mas foi frustrante. Assei e não ficou muito bom, então fritei, como é feito originalmente, e grudaram uns nos outros. Desisti.
Ai, dia desses eu tinha tudo em casa e fui fazer. Dessa vez fiz na fritadeira sem óleo, ficou deliciosoooo!
Mas funciona assado ou frito por imersão, façam como acharem melhor. Se for assar, unte bem um papel manteiga e disponha-os e se for fritar, coloque pequenas porções de cada vez.
Não sei se é a receita correta, vou colocar como eu fiz.


Dadinhos de tapioca e queijo coalho

600 ml de leite
250g de tapioca granulada (não é aquela de fazer na frigideira heim?!) 
300g de queijo coalho ralado
2 colheres (chá) de sal (a quantidade vai depender do quão salgado está o queijo, então, prove)

Como fiz?

Levei o leite e o sal ao fogo, quando começar a levantar fervura, joguei a tapioca e mexi bem. Agreguei o queijo e misturei até engrossar, não precisa ficar duro, pois ele termina de engrossar ao esfriar.
Coloquei em um refratário untado e deixei esfriar. Cortei os cubos e fritei até dourar.
Sirva com geleia ou o molho de sua preferência. Eu fui de geleia de pimenta. DELÍCIA!

Beijocas ;)