Mostrando postagens com marcador canela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador canela. Mostrar todas as postagens

7 de março de 2019

Cinnamon Heart


Meus dias são bem corridos e tem dias na cozinha que nem eu acredito no tanto de coisas que eu fiz.
Um dia, na semana passada, cheguei em casa com um bolo em mente.
Nesse meio tempo, resolvi fazer um creme de avelã com chocolate que estava na minha lista. Aproveitei o embalo e fiz requeijão caseiro. Já que tinha o soro que sobrou do requeijão, fiz pão para adiantar minha semana.
Com uma massa, fiz um pão de forma e essa rosca de canela e nozes, bem parecida com o cinnamon roll.
Quando mordi, suspirei. Há quanto tempo não comia algo tão gostoso?
Só me veio a mente que eu deveria dividir com meus amigos do trabalho, eu não poderia guardar aquilo só pra mim e assim o fiz. Eles amaram!
Sai de casa antes do marido, então avisei-o por mensagem que em cima da mesa havia o pão mais gostoso que ele iria provar na vida. Eu não acordei humilde nesse dia hahahahaha.


Cinnamon Heart
(receita minha, baseada nessa e inspirada nessa)

300g de farinha de trigo
15g de fermento biológico fresco
45g de açúcar
4g de sal
150ml de soro de leite (o que sobrou do requeijão)
25g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Como fazer?

Massa
Misture o fermento e o açúcar até dissolver e ficar líquido. Junte a farinha e o sal. Acrescente o soro, a manteiga e o ovo e misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descanar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. 

- Se for fazer na máquina de pão, siga a mesma ordem e use o ciclo de sova e descanso.
- Se for utilizar a batedeira planetária, sove por uns 5 minutos em velocidade alta. Após a sova, deixe a massa descansar em local morno por 1h.
- Em todos os casos, se necessário, acrescente mais farinha.
- Se for utilizar o fermento biológico seco, independente do método, faça assim (utilize o soro morno: misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte o restante dos ingredientes, sove a massa e siga os passos normalmente.
- Pode substituir o soro por leite.
- Nunca recomendo trocar a manteiga por margarina.


Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Nozes picadas a gosto

Misture tudo, exceto as nozes, até formar uma pasta.

Cobertura
2 colheres (sopa) de cream cheese gelado
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1-2 colheres (chá) de leite

Misture tudo até ficar uma cobertura bem cremosa e fluída. Coloque o leite aos poucos para acertar na textura. 

Montagem
Abra a massa num retângulo, deixando uma espessura bem fina. Se necessário, utilize farinha para não grudar. Espalhe o recheio preparado (deixando uma borda de 3cm sem recheio, para fechar), salpique as nozes e enrole como um rocambole.
Assei numa forma de bolo (pode ser de pudim) untada e salpicada de açúcar mascavo por mais ou menos 30 minutos a 180°C.
Depois de assado, desenforme e deixe esfriar.
Espalhe a cobertura no pão frio e salpique nozes.


Fica maravilhoso, de verdade!💛
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

20 de agosto de 2018

Uma costelinha de arrasar e purê de banana


Tô sumida, né?
Em maio tive um problema de saúde e até hoje estou em tratamento. O pior, graças a Deus, já passou e estou quase 100%. Não quero me alongar sobre o assunto aqui, mas contei mais sobre o que aconteceu no meu perfil do Instagram.
Depois de tudo que aconteceu, aprendi muito. Aprendi sobre mim e sobre o que me cerca. Sobre ter paciência e respeito comigo mesma. Foi, é e tem sido difícil, mas sei que a caminhada tem um propósito maior do que eu pude enxergar no começo disso tudo.
Estou aprendendo a me organizar, planejar e aos poucos tenho percebido que as coisas são muito melhores sem estresse, sem correria, seguindo o cronograma. Claro que nem tudo vai sair 'conforme manda o figurino', mas quando nos programamos, ficamos até mais preparados para os imprevistos. Tá tudo bem as coisas não saírem como planejado. Tá tudo bem.
Porque tô falando isso tudo? Por causa dessa receita de hoje. Não vou dizer que não é possível preparar na hora, tenho meus truques e atalhos, mas vale super a pena fazer da forma que vou ensinar hoje.
Aqui em casa adoramos carne de porco, principalmente a costelinha. A carne é muito saborosa e quando bem temperada e assada lentamente, fica desmanchando... uma delícia.
Nessa ocasião, servi a costelinha com purê de bananas, que também trago a receita.
Esse assado fica ótimo com outros acompanhamentos, em especial com os agridoces. Já o purê de banana fica ótimo com peixes e frutos do mar...  vale a pena experimentar.
E vamos parar com essa ideia de que só banana da terra serve para cozinhar, viu?

Vamos lá?

Costelinha Assada com Purê de Banana da Máh
(serve de 2 a 4 porções)

Para a costelinha
1 peça de costelinha suína (+/- 1kg)
1/2 colher (sopa) de páprica defumada
1/2 colher (sopa) de páprica doce
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
Orégano seco, sal e pimenta a gosto
Tomilho fresco


Como fazer?
Misture os temperos (fique livre para alterar as quantidades ao seu gosto) com exceção do tomilho fresco (com alecrim também fica supimpa) e espalhe bem na carne, dos dois lados. Embrulhe a carne com papel filme e deixe na geladeira por 24 horas.
Após o tempo da marinada, coloque a costelinha numa assadeira, espalhe o tomilho por cima e cubra com papel alumínio. Leve para assar em temperatura beeeeem baixinha (120ºC - 150ºC) por 3-4 horas. Vá acompanhando e na última meia hora retire o papel para dourar. Cuidado para não deixar ressecar.*

Para o purê
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho, picados
6 bananas prata maduras
Suco de meio limão
Sal, pimenta moída na hora e canela a gosto

Como fazer?
Corte as bananas em rodelas, regue com o suco de limão, misture e reserve.
Coloque a manteiga numa panela e quando derreter junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e refogue rapidamente só para perfumar. 
Coloque a banana e refogue. Tempere com sal e pimenta a gosto. Vá pingando água na panela e cozinhe as bananas até ficarem macias.
Amasse tudo com um garfo para um purê rústico ou bata (mixer, liquidificador ou processador) para deixá-lo lisinho.

*Para fazer a ribs on the barbie, é só pincelar o molho barbecue quando faltar 1 hora para ficar pronta, a cada 10 minutos, dos dois lados. Receita aqui.

Espero que gostem! :)
Quem fizer, volta aqui para me contar!
Beijocas e até a próxima. ;)

22 de fevereiro de 2018

Bolo de Maçã e Canela para compartilhar bons momentos


Estava conversando (sobre comida hahahaha) com uma amiga no trabalho e ela, que mora longe da família, começou a falar de que quando está na casa de seus pais, gosta e faz questão de ir a padaria comprar pão fresco e outras gostosuras, arrumar a mesa e juntar todo mundo 'só' para lanchar. "Não é sempre que podemos fazer isso", disse ela.
Fiquei com isso na cabeça, o carinho, a lembrança e a importância desses pequenos momentos no nosso dia-a-dia.
Não falo de mesas grandiosas, louças caras e comidas 'chiques'. Falo de afeto, família, comida de verdade e do momento tão gostoso que é partilhar uma refeição.
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Eu não sei.
Aqui em casa eu tento, o tanto que posso, não perder esse costume. Adoro comer no sofá, em frente a TV, mas adoro ainda mais sentar a mesa com o marido, não precisar ficar equilibrando o prato e poder degustar a comida com o respeito e atenção que ela merece.

Vamos fazer um trato?
Prepare esse bolo (ou qualquer outra receita que você goste), arrume a mesa, coloque uma flor e chame alguém que você goste muito para uma visita. Sem cerimônias, sem protocolos, sem TV e sem celular. 
Que tal? Topa?
Eu tenho certeza que seu convidado vai amar e sentir o carinho em cada detalhe.

Tenho três bolos preferidos. Pois é... três. Não consegui escolher. Mas meu estômago coração é grande, cabe todo mundo. São eles: o de cenoura, o de iogurte e esse que trago hoje.
Eu já amava bolo de maçã, mas depois dessa versão da Paula... olha... virou clássico e oficial.
Esse bolo é úmido, saboroso, macio... perfeito para servir com uma xícara de café (ou chá) para ter um dedinho de prosa com alguém especial.


Bolo de Maçã e Canela 
(adaptado daqui)

1/2 xícaras de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 maçãs descascadas e picadas (usei fuji)
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de uvas-passas sem sementes

Como fazer?

Junte a farinha, canela, fermento, sal e bicarbonato, peneire e reserve.
Bata na batedeira, em velocidade alta, os ovos, açúcar e óleo até ficar uma mistura cremosa e clara.
Vá juntado os secos aos poucos, com a velocidade baixa, somente até incorporar.
Desligue a batedeira, junte as maçãs, uvas e nozes e misture com uma espátula.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma de buraco no meio de 20 cm) e leve para assar em forno médio (pré-aquecido) até dourar (faça o teste do palito). O meu demorou quase 40 minutos.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

28 de novembro de 2017

Sequilhos de Canela


Dia desses eu fiz um bocado de pão de queijo para congelar. A quantidade de polvilho que sobrou não daria para fazer uma nova leva. Fiquei incomodada com aquele polvilho me olhando... calhou de ser um daqueles dias que eu estou ligada no 440v na cozinha... nasceram esses sequilhos.
E o cheirinho que toma conta da cozinha?
Deliciosos, facílimos, desmancham na boca, acompanham lindamente um cafézinho e são ótimos para presentear (já falei pra vocês que amo dar comida de presente, né?)


Sequilhos de Canela da Máh
(rendeu muito... mais de 50)

2 xícaras de polvilho doce
2 xícaras de amido de milho
1/4 de xícara (cerca de 50g) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
1 pitada generosa de sal
1 pitada generosa de fermento químico
Leite condensado até dar o ponto*

Como fazer?
Misture todos os ingredientes secos com a manteiga e esfarele bem.
Vá juntando o leite condensado (ou doce de leite) até dar o ponto. A massa fica macia, desgruda da mão.
Enrole bolinhas do tamanho de um brigadeiro, coloque em forma forrada com papel manteiga e achate-os pressionando com um garfo (ou modele como desejar).
Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até ficarem levemente corados.
Deixe esfriar e guarde em potes bem fechados.
Não deixe ao alcance, é viciante.

*Usei uma lata de leite condensado cozida por 20 minutos na pressão. Na próxima usarei o doce de leite mesmo, vai ficar mara!

Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima.

20 de julho de 2017

Banana Bread


Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.


Banana Bread
(adaptado daqui)

3 bananas pratas maduras

1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó

Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






19 de março de 2017

Granola Caseira


Quem ai ama granola? o/
Adoro granola, mas me dava um ódio ter que caçar as castanhas que, quando vinham, eram poucas.
Granola, que são basicamente cereais adoçados e tostados, deve ser fácil de fazer, pensei eu.
Vi muitas vezes a Glau postando e isso aguçou minhas lombrigas. Comprei algumas coisas que eu não tinha em casa para completar minha granola e saiu essa delícia.
A regra é: não tem regra. Varie nos cereais, nas castanhas, nas frutas secas e assim sempre terá uma granola diferente e do jeitinho que você gosta.


Granola Caseira da Máh
(rendeu mais ou menos 1 kg)

6 xícaras de aveia em flocos grossos
1/4 de xícara de linhaça
1/2 xícara de amaranto em flocos
1/8 de xícara de gergelim
1 xícara de amêndoas picadas
1/2 xícara de castanhas do Pará picadas
1/3 de xícara de cramberry desidratada
1/3 de xícara de blueberry desidratada
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/4 de xícara de melado de cana
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
Canela a gosto

Como fazer?

Misturei a aveia, a linhaça, o amaranto, o gergelim, as amêndoas e as castanhas. Junte o mel, o melado, o azeite e o açúcar, coloque a canela e o sal e misture até ficar homogêneo. 
Coloque em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga e leve ao forno (temperatura média-baixa, em torno de 180ºC).
Mexa bem a cada 10 minutos.
Quando estiver bem dourada e cheirosa está pronta (a minha demorou uns 40 minutos). Cuidado para não deixar queimar nas beiradas.
Retire do forno e deixe esfriar.
Depois de fria, mexa para soltar a granola, junte as frutas secas e misture.
Guarde em um pote bem fechadinho e se delicie sempre que quiser.


Espero que gostem! :)

11 de janeiro de 2017

Churros


Aposto que todo mundo aqui conheceu os churros com o Chaves, né?
Quem não babou nesse episódio? <3
Mês passado foi o aniversário de uma amiga muito querida, nos reunimos para comemorar e o menu escolhido foi o mexicano. Teve margueritas, tacos, guacamole, bolo e churros.
Já preparei churros algumas vezes, tanto fritos em óleo, quanto na fritadeira sem óleo e também assados. Todos deliciosos, sem dúvidas.
A massa é bem básica e há diversas receitas, essa eu fiz no "olhômetro" (e anotei \o/), mas o princípio é o mesmo. Essa é a massa para fritar em óleo, caso deseje assar ou preparar na fritadeira sem óleo, recomendo colocar mais manteiga, como nessa receita aqui, para a massa não ficar seca. 

Vamos lá?

Churros da Máh
(rende aproximadamente 6 porções)

1 xícara de leite
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada sal
1 pitada generosa de canela
Canela e açúcar para finalizar
Doce de leite para servir

Como fazer?

Misture a água, o leite, a manteiga, o sal, açúcar e a pitada de canela em uma panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, adicione a farinha de trigo de uma vez e mexa bem com uma espátula até formar uma bola de massa homogênea e que desgruda do fundo da panela.
Espere a massa ficar morna e acrescente o ovo. Misture bem e coloque num saco de confeitar, caso deseje as marquinhas tradicionais nos churros, use um bico pitanga aberto e grande.
Modele os churros do tamanho desejado (eu fiz minis e ia cortando e jogando direto no óleo) e frite-os em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente, passe na canela misturada com açúcar e sirva com doce de leite.

Espero que gostem! :)

22 de novembro de 2016

Muffins de maçã e canela


Não tem muito o que dizer de uma receita que tem maçã e canela, né?
Hoje acordei com fome, mas sem inspiração... passou algumas horas e ela bateu. Queria algo quentinho e confortante, bem delicinha mesmo. Eu ia fazer panquecas, mas pensei melhor e resolvi fazer muffins. Fui misturando o que tinha à mão, ANOTEI TUDO e olhas eles aqui para vocês, vamos lá?


Muffins de maçã e canela da Máh
(rende 6 unidades)

1/4 de xícara de manteiga com sal, em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/4 de xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de fermento químico
1 maçã descascada e picada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de uvas passas
3 colheres (sopa) de amêndoas torradas, em lascas (pode ser qualquer outra castanha)
Canela a gosto

Como fazer?

Misturei bem com o fouet a manteiga, e o açúcar e depois acrescentei o ovo. Quando ficou um creminho bem homogêneo, juntei o leite, a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela. Misturei somente até incorporar. Agreguei a maçã, as passas e 2 colheres das amêndoas. Dispus nas forminhas (não preencha mais que 3/4 da capacidade das formas) e polvilhei com as amêndoas restantes. Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média. Os meus levaram cerca de 15 minutos para ficarem prontos. 

Beijocas e até a próxima! ;)

8 de outubro de 2016

Pão de banana e canela


A padeira doida tá de volta!
Já falei pra vocês que eu amo fazer pães, né? Sério, é pura terapia (como tudo na cozinha, para mim hahaha). Essa semana eu estava começando a faxina e depois iria para a casa da mamy fazer um bolo para lanchar... estava um clima tão gostoso para comer um pão fresquinho...
Resolvi amassar um pão e deixá-lo crescendo enquanto eu limpava a casa. Coloquei abóbora para cozinhar, iria ser o pão de abóbora. Estava separando os ingredientes e olhei para a fruteira: tinha bananas muito maduras, com a casca já preta. tirei as cascas para poder levá-las ao congelador quando tive uma ideia (deve até ter aparecido aquela lâmpada na minha cabeça) "será que pão de banana presta?"
Assim a abóbora foi para escanteio (geladeira) e nasceu essa coisa linda, suuuuuuuuuuuuuuuuuuuper aromático. Muito, muito gostoso mesmo!
Hoje trago a receita para vocês, espero que gostem. <3



Pão de banana e canela da Máh

1 xícara de água morna
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
4 bananas bem maduras e amassadinhas (usei prata)
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto
1 gema e açúcar para finalizar

Como fazer?
Misture 1 xícara de farinha com o fermento e a água morna. Mexa bem e deixe descansar uns 10-15 minutos, até começar a espumar.
Depois disso acrescente mais 1 xícara de farinha e o restante dos ingredientes. Mexa bem até ficar homogêneo e depois vá acrescentando a farinha aos poucos.
Quando ficar 'pesada' coloque em uma superfície e sove bastante. Vá sovando e acrescentando farinha até desgrudar das mãos, tomando cuidado para não deixar a massa seca.
Coloque numa tigela, cubra com um pano úmido e deixe num local sem corrente de ar (eu deixo dentro do forno desligado).
Depois de mais ou menos uma hora de descanso (até dobrar de tamanho) sove a massa novamente só para tirar o ar, modele como quiser e deixe descansar novamente até dobrar de volume. 
Pré-aqueça o forno em temperatura média, pincele os pães com gema e polvilhe açúcar.
Asse até dourar.
Dica para saber se o pão está assado: bata com os nós dos dedos na parte de baixo, tem que fazer um som de oco.
Espero que gostem! Beijocas! <3

3 de julho de 2016

Brigadeiro de Churros e Docinho do Céu


Oi queridos, tudo bem com vocês?
Dia 22 o bloguito completou 5 anos e no último dia 28 foi o meu aniversário. Obviamente, teve gordice das boas. Fui com meus amigos e familiares a um restaurante e eu levei um bolo para bater parabéns.
Um bolo para mim, um bolo para o blog, docinhos e alfajores de lembrancinhas. Sou exagerada sim ou com certeza?
Hoje mostrarei a receita de dois docinhos que eu fiz, que fizeram sucesso e receberam tantos elogios que eu fico sorrindo só de lembrar. <3
O docinho do céu é o docinho de leite ninho. Aprendi a fazer esse doce quando eu tinha 5 anos, no pré-escolar. Apenas troquei o açúcar utilizado, que na ocasião era o refinado e eu prefiro o impalpável. O brigadeiro de churros eu não segui receita, então vai a maneira que preparei. Foi tão elogiado que fiquei surpresa, de verdade.
Vamos lá?


Brigadeiro de Churros da Mãh
(rende de 40 a 50 docinhos, dependendo o tamanho)


1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite (leite condensado cozido na panela de pressão*)
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 colher (chá) de canela em pó (caso deseje pode usar mais)
1 pitada de sal

Para finalizar
Acúcar cristal misturado com canela em pó


Como fazer?
Reserve 1/4 do leite condensado cozido para a finalização. Misture o restante do doce com o leite condensado, a manteiga e a canela e leve ao fogo em uma panela grossa (de inox) e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre. O ponto é o mesmo do brigadeiro tradicional, quando desgrudar do fundo da panela e virar uma 'bola' de massa. Despeje em um prato untado com manteiga. Deixe esfriar completamente, enrole e passe no açúcar com canela. Decore com o doce de leite e seja feliz.

*Para o doce de leite: tire o rótulo da lata (NUNCA USE O LEITE CONDENSADO DE CAIXINHA), retire bem toda a cola que fica. Lave a lata e coloque em pé na panela de pressão. Cubra completamente a lata com água, feche a panela e leve para cozinhar. Depois que pegar pressão, conte 40 minutos (para um doce mais clarinho) e 50 (para um doce mais bronzeado). Retire a pressão da panela, deixe o doce esfriar completamente antes de abrir a lata, pelamordeDeus!

Docinho do céu (docinho de leite ninho)

Leite ninho
Açúcar impalpável
Leite de coco (usei caseiro)

Não é bem uma receita.., basta misturar quantidades iguais de leite ninho (ou outro leite em pó de qualidade) e açúcar impalpável. Vá acrescentando o leite de coco aos pouquinhos e misturando até virar uma massa bem macia e que desgruda das mãos. Cuidado para não deixar muito seca.
Essa massa é maravilhosa de se trabalhar, nem precisa untar as mãos, basta enrolar e passar no leite em pó ou no açúcar. Ah, e pode colorir a massa que também fica ótimo (use corante em gel).

Espero que vocês façam, de verdade!
Beijocas e até a próxima.


11 de novembro de 2014

Waffles de Rabanada


Eu adoro café da manhã! Mesmo saindo um pouco mais tarde para o trabalho e tendo tempo para o café, eu gosto mesmo de caprichá-lo no fim de semana, para desfrutá-lo calmamente e gordamente com o marido.
Adoro ir dormir pensando nas gostosuras que irei preparar no dia seguinte para o nosso famoso e sagrado #cafédamanhãdepijama. Isso sim é qualidade de vida ;)
Quem me segue no Instagram já viu algumas das coisas que preparei, o que mais aparece por aqui são waffles e panquecas, simplesmente AMAMOS.
Sexta fui dormir com uma ideia na cabeã e sábado coloquei-a em prática. Posso falar? Ficou sensacional!!!!!!!!!!!!
Dessa vez até anotei as medidas enquanto ia inventando, só para passar para vocês, pois algo me dizia que ficaria supimpa. Ainda bem que anotei, porque ficou mesmo :D

Vamos lá?


Waffles de Rabanada Deliciosos da Máh
(rendeu 3 waffles grandes)

2 pães franceses amanhecidos
1 e 1/2 xícara de leite
1 ovo
4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada generosa de canela em pó
1/4 de amêndoas e castanhas de cajú picadas (passei-as no processador, mas sem deixar virar farinha)
1 colher (chá) de fermento em pó
Canela e açúcar extra para polvilhar

Como fazer?
Pique os pães com as mãos e acrescente o leite. Deixe descansar por alguns minutos. Misture bem com uma colher para desmanchar o pão. Junte o açúcar, o ovo, manteiga, canela e a farinha. Misture bem até ficar homogêneo (não fica lisinha). Agregue as castanhas e o fermento. Prepare na máquina de waffle conforme o fabricante. Ao retirar da máquina, passe numa mistura de canela e açúcar e sirva em seguida.
Eu servi essas belezinhas (que sozinhas já são incríveis) com nutella, morangos, uvas e mirtilos! Ah, e suco de amora!
Puro amor esse café da manhã ^^

22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


1 de outubro de 2012

Costelinha ao molho barbecue + cinnamon apples para um domingo mais feliz


E hoje vamos começar a semana com três receitas! Faça uma, duas ou as três :P
Mas não é qualquer receita: é costelinha ao molho barbecue gente!
Domingo eu sempre gosto de caprichar no cardápio, pois toda a família está em casa, então fiz esse pecado pra gente comer e suspirar!
Tudo bem que não é nenhuma Ribs on the Barbie e nem uma The Original Baby Back Ribs, mas eu digo: ficou deliciosa e não deixou nada a desejar!
Fora que é SUPER FÁCIL! Demora, mas é fácil!
E as cinnamon apples? Que delícia! É o acompanhamento perfeito, super fácil e combina super bem com carne de porco, carnes curadas e receitas mais condimentadas! Vale a pena!


Costelinha ao molho barbecue
(receita adaptada daqui)

3kg de costelinha de porco
Sal e pimenta a gosto

Molho barbecue


1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo (aperte na xícara quando for medir)
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 vidro de catchup
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) água
Sal a gosto

Como fazer o molho:
Refogue a cebola no óleo, quando ficar transparente, acrescente o açúcar e o vinagre, mexa e acrescente os demais ingredientes. Deixe ferver até engrossar, prove o sal, coe e reserve para usar na costelinha ou em outra receita.


Como fazer a costelinha:
Temperei a costelinha e deixei 24h na geladeira. No dia seguinte, coloquei pra assar em uma forma, cobri com papel alumínio, deixei em temperatura baixinha por umas 3h (até desmanchar). Depois disso tirei o papel (ainda tinha um pouco de líquido), aumentei a temperatura e fui pincelando o molho dos dois lados, de 10 em 10 minutos, até quase acabar o molho, reservei o que sobrou (cerca de meia xícara) para servir a parte!

Como fazer a cinnamon apple (maçã com canela caramelada):
Descasquei três maçãs ácidas e cortei em 8 pedaços. Coloquei em uma panela com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uma pitada de generosa de canela, um naco de manteiga e 1/4 xícara de água. Cozinha até ficar macia!

Só posso dizer uma coisa: DE-LÍ-CIA!


Uma semana deliciosa pra vocês :)

16 de julho de 2012

Bolo de maçã

Fiz esse bolo hoje na hora do almoço, para poder levar para lanchar a tarde, no trabalho!
Descobri que seu eu não lanchar a tarde, eu como 5x o que eu comeria normalnte, quando chego em casa. Quando eu lancho, eu como só 3x o que eu comeria hahhahahaha
Eu adoro maçã, de todos os jeitos! Em tortas, na salada, crua, cozida, assada, enfim... o bolo não poderia ficar de fora!
A receita é um caso a parte: eu tenho uma receita de bolo básica, com ela faço cuca, bolo invertido, mudava os sabores, e assim nasceu esse bolo delícia :)
Espero que gostem!

Bolinho de maçã da Máh

2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
3 ovos
3 maçãs
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
Canela em pó a gosto (usei 1 colher de chá, mas devia ter usado mais hehehe)
Castanhas, amendoas ou nozes picadas (opcional)
Uvas passas (opcional)

Como eu fiz?

Descasque as maçãs. Pique a polpa em cubinhos, descarte as sementes e talos, mas não as cascas.
Bata no liquidificador os ovos, leite, óleo e as cascas das maçãs.
Verta a mistura em um bowl, adicione a farinha, o açúcar, a canela e o sal. Misture até ficar homogêneo. Incorpore as maçãs em cubos, e em seguida o fermento.
Asse em forma untada e enfarinhada, e forno pré-aquecido.

Beijocas e boa semana :)

24 de maio de 2012

Cinnamon rolls para relaxar :)



Pense num pão fofo... pensou?
 
Quando estou estressada, cansada ou até mesmo desanimada, corro pra cozinha e faço pão :)
Mas ai não faço na batedeira, é na mão mesmo! Relaaaaaaaxo horrores sovando o pão, realmente é uma terapia!
Assim como há mulheres que relaxam fazendo compras ou indo ao salão, pra mim, a coisa só entra no eixo quando cozinho!
Havia dias que eu queria fazer um pãozinho, e hoje a TPM me empurrou pra cozinha!
Não segui receitas, fui com o que eu aprendi até hoje e vou dizer: virou receita oficial!
Delicioso, fofinho e perfumado! Acompanhou um chá e fechou essa noite fria com chave de ouro ;)




Antes de irem se bronzear no forno :)
 
Cinnamon rolls com castanha da Máh :)

Massa:
10g de fermento biológico instantâneo seco
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite morno
1/3 xícara de óleo
1 pitada de sal
1 ovo
Farinha de trigo até dar o ponto

Recheio:
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de castanha do Brasil picadinhas
1 colher (sopa) canela



Como fiz? (as massas que não possuem um modo de preparo específico, eu só faço assim)

Coloque o fermento, o açúcar e o leite morno em um bowl, misture e deixe descansar por 10 minutos. (Se não espumar é porque o fermento não está bom)
Acrescente o ovo, sal e o óleo e misture, acrescente 1/2 xícara de farinha e mexa vigorososamente até ficar lisinha.
Acrescente mais 1/2 xícara e continue mexendo vigorosamente, sempre deixando liso.
Sobre uma bancada, coloque mais ou menos 1 xícara de farinha, abra uma cavidade no centro e disponha a massa, sove bastante e vá acrescentando farinha, sempre aos poucos, até a massa desgrudar da mão!
Sove, sove, soooooooove, desestresse, relaxe, cante e dance!
Coloque a massa linda, lisa e fofa em uma bacia levemente untada com óleo, cubra com papel filme e deixe descansar por 1h.
Dividi a massa em duas, abri com as mãos mesmo sobre uma bancada, formei um retângulo grande, a massa fica numa espessura um pouco mais fina que um dedo.
Misture todos os ingredientes do recheio até formar uma pasta, passe na massa aberta, enrole como um rocambole e corte em pedaços mais ou menos da altura da forma que você vai usar.
Coloque os rocamboles em pé na forma, deixando um bom espaço entre eles.
Repita o procedimento com o restante da massa, cubra com um pano e deixe descansar por mais 1h em local morno ou que pelo menos não pegue vento (eu deixo dentro do forno desligado).
Aqueça o forno, leve para assar, enlouqueça com o cheirinho, mas não esqueça de tirar do forno quando estiver douradinho :)
Assei em forno baixo (não me pergunte a temperatura).

Ai ai... que delícia de pãozinho :)