Mostrando postagens com marcador maçã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador maçã. Mostrar todas as postagens

22 de fevereiro de 2018

Bolo de Maçã e Canela para compartilhar bons momentos


Estava conversando (sobre comida hahahaha) com uma amiga no trabalho e ela, que mora longe da família, começou a falar de que quando está na casa de seus pais, gosta e faz questão de ir a padaria comprar pão fresco e outras gostosuras, arrumar a mesa e juntar todo mundo 'só' para lanchar. "Não é sempre que podemos fazer isso", disse ela.
Fiquei com isso na cabeça, o carinho, a lembrança e a importância desses pequenos momentos no nosso dia-a-dia.
Não falo de mesas grandiosas, louças caras e comidas 'chiques'. Falo de afeto, família, comida de verdade e do momento tão gostoso que é partilhar uma refeição.
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Eu não sei.
Aqui em casa eu tento, o tanto que posso, não perder esse costume. Adoro comer no sofá, em frente a TV, mas adoro ainda mais sentar a mesa com o marido, não precisar ficar equilibrando o prato e poder degustar a comida com o respeito e atenção que ela merece.

Vamos fazer um trato?
Prepare esse bolo (ou qualquer outra receita que você goste), arrume a mesa, coloque uma flor e chame alguém que você goste muito para uma visita. Sem cerimônias, sem protocolos, sem TV e sem celular. 
Que tal? Topa?
Eu tenho certeza que seu convidado vai amar e sentir o carinho em cada detalhe.

Tenho três bolos preferidos. Pois é... três. Não consegui escolher. Mas meu estômago coração é grande, cabe todo mundo. São eles: o de cenoura, o de iogurte e esse que trago hoje.
Eu já amava bolo de maçã, mas depois dessa versão da Paula... olha... virou clássico e oficial.
Esse bolo é úmido, saboroso, macio... perfeito para servir com uma xícara de café (ou chá) para ter um dedinho de prosa com alguém especial.


Bolo de Maçã e Canela 
(adaptado daqui)

1/2 xícaras de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 maçãs descascadas e picadas (usei fuji)
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de uvas-passas sem sementes

Como fazer?

Junte a farinha, canela, fermento, sal e bicarbonato, peneire e reserve.
Bata na batedeira, em velocidade alta, os ovos, açúcar e óleo até ficar uma mistura cremosa e clara.
Vá juntado os secos aos poucos, com a velocidade baixa, somente até incorporar.
Desligue a batedeira, junte as maçãs, uvas e nozes e misture com uma espátula.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma de buraco no meio de 20 cm) e leve para assar em forno médio (pré-aquecido) até dourar (faça o teste do palito). O meu demorou quase 40 minutos.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

24 de abril de 2017

Chutney de Maçã Verde


Post direcionado para pessoas que curtem agridoce.
.
.
.
Se tem uma coisa que conquista meu paladar é comida agridoce. É um 'bum' de sabor na boca que me deixa absolutamente feliz.
Sinceramente, não compreendo que não gosta. Respeito, mas não entendo. hahahahaha (Sem polêmica, por favor.)
Uma vez preparei um Chutney de Manga para dar de presente, ficou delicioso. Ontem ao preparar o almoço, resolvi preparar um de maçã. Espero que vocês gostem, pois ficou realmente delicioso.
Ah e fiquem a vontade para dobrar a receita e ajustar (sugestões de substituições no fim do post) e ter essa delicinha sempre à mão.


Chutney de Maçã Verde da Máh

2 maçãs verde, descascadas e picadas em cubinhos 
1/2 cebola roxa pequena, cortada em meias luas fininhas
1/4 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 dente alho ralado fino
2 colheres (sopa) de uvas passas
1/4 de xícara de açúcar demerara
1/8 de xícara de vinagre branco
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Pimenta calabresa a gosto
1 pitada de canela
Sal

Como fazer?
Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a cebola, o alho, o pimentão e o gengibre e refogue por mais ou menos 1 minuto. Junte a maçã, o açúcar, e a canela. Mexa bem por 2 minutos e junte o restante dos ingredientes. Cozinhe até que quase todo o líquido tenha secado, sempre mexendo. Ajuste o sal.
Sirva quente ou frio. Guarde na geladeira em potes bem fechadinhos.

ps.: fica delicioso com peixe e carne de porco. Aliás, fica delicioso com praticamente tudo.
ps2.: substituições possíveis:
Maçã verde -> qualquer outra maçã que não desmanche no cozimento
Açúcar demerara -> açúcar mascavo (era a que eu queria ter usado, mas havia acabado)
Pimenta calabresa -> pimenta dedo de moça picada, ou sem pimenta caso você não goste
Uvas passas -> qualquer outra frutinha desidratada como cranberries, damasco picados, etc

Espero que gostem!
Beijocas e boa semana! :)

25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







22 de novembro de 2016

Muffins de maçã e canela


Não tem muito o que dizer de uma receita que tem maçã e canela, né?
Hoje acordei com fome, mas sem inspiração... passou algumas horas e ela bateu. Queria algo quentinho e confortante, bem delicinha mesmo. Eu ia fazer panquecas, mas pensei melhor e resolvi fazer muffins. Fui misturando o que tinha à mão, ANOTEI TUDO e olhas eles aqui para vocês, vamos lá?


Muffins de maçã e canela da Máh
(rende 6 unidades)

1/4 de xícara de manteiga com sal, em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/4 de xícara de leite
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de fermento químico
1 maçã descascada e picada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de uvas passas
3 colheres (sopa) de amêndoas torradas, em lascas (pode ser qualquer outra castanha)
Canela a gosto

Como fazer?

Misturei bem com o fouet a manteiga, e o açúcar e depois acrescentei o ovo. Quando ficou um creminho bem homogêneo, juntei o leite, a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela. Misturei somente até incorporar. Agreguei a maçã, as passas e 2 colheres das amêndoas. Dispus nas forminhas (não preencha mais que 3/4 da capacidade das formas) e polvilhei com as amêndoas restantes. Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média. Os meus levaram cerca de 15 minutos para ficarem prontos. 

Beijocas e até a próxima! ;)

9 de julho de 2015

Geleia de Pimenta e presentes comestíveis


Eu ADORO presentear. Mais que ganhar presentes, escolher um mimo para alguém é algo muito prazeroso para mim. Mas veja bem, tô longe de ser rica e para mim, presente tem que ser de coração.
Nada de somente ir ao shopping e comprar a primeira coisa que estiver à vista, isso é muito impessoal.
Tirando livros (eu AMO dar livros às pessoas, acho um excelente hábito), eu adoro preparar os presentes, algumas vezes são artesanatos, mas na maioria das vezes é um quitute bem gostoso.
Bem, eu acho que os presenteados gostam, algo feito a mão, com carinho, pensado especialmente para a pessoa... tem como errar?
E com essa geleia não foi diferente, foi feita especialmente para dar de presente, feita à mão e com o coração! :)


Geleia de Pimenta da Máh
(rendeu mais ou menos 4 vidros de 250g)

4-6 pimentas dedo de moça, bem picadinhas (eu usei 4 pois elas eram ENORMES. Usei as semente apenas de uma delas, você pode ajustar de acordo com a "quentura" desejada)
6 maçãs descascadas e raladas no ralo grosso
400 ml de suco de laranja, espremido na hora
100 ml de vinho branco
2 xícaras de açúcar
4 dentes de alho cortados ao meio
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o suco da laranja e o vinho numa panela. Fui descascando e ralando as maçãs uma a uma e colocando junto ao suco, na panela, para não escurecer. Piquei beeeem as pimentas e juntei tudo na panela.
Deixei cozinhar em fogo baixo por mais ou menos meia hora, até começar a adquirir consistência. Retire os dentes de alho e deixe esfriar e coloque em vidros esterilizados. Tampe bem e mantenha na geladeira. 


Dica 1: Use luvas para cortar as pimentas. A primeira vez que fiz essa geleia, meus dedos ficaram ardendo por um bom tempo.
Dica 2: Eu esterilizo os vidros de duas formas, a primeira é fervendo os vidros e tampas, já lavados, por uns 15 minutos. A segunda, fervo somente as tampas, os vidros, depois de lavados, deixo em forno médio por uns 15 minutos também.
Dica 3: toste na frigideira um pedaço de queijo coalho ou canastra, coma com essa geleia e seja feliz.

Embale com carinho :)
Beijocas e até a próxima! ^^

1 de julho de 2015

Um amor de maçã e um (outro) sorteio :)


Nessa época é comum ver essas belezinhas por ai adoçando as festas juninas.
Eu nunca havia feito maçã do amor, mas como um amigo chorou um mês me pediu, preparei e achei bem tranquilo. Vamos lá?


Maçã do amor
(rendeu 9 unidades)

2 e 1/2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de água
1 colher (chá) de vinagre
Corante alimentício a gosto (usei o corante em gel)
Maçãs (eu prefiro as mais ácidas por 3 razões: 1- amo ácido; 2- são mais firmes; 3-o sabor contrasta com o caramelo)
Palitos de picolé

Como fazer:
Lave  e seque as maçãs, retire os cabinhos. Insira os palitos de picolé (eu prefiro os de picolé pois ficam mais firmes que os de churrasco) deixando bem firme e reserve.
Para o caramelo, utilize uma panela pequena e alta, de preferência uma caneca. Misture todos os ingredientes apenas girando a panela, não use colher para não cristalizar. Leve ao fogo médio e vez ou outra mexa APENAS A PANELA. Deixei cozinhar em torno de vinte minutos.
Para saber o ponto da calda é o seguinte: enfie um palito de picolé na calda e deixe pingar num prato. Leve a geladeira, quando endurecer deve ficar duro, que nem uma pedrinha.
Desligue o fogo, passe as maçãs no caramelo (ainda na panela) e deixe secar numa forma levemente untada.
ps.: muito cuidado para não se queimar :)

Agora o sorteio :)
Em junho, o Pimenta Preta completou 4 aninhos, e para comemorar, #vaitersorteio!
E são dois heim?!
Um no Facebook e outro no Instagram! Aguardo vocês!
Beijocas e até a próxima!

31 de maio de 2014

O melhor bolo de chocolate natureba do mundo


O bolo de chocolate com abobrinha vocês já viram por aqui.
Resolvi repeti-lo essa semana e acabei fazendo algumas alterações. Santas alterações.
O que resultou foi num bolo ULTRA úmido, macio e denso ao mesmo tempo, com um gosto super acentuado de chocolate e o melhor: quase saudável.
O pecado ficou por conta da cobertura, mas deem um desconto ok? hahahaha
Abstraiam-se de todo preconceito e façam esse bolo, vocês não fazem ideia da delícia que é.

O melhor Bolo de Chocolate Natureba do mundo da Máh

Bolo
1 abobrinha ralada
1 maçã ralada
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir)
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de leite (usei desnatado)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal

Cobertura
150g de chocolate meio amargo
60ml de leite (usei desnatado)
Cacau em pó para polvilhar

Como fazer?
Misture todos os ingredientes do bolo, deixando sempre o fermento e o bicarbonato por último, até ficar homogêneo. Leve para assar em forno médio-baixo até que ao fazer o teste do palito, ele saia limpo. Não deixe assar demais.
Para a cobertura, derreta o chocolate e misture o leite até ficar homogêneo. Deixe esfriar e cubra o bolo morno. Polvilhe com cacau e sirva.

Ai pra ficar bem gordo, sirva com uma bola de sorvete :)

DE-LI-CI-O-SO!


22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


19 de outubro de 2012

Bolo de maçã com pasta de amendoim e duas receitas para vocês


Ontem eu queria fazer um bolo.
E tinha que ser bolo de maçã.
E tinha que ter manteiga (pasta) de amendoim caseira que preparei um dia desses.
E tinha que ter iogurte também!
Agora imagine um bolo macio, delícia, com os pedacinhos de maçã e um gostinho de amendoim no fundo... ai ai...
Então... vamos pra cozinha?


Bolo de maçãs com pasta de amendoim da Máh

2 maçãs descascadas e picadas (reserve as cascas)
2 ovos
1 xícara de açúcar cristal
1 xícara de açúcar mascavo
1 copo (180g) de iogurte natural
1 pitada de sal
1/4 de xícara de manteiga de amendoim* (caseira ou industrializada)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Como eu fiz?

Bata no liquidificador as cascas das maçãs, os ovos, o iogurte, o açúcar e o sal. Disponha em um bowl, acrescente a manteiga de amendoim, a farinha e deixe homogêneo. Acrescente o fermento e leve para assar em forno pré-aquecido até fazer o teste do palito e ele sair limpo.


Manteiga (pasta) de amendoim caseira


500g de amendoim torrado e descascado
Açúcar a gosto (usei 4 colheres de sopa)
Óleo vegetal a gosto (usei 3 colheres de sopa)
Uma pitada generosa de sal

Bata o amendoim no liquidificador até virar farinha, acrescente os restante dos ingredientes até virar uma pasta, e prove para adaptar a seu paladar.

Bom final de semana :***

1 de outubro de 2012

Costelinha ao molho barbecue + cinnamon apples para um domingo mais feliz


E hoje vamos começar a semana com três receitas! Faça uma, duas ou as três :P
Mas não é qualquer receita: é costelinha ao molho barbecue gente!
Domingo eu sempre gosto de caprichar no cardápio, pois toda a família está em casa, então fiz esse pecado pra gente comer e suspirar!
Tudo bem que não é nenhuma Ribs on the Barbie e nem uma The Original Baby Back Ribs, mas eu digo: ficou deliciosa e não deixou nada a desejar!
Fora que é SUPER FÁCIL! Demora, mas é fácil!
E as cinnamon apples? Que delícia! É o acompanhamento perfeito, super fácil e combina super bem com carne de porco, carnes curadas e receitas mais condimentadas! Vale a pena!


Costelinha ao molho barbecue
(receita adaptada daqui)

3kg de costelinha de porco
Sal e pimenta a gosto

Molho barbecue


1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo (aperte na xícara quando for medir)
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 vidro de catchup
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) água
Sal a gosto

Como fazer o molho:
Refogue a cebola no óleo, quando ficar transparente, acrescente o açúcar e o vinagre, mexa e acrescente os demais ingredientes. Deixe ferver até engrossar, prove o sal, coe e reserve para usar na costelinha ou em outra receita.


Como fazer a costelinha:
Temperei a costelinha e deixei 24h na geladeira. No dia seguinte, coloquei pra assar em uma forma, cobri com papel alumínio, deixei em temperatura baixinha por umas 3h (até desmanchar). Depois disso tirei o papel (ainda tinha um pouco de líquido), aumentei a temperatura e fui pincelando o molho dos dois lados, de 10 em 10 minutos, até quase acabar o molho, reservei o que sobrou (cerca de meia xícara) para servir a parte!

Como fazer a cinnamon apple (maçã com canela caramelada):
Descasquei três maçãs ácidas e cortei em 8 pedaços. Coloquei em uma panela com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uma pitada de generosa de canela, um naco de manteiga e 1/4 xícara de água. Cozinha até ficar macia!

Só posso dizer uma coisa: DE-LÍ-CIA!


Uma semana deliciosa pra vocês :)