Mostrando postagens com marcador doce. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador doce. Mostrar todas as postagens
8 de março de 2019
Bolo Coringa com Soro de Leite
Sabe o soro que sobrou do requeijão (ou de quando você faz queijo ou "sora" iogurte)? Não jogue fora não! Dá pra fazer pão, vitamina ou esse bolinho maravilhoso! Mais uma releitura do meu bolo coringa. Vamos lá?
Bolo Coringa com Soro de Leite
1 xícara de soro de leite
4 ovos
1/2 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)
Frutas vermelhas (frescas ou congeladas, opcional)
Como fazer?
Bata no liquidificador o soro, ovos, óleo, açúcar, o sal e a baunilha. Quando ficar homogêneo, junte a farinha e bata rapidamente. Incorpore o fermento com uma estátula. Coloque na forma untada e enfarinhada e espalhe as frutas por cima.
Leve para assar em forno médio, pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 35 minutos.
Faça o teste do palito.
.
#DicaPimentaPreta: Bolos feitos com óleo ficam mais fofinhos feitos no liquidificador, só tome cuidado para não forçá-lo demais. Esse bolo, como não é muito pesado, dá certinho.
Caso deseje, bata a primeira parte no liquidificador e agregue a farinha e o fermento na mão.
#DicaPimentaPreta2: Invente combinações. Esse bolo é delicioso para servir com geleias variadas. Experimente colocar frutas frescas, secas, granulado ou gotas de chocolate na massa também, fica ótimo. Ah, e você pode dividir a massa em duas, misturar 1/4 de xícara de chocolate em pó em uma das metade e fazer bolo mármore. Enfim, o céu é o limite.
#DicaPimentaPreta3: minha receita original é com buttermilk, mas pode usar o soro, leite, iogurte, suco de laranja... enfim.🤗
Espero que gostem!
Beijocas!
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
doce,
fácil,
lanche,
reaproveitamento
7 de março de 2019
Cinnamon Heart
Um dia, na semana passada, cheguei em casa com um bolo em mente.
Nesse meio tempo, resolvi fazer um creme de avelã com chocolate que estava na minha lista. Aproveitei o embalo e fiz requeijão caseiro. Já que tinha o soro que sobrou do requeijão, fiz pão para adiantar minha semana.
Com uma massa, fiz um pão de forma e essa rosca de canela e nozes, bem parecida com o cinnamon roll.
Quando mordi, suspirei. Há quanto tempo não comia algo tão gostoso?
Só me veio a mente que eu deveria dividir com meus amigos do trabalho, eu não poderia guardar aquilo só pra mim e assim o fiz. Eles amaram!
Sai de casa antes do marido, então avisei-o por mensagem que em cima da mesa havia o pão mais gostoso que ele iria provar na vida. Eu não acordei humilde nesse dia hahahahaha.
Cinnamon Heart
(receita minha, baseada nessa e inspirada nessa)
300g de farinha de trigo
15g de fermento biológico fresco
45g de açúcar
4g de sal
150ml de soro de leite (o que sobrou do requeijão)
25g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Como fazer?
Massa
Misture o fermento e o açúcar até dissolver e ficar líquido. Junte a farinha e o sal. Acrescente o soro, a manteiga e o ovo e misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descanar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho.
- Se for fazer na máquina de pão, siga a mesma ordem e use o ciclo de sova e descanso.
- Se for utilizar a batedeira planetária, sove por uns 5 minutos em velocidade alta. Após a sova, deixe a massa descansar em local morno por 1h.
- Em todos os casos, se necessário, acrescente mais farinha.
- Se for utilizar o fermento biológico seco, independente do método, faça assim (utilize o soro morno: misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte o restante dos ingredientes, sove a massa e siga os passos normalmente.
- Pode substituir o soro por leite.
- Nunca recomendo trocar a manteiga por margarina.
Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Nozes picadas a gosto
Misture tudo, exceto as nozes, até formar uma pasta.
Cobertura
2 colheres (sopa) de cream cheese gelado
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1-2 colheres (chá) de leite
Misture tudo até ficar uma cobertura bem cremosa e fluída. Coloque o leite aos poucos para acertar na textura.
Montagem
Abra a massa num retângulo, deixando uma espessura bem fina. Se necessário, utilize farinha para não grudar. Espalhe o recheio preparado (deixando uma borda de 3cm sem recheio, para fechar), salpique as nozes e enrole como um rocambole.
Assei numa forma de bolo (pode ser de pudim) untada e salpicada de açúcar mascavo por mais ou menos 30 minutos a 180°C.
Depois de assado, desenforme e deixe esfriar.
Espalhe a cobertura no pão frio e salpique nozes.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!
3 de dezembro de 2018
Cookies Duplos de Chocolate para alegrar o Natal
Dia desses o marido me pediu cookies.
Eu amo cookies, daí não foi um desejo difícil de atender.
Tenho uma receita de cookies certeira, mas queria algo diferente, então fui procurar no blog que tem os cookies mais maravilhosos do mundo e encontrei esse.
Gente... o que é esse negócio? Socorro!
Já aviso que é viciante e impossível comer um só. No dia que fiz a primeira vez, eu e Kaio comemos quase tudo. Daí que achei que seria uma ótima sugestão para presentear neste Natal. Vocês sabem que amo dar comida de presente...
A receita é facílima, deliciosa e rende que é uma beleza!
Cookies Duplos de Chocolate
200g de chocolate meio-amargo
50g de manteiga (usei com sal)
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
225g de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de chocolate branco em pedacinhos
Como fazer?
Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga e o cacau. Retire do fogo, junte o leite condensado, misture bem e deixe esfriar.
Acrescente a farinha, o fermento, o sal. Misture bem e acrescente o chocolate branco, cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar o suficiente para conseguir enrolar sem a massa grudar na mão.
Faça bolinhas e coloque no papel manteiga ou tapete de silicone. Leve para assar em forno a 180°C por mais ou menos 10 minutos. O tempo varia de acordo com o tamanho dos cookies.
Eles ainda saem molinhos do forno e endurecem conforme esfriam. Eu utilizo uma gradinha para resfriá-los.
Após esfriar, guarde em potes bem fechadinhos.
Duvido que vocês consigam comer apenas um.
Ahhhhh... esses cookies são perfeitos para fazer sanduíche de sorvete. ;)
Beijocas e até a próxima!
22 de novembro de 2018
Um Bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate
Não é difícil eu criar receitas. Difícil é conseguir anotar tudo e vir aqui postar. 'Cês me perdoam?
Para me redimir, criei esse bolo maravilhoso e anotei tudo para passar pra vocês. Uma perdição! Bolo de cenoura já é bom demais, com esse toque de amêndoas, eu duvido quem vai resistir.
Meu bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de amido de milho
50g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo e o amido de milho. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e salpique o chocolate por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar. Faça o teste do palito.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)
17 de novembro de 2018
Sorvete de Flocos
Esqueça todos os sorvetes de flocos que você já tomou. Esse aqui é de chorar de tão bom.
Não vou nem me alongar... apenas uma variação (espetacular) do meu sorvete de baunilha, mas que vai fazer você ir ao céu e voltar.
Meu Sorvete de Flocos
2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo, derretido
Como fazer?
Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a mistura de leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Na sorveteira: Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante. Quando estiver quase congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve ao congelador para terminar de congelar.
Sem sorveteira: Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira (no processador funciona também) por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo por mais 2 ou 3 vezes. Quando estiver quase completamente congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve para o congelador.
*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)
4 de novembro de 2018
Bolo de Coco
Eu confesso que não sou fã de bolo de coco, mas esse ficou TÃO BOM que eu tive que trazer aqui pra vocês.
Ué... mas se não gosta de bolo de coco, então porque fez?
Bem... eu tinha que dar fim num pouco de coco/leite de coco que eu tinha na geladeira, então fiz bolo. Tudo vira bolo nessa casa hahahah. :)
Lembram do bolo-formigueiro-coringa? Esse é mais uma versão dele.
Vamos a receita?
Bolo de Coco da Máh
1 xícara de leite de coco caseiro
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de coco ralado (utilizo o bagaço do leite de coco)
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar.
Despeje a mistura numa tigela, peneire por cima a farinha e o amido, junte o coco e misture até ficar homogêneo.
Agregue delicadamente o fermento. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
coco,
doce,
fácil,
lanche,
sem lactose
3 de novembro de 2018
Xarope Caseiro de Limão Siciliano
Meu pai ganhou limões siciliano e me deu um pouco. Mentira, ganhei sacolas e sacolas! ADOOOORO!
Já contei pra vocês... sou apaixonada por limão, por qualquer um!
Eu tinha uma fruteira abarrotada dessas belezinhas e resolvi preparar xarope para eu e o marido tomarmos soda italiana, que amamos!
Essa garrafa não durou uma semana🙈.
A soda italiana é água com gás, gelo e um xarope concentrado. Não curto os artificiais porque... são artificiais, né?
Esse que trago hoje tem um truque que o deixa ainda melhor do que apenas misturar o suco do limão com açúcar, vem ver:
Meu Xarope de Limão Siciliano
Suco de limão siciliano espremido na hora
1/4 da medida de suco, de água filtrada
Açúcar a gosto
Casca dos limões em fitas, sem a parte branca
Como fazer?
Esprema e coe o suco do limão. Meça a quantidade e use 1/4 dessa medida de água. Por exemplo, se usar 400ml de suco de limão, use 100ml de água.
Junte o açúcar e leve para ferver. Depois que levantar fervura, conte 5 minutos e desligue. Junte as cascas e deixe a mistura esfriar.
Coe e conserve na geladeira.
Agora é só preparar a sua soda italiana e aproveitar!
Dicas:
Utilize suas frutas preferidas para criar seu xarope caseiro. A ideia é sempre a mesma, deixou bem forte e concentrado.
Já fiz com limão, tangerina, morango, maracujá, melancia, acerola, limão com gengibre, maçã verde, laranja, etc.
Quando uso os outros limões, pulo a parte da casca.
Faço a parte do cozimento apenas nos xaropes de limão (qualquer um), tangerina e limão com gengibre. As demais, utilizo in natura.
Divirtam-se!
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.
23 de outubro de 2018
Bolo de Tangerina e Papoula
Lembram do concurso de receitas que participei?
Teve uma segunda parte e para essa rodada da #BatalhaInstaFoods, recebemos uma lista com 15 ingredientes dos quais deveríamos utilizar obrigatoriamente pelo menos 3.
Pensei em mil receitas, em utilizar o máximo de ingredientes que eu conseguisse... mas depois parei e pensei... pra que?
Adoro receitas frufrus, vocês sabem, mas nada me representa mais do que um bolo ou um pão caseiro sobre a mesa, acompanhados de uma bela xícara de café fresco.
Escolhi então uma receita delicada, de ingredientes (pode omitir a papoula tranquilamente) e preparo simples e que eu espero que vocês preparem em casa.
Bolo a mesa é um momento de partilha, de amor e de simplicidade. Ser feliz é simples, a gente é que complica.💛
Meus ingredientes: TANGERINA, FARINHA DE TRIGO e OVOS.
Meu Bolo de Tangerina e Papoula
1 xícara de suco de tangerina espremido na hora
Raspas da casca de 2 tangerinas (cuidado para não raspar a parte branca)
1/2 xícara de óleo vegetal
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de sementes de papoula
Como fazer?
Peneire a farinha de trigo com o amido e o sal em uma tigela, misture as raspas da tangerina e reserve.
Bata no liquidificador o suco, os ovos, o óleo e o açúcar somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e a papoula com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida, previamente untada e enfarinhada) leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito e desenforme morno.
Espero que gostem!
Bejocas e até a próxima!
20 de outubro de 2018
Um bolo de beterraba para surpreender
Se eu contar para vocês que o bolo de beterraba é gêmeo do de cenoura, vocês acreditam?
Pois é verdade!
Aqui já tem uma receita, mas essa é novinha (adaptei do bolo de cenoura) e eu convido vocês a provarem.
Só não me perguntem porque não manteve a cor linda da beterraba (cada vez ele sai da cor que bem entende), mas acredito que meu forno faz bruxarias... vai saber.
A cobertura de chocolate (usei branco) é opcional, mas muito bem vinda! :)
Bolo de Beterraba da Máh
1 beterraba grande
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Lave, descasque e pique a beterraba. Junte-a no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada.
Asse até que, ao enfiar um palito no bolo ele saia limpo.
O tempo varia de cada forno/forma utilizada.
Caso deseje, cubra com a cobertura de chocolate da sua preferência.
Eu usei uma ganache "ralinha" de chocolate branco (chocolate branco derretido, misturado com creme de leite a gosto).
Espero que gostem! :)
Beijocas e até a próxima!
2 de outubro de 2018
Amendoim Praliné
Semana passada preparei amendoins praliné!
Havia aaaaaanos que eu não fazia essa receita e graças ao pensamento gordo de um colega de trabalho, eis aqui essa delícia! Aproveito para deixar a receita. Se gostar e/ou fizer, me conta heim?
Amendoim Praliné
.
3 xícaras de amendoim cru, com a casca
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1/2 xícara de água
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de canela
1 pitada generosa de sal
Como fazer?
Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture. Leve ao fogo e mexa de vez em quando. Primeiro vai caramelar e parecer que vai dar errado, quando começar a açucarar (fique atento), mexa vigorosamente até secar. Coloque em uma assadeira para esfriar.
30 de setembro de 2018
Bolo de Banana Caramelada
Vamos fazer um bolo invertido de bananas? Esse bolo é um dos preferidos do marido, e como haviam algumas bananas quase perdendo na fruteira, resolvi juntar o útil ao agradável: utilizar as frutas e fazer um carinho para o meu amor.
Aqui usei mais uma vez a minha receita coringa de bolos, para vocês verem que ela é coringa mesmo! Só diminui o açúcar na massa, já que ainda tem o caramelo!
Vamos lá?
Bolo de Banana Caramelada da Máh
1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a montagem
1 xícara de açúcar
Água
Bananas (usei 4 unidades de banana prata)
.
Como fazer?
Para o caramelo: coloque o açúcar na panela e junte água o suficiente para "molhá-lo". Leve ao fogo baixo e NÃO MEXA COM COLHER. Apenas gire a panela segurando o cabo. Quando atingir o ponto e cor de caramelo, coloque na forma escolhida e gire-a (use um pano para não se queimar) para cobrir o fundo e as laterais. Espere o caramelo esfriar uns 10 minutinhos.
Corte as bananas como desejar e coloque por cima do caramelo, formando uma camada uniforme no fundo da forma e reserve.
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a canela. Junte a farinha de trigo e o amido e bata somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento com uma espátula, coloque a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 40 minutos). Faça o teste do palito.
Passe a faca nas laterais da forma e desenforme o bolo ainda morno.
*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
Espero que gostem! Ah, quem fizer, volte para me contar!💛
Em tempo: dá para substituir a banana por abacaxi, ou utilizar essa receita.
8 de setembro de 2018
Meu sorvete de morangos
Tenho tantas receitas para mostrar aqui... essa por exemplo, preparei em julho do ano passado, acreditam?
Bom... antes tarde do que nunca, né?
Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo sorvete! Amo mesmo. Mas sorvete bom.
Acho incrível que conforme eu cresci, além de deixar de ser insuportável para comer (minha mãe vai para o céu) meu paladar se educou: tem coisas que não consigo mais comer ou evito ao máximo.
Sorvete é uma delas... tomar sorvete de baixa qualidade é um sofrimento. Não, não sou rica, não vivo a base de coisas caras, mas quando você aprende a cozinhar, consegue controlar o que tem de verdade na sua comida e acreditem: é mais barato para o seu bolso e para sua saúde.
Queria preparar um sorvetinho e pedi para o Kaio escolher o sabor, ele nem pensou e falou: MORANGO!
Eu dei uma procurada rápida por receitas e resolvi fazer a minha, que divido hoje com vocês.
Vamos lá?
Sorvete de Morangos da Máh
1 xícara de leite
1 xícaras de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
500g de morangos limpos
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Como fazer?
Leve o leite e o creme de leite para aquecer até levantar fervura.
Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente uma concha de leite a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver para não talhar.
Passe o creme por uma peneira, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Prepare os morangos: separe metade deles e coloque-os inteiros em uma assadeira, sem deixá-los empilhados. Espalhe o vinagre balsâmico por cima e leve ao forno, temperatura beeeem baixinha, até que fiquem bem murchos. retire do forno, amasse até formar um purê e reserve na geladeira. Ficam feios, mas muito saborosos.
Bata no liquidificador o restante dos morangos (gelados) com o suco de limão.
Junte o creme feito anteriormente com os dois purês de morangos, a baunilha e o sal. Leve a mistura a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para finalizar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.
- Para servir, fiz crumble, tostado na frigideira. E a calda de caramelo: Fiz o caramelo normalmente (água + açúcar) e quando ficou pronto, coloquei um pouco de creme de leite fresco e mexi até ficar homogêneo.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!
8 de março de 2018
Um brigadeiro para os aniversários ficarem ainda mais especiais
Foi assim que a Rita Lobo apresentou essa receita, sempre presente nos aniversários de seus filhos.
Ano passado, por uma questão pessoal, fiquei alguns (doloridos) meses sem comer chocolate.
Foi tenso.
Durante esse tempo, planejei como voltaria a consumi-lo. Não poderia ser de qualquer jeito, afinal, foram meses de jejum.
Virei para o Kaio e falei que estava sonhando com um brigadeiro, mas brigadeiro de verdade, nada de achocolatado (que já não entra aqui em casa).
No dia em que eu finalmente estava liberada para "enfiar o pé na jaca", comprei uns 4 tipos diferentes de chocolate para preparar um bolo, que levaria chocolate na massa, recheio e cobertura, e não sendo suficiente isso tudo, ainda seria coroado com muitos brigadeiros.
Essa receita, ao contrário da minha tradicional que faço com cacau, vai chocolate amargo picado.
Que pecado.
E o granulado é de chocolate mesmo!
Eu nunca comi brigadeiro melhor na vida.
Sério.
De verdade.
Receita oficial de brigadeiro de panela pra comer na TPM e para os aniversários ficarem ainda mais especiais.
daqui, rende cerca de 30 unidades
1 lata de leite condensado
50g de chocolate amargo picado (usei um com 85% de cacau)
1 colher (sopa) de manteiga (prefiro com sal)
Granulado (de verdade), coco queimado, cacau em pó ou castanhas trituradas, para enrolar
Misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela de inox.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, despeje a mistura em um prato fundo (eu gosto de cobrir com um papel filme grudado a superfície do brigadeiro). Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
Unte a mão bem levemente para enrolar os brigadeiros e passar na cobertura escolhida.
Acredito que quando você terminar de enrolar, terá pelo menos 5 brigadeiros a menos para servir.
Beijocas e até a próxima! :)
Marcadores:
aniversário,
brigadeiro,
chocolate,
doce,
fácil
5 de março de 2018
Brigadeirão para voltar à infância
Vi essa receita há algum tempo e coloquei-a na minha lista imaginária de 'receitas que farei'.
Ela ficou lá por muito tempo, até semana passada, quando finalmente resolvi prepará-la.
Tão deliciosa, me arrependi de não ter feito antes. Me transportei para minha infância, quando minha irmã fazia o 'pudim brigadeiro' que ela tinha anotado em seu caderninho de receitas.
Tem receitas que são como um abraço, um carinho e trazem uma lembrança tão boa do que a gente já viveu. O pão de batata que a mamãe fazia, a torta da tia, o quibe do tio e agora, esse brigadeirão, que embora não sejam os preparos 'originais' que minha família fazia, me levam lá para aquele lugar sem preocupações, sem maldades, em que eu podia brincar na rua o dia todo e minha 'responsabilidade' era tirar boas notas. Bons tempos.
Quando criança, sem critério e paladar, usávamos achocolatado e granulado que não tem nada de chocolate, hoje, com cacau e raspas de chocolate eu vejo que sim, o que é bom pode ficar infinitamente melhor.
Brigadeirão
Receita Panelinha
(fiz meia receita e rendeu 6 porções)
1 lata de leite condensado
300ml de leite
3 ovos
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
Manteiga e açúcar para polvilhar
Raspas de chocolate para decorar
Como fazer?
Unte e polvilhe com açúcar uma forma de 20cm e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador até o cacau dissolver. Coloque a mistura na forma. Asse em banho maria em temperatura médio-baixa (mais ou menos 150ºC) por 1 hora.
Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Passe uma faquinha nas laterais para desenformar e decore com as raspinhas de chocolate.
Sirva e seja feliz.
Beijocas e até a próxima! :)
22 de fevereiro de 2018
Bolo de Maçã e Canela para compartilhar bons momentos
Estava conversando (sobre comida hahahaha) com uma amiga no trabalho e ela, que mora longe da família, começou a falar de que quando está na casa de seus pais, gosta e faz questão de ir a padaria comprar pão fresco e outras gostosuras, arrumar a mesa e juntar todo mundo 'só' para lanchar. "Não é sempre que podemos fazer isso", disse ela.
Fiquei com isso na cabeça, o carinho, a lembrança e a importância desses pequenos momentos no nosso dia-a-dia.
Não falo de mesas grandiosas, louças caras e comidas 'chiques'. Falo de afeto, família, comida de verdade e do momento tão gostoso que é partilhar uma refeição.
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Por que essa rotina saiu de nossas vidas?
Por que tudo ficou mais importante e mais urgente do que isso?
Eu não sei.
Aqui em casa eu tento, o tanto que posso, não perder esse costume. Adoro comer no sofá, em frente a TV, mas adoro ainda mais sentar a mesa com o marido, não precisar ficar equilibrando o prato e poder degustar a comida com o respeito e atenção que ela merece.
Vamos fazer um trato?
Prepare esse bolo (ou qualquer outra receita que você goste), arrume a mesa, coloque uma flor e chame alguém que você goste muito para uma visita. Sem cerimônias, sem protocolos, sem TV e sem celular.
Que tal? Topa?
Eu tenho certeza que seu convidado vai amar e sentir o carinho em cada detalhe.
Tenho três bolos preferidos. Pois é... três. Não consegui escolher. Mas meu estômago coração é grande, cabe todo mundo. São eles: o de cenoura, o de iogurte e esse que trago hoje.
Eu já amava bolo de maçã, mas depois dessa versão da Paula... olha... virou clássico e oficial.
Esse bolo é úmido, saboroso, macio... perfeito para servir com uma xícara de café (ou chá) para ter um dedinho de prosa com alguém especial.
Bolo de Maçã e Canela
(adaptado daqui)
1/2 xícaras de óleo vegetal
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 maçãs descascadas e picadas (usei fuji)
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de xícara de uvas-passas sem sementes
Como fazer?
Junte a farinha, canela, fermento, sal e bicarbonato, peneire e reserve.
Bata na batedeira, em velocidade alta, os ovos, açúcar e óleo até ficar uma mistura cremosa e clara.
Vá juntado os secos aos poucos, com a velocidade baixa, somente até incorporar.
Desligue a batedeira, junte as maçãs, uvas e nozes e misture com uma espátula.
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada (usei uma de buraco no meio de 20 cm) e leve para assar em forno médio (pré-aquecido) até dourar (faça o teste do palito). O meu demorou quase 40 minutos.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
canela,
castanhas,
doce,
especiarias,
fácil,
frutas,
frutas secas,
lanche,
maçã
19 de fevereiro de 2018
Tarteletes de Limão e Chocolate
Eu não sei vocês, mas amo a mistura de chocolate e limão. Pra mim só perde para maracujá com chocolate.
Sábado estava em casa e depois do almoço me bateu uma vontade de comer doce. Juntei o que tinha disponível na geladeira e nasceu essa delícia.
Não vou me alongar na conversa, vamos a receita.
Tarteletes de Limão e Chocolate da Máh
(rendeu 6 unidades)
Massa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (uso com sal)
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento químico
Água gelada até dar o ponto
Creme de limão
1/2 lata de leite condensado
Suco de 1 limão (ou a gosto)
Raspas da casca de 1 limão
Ganache
100g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de creme de leite
Raspas de chocolate para decorar
Como fazer?
Prepare o creme de limão. Junte o leite condensado, as raspas e vá colocando o suco de limão a gosto. Misture bem, o creme já começa a engrossar. Leve para geladeira e reserve. (Eu gosto bem azedinho, mas cuidado para não colocar suco demais e o creme ficar mole.)
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Para a massa, misture todos os ingredientes secos, junte a manteiga e a gema. Caso necessário, vá pingando a água gelada até dar o ponto na massa. Ela fica uniforme e não gruda nas mãos. Não sove a massa. Enrole-a em filme pvc e deixe descansar por 10 minutos na geladeira.
Abra a massa e forre as forminhas de maneira uniforme (eu já abro direto na forma). Faça furos na massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média baixa, até dourar levemente (mais ou menos 10 minutos).
Espere a massa esfriar, coloque o creme de limão gelado até preencher metade da forma, complete com a ganache e decore com as raspas de chocolate. Deixe na geladeira por 5 minutos e sirva a seguir.
Observações:
- Essa massa eu uso para todas as minhas tortinhas doces, então se quiser variar, fique a vontade. Para uma versão de chocolate, acrescente um pouco de cacau em pó a massa. Pode acrescentar especiarias também. Vale canela, cardamomo, baunilha, cumaru... enfim, o céu é o limite.
- Gosto de montar a torta na hora de servir, para garantir uma massa crocante, é só deixar tudo preparado com antecedência.
Já quero preparar com chocolate branco também, combina lindamente com limão. <3
Espero que gostem! :)
Beijocas e até a próxima!
18 de janeiro de 2018
Cocada Cremosa Brûlée (ou não)
Domingo passado foi um dia lindo. Almoço com amigos super queridos, risadas de doer a barriga... aquele dia gostoso mesmo, sabe?
Preparei uma moqueca que segundo minha amiga baiana, a fez voltar para casa. Fiquei tão feliz.
Como preparei o leite de coco para a moqueca, sobrou o 'bagaço' e eu usei-o como sempre faço aqui em casa: uma cocada cremosa de forno. A versão 'brûlée' é totalmente opcional, mas vale a pena, viu?
E olha, se não quiser fazer o leite de coco para obter o bagaço, é só ralar o coco fino ou bater todos os ingredientes no liquidificador. Mais fácil, impossível. <3
Ps.: pode dobrar, triplicar, quadruplicar a receita. ;)
Cocada Cremosa da Máh
Polpa de 1 coco seco ralada finamente (usei o bagaço do leite de coco)
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 pitada de sal
Misture todos os ingredientes e leve para assar em um refratário untado até o centro ficar firme e a cocada bem dourada. Sirva quente ou fria.
Caso vá fazer a versão 'brûlée', polvilhe uma camada uniforme de açúcar cristal, queime com o maçarico e sirva imediatamente.
Beijocas e até a próxima. :)
Assinar:
Postagens (Atom)

















































