Mostrando postagens com marcador coco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador coco. Mostrar todas as postagens

4 de novembro de 2018

Bolo de Coco


Eu confesso que não sou fã de bolo de coco, mas esse ficou TÃO BOM que eu tive que trazer aqui pra vocês.
Ué... mas se não gosta de bolo de coco, então porque fez?
Bem... eu tinha que dar fim num pouco de coco/leite de coco que eu tinha na geladeira, então fiz bolo. Tudo vira bolo nessa casa hahahah. :)
Lembram do bolo-formigueiro-coringa? Esse é mais uma versão dele.
Vamos a receita?



Bolo de Coco da Máh

1 xícara de leite de coco caseiro
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de coco ralado (utilizo o bagaço do leite de coco)
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar.
Despeje a mistura numa tigela, peneire por cima a farinha e o amido, junte o coco e misture até ficar homogêneo.
Agregue delicadamente o fermento. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)

18 de janeiro de 2018

Cocada Cremosa Brûlée (ou não)


Domingo passado foi um dia lindo. Almoço com amigos super queridos, risadas de doer a barriga... aquele dia gostoso mesmo, sabe?
Preparei uma moqueca que segundo minha amiga baiana, a fez voltar para casa. Fiquei tão feliz.
Como preparei o leite de coco para a moqueca, sobrou o 'bagaço' e eu usei-o como sempre faço aqui em casa: uma cocada cremosa de forno. A versão 'brûlée' é totalmente opcional, mas vale a pena, viu?

A receita é uma adaptação muito melhorada dessa daqui, já que usa o coco fresquinho.
E olha, se não quiser fazer o leite de coco para obter o bagaço, é só ralar o coco fino ou bater todos os ingredientes no liquidificador. Mais fácil, impossível. <3
Ps.: pode dobrar, triplicar, quadruplicar a receita. ;)


Cocada Cremosa da Máh

Polpa de 1 coco seco ralada finamente (usei o bagaço do leite de coco)
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 pitada de sal

Como fazer?

Misture todos os ingredientes e leve para assar em um refratário untado até o centro ficar firme e a cocada bem dourada. Sirva quente ou fria.
Caso vá fazer a versão 'brûlée', polvilhe uma camada uniforme de açúcar cristal, queime com o maçarico e sirva imediatamente.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)




4 de janeiro de 2018

Cuscuz de tapioca e Feliz 2018!


Feliz 2018 meus queridos! Que esse ano seja repleto de coisas boas e que eu consiga deixar mais gordices aqui pra vocês!
Essa receita é tão boa, mas tão boa que você nem acredita.
Cresci me deliciando com essa tapioca (aqui em casa cresci chamando de pudim de tapioca) que a mamãe sempre fazia, mas essa versão é ainda mais fácil, pois não vai ao fogo. Preparei-a de sobremesa para o réveillon e foi super sucesso, também pudera, é receita da Rita!
Espero que gostem dessa delícia super brasileira! <3


Cuscuz (ou pudim) de tapioca
(adaptado do livo Cozinha de Estar, da Rita Lobo)

2 e 1/2 (500g) xícaras de tapioca granulada
1 coco seco
Cerca de 1 litro de água quente
1 xícara de açúcar
1/2 colher (chá de sal)

Para servir
Leite condensado
Lascas de coco fresco

Como eu fiz?
Separe mais ou menos 1/8 do coco e faça fitas (use o descascador de legumes, fatiador ou uma faquinha afiada) e reserve.
Retire aquela pele fina do coco, corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Complete com a água quente até a marca de 1 litro. Bata tudo por uns 3 minutos e coe. Utilize um pano fino e limpo sobre a peneira para poder extrair o máximo do leite de coco.
Misture bem o leite de coco preparado com metade do 'bagaço' que sobrou do coco (o restante pode virar beijinho), o açúcar e o sal.
Vá juntando a tapioca aos poucos e misturando bem (eu usei o fouet). Deixe descansar em temperatura ambiente por meia hora, mexendo de vez em quando com uma espátula.
Disponha na forma desejada (pode ser uma de bolo inglês forrada com papel filme, mas eu usei uma decorada untada bem de leve com óleo vegetal) e leve a geladeira por pelo menos 3 horas.
Desenforme e sirva com o leite condensado e as fitas de coco.


Dica: após o descanso de meia hora, prove para ver se está tudo bem hidratado, pois há marcas de tapioca que vem com uns pedaços maiores que podem ficar duros. Se for o caso, regue mais leite de coco.
Dica²: Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca.

Espero que vocês gostem!
Beijocas e até a próxima! :)



11 de julho de 2017

Pãozinho de batata com gostinho de infância


Eu nem ia postar essa receita, já que é igualzinha essa daqui, só trocando a batata, mas é que eu senti uma sensação tão maravilhosa quando comi esse pãozinho que resolvi fazer um post especial, só pra ele.
Eu sei que não é a receita oficial da mamãe, pois nem ela mesma se recorda. Eu lembro vagamente dela prepará-lo, ficava o dia todo por conta das 'rosquinhas de batata' e eu e minha irmã rondando, querendo saber que horas estaria pronto.
Quanto mordi esse pãozinho, me teletransportei para aquela época. Tempos sem preocupações que existem hoje, sem estresses tão constantes na vida adulta e que para ser feliz bastava um pãozinho preparado pela mamy. Foi literalmente uma delícia. Espero que vocês façam e que gostem, e se possível, sintam uma coisa tão boa quanto eu senti.
Para remeter completamente minha infância, fiz uma versão com caldinha simples de açúcar* e salpiquei com coco fresco raladinho.


Pãozinho de batata Máh
(rendimento: 1 pão de forma ou 12 pãezinhos)

1/2 xícara de batata, cozida** e amassada
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto


Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente a batata, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.


Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

*Para a calda: 2 medidas de açúcar para 1 de água, leve para ferver até engrossar, mas sem caramelar. Essa caldinha é daquela que 'açucara' quando esfria.
**Para cozinhar a batata eu lavo bem, seco e colo-as inteiras no microondas, dependendo do tamanho da batata, demora uns 3-5 minutos para estar bem macia. Espete-a, se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos. Como a batata absorve muita água, isso impede que ela fique mais úmida que necessário.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

18 de maio de 2017

Bolo de Coco Gelado - nova versão


Essa é a receita mais acessada no blog, também pudera, ô trem bom!
Há algum tempo eu faço ele de uma maneira um pouquinho diferente, e como eu acho que ele fica ainda melhor, resolvi trazer essa versão para vocês.
Espero que gostem.


Bolo de Coco Gelado
versão ainda mais gostosa daqui

6 ovos em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Para a calda
1 coco seco
2 xícaras de água quente
1 xícara de leite
1 lata de leite condensado


Como fazer?
Na batedeira, bata as claras em neve até ficarem firmes, vá acrescentando o açúcar até obter um merengue fofo e brilhante. Junte as gemas uma a uma. 
Acrescente o leite e a farinha de trigo intercalados, batendo somente até ficar homogêneo. Quando finalizar, retire da batedeira e incorpore o fermento delicadamente como uma espátula.
Leve para assar em forno pré-aquecido, forma untada e enfarinhada, temperatura média, por mais ou menos 40 minutos (faça o teste do palito).
Rende um bolão! Mais ou menos uma forma de 25x35cm de lateral alta.
Para a calda, bata no liquidificador o coco descascado* com a água por uns 2 minutos. Forre uma peneira com um pano limpo e fino e coe o leite de coco. Torça bem o pano para retirar o máximo de líquido. Reserve o coco ralado.
Junte no liquidificador o leite de coco, o leite e o leite condensado, bata até ficar homogêneo.
Quando retirar o bolo do forno, ainda quente, fure-o todo com um garfo e espalhe a calda por todo o bolo. Espalhe o coco ralado por cima e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas, quando mais, melhor.

*Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca. Eu gosto de tirar a 'pelezinha' que fica, mas é opcional.

Dessa vez assei em forminhas individuais. <3
Beijocas e até a próxima! :)




24 de janeiro de 2017

Flan de Pêssegos e Coco


Hoje é aniversário da mamy e como fiz essa receita para ela, resolvi postar hoje!
Mamãe é aquela pessoa que briga, briga, briiiiiiiiiiga, mas ama também que é uma beleza.
Levei bons anos para entender o porque de ouvir tantos 'nãos' na minha vida, que hoje eu viro pra ela e digo 'obrigada'. Obrigada por TUDOOOOO, por cada não que me disse, por mais que na hora eu chorasse e achasse que o mundo ia acabar (adolescentes...).
Enfim...
Minha mãe não está podendo consumir nem leite e nem glúten (embora ela coma mesmo assim). No Natal fiz essa sobremesa para ela poder comer sem ter que ficar sofrendo.
A sobremesa é leve, refrescante e você pode substituir o pêssego por outras frutas da época (com manga fica uma delícia).

Vamos lá?


Flan de Pêssego e Coco da Máh

500ml de suco de pêssego (usei concentrado, sem açúcar)
3 pêssegos maduros, descascados e picados em cubos
Açúcar a gosto (usei de baunilha)
2 envelopes (12g cada) de gelatina sem sabor e incolor*
750ml de leite de coco (usei caseiro)
1 lata de leite condensado (usei sem lactose)

Como fazer?

Unte levemente com algum óleo vegetal de sabor neutro uma forma com furo no meio (a minha tem capacidade para mais ou menos 2 litros) e reserve.
Misture o suco, os pêssegos picados, adoce a gosto (vai depender do gosto - eu prefiro mais azedinho - e da quantidade de açúcar que tem no suco que você utilizar) e leve ao fogo. Deixe ferver por 3-5 minutos. Espere a mistura amornar e junte um envelope de gelatina preparado conforme o fabricante. Misture bem, coloque na forma e leve para gelar até firmar.
Bata no liquidificador o leite de coco com o leite condensado e o outro envelope de gelatina preparado. Disponha sobre a gelatina de pêssego (que já tem que estar firme) e leve para gelar até firmar completamente.
Desenforme com cuidado e sirva gelado.

*Caso você não vá desenformar, pode-se usar metade da gelatina indicada. Daí faça da ordem inversa para ficar mais bonito, e lembre-se de empregar a mistura de pêssegos já fria.

Espero que vocês gostem, assim como minha mamy poderosa gostou.
Mãaaaaaaaaae, feliz aniversário! Te amo!

Beijocas e até a próxima.



16 de outubro de 2016

Pão de coco e amendoim

Eu adoro pães... já deu pra perceber, né?
Toda semana eu preparo um pãozinho para que eu e o marido possamos comer no café da manhã e levar para lanchar no trabalho.
Quase sempre vou fazendo sem receita, no olhômetro... Foi o caso desse, mas consegui anotar tudo. Usei esses sabores pois precisava dar fim nesses ingredientes que eu tinha na geladeira.
Vamos lá?


Pão de coco e amendoim da Máh

1 xícara de leite de coco morno (usei caseiro)
5g (1/2 envelope) de fermento biológico seco
1/4 de xícara de manteiga de amendoim sem açúcar (usei caseira)
1/4 de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar o ponto
1 gema e açúcar para finalizar


Como fazer?
Misture 1 xícara de farinha com o fermento e o leite de coco morno. Mexa bem e deixe descansar uns 10-15 minutos, até começar a espumar.
Depois disso acrescente mais 1 xícara de farinha e o restante dos ingredientes. Mexa bem até ficar homogêneo e depois vá acrescentando a farinha aos poucos.
Quando ficar 'pesada' coloque em uma superfície e sove bastante. Vá sovando e acrescentando farinha até desgrudar das mãos, tomando cuidado para não deixar a massa seca.
Coloque numa tigela, cubra com um pano úmido e deixe num local sem corrente de ar (eu deixo dentro do forno desligado).
Depois de mais ou menos uma hora de descanso (até dobrar de tamanho) sove a massa novamente só para tirar o ar, modele como quiser e deixe descansar novamente até dobrar de volume. 
Pré-aqueça o forno em temperatura média, pincele os pães com gema e polvilhe açúcar.
Asse até dourar.
Dica para saber se o pão está assado: bata com os nós dos dedos na parte de baixo, tem que fazer um som de oco.

*Caso deseje fazer uma versão vegana, é só não pincelar o pão com a gema. ;)

Beijocas e até a próxima! :)

17 de janeiro de 2016

Pudim de abóbora e coco


Eu adoro abóbora, e vocês?
Amo combinada com calabresa, pão, assada, enfim! Amo e amo!
Fiquei imaginando se ficaria bom em um pudim, e dia desses resolvi testar. E não é que ficou delicioso? Fez sucesso!
Fiz esse pudim para receber o pessoal do Sindicato dos Bancários, que vieram fazer essa matéria linda comigo. Vem ver!



E vamos a receita!

Pudim de abóbora e coco da Máh
(rende 6-8 porções)

Pudim
1 e 1/2 xícaras de abóbora japonesa cozida e amassada
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite de coco (usei caseiro)
3 ovos
Caramelo
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água

Como fazer?
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Bata os ingredientes do pudim no liquidificador até ficar uma mistura lisa. Coloque na forma reservada e leve para assar em banho maria, forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito para verificar se está no ponto.
Desenforme morno e leve para gelar.


Beijocas! :)






26 de agosto de 2015

Rosquinhas de coco

Perdoem a foto ruim. (1)

Há alguns anos, sempre que eu ia a padaria, comprava uma rosquinha dessas (também conhecida como rosca/fatia húngara), ensopaaaaaadas, macias, doces... ia desenrolando as camadas e comendo, no caminho de casa mesmo, me melecando toda. Ahhhh, que delícia.
Bom, daí que estou numa vibe de coco ultimamente, ai juntei com pães que são o meu vício permanente e tentei reproduzir essa delícia.
Ahhh gente, quando desenrolei as camadinhas (sem o ritual, não tem graça) e senti o sabor, voltei no tempo. Foi tão bom.
Viajei mais ainda com a imagem dessas lindinhas na lancheira escolar dos meus filhotes, lembrando que ainda não tenho filhos. :)

Vamos lá?


Rosquinhas de coco da Máh

Massa
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
5g de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto

Recheio
4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (usei com sal)
50g de coco seco não adoçado

Calda
1 xícara de leite
1 1/2 xícara de açúcar

Para pincelar
1 gema
1 colher (sopa) de água

Perdoem a foto ruim. (2)

Como fazer?
Misturei em um bowl grande o açúcar, o leite e o fermento e reservei por 10 minutos, até espumar.
Acrescentei 1 xícara de farinha trigo, o ovo e o óleo e mexi muito, muito, muito bem com uma colher de pau. Mexi muito mesmo, até começar a criar bolhas grandes. Fui acrescentando farinha branca e o sal aos poucos e quando a massar ficou grossa para trabalhar com a colher, enfarinhei uma superfície e trabalhei a massa até desgrudar das mãos, uns 10 minutos.
Nessa hora cuidado para não colocar farinha demais e o pão ficar seco.
Untei uma bacia com óleo, coloquei a massa e deixei descansar em local morno por pelo menos 1 hora.
Misturei os ingredientes do recheio.
Passado o tempo de descanso da massa, abra-a em retângulo grande e espalhe bem o recheio. Enrolei formando um rocambole e então corte em fatias, eu dividi em 12 pedaços. Dispus em uma forma untada e enfarinhada, deixando um pouco de espaço entre as fatias. Deixei descansar por mais 30 minutos, pincelei com a gema batida com a água, e levei ao forno, pré-aquecido em temperatura média, até dourar.
Para a calda, fervi o leite com o açúcar e derramei quente nas rosquinhas, assim que retirei-as do forno.
Deixe esfriar e sirva.



DE-LÍ-CIA.

Dica 1: Pode usar o coco fresco ralado fino.
Dica 2: Na próxima (sim, farei novamente o mais rápido possível), substituirei o açúcar da calda por uma lata de leite condensado :P

Beijocas e até a próxima.

Perdoem a foto ruim. (3)

17 de agosto de 2015

Sorvete de tapioca e tuile de brinde :)


Ahhh, lembra da tapioca que eu ganhei? Então, ela também virou sorvete. Mas não um sorvete qualquer... sorvete de tapioca com coco.
Ele sozinho já é lindeza pura, mas nada está tão bom que não possa melhorar, então preparei tuiles levíssimas e crocantes, ai sim, virou o céu.
Se puder, façam agora mesmo :D
Ah, a sorveteira não é desculpa, pois a minha quebrou e estou batendo ele na mão.
Se não tiver uma tigela inox, bata numa panela mesmo, coloque-a sobre uma bacia cheia de gelo e sal e fooooorça no braço que dá certo :D

Vamos lá?


Sorvete de tapioca e coco da Máh

1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 xícaras de de leite de coco (bata 4 xícaras de água morna com 1 coco seco descascado e coe bem)*
3 gemas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite)
1 1/2 xícara de farinha de tapioca

Como fazer?
Misture o creme de leite, o leite e o leite de coco e aqueça em uma panela. Bata as gemas com o açúcar até virar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente a mistura do leite, concha a concha, mexendo bem. Verta a mistura na panela novamente e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura cobrir as costas da colher com uma camada fina. Não deixe ferver. Coloque a mistura num recipiente que possa ir a geladeira, misture o coco e a tapioca, mexa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas e então prepare na sorveteira conforme o fabricante e depois leve ao congelador. Ou bata não mão. :)

Tuile de coco e castanha do Pará, da Máh


1/3 xícara de clara de ovos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/4 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite de coco)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de castanha do Pará moída bem fininha

Como fazer?
Misture todos os ingredientes e leve a geladeira por 30 minutos. Faça discos bem fininhos com mais ou menos 1/2 colher (sopa) de massa, dependendo do tamanho do disco que você quer, espalhando bem com uma colher, use tapete de silicone ou uma forma antiaderente.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por mais ou menos 8 minutos, cada fornada. Estará pronto quando começar a dourar nas bordas, mas o meio ainda fica clarinho. Retire da forma com uma espátula ou faquinha fina e modele ainda quente, como desejar. Tradicionalmente, a massa é colocada sobre um rolo para ficar curvada. Quando esfriar, guarde em um recipiente bem fechadinho para mantê-lo crocante.


Até a próxima ;*

11 de agosto de 2015

Pudim de tapioca e coco


Ai gente, vocês iam ficar tãaaaaaao orgulhosos de mim... tô inventando receitinhas eeeee anotando tudo. Não é lindo? :D
Um grande amigo foi a Belém e trouxe delicinhas locais para mim, e uma delas foi a farinha de tapioca. Sabe aquela que parece isopor? É essa.
Daí calhou do dia dos pais ser nessa semana, papito ama pudim, então a primeira receita que resolvi usar a tapioca foi um putchiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!


Putchiiiiim de tapioca e coco da Máh

2 xícaras de farinha de tapioca
2 xícaras de leite de coco caseiro (coco descascado batido com água morna e coado)
2 latas de leite condensado
1/2 xícara de leite em pó
6 ovos
1/2 xícara de coco ralado (o bagaço que sobrou do leite de coco)

Para o caramelo
2 xícaras de açúcar
1/4 xícara de água

Como fazer?

Coloque a tapioca de molho em água quente e deixe descansar enquanto prepara as outras etapas.
Bata o leite de coco com o leite condensado, os ovos e o leite em pó. Reserve.
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Escorra a tapioca para tirar o excesso de água, junte a mistura do pudim e agregue também o coco ralado, misturando com uma espátula.
Disponha na forma preparada e leve para assar em banho-maria, temperatura do forno de média para baixa, até firmar. Faça o teste do palito.

Deixe esfriar em temperatura ambiente, desenforme e conserve na geladeira (enquanto durar).


Beijocas e até a próxima. ;)