Mostrando postagens com marcador verdura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador verdura. Mostrar todas as postagens

22 de novembro de 2018

Um Bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate


Não é difícil eu criar receitas. Difícil é conseguir anotar tudo e vir aqui postar. 'Cês me perdoam?
Para me redimir, criei esse bolo maravilhoso e anotei tudo para passar pra vocês. Uma perdição! Bolo de cenoura já é bom demais, com esse toque de amêndoas, eu duvido quem vai resistir.


Meu bolo de Cenoura com Amêndoas e Chocolate

2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de amido de milho
50g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de amêndoas e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo e o amido de milho. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e salpique o chocolate por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar. Faça o teste do palito.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

20 de outubro de 2018

Um bolo de beterraba para surpreender


Se eu contar para vocês que o bolo de beterraba é gêmeo do de cenoura, vocês acreditam?
Pois é verdade! 
Aqui já tem uma receita, mas essa é novinha (adaptei do bolo de cenoura) e eu convido vocês a provarem.
Só não me perguntem porque não manteve a cor linda da beterraba (cada vez ele sai da cor que bem entende), mas acredito que meu forno faz bruxarias... vai saber.
A cobertura de chocolate (usei branco) é opcional, mas muito bem vinda! :)



Bolo de Beterraba da Máh

1 beterraba grande
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico




Como fazer?

Lave, descasque e pique a beterraba. Junte-a no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada.
Asse até que, ao enfiar um palito no bolo ele saia limpo.
O tempo varia de cada forno/forma utilizada.
Caso deseje, cubra com a cobertura de chocolate da sua preferência. 
Eu usei uma ganache "ralinha" de chocolate branco (chocolate branco derretido, misturado com creme de leite a gosto).


Espero que gostem! :)
Beijocas e até a próxima!

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

16 de abril de 2018

Carne de Sol na Abóbora


Quase um mês sem aparecer por aqui né?
Tá corrido, minha gente! Socorro!
Depois de 8 anos, resolvi voltar a estudar, tô sofrendo para pegar o ritmo! Mas já já me acostumo!
A cozinha por outro lado, não pára. Só não consigo trazer as receitas com a frequência que eu gostaria. Essa, por exemplo, estava aqui há meses para eu postar!
A receita é bem simples, vou ensinar um truque mara e eu só queria ter tirado uma foto melhor, mas acreditem... Vale a pena.
Essa receita fiz há alguns meses para comemorar meu 52º mêsversário de casamento. O marido que não era fã de abóbora (veja bem, ERA), se rendeu aos encantos dessa delícia. Sou muito persuasiva.  :)
O truque aqui é o seguinte: para preparar a carne, já saímos com um caldo prontinho, para usar em outras preparações. É da mesma forma que preparo a carne e o caldo para fazer o arroz carreteiro, que trarei aqui para o blog em breve.



Carne de Sol na Abóbora da Máh

1 abóbora japonesa média
1/2 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola cortada em fatias finas
2 dentes de alho picados
Coentro picado a gosto
Queijo parmesão ralado na hora, sal, pimenta e azeite a gosto

Para a carne
400g de carne de sol cortada em cubos grandes (tento encontrar com pouco sal)
1/2 cenoura
1/2 cebola
1 talo de salsão (ou alguns talos de salsinha)
1 folha de louro
3 cravos da índia
3 grãos de pimenta do reino
Ervas frescas a gosto
1,5 litros de água

Como fazer?
Lave bem a abóbora e seque. Com o auxílio de de uma faquinha afiada, faça uma 'tampinha' na abóbora. Retire todas as sementes, tempere com sal e pimenta e unte a abóbora por dentro e por fora com o azeite. 
Tampe a abóbora e envolva-a com 2-3 folhas de papel alumínio e leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos. Passado o tempo, verifique se a abóbora está macia por dentro mas ainda firme por fora. Cuidado para não deixar assar demais, senão ela irá rachar. Raspe com cuidado a polpa da abóbora, tomando cuidado para não deixar a casca fina demais.
Prenda a folha de louro na cebola usando os cravos e junte com o restante dos ingredientes da carne numa panela de pressão. Leve para cozinhar por mais ou menos 30 minutos após pegar pressão.
Retire a pressão da panela com cuidado. Verifique se a carne está macia, caso não esteja, volte para cozinhar por mais alguns minutos.
Desfie a carne (coe e congele o caldo). Refogue a cebola na manteiga por 1 minuto e depois junte o alho. Junte a carne desfiada e refogue por alguns minutos, até começar a dourar. Junte a polpa da abóbora e mexa bem. Prove e acerte o sal e a pimenta. Junte o requeijão cremoso e o coentro picado, misture bem e desligue.
Coloque o creme dentro da abóbora, cubra com o queijo parmesão e leve nov
amente ao forno somente para gratinar.

Servi essa delícia com arroz, farofinha de cebola com castanha de caju e salada de escarola. Sucesso total! 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)


10 de agosto de 2017

Empada de abóbora com carne de sol e requeijão


Jamais uma receita foi postada tão rápida nesse blog. Pasmem.
Criei e fiz a receita ontem e, de tantos pedidos e ameças, estou postando hoje (perdoem as fotos, não deu para produzir mais).
Eu amo empada e me deu vontade de preparar uma empada de carne de sol. Daí me lembrei o tanto que carne de sol com abóbora fica divino, resolvi usar também. Mas eu queria na massa e pela internet a fora só achei receitas em que a abóbora é usada no recheio. Então coloquei a cabecinha para funcionar e nasceu essa delícia.

Vamos lá?


Empada de abóbora com carne de sol e requeijão da Máh
(rendeu 8 empadas de 8cm)

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (mais ou menos 100g) de manteiga gelada
3/4 de xícara de abóbora cozida, amassada e fria
1/2 colher (chá) de sal
Água gelada

Recheio
400g de carne de sol cozida e desfiada*
1 cebola fatiada em meia lua
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara do caldo do cozimento da carne
1/3 de xícara de requeijão cremoso
Sal, pimenta, orégano e coentro fresco, a gosto

Como fazer?
Para a massa, misture a farinha e o sal e esfarele a manteiga na farinha, com a ponta dos dedos até ficar ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a abóbora e tente formar uma massa compacta e macia. Se for necessário junte água. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, coloque o azeite em uma panela grossa ou frigideira e refogue a cebola. Quando ela começar a dourar, junte a carne e refogue mais uns 2 minutos. Coloque a farinha, mexa bem para dourá-la e junte o caldo da carne. Mexa até engrossar. Junte o requeijão, acerte o tempero a gosto e desligue.

Para a montagem, abra a massa nas forminhas utilizadas (ou use uma forma grande), coloque o recheio, e feche com mais massa, caso deseje, pincele com um ovo batido (eu não pincelei). Asse em forno pré-aquecido até dourar.

*Eu procuro usar uma carne de sol com pouco sal, lavo bem e cozinho na pressão com cenoura, cebola, alho, louro e o que mais tiver à mão. Depois de cozida, ainda fico com um caldo de carne prontinho.


Espero que gostem. :)
Beijocas e até a próxima.

7 de agosto de 2017

Pão de talo de couve-flor


Continuo no meu vício por pães.
Dia desses meu pai me deu um couve-flor do tamanho da minha cabeça. Fiz assada, fiz creme, fiz até pizza. Confesso que gosto de comer os floretes, mas não sou fá dos talos grossos, foi ai que nasceu esse pão.
Geralmente congelo os talos para usar em cremes, mas dessa vez foi no pão. Ficou uma fofura, além de delicioso. Mas veja bem, nada impede de você usar qualquer parte do couve flor, tá?
Vamos lá?


Pão de talo de couve-flor da Máh
(rendeu 12 pãezinhos e 1 pão de forma)

2 xícaras de talos de couve-flor picados e cozidos até ficarem macios (cerca de 180g)
1/4 de xícara de açúcar
1 xícara de leite morno
10g de fermento biológico seco
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo e açúcar para finalizar (opcional)

Como fazer?
Bata no liquidificador os talos de da couve-flor como leite morno e o açúcar até obter um creme liso.
Junte o creme com o fermento, misture e deixe descansar por 5-10 minutos.
Acrescente o ovo, o óleo, a manteiga e 1 xícara de farinha e mexa bem.
Junte o sal e vá juntando a farinha e mexendo, quando a massa ficar pesada para mexer com a espátula, passe para uma bancada enfarinhada e comece a sovar.
Sove por uns 10 minutos, enfarinhando se necessário. A massa solta das mãos mas permanece úmida. Cuidado para não colocar farinha em excesso.
Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Após esse tempo, retire o ar da massa, modele como desejar e coloque em forma untada e enfarinhada, deixe crescer novamente.
Caso deseje, pincele os pães com ovo batido, polvilhe com açúcar cristal e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, até que fiquem douradinhos.


Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima! :)



29 de julho de 2017

Pão de Espinafre


Eu adoro criar receitas. ADORO!
Dificilmente faço algo seguindo receitas e com pães não é diferente. Esse aqui é um bom exemplo: fui fazer um pãozinho de leite, lembrei do espinafre em pó que eu tinha e pensei que seria lindo ter um pão verde. 
O pão ficou ótimo, fiz torradas, queijo quente, pão de hambúrguer e as sobras viraram farinha de rosca.
Espero que gostem. ^^


Pão de Espinafre da Máh

1 xícara de leite morno
10g (1 envelope)de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de espinafre em pó*
Farinha de trigo até dar o ponto
Ovo batido e sementes de papoula para finalizar (opcional)

Como fazer?
Misture o leite com o açúcar e o fermento e deixe descansar por 5-10 minutos.
Junte a manteiga, o óleo, o ovo, o espinafre em pó, 1 xícara de farinha e mexa bem com uma espátula.
Junte o sal e vá juntando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
Quando a massa começar a ficar pesada, coloque na bancada e comece a sovar.
A massa desgruda das mãos, mas se mantém úmida, cuidado para não colocar farinha demais.
Sove o pão por pelo menos 10 minutos.
Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano limpo ou filme plástico e deixe num lugar morno para descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Molde o pão conforme desejado e deixe descansar mais 1 hora. Caso deseje, pincele com o ovo batido e polvilhe sementes de papoula antes de assar.
Asse em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar.
Para saber se o pão está assado, bata no fundo do pão com os nós dos dedos, se fizer um som oco, está assado. 

*caso não tenha o espinafre em pó, use meia xícara de espinafre e bata ele com metade do leite. Use outra metade para misturar o fermento e o açúcar. Depois do descanso, junte o leite batido com o espinafre e siga conforme a receita acima.


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

24 de abril de 2017

Chutney de Maçã Verde


Post direcionado para pessoas que curtem agridoce.
.
.
.
Se tem uma coisa que conquista meu paladar é comida agridoce. É um 'bum' de sabor na boca que me deixa absolutamente feliz.
Sinceramente, não compreendo que não gosta. Respeito, mas não entendo. hahahahaha (Sem polêmica, por favor.)
Uma vez preparei um Chutney de Manga para dar de presente, ficou delicioso. Ontem ao preparar o almoço, resolvi preparar um de maçã. Espero que vocês gostem, pois ficou realmente delicioso.
Ah e fiquem a vontade para dobrar a receita e ajustar (sugestões de substituições no fim do post) e ter essa delicinha sempre à mão.


Chutney de Maçã Verde da Máh

2 maçãs verde, descascadas e picadas em cubinhos 
1/2 cebola roxa pequena, cortada em meias luas fininhas
1/4 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 dente alho ralado fino
2 colheres (sopa) de uvas passas
1/4 de xícara de açúcar demerara
1/8 de xícara de vinagre branco
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Pimenta calabresa a gosto
1 pitada de canela
Sal

Como fazer?
Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a cebola, o alho, o pimentão e o gengibre e refogue por mais ou menos 1 minuto. Junte a maçã, o açúcar, e a canela. Mexa bem por 2 minutos e junte o restante dos ingredientes. Cozinhe até que quase todo o líquido tenha secado, sempre mexendo. Ajuste o sal.
Sirva quente ou frio. Guarde na geladeira em potes bem fechadinhos.

ps.: fica delicioso com peixe e carne de porco. Aliás, fica delicioso com praticamente tudo.
ps2.: substituições possíveis:
Maçã verde -> qualquer outra maçã que não desmanche no cozimento
Açúcar demerara -> açúcar mascavo (era a que eu queria ter usado, mas havia acabado)
Pimenta calabresa -> pimenta dedo de moça picada, ou sem pimenta caso você não goste
Uvas passas -> qualquer outra frutinha desidratada como cranberries, damasco picados, etc

Espero que gostem!
Beijocas e boa semana! :)

23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!




10 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Bolo de Cenoura Brasileiro x Americano

Páscoa chegando, eita época gorda! Adoro essa época, ela só perde para o Natal.
Páscoa lembra peixe e chocolate, mas me lembra cenoura, também.
Aproveitei a época para preparar uma receita que eu desejava há tempos: o bolo de cenoura americano.
Mas qual a diferença entre os dois?
Bom, o nosso bolo de cenoura eu creio que vocês conhecem. Gosto dele fofinho, saboroso, leve, com calda de chocolate ou sem.
Já o americano é um bolo mais complexo. Leva especiarias, nozes e ao contrario do nosso em que as cenouras são batidas no liquidificador, esse leva cenouras raladas e a cobertura clássica é a base de cream cheese.
Aqui em casa amamos os dois, mas todo mundo é chocólatra, então o nosso brasileirinho teve vantagem. Mesmo assim, sugiro que vocês façam os dois, são deliciosos.


Bolo de Cenoura com Brigadeiro Trufado
(bolo adaptado daqui)


Bolo
2 cenouras grandes
3 ovos
3/4 de xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?

Lave, descasque e pique as cenouras. Junte-as no liquidificador com os ovos, o óleo, o açúcar e o sal. Bata por mais ou menos 3 minutos, até a mistura ficar homogênea e lisa.
Despeje a mistura em uma tigela e peneire por cima a farinha de trigo. Misture somente até incorporar totalmente a farinha e a massa esteja lisa.
Junte o fermento e misture delicadamente.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Brigadeiro Trufado
(adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado 
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite com mais de 20% de gordura
1 colher (sopa) de glucose de milho


Como fazer?
Misture o leite condensado com o creme de leite e a glucose. Junte o chocolate e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver quase desgrudando do fundo, coloque em uma travessa e cubra com papel filme (encostando no brigadeiro) e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica 1: quando mais amargo o chocolate, mais saboroso. Lembre-se que o leite condensado já é bem doce. Já utilizei um chocolate com 85% de cacau e ficou maravilhoso.
Dica 2: nunca utilizei um creme de leite mais magro então realmente eu não sei se vai funcionar.
Dica 3: esse brigadeiro é perfeito para decorar com bico.


Para a montagem do bolo:
Cortei o bolo em 3 fatias e recheei e cobri com o brigadeiro trufado. Fica mais saboroso servido em temperatura ambiente.


Bolo de Cenoura Americano
(misturei várias receitas que achei na internet e deu nessa)


1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de cenoura ralada 
1/3 de xícara de coco seco ralado
1/3 de xícara de nozes picadas e tostadas
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 pitada de sal


Como fazer?

Em uma tigela misture bem a farinha com a canela, o fermento, o sal, o bicarbonato, o fermento e as nozes, reserve. Em outra tigela misture bem a cenoura, o coco, o açúcar, os ovos, o óleo, o gengibre e a baunilha. Junte os ingredientes secos, misture até incorporar tudo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, forma untada e enfarinhada. Eu usei uma redonda de 10cm de diâmetro e 10cm de altura.
Meu bolo assou em mais ou menos 45 minutos, deixei amornar e desenformei em uma grade até esfriar completamente.


Glacê de Cream Cheese
(a mesma utilizada aqui)

1 colher (sopa) de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar impalpável
150g de cream cheese gelado
1 pitada de sal

Como fazer?
Na batedeira (uso o batedor em forma de pá) bata a manteiga e o açúcar até esfarelá-la. Junte o cream cheese de uma vez e o sal. Bata até ficar cremoso.

Para montagem do bolo:
Cortei o bolo em 4 camadas, recheei e cobri com o glacê. Decorei com nozes picadas e as cenourinhas, que fiz utilizando corante alimentício e o bico de confeitar.


Espero que gostem e que façam!
Beijocas! :)






1 de fevereiro de 2017

Receitas do Instagram #4: Milho Mexicano


, isso nem é uma receita ok?
Inspirado na receita da Chef Renata Vanzetto, é assim que eu faço:


Milho Mexicano da Máh

Cozinhe as espigas de milho em água e sal, escorra e toste na frigideira antiaderente, sem nada mesmo.
Deixe amornar, passe maionese caseira (pode ser a pronta), temperada com alho ralado bem fininho e folhinhas de tomilho fresco.
Depois role as espigas numa mistura de parmesão (do bom, nada de pacotinho) ralado na hora misturado com páprica defumada (ou picante) e bastante pimenta do reino moída na hora.
Coma com limão e seja feliz.

ps.: gosto de espetá-los com palitos de churrasco, para facilitar na hora de comer. :)

Esse negócio é VICIANTE.
Espero que gostem! :*

17 de janeiro de 2016

Pudim de abóbora e coco


Eu adoro abóbora, e vocês?
Amo combinada com calabresa, pão, assada, enfim! Amo e amo!
Fiquei imaginando se ficaria bom em um pudim, e dia desses resolvi testar. E não é que ficou delicioso? Fez sucesso!
Fiz esse pudim para receber o pessoal do Sindicato dos Bancários, que vieram fazer essa matéria linda comigo. Vem ver!



E vamos a receita!

Pudim de abóbora e coco da Máh
(rende 6-8 porções)

Pudim
1 e 1/2 xícaras de abóbora japonesa cozida e amassada
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite de coco (usei caseiro)
3 ovos
Caramelo
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água

Como fazer?
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Bata os ingredientes do pudim no liquidificador até ficar uma mistura lisa. Coloque na forma reservada e leve para assar em banho maria, forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito para verificar se está no ponto.
Desenforme morno e leve para gelar.


Beijocas! :)






3 de maio de 2015

Almoço árabe

Servi com um limãozinho e molho de romã

Eu amo comida árabe, alias, amo comidas bem temperadas, cheias de especiarias.
Quando preparo quibe, tem que ter os outros acompanhamentos: homus bi tahine, coalhada seca e tabule (dependendo do dia rola até o pãozinho...).
Sei que não são as receitas super tradicionais, são do modo que eu gosto de comer :)

Essa quantidade é ideal para 4 pessoas comerem bem ^^
Então, ponha a mão na massa e chame os amigos para um happy hour especial!
Ah, garanto que é bem rápido de fazer :P


Almoço árabe da Máh

Quibe
500g de carne bovina moida, da sua preferência
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola grande
1/3 de xícara de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres de azeite
Sal a gosto

Como fazer: Coloque o trigo numa peneira e lave bem em água corrente*. Após esse processo, deixe de molho enquanto prepara o resto dos ingredientes (cerca de 10 minutos). Para o quibe eu acho indispensável o processador (ou um moedor), pois é necessário para dar liga. (Se você não tem e mesmo assim quiser fazer, peça ao açougueiro que moa a carne duas vezes e mexa bem a massa para dar liga e não estourar.)
Coloque a cebola em pedaços grandes junto com o hortelã no processador e triture grosseiramente.
Escorra bem o trigo (eu coloco num pano de prato limpo e torço para tirar toda a água), misture bem a carne com o trigo, cebola e hortelã picada, o azeite, pimenta síria e o sal. Vá colocando pequenas porções dessa massa no processador e ligue. Quando vira 'uma bola' já está bom. Volte ao bowl e modele como desejar.

Dica 1*: Se você for fazer o tabule também, junte o trigo das duas receitas e depois na hora de usar você separa.
Dica 2: Esse quibe é perfeito para rechear. Vale queijo, catupiry, o que a imaginação mandar.
Dica 3: Pode fazer frito em óleo ou assá-lo. Se for assar, cuidado para não assar demais e ficar seco. Aqui tem uma receita de quibe assado perfeito. Eu fiz frito na airfryer.



Tabule


Homus bi Tahine
1 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha pois decidi fazer em cima da hora)
Suco de 1 limão
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de tahine
Sal a gosto
Água se necessário (se tiver cozido o grão em casa, guarde um pouco da água do cozimento)


Como fazer: Coloque todos os ingredientes no processador, se achar muito grosso, vá colocando a água aos poucos para deixar mais aveludado.


Coalhada seca fake
2 copos de iogurte natural
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Gotas de limão

Como fazer: misture todos os ingredientes e coloque num coador de café com filtro de papel. Eu não sei o tempo certo, mas faço isso antes de começar todos os pratos, e quando tudo está pronto, ele também está. O iogurte irá 'sorar' e ficara denso e cremoso.

Espero que gostem ^^

6 de abril de 2015

Caponata (viciante)


Eu e mamãe adoramos esse antepasto, mas havia tempos que eu não fazia. Aproveitei o feriado e, literalmente, acampei na cozinha dela, passamos três lindos dias comendo horrores hahahahaha
Fiz caponata para um batalhão, fora as outras coisas delícias que preparei, foi um final de semana intensamente gordo :)
O método dessa caponata, aprendi no extinto site Rainhas do Lar, há um zilhão de anos atrás. Vou colocar mais ou menos como eu fiz, porque aqui você usa o que quiser, na quantidade que quiser, o que interessa é: fica absurdamente delicioso! E alguns dias depois, na geladeira, fica mais gostoso ainda! É melhor quando servido a temperatura ambiente, mas eu e minha irmã comemos gelado, como se o mundo fosse acabar.
Agora falando sério, é um super coringa para se ter na geladeira. Imagina você com visitas de última hora, servindo essa delícia com uma torradinha e uma taça de vinho. Um luxo só!
Já estou com planos de servi-la como molho de massa (nham!) e depois como recheio de galette (nham! nham!). Aguardem hehehehe ;)


Caponata
(rendeu mais ou menos dois vidros de de 750ml, ou seja, muito hahahaha)

10 berinjelas médias
1 pimentão amarelo, grande
1 pimentão vermelho, grande
1 pimentão verde, grande
2 cebolas brancas, grandes
1 cebola roxa, grande
1/2 xícara de uvas passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas em pedaços (tire os caroços em casa, é muito mais saboroso #ficaadica)
5 dentes de alho fatiados + 2 colheres (sopa) de alho processado
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal, orégano, azeite e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como fazer?

Descasquei as berinjelas, fatiei-as no comprimento e depois cortei 'palitos' finos. Conforme fui cortando, fui acomodando num escorredor grande e polvilhando sal. É muito sal mesmo tá? Deixei uma bacia embaixo pois solta muito líquido.
Paralelo a isso, fatiei os pimentões, cortei as cebolas em meia lua, fatiei o alho, tirei o caroço das azeitonas... deixei tudo no ponto.
Eu deixei a berinjela umas duas horas. Passado o tempo, espremi-as e depois lavei-as MUITO BEM. lavei, espremi com as mãos, lavei, espremi, lavei, espremi, lavei e espremi novamente. Ela fica com o sal no ponto certo. Eu não precisei acertá-lo depois. O importante é: melhor deixar sem sal agora e acertá-lo depois do que deixar salgado e não dar para consertar.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, tipo, quase um dedo de altura, coloquei o alho, refoguei sem deixar dourar, apenas para soltar o aroma, acrescentei as cebolas e os pimentões. Temperei com a pimenta, o orégano, o vinagre. Quando os legumes estivam macios (macio não é mole), acrescentei a berinjela, as passas e as azeitonas. Coloque mais azeite, refoguei mais uns 5 minutinhos, é o tempo de tudo pegar um gostinho. Provei o sal e desliguei. Deixei esfriar e acomodei em potes herméticos, colocando mais azeite. Mantenha na geladeira.

Boa semana gente :)

Na panela...






28 de agosto de 2014

Bolo de agrião com aveia

Não ficou lindão, mas ficou gostosão!

Não torçam o nariz.
Porque um bolo não pode ser verde? Hã? Onde tá escrito que não pode? Rá!
Dia desses eu tinha um maço de agrião, mas eu não queria comer salada, queria comer bolo. Bolo de agrião? Será? Oi?
Deu certo, ainda juntei aveia para arrebatar! Não sobrou nadinha, nadinha!
Lindo, fácil, delicioso e VERDE! :)


Bolo de agrião com aveia da Máh

1/2 maço de agrião bem lavadinho
1 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar (usei demerara)
3 ovos
1/2 xícara de aveia
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer?



Bata no liquidificador o agrião, óleo, ovos, sal, açúcar, baunilha e a aveia. Coloque a mistura em um bowl, coloque a farinha peneirada e mexa bem. Acrescente o fermento delicadamente e leve para assar. Faça o teste do palito ;)


Até a próxima :)