Mostrando postagens com marcador abacaxi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador abacaxi. Mostrar todas as postagens

3 de outubro de 2018

Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai


Esses dias fui convidada para participar de uma brincadeira no instagram. Juntamos algumas pessoas que cozinham para uma batalha: a #BatalhaInstaFoods. 
Fui sorteada para a única categoria que eu não estava preparada, que foi aves.
Eu refiz (anotando tudo) uma receita que já havia feito no famoso 'olhômetro'. 
É deliciosa, simples, com ingredientes de fácil acesso e que você vai tirar onda de chef.
Para mim ela é perfeita, tem todos os elementos: acidez, doçura, crocância, picância na medida e cremosidade!
Ah, a receita foi a vencedora! Então corre para a cozinha! :)


Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai da Máh
receita minha
serve 4 pessoas

1 abacaxi maduro
1 filé de peito de frango cortado em tiras
1 cebola roxa cortada em meia lua
2 dentes de alho ralados
½ colher (sopa) de gengibre ralado
½ pimenta dedo de moça fatiada
1 xícara de arroz (meça cru)
Um punhado de coentro picado (folhas e talos/raiz separados)
1/2 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadas
1/4 de castanhas de caju picadas
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara de parmesão ralado
¼ de xícara de farinha de rosca (opcional)
Sal, pimenta, azeite e páprica picante ou defumada a gosto


Como fazer?

Prepare o arroz conforme seu costume e reserve (ou reaproveite arroz já cozido).
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento e com o auxílio de uma faca, retire a polpa e todo o suco que soltar, sem deixar a casca muito fina. Reserve a casca ainda com a coroa para a montagem. Pique a polpa da fruta e reserve o suco para usar depois.
Aqueça uma panela e coloque o abacaxi picado e refogue até secar o líquido e começar a dourar. Reserve.
Tempere o frango com sal e pimenta e refogue na mesma panela do abacaxi, com um fio de azeite. Quando o frango dourar, junte a cebola, o alho, o gengibre, os talos e raiz do coentro, a páprica e a pimenta. Refogue novamente até dourar. Junte o suco do abacaxi e cozinhe até quase secar.
Junte o abacaxi, as ervilhas, o arroz e misture delicadamente. Acerte o sal e a pimenta.


Acrescente o requeijão, as azeitonas, as castanhas e as folhas de coentro. Misture e coloque nas cascas de abacaxi reservadas (se quiser mais 'molhadinho', acrescente um pouco de creme de leite fresco). Misture a farinha de rosca com o queijo e polvilhe por cima. Leve ao forno somente para gratinar. Sirva em seguida e prepare-se para os elogios.


Espero de coração que gostem!
Beijocas e até a próxima.

19 de março de 2014

Frango com abacaxi em duas versões

Sabe aquele filé de frango grelhado, com a mesma cara e o mesmo gosto que você não aguenta mais nem olhar?
Se liberte disso e vem cá que vou te mostrar duas "receitas" DI-VI-NAS e facílimas pra você arrasar na cozinha e sambar na cara da dieta ;)

Tenta acompanhar o raciocínio de quem não segue receitas :P

Frango com abacaxi ao curry


Peguei 500g de filé de frango, cortei em tiras, temperei com uns 4 dentões de alho bem amassadinhos, sal, pimenta do reino moída na hora, páprica doce (tudo a gosto) e raspas da casca de um limão (importante).
Deixei tomar gosto uns 20 minutinhos, dai aqueci um fio de azeite na panela (use uma grande para não criar excesso de líquido, eu usei a wok), acrescente o frango e dê uma refogada rápida, só até ele ficar branco, acrescentei 1 cebola fatiada, 1/2 pimentão verde fatiado e 1 colher (sopa) de açúcar, deixei refogar bem.
Coloquei o frango nas bordas da panela e nesse 'buraco' que ficou na panela, acrescentei 1/2 abacaxi picado e uma pitada de canela em pó. Refoguei ele ali, sem juntar com o frango até dar uma caramelada. Quando vi que o abacaxi estava macio, misturei tudo, juntei um tico de água (fica a gosto, se quiser mais ou menos caldo), salpiquei mais ou menos 1 colher (sopa) curry e mexi, acertei o sal, espremi 1 limão, acrescentei algumas ervilhas tortas picadas e misturei, sem cozinhá-las muito, finalizei com 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e picada. Só faltou bastante coentro picado, mas não tinha hehehehe
Servi com arroz fresquinho e umas castanhas de cajú!
MUITO bom e MUITO rápido :)

Ai na geladeira ainda tinha filé de frango e abacaxi, mas eu não queria comer a mesma coisa de ontem, dai que surgiu outra receitinha para o almoço ;)

Frango recheado com presunto e abacaxi cozido no vinho

Peguei o filé, abri bem fininho, dei umas batidinhas com o amaciador e temperei com sal e pimenta.
Recheei com fatias de presunto e de abacaxi, enrolei e fechei com o palitos.
Dei uma leve grelhada nele (use uma panela mais funda ao invés da grelha) de todos os lados e acrescentei mais ou menos duas xícaras de vinho tinto e uma folha de louro, deixei ele cozinhar ali até o vinho reduzir.
Retirei os rolinhos e levei ao forno por uns 15 minutos para terminar de cozinhar (nada de frango mal passado pelaaaamooorrr né gente), enquanto isso, retirei a folha de louro, acrescentei meia xícara de água ao vinho reduzido, 2 colheres (sopa) de mostarda l'ancienne (aquela com grãos), 1 colher (sopa) de mostarda dijon, 4 colheres (sopa) de mel, 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso. Misturei tudo, acertei o sal (experimente e acrescente o que seu paladar pedir, mais mel, mais sal... enfim) e quando estava numa consistência cremosa eu desliguei e servi sobre os filés, acompanhado de arroz negro.
Ahhhh, que delícia *-*
Desculpa pela foto :P
 Quem vai comer franguinho grelhadinho e sem graça agora heim?

Beijocas e até mais :)




31 de outubro de 2013

Voltei!!! E com receita :)

Depois de muito tempo sem vir aqui (vergonha), voltei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Espero não ficar mais tanto tempo sem vir aqui :)
Mas tenho uma desculpa: GENTE, EU CASEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foi lindo e perfeito, mas para que isso acontecesse, ralamos muito... por isso o sumiço ;)
Agora na vida de casadinha, espero cozinhar mais ainda, afinal, é minha terapia!
Hoje trago a primeira receita que fiz na casa nova. Na verdade, não é uma receiiiiita, é daquelas no olhômetro mesmo, mas como eu publiquei a foto no Instagram e me pediram a receita, vou tentar colocar aqui mais ou menos como foi nosso primeiro rango!
Vão perdoando as fotos (são todas de celular)...



Eu tinha tirinhas de carne de porco (usei pernil) temperadas com alho e sal na geladeira (porque uma mulher prevenida vale por três, bebê), refoguei com azeite na minha wok (comprem uma já!!!), coloquei meia cebola fatiada fininho, duas a três colheres de açúcar mascavo, umas 5 colheres de molho shoyu, meio abacaxi picadinho e um pedaço de 5cm de gengibre ralado, deixei refogar até quase caramelar. (Paralelo à isso, eu estava cozinhando meia xícara de arroz parboilizado*) Nessa hora acrescentei fatias finas de pimentão amarelo e vermelho e mais meia cebola. Mexi, testei o tempero, acertei o sal e o açúcar ao meu paladar, e coloquei um tiquinho de água, pra formar um molhinho no fundo da panela. Acrescentei o arroz, um punhado de coentro fresco picado, salpiquei gergelim preto e ai foi só alegria :D
Preciso dizer que o  MARIDÃO adorou? :P


*Depois que aprendi esse método de cozinhar o arroz parboilizado, nunca mais fiz de outro jeito. Eu não fazia dessa maneira, então vou colocar aqui, pois vai que alguém não conhece né?! Lave o arroz e cozinhe da mesma maneira que cozinha macarrão: coloque em bastante água com sal, e quando estiver cozido, escorra e utilize da maneira desejada.
Eu fiz o arroz assim pois era mais fácil no momento, mas essa receita é perfeita para aqueles dias que sobra um pouco de arroz e você não quer (não pode e nem vai) jogar fora! :)

Até mais geeeente :)

Ah, segue uma foto não-oficial do grande dia