Mostrando postagens com marcador presente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador presente. Mostrar todas as postagens

3 de dezembro de 2018

Cookies Duplos de Chocolate para alegrar o Natal


Dia desses o marido me pediu cookies.
Eu amo cookies, daí não foi um desejo difícil de atender.
Tenho uma receita de cookies certeira, mas queria algo diferente, então fui procurar no blog que tem os cookies mais maravilhosos do mundo e encontrei esse.
Gente... o que é esse negócio? Socorro!
Já aviso que é viciante e impossível comer um só. No dia que fiz a primeira vez, eu e Kaio comemos quase tudo. Daí que achei que seria uma ótima sugestão para presentear neste Natal. Vocês sabem que amo dar comida de presente...
A receita é facílima, deliciosa e rende que é uma beleza!


Cookies Duplos de Chocolate

200g de chocolate meio-amargo
50g de manteiga (usei com sal)
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
225g de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de chocolate branco em pedacinhos

Como fazer?
Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga e o cacau. Retire do fogo, junte o leite condensado, misture bem e deixe esfriar.
Acrescente a farinha, o fermento, o sal. Misture bem e acrescente o chocolate branco, cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar o suficiente para conseguir enrolar sem a massa grudar na mão.
Faça bolinhas e coloque no papel manteiga ou tapete de silicone. Leve para assar em forno a 180°C por mais ou menos 10 minutos. O tempo varia de acordo com o tamanho dos cookies.
Eles ainda saem molinhos do forno e endurecem conforme esfriam. Eu utilizo uma gradinha para resfriá-los.
Após esfriar, guarde em potes bem fechadinhos.
Duvido que vocês consigam comer apenas um.

Ahhhhh... esses cookies são perfeitos para fazer sanduíche de sorvete. ;)
 

Beijocas e até a próxima!

28 de novembro de 2017

Sequilhos de Canela


Dia desses eu fiz um bocado de pão de queijo para congelar. A quantidade de polvilho que sobrou não daria para fazer uma nova leva. Fiquei incomodada com aquele polvilho me olhando... calhou de ser um daqueles dias que eu estou ligada no 440v na cozinha... nasceram esses sequilhos.
E o cheirinho que toma conta da cozinha?
Deliciosos, facílimos, desmancham na boca, acompanham lindamente um cafézinho e são ótimos para presentear (já falei pra vocês que amo dar comida de presente, né?)


Sequilhos de Canela da Máh
(rendeu muito... mais de 50)

2 xícaras de polvilho doce
2 xícaras de amido de milho
1/4 de xícara (cerca de 50g) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
1 pitada generosa de sal
1 pitada generosa de fermento químico
Leite condensado até dar o ponto*

Como fazer?
Misture todos os ingredientes secos com a manteiga e esfarele bem.
Vá juntando o leite condensado (ou doce de leite) até dar o ponto. A massa fica macia, desgruda da mão.
Enrole bolinhas do tamanho de um brigadeiro, coloque em forma forrada com papel manteiga e achate-os pressionando com um garfo (ou modele como desejar).
Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura média, até ficarem levemente corados.
Deixe esfriar e guarde em potes bem fechados.
Não deixe ao alcance, é viciante.

*Usei uma lata de leite condensado cozida por 20 minutos na pressão. Na próxima usarei o doce de leite mesmo, vai ficar mara!

Espero que gostem. 
Beijocas e até a próxima.

31 de maio de 2017

Brigadeiro cremoso de amêndoas e damasco


Eu adoro presentear. Já contei isso para vocês?
Mas nada de ficar horas no shopping procurando presente, eu gosto mesmo é de fazer o presente. E de preferência, que seja comida.
No início do mês foi aniversário de uma querida, então fui para a cozinha. Não sabia bem o que fazer, já estava atrasada e resolvi que seria brigadeiro de colher, um bom brigadeiro sempre agrada, né?
Mas ai bateu a doida e eu decidi que não queria o tradicional, de chocolate. Também não queria de ninho, não queria de Oreo, não queria de nada que eu já havia feito. Foi quando meus olhos bateram no potinho de amêndoas e brilharam. Quando vi alguns damascos secos, sorri e fiquei feliz com a escolha. Soube que a aniversariante também. :)


Brigadeiro de Amêndoas e Damasco da Máh


1 lata de leite condensado
1/3 de xícara de amêndoas laminadas
4 a 6 damascos secos, picadinhos (ou mais, se você quiser)
1 colher (sopa) de manteiga (uso com sal)
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 pitada de sal

Como fazer?
Triture metade das amêndoas até obter uma farinha grossa. Junte o restante dos ingredientes em uma panela, com exceção do creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando der o ponto (começar a desgrudar do fundo da panela e formar uma 'bola'), desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa bem.
Coma quente (cuidado para não se queimar) ou frio. :)
Ah, se quiser enrolar os brigadeiros, omita o creme de leite. 

Espero que gostem.
Beijocas e até mais!

11 de abril de 2017

Especial de Páscoa - Brownies com azeite e perfume de tangerina


Já nem me lembro a última vez que comprei ovos de páscoa.
Não que eu não goste, é só que acho meio absurdo os preços. É chocolate, poxa!
Com o valor de 1 ovo eu compre pelo menos 3x a quantidade de chocolate para comer ou fazer gordices, como esse brownie MARAVILHOSO que eu vi - adivinhem - lá no blog da Pat.💓
Esse ano, que tal preparar uns mimos comestíveis para dar de presente?
Já preparei essa receita duas vezes, uma não utilizei a batedeira e utilizei extrato de tangerina (é a que postarei) e a outra vez fiz exatamente como a Pat, ambos maravilhosos. Se você faz questão daquela casquinha divina no brownie, faça na batedeira.


Brownies com azeite e perfume de tangerina
(um tiquinho adaptado daqui)

150g de chocolate meio amargo picado
1/3 de azeite de oliva extravirgem de qualidade
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 ovos 
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de tangerina*
1/2 xícara de farinha de trigo

Como fazer?

Forre uma forma com papel alumínio e unte o papel com manteiga.
Derreta o chocolate e junte o azeite, misture bem e espere amornar. Em outra tigela, misture bem os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e o restante dos ingredientes.
Disponha a mistura na forma e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos. Quando fizer o teste do palito, ele não sairá completamente limpo.
Sirva quente ou frio, se servir quente, recomento servir com sorvete.


*Meu extrato de tangerina caseiro foi feito com cascas de tangerina, sem a parte branca, curtidas na vodca por alguns meses, num pote de fechamento hermético. Depois é só retirar as cascas e guardar um vidrinho bem fechado.


Espero que gostem. :)
Beijocas!


25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







28 de fevereiro de 2017

Limoncello Caseiro


Já contei para vocês que eu amo limão? Então, preparar um licor italiano de limão é uma decisão mais do que acertada.
Eu já havia preparado limoncello há alguns anos e ano passado resolvi preparar novamente depois de ver essa receita. Delicioso, servido geladinho... hummmmm!!!
Te dou vários motivos para investir nesse preparo: é delicioso, é fácil, é ótimo para se ter no congelador, é versátil (dá para fazer de calda de bolo a sorvete), é lindíssimo para presentear, enfim, corre lá para a cozinha e prepare seu próprio licor, arraso né?


Limoncello Caseiro
(receita daqui)

5 limões siciliano
500ml de vodca
1 e 1/2 xícara de água
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de suco de limão coado

Como fazer?

Lave bem os limões e descasque-os. Faça essa parte com cuidado para que não pegue a parte branca (use um descascador ou uma faca bem afiada).
Coloque as cascas com a vodca num pote de fechamento hermético. Deixe descansar em local fresco por uma semana.
Após esse período faça um xarope com a água e o açúcar, leve para ferver somente até dissolver o açúcar. Deixe esfriar, junte o suco de limão e junte à mistura de cascas e vodca. Deixe descansar no pote bem fechado, em local fresco, por mais uma semana.
Coe o licor e guarde em garrafas bem fechadas, no congelador. 

A única alteração que eu fiz na receita foi acrescentar o suco do limão, porque como vocês sabem, eu AMOOOO! Mas é totalmente opcional. :)

Espero que gostem e até a próxima! :*

13 de janeiro de 2017

Bolo de Natas


Eu tenho o hábito de presentear as pessoas com comida. Não sei que é poque eu gosto de cozinhar, mas acho que é mais carinhoso do que simplesmente comprar algo. Não quer dizer que vocês não possam me dar uma KichenAid ou uma Le Creuset de presente, fiquem à vontade!
Mês passado um companheiro de trabalho muito querido se aposentou e nos deixou com muitas saudades. Às vezes não pensamos em quão grande esse passo é, é literalmente uma nova vida que provavelmente metade de nós não saberá como é.
O fato é que na despedida dele eu não pude estar presente, porém alguns dias depois, nos reunimos para a confraternização de fim de ano, então pude dar meu até logo e presenteá-lo com seu bolo preferido, o de nata.
Esse bolo tem gostinho de biscoito (oi?), aquele negócio de derrete na boca, sabe? Coisa de casa de vó, que você senta para comer com um café coado na hora... aiiii que delícia!
Espero que ele tenha gostado!

Vamos lá?


Bolo de Natas
(adaptado daqui)

1 xícara de nata (usei nata fresquinha que ganhei de uma amiga *-*)
1 xícara de leite
4 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Em uma bacia, peneire a farinha com o amido de milho, o fermento e o sal e reserve.
Bata no liquidificador o leite, açúcar e os ovos até ficar homogêneo. Junte a nata e bata apenas para misturar. 
Junte a mistura aos ingredientes secos, previamente peneirados e misture até ficar homogêneo. Disponha em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média.
Faça o teste do palito.
Caso desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir. :)
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! 


27 de junho de 2016

Geleia de Morangos e Balsâmico + 5 anos do Blog


Dia 22 o Pimenta Preta completou 5 aninhos!!!!!! Ueeeeeeeeeeeeebaaaaa!!!!
Parece que foi ontem que fiz o primeiro post... ôooo nostalgia! Não posto tanto quanto eu queria, mas um dia eu chego lá!
Enquanto isso eu trago uma receita facílima de geleia. Fiz essa belezinha a primeira vez para presentear o Claude, lembram?
Pois é, quase um ano depois eu tive vergonha na cara e fiz novamente, anotei tudo e trouxe a receita. Antes tarde do que nunca.
Acreditem quando eu digo: morangos e aceto balsâmico foram feitos um para o outro. É sucesso garantido, vai por mim.
A geleia tem uma quê de sofisticação, ela é perfeita para presentear, para arrasar naquele chá da tarde, para compor receitas, para comer de colher, passar na cara, lamber o vidro... façam e depois me contem se não foi um arraso.


Geleia de Morangos e Balsâmico da Máh
(rende mais ou menos 1 vidro de 300ml)

3 xícaras de morangos picadinhos
1 maçã pequena, descascada e ralada
1/3 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico

Como fazer?

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo e deixe ferver. Vá retirando o excesso de espuma que se forma e descarte. Deixe atingir a consistência desejada. Disponha ainda quente em vidros esterilizados. Mantenha na geladeira.


- Eu gosto de colocar a maçã para dar mais consistência, por causa da pectina.
- Gosto da geleia mais azedinha, por isso coloco pouco açúcar. Caso goste mais doce, pode acrescentar a gosto.
- Para fazer quantidades maiores, pode dobrar, triplicar a receita.


Beijocas e obrigada por estarem sempre por aqui. :)

11 de julho de 2012

Casadinhos


Definitivamente, eu sou um ser noturno! Adoro dormir até tarde e ficar corujando até de madrugada, mas como voltei a trabalhar (quando digo trabalhar, quero dizer formalmente, porque de trabalhar mesmo eu nunca parei), minha folga acabou hahahaha!
Como ando *morgada, quando tô sem nada pra fazer, quero ficar com o noivo. Quando resolvo cozinhar, dá uma preguiiiiiça de tirar foto, e como me recuso a postar sem foto... o blog e o facebook tá comendo poeira!
Mas vamo que vamo voltar ao ritmo!
Fiz esses casadinhos para presentear 3 amigas MEGA-ULTRA-MASTER queridas, que fizeram aniversário em junho (o mês mais lindo do ano)!
A idéia era fazer só casadinhos, mas uma das minhas amigas não gostava nem de canela e nem de goiabada, e olha que a danada é mineira, pode um trem desse?
Então pra ela, dei só os biscoitinhos de baunilha mesmo :)

* Gíria brasiliense para cansada, morta de preguiça, pessoa sem coragem hahahhaha

Mas chega de contar história aqui e vamos ao que interessa!

Casadinhos (adaptada daqui)

1 xícara de açúcar
2 xícaras de nata (na falta, use manteiga. MANTEIGA)
2 gemas
1 xícara de amido de milho
Farinha de trigo té dar o ponto, usei mais ou menos 2 e 1/2 xícaras
Coloquei as sementinhas de uma fava de baunilha, só pra fazer graça :)
Como faz?
Amasse tudo não mão, até desgrudar. Abra a massa com o rolo e corte as rodelinhas. Ou você pode fazer bolinhas e achatar com a mão :)
Assei em papel manteiga untado até ficar quaaaaase dourado.
Para rechear, coloquei uns pedaços de goiabada e umas duas colheres de água, coloquei no microondas, ai quando derreteu e ficou lisinha, deixei esfriar.
Recheei os biscoitinhos e passei no açúcar misturado com canela em pó! Delícia!
Azamigas adoraram :D
Cí, Dê e Val, amo vocês ♥

Beijocas meu povo!

5 de fevereiro de 2012

e mais homemade presentes...


E eu continuo super a favor dos presentes caseiros!
Ontem fiz um docinho de abóbora, que eu adoro, e como hoje fui visitar minha vó, enchi um potinho, decorei e lá fui eu saltitante com um presentinho na mão :D

Doce de abóbora com coco e especiarias
(receita sem medidas)

Peguei um pedação de abóbora (não me pergunte o tipo), acredito que tinha mais de um quilo, piquei e levei ao fogo com um pouquinho de água, açúcar ao meu gosto, extrato de baunilha, uma pitada de canela, uma pitada de gengibre em pó e uns 5 cravos. Cozinhei até desmanchar e juntei meio coco raladinho e deixei engrossar mais. Bom, muito bom!

ps: um agradecimento à sogra da minha irmã, que me mandou essa abóbora MARAVILHOSA, que metade virou escondidinho de carne seca e a outra metade virou esse doce!

17 de janeiro de 2012

Presentes feitos à mão



Eu sou super a favor de presentes feitos à mão, é tão carinhoso saber que a pessoa dedicou seu tempo preparando algo, ao invés de só ir comprar.
Quem me conhece sabe adoro esses mimos, e que quando são de comer, eu adoro mais ainda.
Amanhã por exemplo, é aniversário de uma grande amiga minha, a Pâm, e como não a verei, entreguei hoje seu presente: um pote de brigadeiro e um de pesto caseiro.
Se ela gostou? Ela adorou, e tenho certeza que vai se lembrar mais desse presente do que de um outro, comprado, qualquer!

Beijocas queridos!