Mostrando postagens com marcador sorvete. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sorvete. Mostrar todas as postagens

17 de novembro de 2018

Sorvete de Flocos


Esqueça todos os sorvetes de flocos que você já tomou. Esse aqui é de chorar de tão bom.
Não vou nem me alongar... apenas uma variação (espetacular) do meu sorvete de baunilha, mas que vai fazer você ir ao céu e voltar.


Meu Sorvete de Flocos

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo, derretido

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a mistura de leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Na sorveteira: Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante. Quando estiver quase congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve ao congelador para terminar de congelar.
Sem sorveteira: Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira (no processador funciona também) por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo por mais 2 ou 3 vezes. Quando estiver quase completamente congelado, derrame o chocolate derretido em fio e mexa bem para espalhar o chocolate. Leve para o congelador.

*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. 


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

8 de setembro de 2018

Meu sorvete de morangos


Tenho tantas receitas para mostrar aqui... essa por exemplo, preparei em julho do ano passado, acreditam?
Bom... antes tarde do que nunca, né?
Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo sorvete! Amo mesmo. Mas sorvete bom.
Acho incrível que conforme eu cresci, além de deixar de ser insuportável para comer (minha mãe vai para o céu) meu paladar se educou: tem coisas que não consigo mais comer ou evito ao máximo.
Sorvete é uma delas... tomar sorvete de baixa qualidade é um sofrimento. Não, não sou rica, não vivo a base de coisas caras, mas quando você aprende a cozinhar, consegue controlar o que tem de verdade na sua comida e acreditem: é mais barato para o seu bolso e para sua saúde.
Queria preparar um sorvetinho e pedi para o Kaio escolher o sabor, ele nem pensou e falou: MORANGO!
Eu dei uma procurada rápida por receitas e resolvi fazer a minha, que divido hoje com vocês.
Vamos lá?


Sorvete de Morangos da Máh

1 xícara de leite
1 xícaras de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
500g de morangos limpos
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Leve o leite e o creme de leite para aquecer até levantar fervura.
Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente uma concha de leite a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver para não talhar.
Passe o creme por uma peneira, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Prepare os morangos: separe metade deles e coloque-os inteiros em uma assadeira, sem deixá-los empilhados. Espalhe o vinagre balsâmico por cima e leve ao forno, temperatura beeeem baixinha, até que fiquem bem murchos. retire do forno, amasse até formar um purê e reserve na geladeira. Ficam feios, mas muito saborosos.
Bata no liquidificador o restante dos morangos (gelados) com o suco de limão.
Junte o creme feito anteriormente com os dois purês de morangos, a baunilha e o sal. Leve a mistura a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para finalizar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.


- Para servir, fiz crumble, tostado na frigideira. E a calda de caramelo: Fiz o caramelo normalmente (água + açúcar) e quando ficou pronto, coloquei um pouco de creme de leite fresco e mexi até ficar homogêneo.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

10 de janeiro de 2018

Sorvete de Nozes



Para mim, essa receita tem a cara do Natal... mas nada impede de prepará-la o ano inteiro né?
Eu sei que nozes são caras (pelo menos eu acho), mas vale o investimento! Sim, comida é investimento e sorvete caseiro é qualidade de vida!
Ah, sugiro você fazer como eu e usar o 'bagaço*' das nozes nesse pão MARAVILHOSO (sou viciada nesse pão, quem me segue no Instagram já viu). É só secá-las no forno, mexendo regularmente.
Esse sorvete é praticamente esse aqui, apenas mudando a castanha... a próxima que irei usar é macadâmia. <3



Sorvete de Nozes da Máh

2 xícara de nozes torradas
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Misturei as nozes com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto.
Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço* e levei o leite de nozes para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fouet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Misturei o amido e fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas.
Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa.
Deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.
Caso você não tenha sorveteira, coloque a mistura uma tigela, leve para o congelador por 1 hora, retire e bata bem. Coloque novamente no congelador, depois de 1 hora bata novamente. Repita o processo até não conseguir mais bater.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

3 de abril de 2017

Sorvete de Kitkat


Alguém já enjoou de sorvete ai?
Por aqui continuo com a corda toda hahaha
Marido não curte sorvete de chocolate, então fiz esse de Kitkat (ele ama Kitkat) para ver se fazia ele mudar de ideia. Foi sucesso! Ebaaaa!!!
Não vou enrolar hoje, vamos a receita!


Sorvete de Kitkat (sem sorveteira)
(adaptado daqui)

50g de chocolate em pó com 50% de cacau
50ml de água quente
125g de chocolate ao leite derretido
250g de leite condensado
500g de creme de leite fresco
4 barras de kitkat picadas

Como fazer?
Misture a água com o chocolate em pó até ficar homogêneo. Junte o leite condensado e o chocolate derretido. Reserve a mistura até estar fria.
Bata o creme de leite fresco até obter picos firmes. Misture mais ou menos meia xícara do chantilly à mistura de chocolate até ficar homogêneo. Verta a mistura no chantilly e misture delicadamente até incorporar por completo. Junte os kitkats picados, misture e leve para o congelador.

Espero que gostem. :)




13 de março de 2017

Sorvete de maracujá

sorvete de maracuja

Vocês sabem que eu amo maracujá, né? Ele e o limão disputam o primeiro lugar no meu coração (rimou).
Infelizmente não se acha sorvete de maracujá facilmente, daí que lembrei uma vez que congelei mousse de maracujá e ficou um sorvetinho delicioso, dei uma adaptada para ficar mais cremoso e com mais facilidade para servir.
Eu sou de fases sabe, tem mês que faço pães mil vezes, depois faço 1 milhão de geleias e esses dias é a vez do sorvete. Não precisa de sorveteira e é moleza demais de fazer, então, ninguém tem desculpa para não preparar essa deliciosidade.
Ahhhh, fica um absurdo servido com alguma calda de chocolate, como ganache ou brigadeiro. Já contei que maracujá e chocolate foram feitos um para o outro, né? Pois é!

Vamos lá?
sorvete de maracuja

Sorvete de maracujá da Máh

1 xícara de suco concentrado de maracujá*
1 xícara de leite condensado
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha**

*Para o suco eu bati a polpa da fruta e passei pela peneira. Deixei os pontinhos pretos das sementes porque eu adoro e porque remete a fruta.

Como fazer?
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly (na batedeira ou na mão) firme e reserve. Misture o suco do maracujá com a baunilha e o leite condensado. Acrescente 1/3 do creme batido e misture bem para incorporar. Junte o restante do creme e misture delicadamente até ficar completamente homogêneo. Leve para congelar por completo antes de servir.

**Eu usei o extrato porque o meu é caseiro, a base de vodca. A bebida ajuda a mistura a formar menos cristais de gelo, deixando assim o sorvete mais cremoso. Você pode substituir pela própria vodca, cachaça ou rum, mas é totalmente opcional.
ps.: fofura servir o sorvete no próprio maracujá, né? Vocês já viram essa ideia aqui.


Espero que gostem!
Beijocas! :*

6 de março de 2017

Sorvete de Cheesecake de Amoras + Casquinha


Eu estava com uma garrafinha de creme de leite fresco aberta na geladeira, precisava usá-la. Lembrei que não tinha nenhum sorvetinho no congelador (sempre gosto de ter, para sobremesas de emergência). Decidi que faria sorvete e fui procurar uma receitinha bem gostosa, quando achei esse sorvete de cheesecake.
Ai gente, sério, não dá pra descrever o que é a cremosidade desse sorvete. E o contraste com o azedinho da amora? Suspiro só de pensar nessa delícia.
Se não tiver amoras, use morangos, ameixas... huuummmm, tanta fruta boa para substituir que já me dá vontade de prepará-lo novamente.
Já a casquinha... bom, eu queria tomar sorvete na casquinha e lembrei desse episódio lindo do programa da Raíza. Apenas façam!

Vamos lá?

Sorvete de Cheesecake de Amoras
(adaptado daqui)

Para o sorvete

150g de cream cheese
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de leite integral
1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Raspas da casca de 1 limão taiti
1 pitada de sal

Para o mesclado de amoras
3/4 de xícara amoras (usei congeladas)
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água
Suco de 1/2 limão taiti bem suculento

Como fazer?
Bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter uma mistura bem cremosa e homogênea, junte o ovo e a baunilha, misture bem e reserve.
Aqueça o leite até ferver, ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione o leite quente em fio, leve a mistura ao fogo, temperatura baixa e mexendo sempre até engrossar levemente, não deixe ferver. Passe a mistura por uma peneira, junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve na geladeira por pelo menos 6 horas, ou faça de véspera.
Para a geleia, dissolva o amido em água, junte com o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. Enquanto mexe, vá desmanchando as amoras. Deixe esfriar e reserve na geladeira.
Prepare o creme na sorveteira conforme o fabricante. Intercale o creme gelado com a geleia de amoras e misture levemente para mesclar. Leve ao congelador para firmar completamente.


Casquinha crocante de sorvete
receita daqui - rendeu 6 unidades

3 claras
85g de açúcar
2ml de extrato de baunilha
1 pitada de sal
90g de farinha de trigo
30g de manteiga em temperatura ambiente

Como fazer?
Misture as claras e a açúcar, depois agregue o restante dos ingredientes e misture bem com o fouet até ficar homogêneo. Espalhe mais ou menos 2 colheres em um tapetinho de silicone e vá espalhando até ficar um círculo de uns 15cm de diâmetro. Não deixe a camada muito grossa. Leve para assar em forno médio até começar a dourar. Retire ainda quente e molde os cones e deixe dentro de um copo para esfriar e não perder o formato. Consuma imediatamente.

Dicas:
- Você pode fazer a casquinha em forma de cestinha também, Retire a casquinha do forno e molde sobre um potinho, pressione por cima com outro potinho maior para das a forma.
- Se a casquinha endurecer enquanto você molda, volte ao forno até que amoleça novamente.
- Eu guardei as casquinha prontas em um pote bem fechadinho, e ainda assim elas murcharam. Se não for consumir tudo de imediato, faça como eu fiz: peguei a casquinha murcha, levei ao forno para amolecer e moldei novamente, fica supimpa.
- Eu não usei o papel manteiga tradicional daqui, então sinceramente não sei se funciona. Se alguém fizer, me conte por favor. Acredito que seja mais fácil de moldar o ovo ainda com o papel e depois retirá-lo.

Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima. <3

14 de fevereiro de 2017

Sorvete de Doce de Leite e affogato de brinde


Eu amo sorvete. Aliás, eu amo coisas geladas, logo, amo sorvete.
Você já tomou sorvete caseiro? Não? Pois prepare esse e se delicie.
Da imensa lista de coisas-que-são-infinitamente-melhores-feitas-em-casa (que é praticamente tudo, ou tudo mesmo) sorvete é sempre sucesso.
Eu adoro preparar vários sabores e deixá-los no congelador, assim sempre tenho essas delicinhas a mão, seja para tomar puro, ou para incrementar uma sobremesa.
Namorei esse sorvete da Pat por anos e, enfim, criei vergonha na cara para preparar. Além de fácil, é absurdo de bom e o melhor: sem sorveteira, que é pra você não ter desculpas para não preparar.
E como nada está tão bom que não possa melhorar, enquanto eu preparava esse pecado de sorvete, lembrei-me de uma vontade antiga de provar affogato (sorvete + café). Gente, é sério, comi essa sobremesa falando coisas tipo: "Cara***, que negócio bom!" e "Pu** que pa***, porque não fiz isso antes!". Desculpa a falta de decoro, mas é que nem quando a gente bate o dedinho do pé, só um palavrão resolve.
Alterei um pouco a quantidade dos ingredientes e rendeu o dobro, ainda bem que fiz isso. É de chorar de tão bom!


Sorvete de Doce de Leite (sem sorveteira)
(0,0001% adaptado daqui)

500ml de creme de leite fresco
1 lata (395g) de doce de leite*
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha a base de vodca**

Como fazer?
Bata (na mão ou na batedeira) o creme de leite gelado, até formar um chantilly cremoso, picos leves, não bata demais. Coloque o doce de leite em uma tigela pequena, reservando cerca de 1/4 de xícara. Misture com uma colher para ele ficar mais fluido. Acrescente meia xícara do creme batido e misture bem até ficar homogêneo. Verta a mistura na tigela do chantilly, acrescente o sal e a baunilha e misture delicadamente, de baixo pra cima, em movimentos circulares.
Coloque um pouco do creme no recipiente em que você ira congelar, distribua um pouco do doce de leite reservado (eu utilizei um saco de confeitar), e vá intercalando até finalizar os dois. Leve ao congelador até congelar completamente.

Para o affogato, basta servir uma ou duas bolas de sorvete com uma dose de café bem forte e quente por cima. Delícia!!!


*Eu utilizo o leite condensado cozido da pressão ou o melhor doce de leite ever, hahaha!
Coloque a lata (NÃO UTILIZE O DE CAIXINHA) na panela, cubra com água e leve para cozinhar. Para um doce firme e bem moreninho, deixe 50 minutos após pegar pressão.
Eu já cozinhei até 4 latas, que era o que cabia na minha panela, caso interesse.

**Se não tiver o extrato, utilize a vodca ou rum escuro. Você não ficará bêbado, isso é apenas para minimizar a criação de cristais de gelo, deixando o sorvete MUITO cremoso.


Espero que gostem! Até a próxima! :*

13 de dezembro de 2016

Sorvete de Mirtilo


Demorei mas trouxe a receita. :D
Essa eu fiz há algum tempo, anotei tudo mas estava esperando uma foto digna.
Eu adoro sorvete caseiro. Sério, de tudo caseiro que eu amo, sorvete é uma das preferidas. A qualidade é incontestável e o sabor... aaaaaahhhhh o sabor.
Esse ganhou meu coração pois tem fruta, tem a acidez do iogurte e é super cremoso. <3
Preciso falar para vocês fazerem? :)



Sorvete de Mirtilo da Máh

1 e 1/2 xícara de mirtilos, frescos ou congelados
2/3 de xícara de açúcar
2 copos (170g) iogurte natural
2 xícaras de creme de leite fresco
1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal

Como fazer?

Misture os mirtilos com o açúcar, o suco de limão, o sal e o vinagre balsâmico. Leve ao fogo e deixe ferver por mais ou menos 3 minutos, até soltar bastante líquido. Deixe esfriar completamente.
Bata o creme de leite em ponto de chantilly firme e reserve.
Bata no liquidificador a calda de mirtilos com o iogurte e o extrato de baunilha.
Incorpore a mistura com o chantilly delicadamente.
Se for usar a sorveteira, resfrie o creme por 2 horas e depois prepare conforme o fabricante.
Caso não tenha sorveteira, leve a mistura ao congelador e bata de hora em hora para quebrar os cristais de gelo, até ficar bem encorpado. Leve ao congelador novamente até endurecer por completo.
Sirva com mirtilos frescos, se desejar.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima!

5 de dezembro de 2016

Picolé de torta de limão



Ou seria uma torta de limão no palito?
Chame do que preferir, a questão é: esse negócio é um absurdo de gostoso. Sério. De verdade.
Eu sou apaixonada por limão e cítricos em geral, logo, sou suspeita para falar.
Quando vi essa receita, fiquei maluca. Eu tinha que fazer. A questão foi que eu não segui a receita e mudei tudo, mas o que importa é que ficou incrível.
Aqui usaremos um Lemon Curd, que é um creme de limão simplesmente delicioso, usado como recheio das clássicas tortas de limão francesas. Obviamente, se você quiser dar uma abrasileirada e facilitada no processo, pode substituir pelo famoso creme de limão que usamos por aqui, que é a mistura de leite condensado com suco de limão a gosto.

Vamos lá?


Picolé de torta de limão da Máh
(rendeu 6 picolés)

Recheio (adaptado daqui)
2 ovos
1/4 xícara de suco de limão siciliano
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1/3 xícara de açúcar
50g de manteiga sem sal, cortada em cubos e gelada
3 colheres (sopa) de creme de leite
6-8 biscoitos maisena, quebrados em pedaços médios
Merengue
3 claras de ovos
1 xícara de açúcar

Como fazer?
Misturei os ovos, o suco de limão, as raspas e o açúcar em uma tigela de vidro. Levei ao banho-maria, mexendo sem parar, até engrossar levemente.
Passei a mistura pela peneira e com o fouet, acrescentei os cubos de manteiga aos poucos e batendo bem até incorporar.
Misturei o creme de leite e por último agreguei os biscoitos.
Distribui a mistura nas formas de picolé e levei ao congelador. Eu coloco no congelador por uns 20 minutos e depois coloco o palito, para ele não cair. Se a sua forma for aquela com o suporte, não precisa.
Quando o picolé estiver completamente congelado e somente na hora de servir, preparei o merengue. Misturei as claras com o açúcar e leve ao banho-maria mexendo sempre. A mistura tem que aquecer levemente e o todo o açúcar deve ser dissolvido. Para ter certeza do ponto, passe algumas gotas da mistura pelos dedos, ela deverá estar lisa, sem nenhum grãozinho de açúcar.
Bati a mistura na batedeira até esfriar e obter uma mistura, leve, fofa e bem brilhante.
Para finalizar, você pode colocar o merengue num copo alto e mergulhar o picolé ou passar neles com uma espatula, que foi o que eu fiz.
Queime com o maçarico para finalizar, sirva imediatamente e seja feliz.



Beijocas e até a próxima! <3

30 de maio de 2016

Sorvete de Baunilha


Eu prometi para mim mesma que viria aqui com mais frequência... e não tô vindo, né?
Em minha defesa, devo dizer que ando numa correria louca, e como não me organizo da maneira certa, o tempo não rende de jeito nenhum. É errado, eu sei, mas uma hora vai dar certo.
Embora eu não venha aqui tantas vezes quanto eu desejaria, eu continuo cozinhando todos os dias, mas daquele jeito, inventando, não anotando e por isso a receita acaba não pintando por aqui. Tá dureza, gente, mas eu comecei a deixar um bloquinho do meu lado na cozinha, tem funcionado.
Mas vamos parar de papo furado, hoje eu trouxe um sorvete básico, clássico e espetacular. Não se engane com sorvete de baunilha (creme) artificial, porque não tem baunilha. Aliás, não se engane com 80% das marcas de sorvete industrializado.
Além de um dos meus preferidos, por ser super versátil, para quem quer começar a se aventurar a fazer sorvete em casa, acho essa receita perfeita. Além de cair suuuuuuuuuper bem com tudo, principalmente com esses morangos deliciosos aqui.
"Ah, mas eu não tenho sorveteira..." Nem me venha com esse papo, a batedeira resolve.
Por favor, façam. De verdade.


Sorvete de baunilha da Máh

2 xícaras de leite
2 xícaras de creme de leite fresco
5 gemas
3/4 de xícara de açúcar
1 fava de baunilha (só substitua se for por pasta, por favor)
1 pitada de sal

Como fazer?

Coloque o leite, creme de leite, o sal e a fava de baunilha aberta e com as sementes raspadas em uma panela e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a panela, tampe e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado. Aqueça novamente a o leite e acrescente uma concha a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver.
Passe o creme por uma peneira*, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Leve o creme gelado a sorveteira, conforme o fabricante e leve ao congelador para terminar de congelar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.
A partir dessa receita, você pode mesclar com frutas, ir jogando o chocolate derretido em fio enquanto bate ele gelado, para fazer o de flocos... enfim... o céu da gordice é o limite.


*Lave bem a fava usada, seque e guarde no seu pote de açúcar. <3

Beijocas e até a próxima. :*

3 de janeiro de 2016

Leite Ninho e Nutella, em sorvete e em picolé

Pois é, ó nóis aqui travez!
Mas primeiro: FELIZ 2016! E que nesse ano eu não deixe juntar tanta poeira por aqui.
Para vocês terem uma ideia, aconteceram coisas bacanérrimas ano passado e que eu não postei aqui, como minha receita de Cheesecake de doce de leite, chocolate amargo e flor de sal nas páginas da revista Casa e Comida de novembro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É sério minha gente! Pense na alegria!!!!!


E no mesmo mês, essa que vos fala (escreve) saiu novamente no Jornal Aqui DF, com a receita dos deliciosos dadinhos de tapioca!


Eu conheci a Rita Lobo e foi um dos dias mais incríveis que já vivi! Com direito a #repost e tudo mais! <3

AMPLIE A FOTO PARA LER.
Ah, coisa pessoal, mas muito a ver com o blog, que trata da minha paixão... tatuei meu amor pela comida.

Tá, chega de potocagem retrospectiva atrasada, vamos ao que interessa.
Gente, leite ninho é paixão pra mim desde criança, eu comia puro, de colher, quem nunca?
E nutella... bem... não tem muito o que falar né?
Quem fez a mousse que eu postei?
É vício garantido.
Eu já estava namorando esse sorvete que o Vitor postou há algum tempo e planejei fazê-lo para o almoço de ano novo na casa dos meus pais, mas daí que na semana anterior, enquanto eu voltava do trabalho me bateu uma larica uma vontade de comer um docinho e foi isso que eu fiz, fui jogando as coisas e nasceu o picolé. Um minuto de silencio, por favor.
Façam, façam e façam! Segue a receita dos dois.


Picolé de Leite Ninho e Nutella da Máh
(rende 6 unidades, a minha forminha é aquela pequena que acha nessas lojas de bugigangas a 1,99)

150ml de água
12 colheres (sopa) de leite ninho (ou outro leite em pó)
2 colheres (sopa) de açúcar
Nutella, quanto baste (mais ou menos 6 colheres de sopa)
Palitos de picolé (não usei o que vem na forminha)

Como fazer?

Misture a água e o açúcar até dissolver por completo. Junte o leite ninho e misture bem. Distribua a mistura nas forminhas e leve ao congelador por mais ou menos 20 minutos, até começar a firmar. Pegue os palitos de madeira e a nutella. Eu mergulhei os palitos, um a um no vidro de nutella mesmo, até que cada palito ficasse com uma camada generosa do creme. Coloque o palito no centro da forminha com o creme de leite ninho. Fiz um de cada vez (passa na nutella, coloca na forma) para evitar mais meleca. Leve para congelar por completo e seja feliz. :)


Sorvete de Leite ninho e nutella, do Prato Fundo
(receita daqui)


Fiz 1 e 1/2 receita, pois eu queria usar toda a garrafinha de creme de leite, então segue as medidas que eu utilizei.

Para o leite condensado de leite ninho

140ml de água fervente
200g de açúcar
180g de leite ninho

Como fazer?
Dissolva o açúcar na água e em seguida misture o leite ninho até ficar uma mistura lisa e brilhante, igual leite condensado mesmo

Para o sorvete:

500g de creme de leite fresco bem gelado
O leite condensado, da receita acima
1/2 xícara de nutella, aproximadamente
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (eu usei o extrato caseiro, que é feito a base de vodca, caso contrário, utilize a vodca mesmo)

Como fazer?
Bata o creme de leite até virar chantilly (cuidado para não deixar virar manteiga). Com uma espátula, incorpore o leite condensado e o extrato de baunilha delicadamente. Quando estiver homogêneo, coloque uma camada no recipiente em que você levará ao congelador. Faça uma camada de nutella (eu coloquei num saco de confeitar para facilitar), depois sorvete, nutella, até acabar. Dê uma mesclada com a espátula e leve ao congelador até firmar.

Gente, esse sorvete é espetacular, de verdade! 


Um ano bem doce para vocês, igual esse post.
Até breve! Beijocas! :)










17 de agosto de 2015

Sorvete de tapioca e tuile de brinde :)


Ahhh, lembra da tapioca que eu ganhei? Então, ela também virou sorvete. Mas não um sorvete qualquer... sorvete de tapioca com coco.
Ele sozinho já é lindeza pura, mas nada está tão bom que não possa melhorar, então preparei tuiles levíssimas e crocantes, ai sim, virou o céu.
Se puder, façam agora mesmo :D
Ah, a sorveteira não é desculpa, pois a minha quebrou e estou batendo ele na mão.
Se não tiver uma tigela inox, bata numa panela mesmo, coloque-a sobre uma bacia cheia de gelo e sal e fooooorça no braço que dá certo :D

Vamos lá?


Sorvete de tapioca e coco da Máh

1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 xícaras de de leite de coco (bata 4 xícaras de água morna com 1 coco seco descascado e coe bem)*
3 gemas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite)
1 1/2 xícara de farinha de tapioca

Como fazer?
Misture o creme de leite, o leite e o leite de coco e aqueça em uma panela. Bata as gemas com o açúcar até virar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente a mistura do leite, concha a concha, mexendo bem. Verta a mistura na panela novamente e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura cobrir as costas da colher com uma camada fina. Não deixe ferver. Coloque a mistura num recipiente que possa ir a geladeira, misture o coco e a tapioca, mexa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas e então prepare na sorveteira conforme o fabricante e depois leve ao congelador. Ou bata não mão. :)

Tuile de coco e castanha do Pará, da Máh


1/3 xícara de clara de ovos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/4 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite de coco)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de castanha do Pará moída bem fininha

Como fazer?
Misture todos os ingredientes e leve a geladeira por 30 minutos. Faça discos bem fininhos com mais ou menos 1/2 colher (sopa) de massa, dependendo do tamanho do disco que você quer, espalhando bem com uma colher, use tapete de silicone ou uma forma antiaderente.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por mais ou menos 8 minutos, cada fornada. Estará pronto quando começar a dourar nas bordas, mas o meio ainda fica clarinho. Retire da forma com uma espátula ou faquinha fina e modele ainda quente, como desejar. Tradicionalmente, a massa é colocada sobre um rolo para ficar curvada. Quando esfriar, guarde em um recipiente bem fechadinho para mantê-lo crocante.


Até a próxima ;*

14 de março de 2015

Sorvete de limão siciliano, limoncello e papoula


Pois é, mais um sorvete.
Ah gente, vão perdoando, mas é que eu aaaaamo sorvete, amo limão... eu sei que já tem sorvete de limão aqui no blog, mas esse é diferente e tem algo a mais!
Absurdamente delicioso *-*


Sorvete de limão siciliano, limoncello e papoula
(receita minha)

1 xícara de suco de limão siciliano
1 xícara de açúcar
2 xícaras de leite gelado
2 xícaras de creme de leite fresco, gelado

1/4 xícara de limoncello
raspas da casca de 3 limões sicilianos
1 pitada de sal
1 colher (chá) pasta de baunilha
1 e 1/2 colehr (chá) de semente de papoula

Como fazer?

Em um bowl grande, dissolvi o açúcar no suco de limão, acrescentei o leite e o creme de leite e bati bem com o fuet, até começão a engrossar. Misturei o restante dos ingredientes até ficar homogêneo e levei a sorveteira (a mistura já estava gelada) conforme o fabricante.


Beijocas!

21 de fevereiro de 2015

Sorvete de frutas vermelhas


Eu ando muito sorveteira, não acham?
Mas é que depois que a gente prova um sorvetinho caseiro, sem sabor artificial, emulsificante e todas aquelas coisas que a gente ão sabe o que é, vicia. VICIA, MESMO.
Depois que fiz o de pistache, exatamente no dia seguinte, fiz esse de frutas vermelhas.
Ah, gente, o feriado estava chegando, precisava estar preparada :D
Queria um sorvetinho de frutas, azedinho... ficou uma delícia! Vamos lá?


Sorvete de frutas vermelhas da Máh

Creme base
1 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de leite integral
4 gemas
1 e 1/2 xícara de açúcar (acho que dá próxima usarei apenas 1 xícara, pois eu gosto beeeeeem azedinho)

Para finalizar:
3 xícaras de frutas vermelhas diversas, geladas ou congeladas* (usei 2 xícaras de morango, 1/2 xícara de mirtilo e 1/2 xícara de framboesa)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?

Misturei o leite, creme de leite, açúcar e as gemas. Levei ao fogo mexendo constantemente até começar a engrossar. Não deixe ferver.
Passe por uma peneira, deixe esfriar (eu mexia vez ou outra para não criar aquela pelinha) e leve a geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, que foi o caso.
No dia seguinte bati as frutas com o extrato da baunilha, o suco de limão e o sal. Misturei com o creme e levei a sorveteira conforme o fabricante.

*É importante estarem pelo menos geladas para não modificar a temperatura do creme. Usei os morangos gelados e as demais frutas congeladas.


Beijocas geeente ;)

17 de fevereiro de 2015

Sorvete de pistache (e brigadeiro de brinde)


Eu amo pistache!
Desde pequena adoro o sorvete, isso porque, os sorvetes que eu tomava quando criança tinham tudo, menos o danado do pistache. Criança não tem muito noção do sabor verdadeiro das coisas, na maioria das vezes só conhecem os sabores artificiais, o que é muito, muito, muito triste.
Ai a gente cresce e descobre o preço do pistache. Confesso que demorei um tempinho até criar coragem de preparar esse sorvete que eu namorava há anos.
A gota d'água foi quando, num ato de loucura, comprei um sorvete de pistache de uma certa marca, e ao ler a composição, NÃO TINHA o ingrediente. Ai gente, desculpa, mas me deu um ódio sem tamanho! Eu não sou de ficar lendo rótulo nem nada, mas se eu compro uma coisa do sabor X, o mínimo que se espera que tenha o ingrediente X na lista de ingredientes.
Foi um trauma.
Continuando... comprei os bonitinhos, escondi para o marido não comer, peguei a receita - que eu já sabia de trás para frente - e fui para o meu templo sagrado a cozinha.
Daí me lembrei o que me incomodava tanto na receita: o fato de jogar o bagaço do pistache fora. Eu não consegui, não mesmo e por dois motivos: 1- é gostoso demais para ir parar o lixo assim; 2- É CARO DEMAIS para ir parar no lixo assim.
Dei meu jeito. Adaptei apenas uma coisa ali e acolá e surgiu esse sorvete que eu quero me esconder com o pote atrás da porta e comer sozinha. Valeu todo o trabalho, valeu toda a espera, valeu tudo. Se já era um dos preferidos, hoje arrisco dizer que ele desbancou o de limão*. O_o


Sorvete de Pistache (delicioso, escandaloso, perfeito)
Adaptado daqui e daqui

1 e 1/2 xícara de pistache sem sal e cru
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?
Misturei 1 e 1/4 de xícara de pistache com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto. Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço e levei o leite de pistache para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fuet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas. Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa. Misturei metade do bagaço do pistache, deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o 1/4 de xícara de pistache que havia sobrado, cortados ao meio, o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.

Sobre a sorveteira: muita gente tem me perguntado sobre a marca que eu utilizo, a minha é essa aqui, que me atende maravilhosamente bem. Eu tinha uma menor, mas troquei por essa que, na embalagem diz que suporta 1 litro, mas ela cabe um pouco mais. o custo benefício é excelente. 


Brigadeiro de pistache
(inventado na hora só para não jogar o bagaço fora, ahaaaaaaaaaam...)



1 lata de leite condensado
Metade do bagaço do pistache (ou meia xícara de pistache moído)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Como fazer:
Misture tudo em uma panela grossa, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar da panela. :)

*Mentira, estão empatados.

Beijocas e até a próxima :)

21 de janeiro de 2015

Sorvete de cerejas e chocolate branco

Servi com esses potinhos deliciosos, que tem receita aqui no blog :)

Final de ano é época de cerejas, e ano passado comprei muiiiiiiiiiiiita cereja, eu adoro. Preparei muitas receitas e algumas que eu já namorava há muitos anos. Essa é uma delas. Sorvete delicioooooso. Não tenho mais o que falar, porque, vindo do blog da Pat, é tudo delícia!

Vamos lá?


Sorvete de cereja e chocolate branco
(baseado nessa receita)400 g de cerejas sem os caroços (pesei antes de tirá-los)1 xícara de leite500g (uma garrafinha) de creme de leite fresco½ xícara de açúcar
1 pitada de sal
Suco de 1 limão bem grande
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (a Pat sugere a bebida alcóolica, pois ajuda na cremosidade do sorvete. Eu usei o meu extrato caseiro, pois é feito com vodca)
170g de chocolate branco derretido

Como fazer?Coloquei as cerejas, o leite, metade do creme de creme de leite, o açúcar e o sal numa panela  e leve ao fogo médio  e deixei cozinhar por 15 minutos. Ainda na panela, bati tudo com o mixer (ficou uma cor estranha pois as cerejas estavam muito maduras).Coloquei a mistura num bowl e deixei na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte misturei o resto do creme de leite, o suco do limão (que fez o sorvete ficar com uma cor mais amigável) e o extrato de baunilha e levei a sorveteira conforme o fabricante. Quando estava congelado, despejei o chocolate branco derretido em fio. Retirei da sorveteira, coloquei num pote com tampa e levei ao congelador.

Muito, muito, muitoooooo bom :D
Beijocas!

8 de dezembro de 2014

Paletas Mexicanas


Noooooossa, me bate uma tristeza quando fico muito tempo sem postar :(
Hoje vim trazer uma "receita" que fez muiiiiiiiiiiiiito sucesso por aqui e já recebi até encomendas hahahahaha
Enfim, tem até um vídeozinho (tosco), mas dá pra entender como é que faz essa delícia ^^
As paletas mexicanas mais comuns são as de morango (muitos morangos batido com 1 tico de açúcar, limão e água) com leite condensado, mas eu não resisti e criei a minha de maracujá com brigadeiro <3
Vamos lá?


Paletas Mexicanas da Máh


750ml de leite
4 polpas congeladas de maracujá (pode ser a fruta também)
Suco de 1 limão
Açúcar a gosto (usei pouco pra ficar bem azedinho mesmo)
1 colher (chá) de liga neutra
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de cacau em pó

Como fazer?
Faça o brigadeiro mole: misture o leite condesado com o cacau e leve ao fogo só para aquecer e o cacau dissolver. Deixe esfriar.
Bata os demais ingredientes (fica igual mousse hummmmmm) e monte.

A montagem você vê aqui :D


 Beijocas e até a próxima ;)


14 de setembro de 2014

Potinhos de chocolate pá-pum

Foto da Cris
Adoro essas receitas que a gente inventa e dá certo. Tão certo que tive que trazer para vocês!
Dia desses uns amigos passaram por aqui e eu preparei um jantarzinho rápido para uns amigos, só que não havia preparado sobremesa. Sem sobremesa não dá né?
Fui na cozinha, juntei umas coisinhas e surgiu esses potinhos de chocolates DIVINOS!
Vamos lá?


Potinhos de chocolate pá-pum da Máh
(rendeu 4 porções)

1/2 xícara de cacau em pó
100g de manteiga com sal
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo

Como fazer?
Derreta a manteiga, misture bem com o cacau. Coloque o açúcar, a baunilha e os ovos um a um. Misture por último a farinha até ficar homogêneo;.
Coloque a mistura em ramequins untados e leve ao forno médio, pré aquecido , por mais ou menos 15 minutos. É importante que o centro ainda esteja bem molinho.
Servi com sorvete e framboesas e foi sucesso total.

:)

Só pra vocês saberem do que estou falando ;)