Mostrando postagens com marcador queijo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador queijo. Mostrar todas as postagens

6 de março de 2019

Requeijão Caseiro


Eu tô impactada com essa receita. De verdade. Tão simples e tão maravilhosa que me deixou chocada.
Com leite, sal e limão você faz requeijão, minha gente (isso se quiser bater sua própria manteiga, senão inclui ela aí na lista).
Essa receita é pra salvar, repassar e fazer sempre!


Requeijão Caseiro
(receita da Rita Lobo)

1 litro de leite (recomenda-se o tipo A, fresco ou de saquinho)
2 colheres (sopa) de suco de limão (espremido e coado na hora)
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga (em ponto pomada)
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Coloquei o leite em uma panela e levei ao fogo.
Antes dele ferver, desliguei o fogo e separei 1/2 xícara de leite quente.
Adicionei o suco de limão no leite que ficou na panela e mexi delicadamente. Deixei descansar por uns 3 minutos.
Passei na peneira (fina) o leite talhado e apertei levemente.
Bati no liquidificador o "talhado" com o leite quente reservado, a manteiga e o sal por 1 minuto.
Coloquei em um pote, deixei esfriar e então levei para a geladeira.


- Use o leite mais fresco possível. Não recomendo o de caixinha.
- Use manteiga tá? MANTEIGA.
- A ideia é fazer o requeijão o mais sem conservante possível, então não faz sentido usar leite de caixinha e margarina.
- Guarde o soro para fazer pães, bolos e até vitaminas.

Cuidado para não querer comer de colher como eu.
Espero que gostem, porque eu AMEI!

Beijocas e até a próxima!

7 de novembro de 2018

Camembert Assado


O post de hoje nem é uma receeeeeeita, mas olha, se eu fosse você preparava hoje mesmo.
A ideia é da queridíssima Lela (maravilhosa), do Jantinha de Hoje. Suuuuper recomendo as receitas dela!
O melhor dessa dica de hoje é que você pode usar o que tiver vontade para temperar essa belezinha (com alecrim fica incrível)! A boca enche d'água só de lembrar.💓


Camembert Assado
(Receita daqui)

Peguei um camembert, cortei losangos fundos no queijo (mas sem separá-los), nesses cortes distribuí fatias de alho e salpiquei pimenta do reino moída na hora. Coloquei num pedaço de papel manteiga e acomodei numa panelinha de cerâmica. Assei por 10-15 minutos e prontinho!
Para acompanhar, servi tomatinhos apenas com manjericão fresco, sal e azeite, pão artesanal maravilhoso e vinho!
Perfeito!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

21 de outubro de 2018

Focaccia de Manjericão e Avelâs


Já contei pra vocês que eu AMO focaccia, né?
Sou realmente apaixonada.
Essa versão eu fiz inspirada no pão de pesto da Rê, uma desculpa esfarrapada para utilizar manjericão (amoooo) e para fazer pão (amo mais ainda).
Esse pão além de delicioso, tem um aroma enlouquecedor! Sucesso garantido! 💚


Minha Focaccia de Manjericão e Avelãs


1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 maço de manjericão, ou a gosto (só as folhas)
1/3 de xícara de avelãs tostadas e sem as cascas
1/2 xícara de parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Azeite e parmesão ralado fino para finalizar


Como fazer?

Misture a água morna com o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Bata o manjericão e os avelãs com o azeite (utilizei o processador), rapidamente, só o tempo suficiente para ficar homogêneo.
Junte com a mistura de fermento, 1 xícara da farinha de trigo, o parmesão e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando a massa com a ponta dos dedos levemente, para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.
Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o parmesão e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

27 de novembro de 2017

Chipas


Ou biscoito de queijo.
Vou contar para vocês que não sou (era) fã de biscoito de queijo. Para mim sempre foi uma versão seca do meu amado pão de queijo.
Até conhecer essas chipas.
Elas ficam sequinhas por fora mas macias e deliciosas por dentro.
Essa receita é incrivelmente fácil e rápida, sugiro você até dobrar ou triplicar a receita para poder congelar. Eu adoro manter pão de queijo congelado, facilita demais a minha vida e agora eles dividem espaço o congelador (e no meu coração) com essas chipas.
Já quero misturar ervas na próxima vez que eu fizer. :)


Chipas
(receita daqui)

500g de polvilho doce
3 xícaras de queijo meia cura ralado
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
Sal a gosto (de acordo com o quão salgado está seu queijo)
Aproximadamente 1 xícara de leite

Como fazer?
Misture o queijo, a manteiga com o sal e o polvilho até obter uma espécie de farofa. Junte os ovos, misture novamente. Vá acrescentando o leite aos poucos e misturando até dar o ponto. A massa fica mito macia e desgruda das pãos. Não deixe seca demais, senão racha na hora de modelar,
Modele cordões e dobre-os como ferradura... ou modele como desejar.
Asse-os em temperatura média até dourar e não esqueça de congelar o restante para você ter essa delícia sempre a mão.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima. :)

23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!




6 de março de 2017

Sorvete de Cheesecake de Amoras + Casquinha


Eu estava com uma garrafinha de creme de leite fresco aberta na geladeira, precisava usá-la. Lembrei que não tinha nenhum sorvetinho no congelador (sempre gosto de ter, para sobremesas de emergência). Decidi que faria sorvete e fui procurar uma receitinha bem gostosa, quando achei esse sorvete de cheesecake.
Ai gente, sério, não dá pra descrever o que é a cremosidade desse sorvete. E o contraste com o azedinho da amora? Suspiro só de pensar nessa delícia.
Se não tiver amoras, use morangos, ameixas... huuummmm, tanta fruta boa para substituir que já me dá vontade de prepará-lo novamente.
Já a casquinha... bom, eu queria tomar sorvete na casquinha e lembrei desse episódio lindo do programa da Raíza. Apenas façam!

Vamos lá?

Sorvete de Cheesecake de Amoras
(adaptado daqui)

Para o sorvete

150g de cream cheese
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de leite integral
1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Raspas da casca de 1 limão taiti
1 pitada de sal

Para o mesclado de amoras
3/4 de xícara amoras (usei congeladas)
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1/4 de xícara de água
Suco de 1/2 limão taiti bem suculento

Como fazer?
Bata o cream cheese e o açúcar na batedeira até obter uma mistura bem cremosa e homogênea, junte o ovo e a baunilha, misture bem e reserve.
Aqueça o leite até ferver, ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione o leite quente em fio, leve a mistura ao fogo, temperatura baixa e mexendo sempre até engrossar levemente, não deixe ferver. Passe a mistura por uma peneira, junte o creme de leite e as raspas de limão. Reserve na geladeira por pelo menos 6 horas, ou faça de véspera.
Para a geleia, dissolva o amido em água, junte com o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver e engrossar. Enquanto mexe, vá desmanchando as amoras. Deixe esfriar e reserve na geladeira.
Prepare o creme na sorveteira conforme o fabricante. Intercale o creme gelado com a geleia de amoras e misture levemente para mesclar. Leve ao congelador para firmar completamente.


Casquinha crocante de sorvete
receita daqui - rendeu 6 unidades

3 claras
85g de açúcar
2ml de extrato de baunilha
1 pitada de sal
90g de farinha de trigo
30g de manteiga em temperatura ambiente

Como fazer?
Misture as claras e a açúcar, depois agregue o restante dos ingredientes e misture bem com o fouet até ficar homogêneo. Espalhe mais ou menos 2 colheres em um tapetinho de silicone e vá espalhando até ficar um círculo de uns 15cm de diâmetro. Não deixe a camada muito grossa. Leve para assar em forno médio até começar a dourar. Retire ainda quente e molde os cones e deixe dentro de um copo para esfriar e não perder o formato. Consuma imediatamente.

Dicas:
- Você pode fazer a casquinha em forma de cestinha também, Retire a casquinha do forno e molde sobre um potinho, pressione por cima com outro potinho maior para das a forma.
- Se a casquinha endurecer enquanto você molda, volte ao forno até que amoleça novamente.
- Eu guardei as casquinha prontas em um pote bem fechadinho, e ainda assim elas murcharam. Se não for consumir tudo de imediato, faça como eu fiz: peguei a casquinha murcha, levei ao forno para amolecer e moldei novamente, fica supimpa.
- Eu não usei o papel manteiga tradicional daqui, então sinceramente não sei se funciona. Se alguém fizer, me conte por favor. Acredito que seja mais fácil de moldar o ovo ainda com o papel e depois retirá-lo.

Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima. <3

1 de fevereiro de 2017

Receitas do Instagram #4: Milho Mexicano


, isso nem é uma receita ok?
Inspirado na receita da Chef Renata Vanzetto, é assim que eu faço:


Milho Mexicano da Máh

Cozinhe as espigas de milho em água e sal, escorra e toste na frigideira antiaderente, sem nada mesmo.
Deixe amornar, passe maionese caseira (pode ser a pronta), temperada com alho ralado bem fininho e folhinhas de tomilho fresco.
Depois role as espigas numa mistura de parmesão (do bom, nada de pacotinho) ralado na hora misturado com páprica defumada (ou picante) e bastante pimenta do reino moída na hora.
Coma com limão e seja feliz.

ps.: gosto de espetá-los com palitos de churrasco, para facilitar na hora de comer. :)

Esse negócio é VICIANTE.
Espero que gostem! :*

20 de janeiro de 2017

Pão de queijo


Taí meu vício. Mas é vício mesmo. Eu AMO pão de queijo.
Fiquei pensando se devia trazer a receita e depois que lembrei o tanto de receitas que testei até achar essa, acabaram-se as dúvidas.
Quando falo que sou viciada em pão de queijo, é sem exageros. Co

mo com requeijão, com geleia (amo), com pernil desfiado... enfim, de qualquer jeito.
A receita é da mãe da minha querida amiga Stef e eu só queria agradecer por essa delícia. Meu tipo preferido de pão de queijo, do tipo 'chiclete' hahahaha.
Ah, como a boa gulosa que sou, sempre dobro a receita para poder congelar e ter sempre a mão.
Õ trem bão é um pãozin de queijo com um cafezin... <3



Pão de queijo da mamy da Stef

500g de polvilho doce
250ml de leite
150ml de óleo vegetal
200g de queijo meia cura ralado fino
Sal a gosto (cuidado pois o queijo já tem sal)
Ovos até dar o ponto

Como fazer?
Misture o polvilho e o sal numa tigela grande, reserve.
Misture o leite e o óleo e leve para ferver. Verta a mistura no polvilho e misture bem com uma colher. Quando a mistura estiver morna, junte o queijo e misture bem. Comece a acrescentar os ovos, um de cada vez e misturando muito bem com as mãos.
O ponto é uma massa lisa, homogênea, macia e firme, que você consegue enrolar com as mãos untadas. Não acrescente ovos demais para não ficar muito mole.
Molde as bolinhas do tamanho desejado e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média, até crescer e ficar levemente dourado.

ps.: como falei logo acima, essa receita é ótima para congelar. Molde as bolinhas, disponha numa forma e leve para congelar. Depois de completamente congelado, coloque em saquinhos próprios para alimentos.

Beijocas e até a próxima.

25 de novembro de 2016

Cheesecake Romeu e Julieta


Estão gostando das postagens diárias?
Eu estou amando!
Aproveitando que estou de férias, estou fazendo o que mais amo, que é cozinhar. E eu não podia fazer esse tanto de gordice e não trazer as receitas aqui, né?
Estava desejando comer um cheesecake, cremoso, aveludado, que desmancha na boca... hummmmm... Eu sempre faço esse cheesecake, mas pela primeira vez, eu tinha creamcheese e não queijo na geladeira, então preparei a versão tradicional, pelo menos tradicional para mim hehehe. E a cobertura? Bem, eu sei que o clássico é frutas vermelhas, mas me digam, queijo e goiabada não foram feitos um para o outro? <3

Vamos lá?


Cheesecake Romeu e Julieta da Máh
(rende 4 porções)

1/2 pacote de biscoito maisena (16 biscoitos) triturados
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
250g de creamcheese
1/3 de xícara de açúcar
2 ovos
1/4 de colher (chá) de pasta de baunilha (pode ser o extrato ou 1/4 de fava)
1 pitada de sal
2 goiabas grandes, bem maduras, descascadas (ou não) e picadas
2 colheres (sopa) de açúcar (ou a gosto)
Gotas de suco de limão

Como fazer?

Forre por sua forma por fora (de aro removível ou fundo falso) com papel filme, isso impede que a água entre, com Misture o biscoito com a manteiga e forre uma forma (a minha era de 15cm), pressione bem formando uma camada uniforme e reserve.
Bata na batedeira o creamcheese gelado com o açúcar e a baunilha até virar um creme fofo. Junto um ovo de cada vez e bata bem.
Coloque a mistura sobre os biscoitos e leve para assar em banho-maria (coloque água somente até a metade da altura da forma), forno pré-aquecido, temperatura baixa. Estará pronto quando o creme aparentar firme, mas ainda molinho no meio.
Deixe esfriar e leve a geladeira.
Para a cobertura, cozinhe as goiabas com um pouco de água até ficarem macias. Bata-as no liquidificador até ficar homogêneo, passe pela peneira e volte ao fogo com o açúcar e o limão. Cozinhe, sempre mexendo, até querer começar a grudar na panela. Deixe esfriar e refrigere,
Cubra o cheesecake com a goiabada e sirva.


Dica 1: Eu usei pouco açúcar na cobertura pois as goiabas estavam bem doces. Vá ajustando ao seu paladar.
Dica 2: Caso queira usar goiabada pronta, basta derrete-la com um pouco de água.
Dica 3: A cobertura que sobrar, coma com pão de queijo ou queijo coalho tostado. <3
Dica 4: A receita pode ser dobrada, triplicada...

Beijocas!


15 de outubro de 2016

Parmegiana pá-pum


Marido adora parmegiana. Eu também acho bem gostoso mas O-DE-IO fazer fritura em casa. Não vou fazer mimimi falando que fritura faz mal não, é porque o cheiro impregna na casa toda, então eu não faço.
Mas o marido adora parmegiana, e agora?
Faz no forno.
Gente, isso aqui é tão fácil que não dá nem para chamar de receita.
Cortei alguns filés de frango beeeem fininhos, temperei com sal e pimenta do reino moída na hora e coloquei num refratário untado com azeite. Cubri os filés com um bom molho de tomate, passe papel alumínio na travessa e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/alta. Depois de uns 30 minutos, ainda com bastante molho, tirei o papel alumínio.
A quantidade de molho que você vai deixar é relativa, por exemplo, como eu ia servir com arroz, deixei reduzir mais, se fosse servir com massa, deixaria mais molho.
Quando estivar quase no ponto desejado, cobri com bastante muçarela e parmesão e voltei para o forno para gratinar,


Dica: fica ótimo com arroz e fritas, purê de batatas ou massa.
Dica 2: Já fiz com filé mignon também, mas ambos achamos que fica mais gosto com frango.
Dica3: faça hoje! 

Beijocas e até a próxima! ;)

7 de março de 2016

Nhoque de ricota e espinafre


Daí que no dia 29 do mês passado, que não foi qualquer um, foi 29 de fevereiro, eu tive que preparar essa delícia. Ok, usei essa desculpa deslavada para matar uma vontade antiga desse nhoque.
Só vou falar uma coisa, esse nhoque merece ser feito váaaaaaaaarias vezes, é delicioso! Levinho e moleza de fazer, vem ver!


Nhoque de ricota e espinafre da Máh
(4 a 6 porções)

300g de ricota amassada
150g de muçarela ralada
3/4 de xícara de espinafre beeeem picadinho*
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?
Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Vá colocando a farinha aos poucos e amassando bem. A massa deve desgrudar das mãos, mas cuidado para não colocar farinha demais e deixá-los pesados. Eu use 3/4 de farinha de trigo.
Modele o nhoque como desejar e cozinhe em água fervente até que eles subam a superfície.
Eu servi com um molhinho básico e rústico de tomate e manjericão. Recomendo também manteiga de sálvia. Huuuuuummmm... :)

*Eu usei o espinafre congelado e picado, apenas deixei-o descongelar e retirei o excesso de líquido. Se for usar o fresco, pique-o bem e também retire o excesso de líquido.

Beijocas e boa semana!

28 de fevereiro de 2015

Dadinhos de tapioca e queijo coalho


Essa receita é bem famosa, criada, se não me engano, pelo Rodrigo Mocotó.
Eu já havia feito uma vez, anos atrás, mas foi frustrante. Assei e não ficou muito bom, então fritei, como é feito originalmente, e grudaram uns nos outros. Desisti.
Ai, dia desses eu tinha tudo em casa e fui fazer. Dessa vez fiz na fritadeira sem óleo, ficou deliciosoooo!
Mas funciona assado ou frito por imersão, façam como acharem melhor. Se for assar, unte bem um papel manteiga e disponha-os e se for fritar, coloque pequenas porções de cada vez.
Não sei se é a receita correta, vou colocar como eu fiz.


Dadinhos de tapioca e queijo coalho

600 ml de leite
250g de tapioca granulada (não é aquela de fazer na frigideira heim?!) 
300g de queijo coalho ralado
2 colheres (chá) de sal (a quantidade vai depender do quão salgado está o queijo, então, prove)

Como fiz?

Levei o leite e o sal ao fogo, quando começar a levantar fervura, joguei a tapioca e mexi bem. Agreguei o queijo e misturei até engrossar, não precisa ficar duro, pois ele termina de engrossar ao esfriar.
Coloquei em um refratário untado e deixei esfriar. Cortei os cubos e fritei até dourar.
Sirva com geleia ou o molho de sua preferência. Eu fui de geleia de pimenta. DELÍCIA!

Beijocas ;)

12 de setembro de 2014

Cheesecake de doce de leite com chocolate amargo e flor de sal


É, mais uma!
Eu pensei nessa receita e me veio aquele pensamento "POR QUE NÃO PENSEI ISSO ANTES?"
Sem mais conversinhas, porque essa receita nem precisa de muitas explicações :D


Cheesecake de doce de leite com chocolate amargo e flor de sal

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio

250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado cozido por 50 minutos na panela de pressão (ou doce de leite comprado pronto)
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Ganache:
100g de chocolate amargo
100g de creme de leite
Flor de sal para finalizar


Para a massa: processe os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Use uma forma de aro removível para facilitar.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.

Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira.
Para a ganache, derreta o chocolate e misture o creme de leite até ficar homogêneo. Cubra a cheesecake e polvilhe flor de sal para finalizar.

Dos deuses!


25 de agosto de 2014

Cheesecake de chocolate sem açúcar


Enjoaram de cheesecake?
Eu não ;)
O almoço do dia dos pais esse ano foi aqui na casinha. Fiz uma comidinha caprichada para a família e preparei essa cheesecake, porque meu sogro tem diabetes e eu acho muito chato deixar alguém sem sobremesa! Não pode, não pode e não pode.
Adaptei a minha cheesecake linda e ficou assim:


Cheesecake de chocolate sem açúcar da Máh

Massa

200g de biscoito de água e sal (gente, eu simplesmente NÃO ENCONTREI biscoitos dietéticos, tive que me virar)
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

1 colher (sopa) de adoçante culinário


Recheio
250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado diet*
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1/4 de xícara de cacau em pó

Cobertura
Frutas frescas (usei morangos, kiwi e mirtilos)


Para a massa: processei os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma espécie de farofa úmida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma de fundo ou aro removível e espalhe com a colher. 
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira.


*Leite condensado diet:
1 xícara de leite em pó
3/4 de xícara de água fervendo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina (usei com sal)
4 colheres (sopa) de adoçante culinário (ou à gosto)
Como fazer?
Bata tudo no liquidificador e deixe descansar algumas horas na geladeira (eu estava com pressa e deixei uns minutinhos no congelador).
Nota: já usei esse leite condensado para diversas sobremesas, como mousse, pavê e pudim. Já para brigadeiro de enrolar não sei se funciona bem. Ah, o sabor, pra mim, não tem muita diferença.

Até a próxima :*

 

11 de agosto de 2014

Torta cremosa de calabresa e batatas


Lembro que aprendi a massa dessa torta há muitos anos atrás, numa revistinha velha. Mudando aqui e acolá, já fiz essa torta milhares de vezes, geralmente com recheio de carne moída. O recheio pode ser o que você quiser ou tiver disponível na geladeira. Fica parecendo um escondidinho... DELÍCIA!


Torta cremosa de calabresa e batatas

Massa
1 kg de batata cozida e espremida
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga
1/4 de xícara de leite
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de queijo ralado
1 colher (chá) de fermento químico
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Recheio
2 calabresas fatiadas
1 cebola grande fatiada
Queijo mussarela (ou outro de sua preferencia) para finalizar

Como fazer?
Para a massa, misture todos os ingredientes bem. Utilize a batata ainda quente e lembre-se de mexer rapidamente ao acrescentar o ovo. Deixe a massa bem homogênea e cremosa.

Para o recheio refoguei bem a calabresa e a cebola até que a linguiça ficasse douradinha.

Montagem: Unte e enfarinhe uma forma, coloque metade da massa, o recheio, o restante da massa e finalize com o queijo. Leve para assar em forno médio até ficar douradinha.

Servi com uma saladinha ao molho de mostarda e mel ^^
beijocas e uma semana abençoada a todos :)


6 de agosto de 2014

Pão de queijo fácil, fácil



Bom, como falei de pão de queijo na receita anterior, eu tive que trazer esse pra vocês.
Eu amo pão de queijo (eu amo tudo, já repararam? hahahaha)! Se pudesse comeria todos os dias com um café fresquinho... tem coisa melhor?
Confesso que tenho uma preguiça monstro de fazer pão de queijo, por causa da demora, então sempre fazia essa receita, que é igualmente divina e também dá pra fazer na máquina de waffle.
O que me mais desencoraja em preparar o pão de queijo do modo convencional é escaldar a massa. Demora a esfriar e eu fico agoniada. Ai um dia desses eu estava assistindo o programa da Bela Gil, e ela fez um pão de queijo sem escaldar, direto no processador... dai pensei "será?". E não é que dá certo? Não segui a receita dela, só a ideia. Como fiz só um pouco para testar, rendeu só uma forma. Mas na próxima farei muitoooooooooo mais.


Pão de queijo pá-pum

150g de queijo (usei 100g de queijo coalho e 50g de parmesão)
1 xícara de polvilho doce
sal
1 ovo
2 colheres de óleo (o queijo coalho já era bem gorduroso)
Água até dar o ponto

Como fazer?
Bata o queijo no processador, junte o polvilho, sal, ovo e óleo. Vá juntando a água as colheradas, com o processador ligado. Quando formar uma bola está pronto. Enrole (a massa é ótima de enrolar) e asse até dourar.
Se você não tiver processador, rale o queijo bem fininho e faça na mão :D

Foquem no pão de queijo e esqueçam meu camisola super meigo :P

Sirva com um café e me convide ;)

3 de agosto de 2014

Cheesecake de limão siciliano e calda de mirtilo


Dia desses postei essa receita, e ela ficou tão boa, mas tão boa, que fiz novamente, com apenas umas adaptações, que também ficou deliciosa!

Cheesecake de limão siciliano e calda de mirtilo
(para uma forma de 20cm - 6 porções bem generosas)

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio

250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Raspas e suco de um limão siciliano bem grande

Calda
1 xícara de mirtilos (usei frescos)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 xícara de água


Para a massa: processei os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Usei uma forma de aro removível.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira.

Prepare a calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo e deixe engrossar um pouco. Deixe esfriar antes de utilizar!

Delícia <3

17 de julho de 2014

Panna Cotta de Mascarpone e Bodas de Maternidade


Sério, só porque são 9 meses de casados, tinha que ser bodas de maternidade? Ô criatividade hahaha
Então... todo dia 13 eu faço algo especial para o maridinho... nas bodas de maternidade foi fácil associar o cardápio... tinha que ter cara de comida de mãe, então, encarnei a mama italiana! Fiz um menu italiano e até massa caseira eu preparei, e olha que estou sem mesa hahahaha


Hoje vou mostrar pra vocês a receita da sobremesa, que fez sucesso e eu preparei pela primeira vez. Eu ia fazer Panna Cotta tradicional, mas tinha um pote de mascarpone na geladeira pedindo atenção... o restante do menu me cobrem eu posto depois :)


Panna Cotta de Mascarpone
(criação minha)

1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 pote (390g) de queijo mascarpone
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de gelatina sem sabor*, preparada conforme o fabricante

*eu fiz mais firme pois queria desenformar, caso contrário, pode usar só uma colher :)

Como fiz?
Misturei o leite, creme de leite, açúcar, baunilha e o queijo mascarpone e levei ao fogo baixo, até o queijo derreter. Desliguei o fogo, misturei a gelatina já preparada. Deixei esfriar, mexendo de vez em quando. Passei a mistura por uma peneira e e dispus nos recipientes preparados. Se for desenformar, unte levemente com óleo vegetal.

Sirva com o que desejar. No dia, servi apenas com frutas (morango, amora, framboesa, figo e physalis) frescas.


No dia seguinte, resolvi fazer uma caldinha para acompanhar as porções que haviam sobrado... Fiz assim... Misturei 1 caixinha de morangos cortados em 4, 1/2 xícara de amoras e 1/2 xícara de framboesasraspas e suco de 1/2 limão siciliano, 2 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinho do porto. Deixei ferver um pouco, sem deixar que as frutas desmanchassem completamente. Deixei esfriar e servi junto com a panna cotta :)


Beijocas :)

22 de junho de 2014

Bolinha de queijo (massa básica)

Bem, eu não sou fã de futebol, mas eu gosto de gordice e aproveito que no horário dos jogos da copa eu estou em casa e preparo coisinhas gordas e gostosas para o pessoal comer enquanto assiste os jogos ;) unir o útil ao agradável, sempre.
Essa receita aprendi com uma tia há muitooooooooooos anos atrás e hoje trago aqui para vocês.


Bolinhas de queijo (massa básica para salgados fritos)
1 litro de leite
1kg de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
Tempero a gosto (tablete, tempero pronto, sal... o que preferir)
Recheio a gosto (nas bolinhas de queijo eu gosto de usar cubos de queijo minas padrão. Mussarela geralmente estoura na hora de fritar)
Leite e farinha de rosca para empanar

Como fazer?
Coloque o óleo, o leite e o tempero numa panela grande, mexa bem e acerte o sal. Quando ferver, jogue a farinha de trigo de uma vez e mexa bem até a farinha cozinha. A massa fica bem homogênea e vira uma bola que desgruda do fundo da panela. Deixe esfriar e molde os salgados, empane passando primeiro no leite e depois na farinha de rosca. Frite até dourar e escorra em papel absorvente.

Dicas:
1- Essa massa serve para qualquer salgado frito.
2- Caso vá fazer coxinha, substitua o leite pela mesma quantidade do caldo do cozimento do frango.
3- Caso vá congelar, coloque os salgados lado a lado em uma assadeira e leve ao congelador. Quando endurecer, coloque tudo num saquinho de armazenar alimentos.
4- Na hora de moldar, faça sempre salgados com massa fina e muito recheio. Só não deixe fina demais para não estourar.
5- Ao fritar os salgados, use sempre fogo moderado, principalmente se o salgado estiver congelado. Quando o óleo está frio, o salgado encharca e quando está quente demais, queima por fora e não frita por dentro.