Mostrando postagens com marcador risotto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador risotto. Mostrar todas as postagens

15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

25 de fevereiro de 2014

Um risotto + um bolo para aquecerem o coração

Eu sei, tô atrasada!
Mas gente, tem acontecido tantas coisas que eu tive que dar uma freada!
Mas cá estou eu, e com duuuuuuuas receitas em um só post ;) mereço até um perdãozinho, né?
Semana passada estava meio pra baixo, sem vontade até de cozinhar O.O
Mas daí pensei, refleti, meditei... o que me deixa realmente pra cima, feliz, relaxada e em paz é estar na cozinha. E foi pra lá que eu fui...
Saí de lá com essas duas receitas que apesar de não curar a tristeza, reconfortam...

Vamos lá?

Risotto de uvas e castanha do Pará da Máh
(rendeu 4 porções como acompanhamento)


1 xícara de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho (sim, eu uso alho no risotto e ninguém vai me prender por isso)
1/2 xícara de vinho branco
1 litro (ou mais, se necessário) de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1/2 xícara de castanha do pará picadas (na próxima vou usar gorgonzola... também ficará divino)
1 xícara de uvas cortadas ao meio e sem sementes 


Como fazer?
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar).
Aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
Acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
Após o arroz ficar pronto, crescente as uvas e as castanhas, mexa e desligue o fogo.

Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.


Esse risotto ficou tão bom, mas tão bom que já quero novamente.


Bolo de milho da Máh
(esse virou o oficial daqui de casa)



1 lata de milho escorrida
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
150g de queijo (usei branco, fresco. Mas pode ser o curado, só tome cuidado para não ser muiiito salgado)
1 colher (sopa) de fermento químico


Como fazer? Muitoooo difícil!!!



Bata tudo no liquidificador, sempre deixando o fermento para o final.
Asse em forno médio pré-aquecido (forma untada e enfarinhada) até dourar e, ao fazer o teste do palito ele saia limpo.

Ficou incrível :)

Beijocas :*
Um copinho feliz para alegrar vocês :)






2 de setembro de 2012

Risotto de carne seca, abóbora e queijo coalho


A reforma continua, mas tive que voltar aqui!
Tô numa correria louca, quase não tô pisando na cozinha, mas, mesmo na correria consegui preparar essa comidinha DELICIOSA :)
Vocês conhecem o Jerked beef? Eu já tinha visto, mas nunca havia provado. Daí minha mãe trouxe um do mercado e pediu que eu fizesse um risotto. Eu fiz, e amei :)
E mesmo cansada, nada como comer um prato de pedreiro dessa delícia depois de um dia loooouco no trabalho!

Receita da minha cachola
(rendeu 4 porções generosas)

500g de jerked beef (carne seca) preparada*
2 xícaras de abóbora japonesa (ou outra de sua preferência) em cubos
1 xícara de arroz arbóreo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de queijo minas curado ralado fino
Caldo de carne ou legumes quanto baste (usei cubinho dissolvido na água fervendo mesmo)
Sal a gosto (lembre-se que a carne e o queijo já são salgados)
1 xícara de queijo coalho em cubinhos, tostados na frigideira (NÃO É OPCIONAL, É OBRIGATÓRIO)


*Fiz a carne assim: cortei em cubos, cozinhei na pressão por uns 20 minutos e passei-a no processador pra desfiar. Refoguei com manteiga, bastante cebola picada, orégano e coentro picado.

Como faz?

Refogue a cebola e o alho com o azeite, junte o arroz e abóbora e refogue bem. Vá acrescentando o caldo pouco a pouco e mexendo bem sempre, e só acrescente mais caldo quando estiver seco. Quando o arroz e a abóbora estiverem al dente, acrescente a carne e mexa. Acerte o tempero, desligue e finalize com o queijo ralado e a manteiga. Salpique os cubinho de queijo coalho e sirva.

MUITO, MUITO, MUUUUITO BOM!

Boa semana queridos ;)

8 de fevereiro de 2012

Risotto de beterraba



Já imagino muitos narizes torcidos para essa receita, mas vou dizer: é muito boa! De verdade!
Hoje eu tinha uma encomenda monstra pra fazer e o noivo veio me ajudar, então preparei um almoço especial pra ele, digno de uma comemoração! Comemorei hoje a vida, o meu noivo maravilhoso, nosso amor, nossos planos e como somos abençoados! Porque isso sim, são motivos de comemoração!
Vi essa receita há muito tempo, nem lembro onde, mas lembro que amei a cor! Resolvi adaptar! Segue minha versão!
Ah, e esse lombo ao barbecue MARAVILHOSO? Comprei pronto! Essa marca aqui! Recomendo muito!

Risotto de beterraba

2 beterrabas médias
2 xícaras de arroz arbóreo
1 1/2 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola picada
1 talo de alho poró picado
1 xícara de vinho tinto
1 colher de manteiga pra finalizar
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)

Como eu fiz?

Enrolei as beterrabas em papel alumínio, levei ao forno por mais ou menos 1 hora. Depois de assada, descasquei-as e piquei. Refoguei a cebola e o alho poró no azeite, somei a beterraba, em seguida juntei o arroz. Refoguei até o arroz ficar translúcido e juntei o vinho. Mexi até o líquido evaporar e ai é aquele esquema, uma concha de caldo, mexe até secar, mais uma concha de caldo e assim até o arroz ficar al dente.
Desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo e incorpore até derreter. Sirva em seguida!

Delícia!

21 de dezembro de 2011

uma receita não-receita




Hã?
Como é?
Então queridos, há receitas que não precisam de receitas, você só segue a idéia e usa os ingredientes que quiser.
É por isso que eu amo risotto, porque você joga o que tiver na geladeira, e foi o que aconteceu hoje.
Fiz assim: peguei uma panela, coloquei um pedaço de cebola, um pedaço de cenoura, um dente de alho, uma folha de louro, água (mais ou menos 1 litro e meio) e sal e deixei ferver (caldo de preguiçoso). Cortei uma calabresa em meia-lua, coloquei pra refogar em outra panela maior junto com um fio de azeite, um alho-poró fatiado, meia cebola picada, dois dentes de alho fatiados e duas pimentas de cheiro picadas. Quando estava bem douradinho juntei uma xícara de abóbora japonesa picada e uma xícara de arroz arbóreo e refoguei até o arroz ficar brilhante, juntei uma xícara de vinho, mexi até secar, ai é aquele esquema, coloca uma concha do caldo, mexe até secar, e coloca outra, assim atééééé ficar al dente. Desliguei o fogo e juntei uma xícara de queijo curado ralado... ficou booooooooooooooooooooooooooooom pra caramba :D

E os preparativos pro Natal, como estão?

25 de junho de 2011

Ahhh, risotto...

Eu AMO risotto! E se você me disser que risotto é pápa eu te digo: você não tem paladar! Rá!
Minhas raízes (beeeeeeeeem distantes) italianas afloraram meu gosto para massas e risottos. Se essas comidas não engordassem eu seria mais feliz :D
Enfim, eu moro numa cidade do interior (hahahahaha), aqui eu não acho minhas traquitanas culinárias, então, quando saio do trabalho sempre vou me divertir no supermercado. Ai você vira e fala: "Mas mulher não gosta de shopping?", e eu te respondo: "Eu gosto é de supermercado!"
Fico passeando pelas sessões, olhando, imaginando o que posso criar com aquelas coisas, e foi num desses passeios, há uns tempos atrás, que eu encontrei o arroz próprio para risottos, não pensei duas vezes. Comprei, fiz, e viciei.
Adoro comidas que me permitem variar, você pode fazer risotto do que você quiser, seja criativo.
Vai aparecer muitas variações do prato, já aviso.

RISOTTO DE ESPINAFRE E BACON
(criação minha)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de vinho branco
1 e ½ litro de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)
200gr de bacon em cubinhos já fritos
½ brócolis japonês picado (usei somente os buquês)
1 punhado de castanha de caju picadas

Como fazer:
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 ½ litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar) e um segredinho: coloque um buquet garni* para aromatizar.
- aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
- acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
- após o arroz ficar pronto, crescente o bacon, o espinafre e as castanhas, mexa e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Buquet garni: mix de ervas frescas em forma de buquet. No meu, peguei uma folha de alho poró e coloquei manjericão fresco, pimenta de cheiro e orégano e amarrei com uma cebolinha aferventada.
Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.