Mostrando postagens com marcador conserva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador conserva. Mostrar todas as postagens

14 de maio de 2018

Tomate Seco + Pesto

Um dia comprei tomates demais.
Não resisti. Avistei um pequeno produtos, daqueles que plantam em casa mesmo, vendendo seus tomates italianos reluzentes... foi mais forte que eu.
Num momento de impulso, comprei duas bandejas enormes e trouxe para casa. Como os dias estavam muito corridos, acabei postergando sua utilização. Quando eles estavam quase perdendo, tive que utilizar, não poderia jogar fora. De jeito nenhum.
Metade eu utilizei num molho de tomates assado. Sem muito mistério: piquei os bonitos grosseiramente, juntei cebola e alho picados, temperei com sal, pimenta, orégano e azeite. Levei para assar até ficar bem macio e bati tudo no liquidificador. Aqui também tem duas receitas maravilhosas e que vale a pena manter no congelador.
Com a outra metade, preparei tomates secos, pois há tempos eu queria preparar um pesto.
O pesto eu fiz para dar de presente (quem ganhou, amou), olha que ideia bacana, né?
Existem 1000 maneiras de preparar essas receitas internet a fora, mas vou mostrar o modo que eu gosto de fazer. Espero que vocês gostem e façam! :)



Tomate Seco da Máh

Ingredientes
Tomates italianos bem maduros, cortados ao meio (mantenho as sementes e polpa)
Para cada 2 colheres (sopa) de açúcar, misturo 1 colher (chá) de sal, ervas e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
Azeite extravirgem,para finalizar

Como fazer?
Fiz dois cortes na polpa de cada tomate, só para facilitar a saída do líquido. Coloquei os tomates em uma forma, com o corte virado para cima e polvilhei a mistura de sal e açúcar e levei ao forno, temperatura baixa.
De tempos em tempos (10-15 minutos), escorri o líquido e virei os tomates, até ficarem sequinhos e enrugados. Aqui levou pouco mais de 1 hora. Vai depender da quantidade que você irá preparar.
Quando estiverem frios, é só guardar em vidros esterilizados, com azeite. Coloque-os fazendo camadas com o azeite e aperte-os bem para retirar as bolhas de ar que possam ficar.
Caso queira adicionar mais sabor a conserva, coloque alguns raminhos de ervas frescas, dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Eu conservo na geladeira.



Pesto de Tomate Seco da Máh

2 xícaras de tomate seco
1/3 de xícara de castanha de caju torrada
1/4 de parmesão ralado grosso
Suco de limão, azeite, sal, pimenta e ervas frescas (usei tomilho) a gosto.

Como fazer?
Bata todos os ingredientes no processador (ou liquidificador, ou pilão ou pique fino na faca) até obter uma pasta cremosa. Acerte o tempero de acordo com o seu gosto. Conserve em vidros esterilizados, na geladeira.

Beijocas e até a próxima! :)

24 de abril de 2017

Chutney de Maçã Verde


Post direcionado para pessoas que curtem agridoce.
.
.
.
Se tem uma coisa que conquista meu paladar é comida agridoce. É um 'bum' de sabor na boca que me deixa absolutamente feliz.
Sinceramente, não compreendo que não gosta. Respeito, mas não entendo. hahahahaha (Sem polêmica, por favor.)
Uma vez preparei um Chutney de Manga para dar de presente, ficou delicioso. Ontem ao preparar o almoço, resolvi preparar um de maçã. Espero que vocês gostem, pois ficou realmente delicioso.
Ah e fiquem a vontade para dobrar a receita e ajustar (sugestões de substituições no fim do post) e ter essa delicinha sempre à mão.


Chutney de Maçã Verde da Máh

2 maçãs verde, descascadas e picadas em cubinhos 
1/2 cebola roxa pequena, cortada em meias luas fininhas
1/4 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado fino
1 dente alho ralado fino
2 colheres (sopa) de uvas passas
1/4 de xícara de açúcar demerara
1/8 de xícara de vinagre branco
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Pimenta calabresa a gosto
1 pitada de canela
Sal

Como fazer?
Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a cebola, o alho, o pimentão e o gengibre e refogue por mais ou menos 1 minuto. Junte a maçã, o açúcar, e a canela. Mexa bem por 2 minutos e junte o restante dos ingredientes. Cozinhe até que quase todo o líquido tenha secado, sempre mexendo. Ajuste o sal.
Sirva quente ou frio. Guarde na geladeira em potes bem fechadinhos.

ps.: fica delicioso com peixe e carne de porco. Aliás, fica delicioso com praticamente tudo.
ps2.: substituições possíveis:
Maçã verde -> qualquer outra maçã que não desmanche no cozimento
Açúcar demerara -> açúcar mascavo (era a que eu queria ter usado, mas havia acabado)
Pimenta calabresa -> pimenta dedo de moça picada, ou sem pimenta caso você não goste
Uvas passas -> qualquer outra frutinha desidratada como cranberries, damasco picados, etc

Espero que gostem!
Beijocas e boa semana! :)

6 de abril de 2015

Caponata (viciante)


Eu e mamãe adoramos esse antepasto, mas havia tempos que eu não fazia. Aproveitei o feriado e, literalmente, acampei na cozinha dela, passamos três lindos dias comendo horrores hahahahaha
Fiz caponata para um batalhão, fora as outras coisas delícias que preparei, foi um final de semana intensamente gordo :)
O método dessa caponata, aprendi no extinto site Rainhas do Lar, há um zilhão de anos atrás. Vou colocar mais ou menos como eu fiz, porque aqui você usa o que quiser, na quantidade que quiser, o que interessa é: fica absurdamente delicioso! E alguns dias depois, na geladeira, fica mais gostoso ainda! É melhor quando servido a temperatura ambiente, mas eu e minha irmã comemos gelado, como se o mundo fosse acabar.
Agora falando sério, é um super coringa para se ter na geladeira. Imagina você com visitas de última hora, servindo essa delícia com uma torradinha e uma taça de vinho. Um luxo só!
Já estou com planos de servi-la como molho de massa (nham!) e depois como recheio de galette (nham! nham!). Aguardem hehehehe ;)


Caponata
(rendeu mais ou menos dois vidros de de 750ml, ou seja, muito hahahaha)

10 berinjelas médias
1 pimentão amarelo, grande
1 pimentão vermelho, grande
1 pimentão verde, grande
2 cebolas brancas, grandes
1 cebola roxa, grande
1/2 xícara de uvas passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas em pedaços (tire os caroços em casa, é muito mais saboroso #ficaadica)
5 dentes de alho fatiados + 2 colheres (sopa) de alho processado
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal, orégano, azeite e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como fazer?

Descasquei as berinjelas, fatiei-as no comprimento e depois cortei 'palitos' finos. Conforme fui cortando, fui acomodando num escorredor grande e polvilhando sal. É muito sal mesmo tá? Deixei uma bacia embaixo pois solta muito líquido.
Paralelo a isso, fatiei os pimentões, cortei as cebolas em meia lua, fatiei o alho, tirei o caroço das azeitonas... deixei tudo no ponto.
Eu deixei a berinjela umas duas horas. Passado o tempo, espremi-as e depois lavei-as MUITO BEM. lavei, espremi com as mãos, lavei, espremi, lavei, espremi, lavei e espremi novamente. Ela fica com o sal no ponto certo. Eu não precisei acertá-lo depois. O importante é: melhor deixar sem sal agora e acertá-lo depois do que deixar salgado e não dar para consertar.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, tipo, quase um dedo de altura, coloquei o alho, refoguei sem deixar dourar, apenas para soltar o aroma, acrescentei as cebolas e os pimentões. Temperei com a pimenta, o orégano, o vinagre. Quando os legumes estivam macios (macio não é mole), acrescentei a berinjela, as passas e as azeitonas. Coloque mais azeite, refoguei mais uns 5 minutinhos, é o tempo de tudo pegar um gostinho. Provei o sal e desliguei. Deixei esfriar e acomodei em potes herméticos, colocando mais azeite. Mantenha na geladeira.

Boa semana gente :)

Na panela...