Mostrando postagens com marcador maracujá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador maracujá. Mostrar todas as postagens

2 de dezembro de 2017

Bolo de Maracujá


Dia desses eu queria preparar um bolinho... já estava tarde e eu não queria ligar a batedeira nem o liquidificador, tinha que ser bolinho tradicional, batido na mão (mesmo morrendo de vontade de comer um bolo de cenoura ou de iogurte).
Fui buscar alguma receitinha nova nos blogs de receita que eu gosto e parei nesse bolo de maracujá da querida Glau.
Alterei um pouquinho a receita e como eu só tinha 2 maracujás e a massa ainda estava pesada,
acrescentei o iogurte.
O bolo fica uma delícia e não digo isso só porque sou alucinada por maracujá! Podem fazer sem medo.


Bolo de Maracujá
(adaptado daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
3/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 copo de iogurte natural
4 ovos
Polpa de 2 maracujás maduros
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Como fazer?
Misturei com o batedor de arame a farinha com o amido, o açúcar e o sal. 
Juntei o óleo, os ovos e o extrato de baunilha.
A massa fica pesada, acrescente o iogurte e o maracujá até ficar com 'consistência de bolo'. Coloque a polpa aos poucos para não deixar a massa rala demais, caso ocorra, acrescente um pouquinho de farinha para acertar a massa.
Misture o fermento delicadamente e leve para assar em forma untada e enfarinhada, forno pré-aquecido a temperatura média. Faça o teste do palito.

Espero que gostem! Por aqui foi sucesso. 
Beijocas e até a próxima! :*

25 de março de 2017

Três geleias para deixar o coração feliz


Três geleias? Três geleias!
Eu tenho algum problema sério, porque tenho fases na cozinhas. Ultimamente é a fase do sorvete, como vocês já perceberam, mas a fase das geleias nunca passa. Amo prepará-las e amo tê-las sempre a mão. Na minha geladeira sempre tem pelo menos uma geleia caseira (hoje, por exemplo, tem umas quatro ou cinco).
Geleia, para mim é sempre a fruta (da época), açúcar e limão. Coloco limão em tudo. sempre. Daí você combina com especiarias e outras coisitas para deixar a coisa mais interessante. Quem lembra dessa delícia aqui?
As vantagens são muitas: é mais barato (geleia de qualidade é bem cara), você sabe o que tem dentro do vidro e, o que para mim é o melhor. eu controlo o açúcar, porque eu ODEIO geleia doce demais.
"Ah, mas geleia é só para passar no pão, que sem graça!" Gente, aqui em casa geleia é tempero hahahaha. Amo usá-las em molhos 💗, colocar em bolos, comer acompanhando pão de queijo (AMO), bater com iogurte, enfim, é item obrigatório.
As receitas de hoje são da querida Rita Lobo e foram parte do episódio de geleias do Cozinha Prática de Verão. Sinceramente eu não sei qual eu gostei mais.
Ps.: Faça essas belezinhas e dê de presente. Meus amigos amam ganhar essas delicinhas. <3

Vamos lá?


Geleia de Manga e Maracujá


2 mangas maduras (eu usei as do quintal da minha sogra, então não sei de que tipo são)
3 maracujás
3/4 de xícara de açúcar demerara
1 xícara de água
Suco de meio limão

Como fazer?
Piquei a manga e levei ao fogo com a água. Deixei cozinhar e fui mexendo e amassando, quando praticamente virou um purê, juntei o maracujá, o limão e o açúcar. Cozinhe até encorpar e adquirir consistência de geleia. Guarde quente em vidros esterilizados.*


Geleia de Maçã e Ameixa


1 xícara de ameixas secas, sem o caroço
3 maçãs fuji, picadas com a casca
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar demerara
Suco de um limão
1 pau de canela

Como fazer?
Juntei todos os ingredientes, com exceção do limão e cozinhei até a maçã ficar macia. Juntei o limão, deixei ferver mais uns 2 minutinhos, retirei o pau de canela e bati tudo com o mixer (pode ser no liquidificador). Se já ficar encorpada e no ponto, é só guardar nos vidros esterilizados*, senão, cozinhe mais um pouco.


Geleia de Pêssegos com Chuchu e Vinho


3 pêssegos bem maduros, descascados e picados
1 chuchu, descascado e picado
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de água
2/3 de xícara de açúcar demerara 
Suco de um limão
1 anis estrelados

Como fazer?
Juntei o chuchu com o vinho, a água, o açúcar e o anis estrelados e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais ou menos meia hora. Juntei o pêssego e o suco de limão e cozinhei mais meia hora. Retirei o anis estrelado e bati com o mixer. Guarde em vidros esterilizados*.


*Eu sempre esterilizo os vidros no forno, acho mais fácil e prático. Lave bem os vidros, escorra o excesso de água e leve-os ao forno em temperatura média-baixa por uns 20 minutos. As tampas devem ser lavadas e fervidas por 15 minutos.
Para a geleia conservar melhor, coloque-as quente no vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. Aprendi com a Rita.💖

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)







13 de março de 2017

Sorvete de maracujá

sorvete de maracuja

Vocês sabem que eu amo maracujá, né? Ele e o limão disputam o primeiro lugar no meu coração (rimou).
Infelizmente não se acha sorvete de maracujá facilmente, daí que lembrei uma vez que congelei mousse de maracujá e ficou um sorvetinho delicioso, dei uma adaptada para ficar mais cremoso e com mais facilidade para servir.
Eu sou de fases sabe, tem mês que faço pães mil vezes, depois faço 1 milhão de geleias e esses dias é a vez do sorvete. Não precisa de sorveteira e é moleza demais de fazer, então, ninguém tem desculpa para não preparar essa deliciosidade.
Ahhhh, fica um absurdo servido com alguma calda de chocolate, como ganache ou brigadeiro. Já contei que maracujá e chocolate foram feitos um para o outro, né? Pois é!

Vamos lá?
sorvete de maracuja

Sorvete de maracujá da Máh

1 xícara de suco concentrado de maracujá*
1 xícara de leite condensado
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha**

*Para o suco eu bati a polpa da fruta e passei pela peneira. Deixei os pontinhos pretos das sementes porque eu adoro e porque remete a fruta.

Como fazer?
Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly (na batedeira ou na mão) firme e reserve. Misture o suco do maracujá com a baunilha e o leite condensado. Acrescente 1/3 do creme batido e misture bem para incorporar. Junte o restante do creme e misture delicadamente até ficar completamente homogêneo. Leve para congelar por completo antes de servir.

**Eu usei o extrato porque o meu é caseiro, a base de vodca. A bebida ajuda a mistura a formar menos cristais de gelo, deixando assim o sorvete mais cremoso. Você pode substituir pela própria vodca, cachaça ou rum, mas é totalmente opcional.
ps.: fofura servir o sorvete no próprio maracujá, né? Vocês já viram essa ideia aqui.


Espero que gostem!
Beijocas! :*

2 de abril de 2016

Panna cotta de chocolate branco, baunilha e coulis de maracujá


Eu já falei para vocês que eu tenho siricutico, né?
Pois é, tem dias que me dá a louca e começo a cozinhar altas horas da noite.
Ou então fico imaginando uma receita que farei no dia seguinte e nem durmo direito. É, sou doida.
Pois bem, essa receita nasceu assim. Um dia, quase meia noite, eu estava planejando o jantar do dia seguinte, para comemorar 900 dias de casados. Sim, eu conto.
Queria já deixar pelo menos a sobremesa adiantada, mas a geladeira estava fazendo eco e eu não conseguia pensar em nada.
Olhei bem e vi chocolate branco, olhei para a fruteira e o maracujá piscou pra mim. E foi isso, misturei tudo, em menos de 20 minutos já estava na geladeira e eu fui dormir.


Panna cotta de chocolate branco, baunilha e coulis de maracujá da Máh
(rende 4 porções)

1 xícara de leite
1/2 caixinha de creme de leite
100g de chocolate branco
1/2 fava de baunilha
2 colheres (chá) de gelatina sem sabor, preparada conforme o fabricante
1 maracujá grande
1/4 de colher (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de água

Como fazer?
Ferva o leite com as sementes e a fava de baunilha. Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado, mexa até derreter por completo. Deixe descansar uns 5 minutos e enquanto isso prepare a gelatina. Com um fouet, misture o creme de leite a mistura, quando estiver homogêneo, agregue a gelatina. Passe o creme por uma peneira e distribua nos recipientes desejados. Leve pare gelar por pelo menos 4 horas e sirva com o coulis.
Para o coulis, misture o amido de milho, a água e o açúcar. Agregue a polpa de maracujá e leve ao fogo até encorpar, sirva gelado por cima da panna cotta.

*Eu gosto da panna cotta mais firme, com essa quantidade de gelatina ela pode ser desenformada tranquilamente. Se quiser ela mais "cremosa" pode usar apenas 1 colher (chá).

Gente, delícia, delícia!
Espero que gostem! :)
Beijocas!

8 de dezembro de 2014

Paletas Mexicanas


Noooooossa, me bate uma tristeza quando fico muito tempo sem postar :(
Hoje vim trazer uma "receita" que fez muiiiiiiiiiiiiito sucesso por aqui e já recebi até encomendas hahahahaha
Enfim, tem até um vídeozinho (tosco), mas dá pra entender como é que faz essa delícia ^^
As paletas mexicanas mais comuns são as de morango (muitos morangos batido com 1 tico de açúcar, limão e água) com leite condensado, mas eu não resisti e criei a minha de maracujá com brigadeiro <3
Vamos lá?


Paletas Mexicanas da Máh


750ml de leite
4 polpas congeladas de maracujá (pode ser a fruta também)
Suco de 1 limão
Açúcar a gosto (usei pouco pra ficar bem azedinho mesmo)
1 colher (chá) de liga neutra
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de cacau em pó

Como fazer?
Faça o brigadeiro mole: misture o leite condesado com o cacau e leve ao fogo só para aquecer e o cacau dissolver. Deixe esfriar.
Bata os demais ingredientes (fica igual mousse hummmmmm) e monte.

A montagem você vê aqui :D


 Beijocas e até a próxima ;)


29 de junho de 2014

Lombo ao molho de maracujá

Servi o lombo com tomate recheado e arroz com passas e um toque de curry ;)
Estava a procura da receita perfeita para estrear minha francesinha, pensava em algum cozido, que fosse ao forno e demorasse horas. Queria algo com cara de comida de mãe ou avó, daquelas que faz a família se reunir em torno da mesa aos domingos...
Na geladeira eu tinha um lombinho de porco e na mesma semana uma amiga havia me falado que queria preparar um lombo ao molho de maracujá ou laranja... isso atiçou minha mente gorda e então decidi a receita.
Ficou DIVINA e por isso trago ela hoje para vocês :)

Lombo ao molho de maracujá da Máh

1 lombo de porco inteiro
3 maracujás médios
1/2 xícara de açúcar
1 litro de água
1 cebola pequena
2 dentes de alho
5 folhas de sálvia (ou outra erva fresca)
Sal e pimento do reino moída na hora a gosto


Como fazer?
Tempere o lombo com sal e pimenta do reino e deixe descansar, de preferência de um dia para o outro (eu deixei por meia hora), amarre com um barbante para ficar bonitinho.
Faça um suco com a polpa dos maracujás, o açúcar e a água.
Como eu queria as sementes, fiz o suco com 2 maracujás e coei. A polpa do outro apenas misturei, preservando as sementes.
Pegue uma panela grande (que caiba o lombo inteiro) e sele (doure) o lombo de todos os lados. Acrescente 1/3 do suco, a cebola e os dentes de alho cortados ao meio e as folhas de sálvia. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo alto.
Conforme o líquido vai secando, vá acrescentando mais. Ao termino do suco, o lombo estava cozido e bem macio. Retirei da panela e deixei descansar. Enquanto isso, acertei o sal e o açúcar do molho ao meu gosto, retirei a cebola, o alho e a sálvia e deixei  molho engrossar. Enquanto o molho fervia, retirei o barbante do lombo, fatiei fino e devolvi ao molho.

Muito, muito, muitooooo bom :)
Será que farei essa receita um dia para meus filhos? :D

14 de junho de 2013

(Enfim) O bolo de maracujá perfeito


Depois de muitos tentativas, achei uma receita pra chamar de minha e dizer: Ô bolo bom!
Não vou nem ficar de mimimi aqui, vamos logo com a receita!

Meu bolo perfeito de maracujá

1 maracujá grande
1 e 1/2 xícara de leite*
1/2 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

*A quantidade do leite vai variar de acordo com o tamanho do maracujá.

Como fazer?
Bata a polpa do maracujá e coe, coloque em um copo medidor e complete com o leite até dar 2 xícaras (480ml). Meu maracujá era grande e rendeu meia xícara de suco.
Misture todos os ingredientes, deixando sempre o fermento por último. Leve para assar em forma untada e enfarinhada e forno pré-aquecido.
Faça o teste do palito para verificar se está assado.

Para o caso de o bolo ficar ruim, fiz uma ganache para cobrir.

Agora sim eu tenho um bolo preferido :D

Beijocas!


2 de maio de 2013

Tapioca cremosa com calda de maracujá

Queria uma sobremesa diferente, tinha que ter tapioca... mas eu não queria a tradicional cobertura de coco+leite condensado... queria algo refrescante!
Maracujá!!!! Óbvio hahahahahaha
Gente, que delícia... segundo um colega do trabalho "É de comer ajoelhado!" :)


Tapioca cremosa com calda de maracujá da Máh

2 xícaras de tapioca granulada
1 xícara de açúcar
2 litros de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
1 leite condensado
150gr de coco seco

Calda de maracujá

3 maracujás grandes
1 xícara de água
Açúcar a gosto
1 colher (sopa) de amido de milho

Como fazer?

Misture todos os ingredientes da tapioca em uma panela grande, leve ao fogo e desligue assim que ferver. Disponha no refratário escolhido.

Calda:
Coloque a polpa do maracujá e a água numa panela e deixe ferver. Peneire e volte o liquido para a panela com o açúcar, quando ferver novamente, acrescente o amido dissolvido em um pouco de água. quando engrossar, desligue. Disponha sobre a tapioca morna ou fria. Leve a geladeira e sirva geladinha *---*

MUITO BOM :)))

*Eu deixei umas sementinhas pra fazer charme ;)




7 de agosto de 2012

Gelatina de iogurte


Vamos continuar a onda "saudável" hehehehe
Estou de dieta, mas não é o fim do mundo. O fim do mundo mesmo é ir à academia ¬¬ Eu sou um poço de sedentarismo, mas vou ter que reverter esse quadro.
Emagrecer não é parar de comer tudo e viver de alface, é diminuir as quantidades de pedreiro e comer coisas mais leves e saudáveis, na hora certa. Eu vou continuar comendo o que eu gosto sim, mas não todo dia né? Senão daqui uns dias eu não andarei mais, eu irei rolando mesmo hahahaha
Enfim... eu adoro iogurte natural, alias, gosto de coisas azedinhas, agrada muito meu paladar, e quando vi essa receita da Ju, pirei! Corri e fiz, depois corri e comi, e depois corri pra perder as calorias kkkkkkkkkkk
Delícia de sobremesa, super refrescante :)
Da próxima vez, farei com gelatina natural, vai ficar diliça :D

Gelatina de Iogurte - nível: MUITO MUITO difícil
(daqui)

1 caixinha de gelatina de sua preferência (usei comum, de maracujá)
2 copos de iogurte natural (usei integral)

Como fazer?

Dissolva a gelatina em uns 100ml de água fervente, e depois de dissolvido, agregue o iogurte, misture bem e leve a geladeira.
Complicado né?

:) beijocas povo

29 de abril de 2012

Bolo de maracujá e iogurte


Primeiro, desculpem pelas fotos horrorosas :( Estava a noite, eu estava cansadinha... enfim...
Ontem, depois do jantar, eu fui lavar a louça e me bateu um siricotico e eu fui fazer um bolo às 11h da noite. Sim, eu tenho problemas :) E como eu adoro inventar, eu sempre modifico a receita pra criar uma nova, adoro invenções, principalmente quando elas dão certo ^^
Eu peguei uma receita antiga de bolo de iogurte que eu tinha (que já era muito boa) e adicionei minha fruta preferida: MARACUJÁ! Geeente, que delícia. Um bolinho deliciosamente refrescante, pode? E ainda com aquele crocantezinho no fundo... ai, ai!
Vamos a receita?

Bolo de iogurte e maracujá da Máh :)

1 xícara de iogurte natural
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1/4 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
Polpa de um maracujá
1 colher (sopa) de fermento químico

Como fazer?
Joga tuuudo no liquidificador (sempre coloque os líquidos primeiro e deixe o fermento por último), bata até ficar homogêneo e leve para assar em forno pré-aquecido :D

E o cheirinho que fica na cozinha? Coisa de louco :D


Beijocas e boa semana :)

31 de março de 2012

Os muffins INCRÍVEIS da Akemi



Já nem sei há quanto tempo frequento o delicioso Pecado da Gula, blog da querida Akemi, mas digo que ele é incrível.
Ela coloca todo o passo-a-passo sempre com fotos maravilhosas. E os pãe que ela faz? Melhor nem comentar :D
Já fiz inúmeras receitas dela, todas maravilhosas e recomendo esse blog sem dó!
Agora vamos falar desses muffins: O QUE É ISSO????????????? Não sobrou migalha (é por isso que tiro as fotos antes de comer).
Acho que sou suspeita de falar, já que eu aaaaaaamo maracujá e chocolate branco! Não tinha como dar errado :D

Muffins de Maracujá e Chocolate branco
(daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
⅓ xícara de leite
½ xícara de polpa de maracujá
½ xícara de açúcar
2 ovos
125g de manteiga derretida
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
150g de chocolate branco picado (usei chocolate branco com castanha de cajú)
uma pitada de sal


Como fiz?

Peneirei numa vasilha grande a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Juntei o chocolate e reservei.
Misturei em outra tigela a manteiga, o leite, a polpa de maracujá, a baunilha e os ovos. Misture bem.
Junte os líquidos e os secos SEM MISTURAR MUITO. Muffins tem a massa mais grossa e se você misturar demais, poderá quebrar paredes com ele :D
Distribua em forminhas pra muffins e asse conforme seu forno. Se assar demais resseca heim?

Gente, comi me queimando mesmo, que trem bom!

:D

5 de julho de 2011

Docinho de copinho


...ahhh a moda!
Quem disse que na culinária também não tem moda? Heim? Heim?
Docinhos de copinhos chegaram e nunca mais foram embora. Particularmente, eu prefiro o tradicional, mas, em dias de preguiça pressa, a melhor saída é fazer em grande escala e tacar no copinho!
Esses docinhos (brigadeiro, mousse de limão e baba de moça com maracujá) foram feitos especialmente pra minha dindinha!

Bora lá...

Mousse de limão
Ingredientes
Mousse
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
Suco de limão a gosto

Como fazer
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coloque o suco de limão aos poucos, até obter o sabor desejado.

Cobertura (marshmallow sem ovos)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de água
1/2 colher de sopa de emulsificante
raspas de limão para decorar

Como fazer
Bata todos os ingredientes na batedeira até inflar e ficar firme, mais ou menos 5 minutos.

Montagem
Distribua a mousse nos copinhos e finalize com a cobertura (eu usei saco de confeitar) e raspas de limão. Mantenha na geladeira.

Baba de moça com maracujá
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 vidro de 200ml de leite de coco
3 gemas
1 maracujá grande

Como fazer
Misture o leite condensado, o leite de coco e as gemas numa panela, leve ao fogo e mecha até engrossar.

Montagem
Distribua o doce nos copinhos e acrescente por cima uma colher da polpa do maracujá. Mantenha gelado.

Brigadeiro
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/3 de xícara de chocolate em pó com 50% de cacau
1 colher de manteiga sem sal
Granulados pra decorar

Como fazer
Misture os ingredientes com excessão dos granulados, leve ao fogo ate engrossar.

Montagem
Distribua nos copinhos e decore com os granulado.

muuuuuuuito bom :)

22 de junho de 2011

bora começar...

Acho que quem seguia o meu outro blog, vai achar esse um tanto quanto diferente. Mas quem me conhece mesmo nem se espanta, certo? Explico: sempre amei cozinhar, e quem anda na minha casa já provou nem que seja um miojo que eu fiz. Porém, os anos foram passando e os cabelos brancos começaram a aparecer, enfim, peguei mais gosto pela coisa, e uma das minhas metas é me profissionalizar.

Chega de lenga lenga e vamos para o que interessa: CO-MI-DA!

Pra iniciar esse espaço com o pé direito, vamos com uma receita que é MEGA-HIPER-ULTRA-FÁCIL, até meu noivo que nem frita ovo dá conta: Mousse de maracujá :)
Aliás, só pra constar, eu AMO maracujá ^^

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro (ou duas caixinhas)
1 lata (ou a gosto) de suco de maracujá (natural, por favor. Faça assim: pegue a poupa e bata no liquidificador e passe por uma peneira, os pontinhos da semente são um charme tá?!)
suco de 1 limão

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e leve para gelar.
Difícil né?

*Dicas de gordo: coma esse mousse com um bolo de chocolate bem molhadinho ou com um brownie :D

Beijocas!