Mostrando postagens com marcador manjericão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador manjericão. Mostrar todas as postagens

21 de outubro de 2018

Focaccia de Manjericão e Avelâs


Já contei pra vocês que eu AMO focaccia, né?
Sou realmente apaixonada.
Essa versão eu fiz inspirada no pão de pesto da Rê, uma desculpa esfarrapada para utilizar manjericão (amoooo) e para fazer pão (amo mais ainda).
Esse pão além de delicioso, tem um aroma enlouquecedor! Sucesso garantido! 💚


Minha Focaccia de Manjericão e Avelãs


1 xícara de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 maço de manjericão, ou a gosto (só as folhas)
1/3 de xícara de avelãs tostadas e sem as cascas
1/2 xícara de parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Azeite e parmesão ralado fino para finalizar


Como fazer?

Misture a água morna com o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Bata o manjericão e os avelãs com o azeite (utilizei o processador), rapidamente, só o tempo suficiente para ficar homogêneo.
Junte com a mistura de fermento, 1 xícara da farinha de trigo, o parmesão e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando a massa com a ponta dos dedos levemente, para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.
Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o parmesão e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

31 de julho de 2016

Dois molhos de tomate supimpas


Essa semana saiu uma matéria sobre a Anvisa proibir a comercialização de algumas marcas de molho de tomate, cujos lotes continham uma quantidade inaceitável de pêlos de roedores.
Oi?
O bizarro não é ter uma quantidade inaceitável e sim saber que existe uma quantidade que é aceitável. Fala sério gente...
Não sou nenhuma puritana e também não vou ser hipócrita de falar que você tem que fazer tudo na sua cozinha, mas existem sim algumas receitas que são mais fáceis do que ir ao mercado e infinitamente superiores, a exemplo o molho de tomate, o leite de coco ou um bolo qualquer.
Alguns leitores me pediram e hoje eu trouxe dois molhos que eu faço muito, são os mesmos ingredientes, só muda o modo de preparar. O rústico é "menos fácil", mas só porque você precisa retirar a pele. O outro é pá-pum (quem me ensinou foi a mamãe) e ambos são maravilhosos e se eu fosse você faria os dois.


Molho rústico de tomate da Máh


4 tomates italianos bem maduros e sem a pele, picados
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando ela estiver transparente, adicione o alho, dê uma leve refogada e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe cozinhando em fogo baixo, pingando água até estar cozido e sem aquela acidez forte, em torno de 20 minutos. Eu gosto dele mais "pedaçudo", rústico. Caso deseje, é só bater no liquidificador. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.


Molho de tomate pá-pum da mãe da Máh


4 tomates italianos bem maduros, cortado em 4 pedaços cada
1 cebola pequena, cortada em 4
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?

Coloque tudo em uma panela, acrescente cerca de 3 xícaras de água e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos, depois é só bater tudo no liquidificador.
Uma dica e não colocar toda a água do cozimento na hora de bater, para não ficar muito ralo, mas se isso acontecer, é só voltar para a panela e deixar apurar. Acerte o sal e finalize com mais manjericão fresco.

Dica: Se quiser aumentar as quantidades, fique a vontade. O molho mais rápido é ótimo para fazer em quantidades maiores e congelar, assim você tem um molho maravilhoso sempre a mão.
Dica 2: Não sabe tirar a pele de tomates? Aprenda aqui.

Beijocas e até a próxima.



27 de novembro de 2013

Filé de frango recheado com ricota (e outras coisinhas)


E continuamos (até Deus sabe quando) com as postagens lights :)
Mas receitas leves e gostosas ok?!
Ontem eu queria comer peito de frango, mas não grelhado... queria algo mais!
Então fiz recheado, um recheio leve mas muiiiito saboroso!
Vale muiiiito a pena!
*Se sobrar recheio, é só misturar com atum e requeijão e fazer um sanduíche ;)

Frango recheado com ricota da Máh

Para o filé:
1kg de peito de frango abertos em filés finos
Sal, alho, pimenta do reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de mostarda dijon
Suco de 1 laranja

Para o recheio:
1 e 1/2 xícara de ricota fresca amassada
1 talo de alho poró cortado em meia lua e depois fatiado
100g de champignons picados (um copo pequeno)
10 azeitonas verdes picadinhas
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de manjericão fresco, orégano, sal e pimenta a gosto


Como fazer:
Tempere os filés com o sal, alho, pimenta, mostarda e suco de laranja e reserve.
Misture beeeem os ingredientes do recheio, coloque porções generosas sobre os filés, enrole e feche com palitos de dente. Salpique gergelim sobre os filés e regue com um fio de azeite.
Leve para assar em forma untada, até dourar.

Aqui servi com espaguete ao molho de mostarda! Casamento perfeito :)

Até a próxima :*

6 de abril de 2012

Salada caprese



Feriadão, calorzão... tem que ter salada né?
Isso nem é uma receita de verdade, mas ô saladinha booooa!
O noivo adora tomate, então comeu quase a travessa toda :D

Como eu fiz?
Cortei tomatinhos uva no meio (pode ser qualquer tomate), mussarela de búfala em cubos e somei umas folhinhas de manjericão. Reguei com um bom azeite e temperei com sal.

Boom demais :)
Bom feriado geeente!

17 de janeiro de 2012

Presentes feitos à mão



Eu sou super a favor de presentes feitos à mão, é tão carinhoso saber que a pessoa dedicou seu tempo preparando algo, ao invés de só ir comprar.
Quem me conhece sabe adoro esses mimos, e que quando são de comer, eu adoro mais ainda.
Amanhã por exemplo, é aniversário de uma grande amiga minha, a Pâm, e como não a verei, entreguei hoje seu presente: um pote de brigadeiro e um de pesto caseiro.
Se ela gostou? Ela adorou, e tenho certeza que vai se lembrar mais desse presente do que de um outro, comprado, qualquer!

Beijocas queridos!

31 de julho de 2011

Bavette al pesto




Domingãaao... dia de comer horrores :P
Daí que eu tava inspiradíssima para cozinhar (novidade), e queria comer algo beeeeem gostoso.
Olhei no armário e sorri, tinha tudo pra preparar uma massa ao pesto.
Amo pesto, é um dos poucos molhos que eu poderia comer regularmente sem enjoar. Eu sei, eu sei, pesto é feito com pinoles, but, me recuso a pagar 16 pilas por 25g, então usei castanha do Pará mesmo. E ó, ficou liiiiiindo!
Fui na casa da minha vó, roubei o pé um maço de manjericão fresquinho e sem agrotóxico e mandei ver.
Ahhhhh, como é bom comer bem :D
Na foto está apenas a massa, mas ela foi acompanhada por uma bela picanha ao *sal de alecrim e limão, grelhada.
Todo dia devia ser domingo ^^

Bavette al pesto
(6 pessoas ou 4 com muita fome, que foi o caso)

500g de bavette (ou outra massa) cozida al dente

Pesto (receita minha)

1 maço de manjericão (só as folhas)
1 dente de alho
6 castanhas do Pará
raspas e suco de 1/2 limão siciliano
azeite
sal
queijo parmesão ralado na hora

Como fazer
Lave e seque as folhas, bata no liquidificador com o restante dos ingredientes, exceto o queijo.
Vá acrescentando o azeite aos poucos, até conseguir bater, mas não ponha muito. Como pesto é feito no pilão, quando é feito no liquidificador, não se deve bater muito, pois irá amargar.
Retire do liquidificador, transfira para um recipiente de vidro e junte o queijo ralado, até obter consistência de pasta.
Junte o molho à massa quente e seja muito feliz.

*Sal de alecrim e limão (receita inspirada nele)

casca de um limão siciliano ralada
1 colher de folhas de alecrim fresco
1 dente de alho
2 colheres de sal grosso

Amasse tudo no pilão e utilize para temperar a vontade. Fica bom em tudo :D


Boa semana!