Mostrando postagens com marcador nozes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nozes. Mostrar todas as postagens

7 de março de 2019

Cinnamon Heart


Meus dias são bem corridos e tem dias na cozinha que nem eu acredito no tanto de coisas que eu fiz.
Um dia, na semana passada, cheguei em casa com um bolo em mente.
Nesse meio tempo, resolvi fazer um creme de avelã com chocolate que estava na minha lista. Aproveitei o embalo e fiz requeijão caseiro. Já que tinha o soro que sobrou do requeijão, fiz pão para adiantar minha semana.
Com uma massa, fiz um pão de forma e essa rosca de canela e nozes, bem parecida com o cinnamon roll.
Quando mordi, suspirei. Há quanto tempo não comia algo tão gostoso?
Só me veio a mente que eu deveria dividir com meus amigos do trabalho, eu não poderia guardar aquilo só pra mim e assim o fiz. Eles amaram!
Sai de casa antes do marido, então avisei-o por mensagem que em cima da mesa havia o pão mais gostoso que ele iria provar na vida. Eu não acordei humilde nesse dia hahahahaha.


Cinnamon Heart
(receita minha, baseada nessa e inspirada nessa)

300g de farinha de trigo
15g de fermento biológico fresco
45g de açúcar
4g de sal
150ml de soro de leite (o que sobrou do requeijão)
25g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Como fazer?

Massa
Misture o fermento e o açúcar até dissolver e ficar líquido. Junte a farinha e o sal. Acrescente o soro, a manteiga e o ovo e misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descanar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. 

- Se for fazer na máquina de pão, siga a mesma ordem e use o ciclo de sova e descanso.
- Se for utilizar a batedeira planetária, sove por uns 5 minutos em velocidade alta. Após a sova, deixe a massa descansar em local morno por 1h.
- Em todos os casos, se necessário, acrescente mais farinha.
- Se for utilizar o fermento biológico seco, independente do método, faça assim (utilize o soro morno: misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte o restante dos ingredientes, sove a massa e siga os passos normalmente.
- Pode substituir o soro por leite.
- Nunca recomendo trocar a manteiga por margarina.


Recheio
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Nozes picadas a gosto

Misture tudo, exceto as nozes, até formar uma pasta.

Cobertura
2 colheres (sopa) de cream cheese gelado
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1-2 colheres (chá) de leite

Misture tudo até ficar uma cobertura bem cremosa e fluída. Coloque o leite aos poucos para acertar na textura. 

Montagem
Abra a massa num retângulo, deixando uma espessura bem fina. Se necessário, utilize farinha para não grudar. Espalhe o recheio preparado (deixando uma borda de 3cm sem recheio, para fechar), salpique as nozes e enrole como um rocambole.
Assei numa forma de bolo (pode ser de pudim) untada e salpicada de açúcar mascavo por mais ou menos 30 minutos a 180°C.
Depois de assado, desenforme e deixe esfriar.
Espalhe a cobertura no pão frio e salpique nozes.


Fica maravilhoso, de verdade!💛
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

10 de janeiro de 2018

Sorvete de Nozes



Para mim, essa receita tem a cara do Natal... mas nada impede de prepará-la o ano inteiro né?
Eu sei que nozes são caras (pelo menos eu acho), mas vale o investimento! Sim, comida é investimento e sorvete caseiro é qualidade de vida!
Ah, sugiro você fazer como eu e usar o 'bagaço*' das nozes nesse pão MARAVILHOSO (sou viciada nesse pão, quem me segue no Instagram já viu). É só secá-las no forno, mexendo regularmente.
Esse sorvete é praticamente esse aqui, apenas mudando a castanha... a próxima que irei usar é macadâmia. <3



Sorvete de Nozes da Máh

2 xícara de nozes torradas
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal

Como fazer?
Misturei as nozes com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto.
Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço* e levei o leite de nozes para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fouet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Misturei o amido e fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas.
Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa.
Deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.
Caso você não tenha sorveteira, coloque a mistura uma tigela, leve para o congelador por 1 hora, retire e bata bem. Coloque novamente no congelador, depois de 1 hora bata novamente. Repita o processo até não conseguir mais bater.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)