29 de janeiro de 2018

Focaccia de Sal Grosso e Alecrim


Preparo focaccia com muita frequência aqui em casa. É rápido e fica ótimo em sanduíches, tábua de frios, frutas secas, com pastinhas, antepastos, pura... uma delícia!
Havia tempo que eu queria trazer essa receita aqui, mas como eu nunca conseguia fazer uma foto descente. Até que a querida Pat postou uma foto que me animou. Num almoço de domingo com amigos, tivemos focaccia de entrada.
A cobertura é básica de sal grosso e alecrim, mas já fiz com queijos variados, cebola crua, cebola caramelizada, tomatinhos e azeitonas... enfim... o céu é o limite!


Focaccia da Máh

1 xícara de água morna
1 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture a água, o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, a farinha integral, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.


Espero que gostem. :)

Beijocas e até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário