Mostrando postagens com marcador amendoim. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador amendoim. Mostrar todas as postagens

18 de novembro de 2017

Crumble de Banana e Amendoim


Essa semana eu estive em uma loja Camicado aqui de Brasília para ensinar esse crumble maravilhoso e o famoso sorvete de doce de leite.
Foi uma experiência nova e muito enriquecedora. Cada dia mais tenho certeza que nasci para cozinhar.
Agora a receita... imagina que arraso você chegar com essa sobremesa para o Natal em família? Foge totalmente do tradicional e todos irão amar.
A receita é grande, então fique a vontade para diminuir. Também é uma receita padrão, dá pra trocar ou suprir a oleoginosa, os açúcares e também as frutas. Só lembre-se que as frutas muito ácidas levam um pouco mais de açúcar e as que soltarem muito líquido, é bom misturar um pouco de amido para o líquido virar uma calda maravilhosa.


Crumble de Banana e Amendoim
(inspirada e adaptada daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
200g de manteiga gelada
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
3/4 de xícara de amendoim torrado, sem casca e picado grosseiramente
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico
10 bananas prata
1 xícara de suco de laranja


Como fazer?
- Pré-aqueça o forno a 200 °C.
- Unte com manteiga o refratário que irá utilizar (grande ou individuais).
- Corte as bananas em rodelas, misture com 1/4 do açúcar mascavo e o suco de laranja. Coloque na
travessa preparada e reserve.
- Numa tigela, misture a manteiga e a farinha, dissolvendo com a ponta dos dedos e tomando cuidado
para não mexer demais e esquentar a massa. Deve ficar com o aspecto de areia molhada. (Essa etapa
pode ser feita no processador).
- Junte os demais ingredientes e misture para ficar homogêneo, distribua a mistura sobre as bananas e
leve ao forno até dourar (entre 25-30 minutos).

Fica uma delícia servido com sorvete, creme de leite fresco, iogurte ou chantilly.

Espero que vocês façam e gostem!
Beijocas e até a próxima! 💗




16 de outubro de 2016

Pão de coco e amendoim

Eu adoro pães... já deu pra perceber, né?
Toda semana eu preparo um pãozinho para que eu e o marido possamos comer no café da manhã e levar para lanchar no trabalho.
Quase sempre vou fazendo sem receita, no olhômetro... Foi o caso desse, mas consegui anotar tudo. Usei esses sabores pois precisava dar fim nesses ingredientes que eu tinha na geladeira.
Vamos lá?


Pão de coco e amendoim da Máh

1 xícara de leite de coco morno (usei caseiro)
5g (1/2 envelope) de fermento biológico seco
1/4 de xícara de manteiga de amendoim sem açúcar (usei caseira)
1/4 de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar o ponto
1 gema e açúcar para finalizar


Como fazer?
Misture 1 xícara de farinha com o fermento e o leite de coco morno. Mexa bem e deixe descansar uns 10-15 minutos, até começar a espumar.
Depois disso acrescente mais 1 xícara de farinha e o restante dos ingredientes. Mexa bem até ficar homogêneo e depois vá acrescentando a farinha aos poucos.
Quando ficar 'pesada' coloque em uma superfície e sove bastante. Vá sovando e acrescentando farinha até desgrudar das mãos, tomando cuidado para não deixar a massa seca.
Coloque numa tigela, cubra com um pano úmido e deixe num local sem corrente de ar (eu deixo dentro do forno desligado).
Depois de mais ou menos uma hora de descanso (até dobrar de tamanho) sove a massa novamente só para tirar o ar, modele como quiser e deixe descansar novamente até dobrar de volume. 
Pré-aqueça o forno em temperatura média, pincele os pães com gema e polvilhe açúcar.
Asse até dourar.
Dica para saber se o pão está assado: bata com os nós dos dedos na parte de baixo, tem que fazer um som de oco.

*Caso deseje fazer uma versão vegana, é só não pincelar o pão com a gema. ;)

Beijocas e até a próxima! :)

8 de janeiro de 2014

Muffins veganos de banana e amendoim

foto de celular =(
Ano-novo, vida nova, dieta... aham, tá!
Eu quero emagrecer e tal, mas não consigo me privar de comida, ainda mais que eu amo cozinhar, fica difícil resistir as tentações! Mas vamos tentando inventar receitas mais magras...
Esse muffin não é ligth, maaas é uma delícia, além de ser uma opção para veganos, para quem quer 'maneirar' nos produtos animais, ou para quem, como eu, estava sem ovos em casa kkkkkk


A receita vem lá da cozinha linda da Luna, então irei apenas transcrevê-la aqui :)

Muffins veganos de banana e amendoim
(para a Luna rendeu 8 muffins, comigo renderam 7)

1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
1/2 colher (chá) de chia
3 colheres (sopa) de água
2 bananas maduras (usei 3 porque eram pequenas)
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga de amendoim (usei essa aqui, que é pura)
1/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Canela em pó a gosto
Como Faz?
Numa tigela pequena, misture a semente de linhaça e a chia com a água e deixe descansar por uns 10 minutos, ou até que a mistura fique gelatinosa, semelhante a um ovo. Reserve. Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, a canela e o bicarbonato e reserve também.
Despeje o óleo vegetal numa tigela grande e misture-a com o açúcar, a manteiga de amendoim, a mistura de linhaça e a banana, usando um fouet ou garfo. Adicione a mistura de farinha e incorpore com uma espátula ou colher, sem bater a massa ou misturar demais, a massa fica encaroçada mesmo, se mexer demais fica duro. Distribua a massa nas forminhas e leve para assar em forno médio até dourar e o palita sair limpo ao fazer o teste.
Dilíça!