Mostrando postagens com marcador pistache. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador pistache. Mostrar todas as postagens

17 de fevereiro de 2015

Sorvete de pistache (e brigadeiro de brinde)


Eu amo pistache!
Desde pequena adoro o sorvete, isso porque, os sorvetes que eu tomava quando criança tinham tudo, menos o danado do pistache. Criança não tem muito noção do sabor verdadeiro das coisas, na maioria das vezes só conhecem os sabores artificiais, o que é muito, muito, muito triste.
Ai a gente cresce e descobre o preço do pistache. Confesso que demorei um tempinho até criar coragem de preparar esse sorvete que eu namorava há anos.
A gota d'água foi quando, num ato de loucura, comprei um sorvete de pistache de uma certa marca, e ao ler a composição, NÃO TINHA o ingrediente. Ai gente, desculpa, mas me deu um ódio sem tamanho! Eu não sou de ficar lendo rótulo nem nada, mas se eu compro uma coisa do sabor X, o mínimo que se espera que tenha o ingrediente X na lista de ingredientes.
Foi um trauma.
Continuando... comprei os bonitinhos, escondi para o marido não comer, peguei a receita - que eu já sabia de trás para frente - e fui para o meu templo sagrado a cozinha.
Daí me lembrei o que me incomodava tanto na receita: o fato de jogar o bagaço do pistache fora. Eu não consegui, não mesmo e por dois motivos: 1- é gostoso demais para ir parar o lixo assim; 2- É CARO DEMAIS para ir parar no lixo assim.
Dei meu jeito. Adaptei apenas uma coisa ali e acolá e surgiu esse sorvete que eu quero me esconder com o pote atrás da porta e comer sozinha. Valeu todo o trabalho, valeu toda a espera, valeu tudo. Se já era um dos preferidos, hoje arrisco dizer que ele desbancou o de limão*. O_o


Sorvete de Pistache (delicioso, escandaloso, perfeito)
Adaptado daqui e daqui

1 e 1/2 xícara de pistache sem sal e cru
3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar
5 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal


Como fazer?
Misturei 1 e 1/4 de xícara de pistache com o leite e o creme de leite numa panela e levei ao fogo alto. Deixei ferver por três minutos e deixei em infusão, com a panela tampada por mais ou menos 45 minutos.
Após isso, a mistura já havia esfriado, então bati no liquidificador e coei com um pano bem fininho, espremendo bem. Reservei o bagaço e levei o leite de pistache para aquecer.
Em outra tigela grande, bati com o fuet as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Fui colocando o leite quente, de concha em concha, mexendo bem para não cozinhar as gemas. Depois de agregar todo o leite, voltei a mistura para a panela e levei ao fogo baixo até a mistura engrossar levemente, mas sem ferver (o ponto é quando você passa o dedo nas costas da colher de pau e o creme não escorre de imediato).
Passei o creme numa peneira fina e coloquei num recipiente que tem tampa. Misturei metade do bagaço do pistache, deixei esfriar, tampei e levei a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, misturei o 1/4 de xícara de pistache que havia sobrado, cortados ao meio, o sal e a baunilha. Levei a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para firmar.

Sobre a sorveteira: muita gente tem me perguntado sobre a marca que eu utilizo, a minha é essa aqui, que me atende maravilhosamente bem. Eu tinha uma menor, mas troquei por essa que, na embalagem diz que suporta 1 litro, mas ela cabe um pouco mais. o custo benefício é excelente. 


Brigadeiro de pistache
(inventado na hora só para não jogar o bagaço fora, ahaaaaaaaaaam...)



1 lata de leite condensado
Metade do bagaço do pistache (ou meia xícara de pistache moído)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Como fazer:
Misture tudo em uma panela grossa, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar da panela. :)

*Mentira, estão empatados.

Beijocas e até a próxima :)