Mostrando postagens com marcador banana. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador banana. Mostrar todas as postagens

30 de setembro de 2018

Bolo de Banana Caramelada


Vamos fazer um bolo invertido de bananas? Esse bolo é um dos preferidos do marido, e como haviam algumas bananas quase perdendo na fruteira, resolvi juntar o útil ao agradável: utilizar as frutas e fazer um carinho para o meu amor.
Aqui usei mais uma vez a minha receita coringa de bolos, para vocês verem que ela é coringa mesmo! Só diminui o açúcar na massa, já que ainda tem o caramelo!
Vamos lá?


Bolo de Banana Caramelada da Máh

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a montagem
1 xícara de açúcar
Água
Bananas (usei 4 unidades de banana prata)
.

Como fazer?

Para o caramelo: coloque o açúcar na panela e junte água o suficiente para "molhá-lo". Leve ao fogo baixo e NÃO MEXA COM COLHER. Apenas gire a panela segurando o cabo. Quando atingir o ponto e cor de caramelo, coloque na forma escolhida e gire-a (use um pano para não se queimar) para cobrir o fundo e as laterais. Espere o caramelo esfriar uns 10 minutinhos.
Corte as bananas como desejar e coloque por cima do caramelo, formando uma camada uniforme no fundo da forma e reserve.
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a canela. Junte a farinha de trigo e o amido e bata somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento com uma espátula, coloque a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 40 minutos). Faça o teste do palito.
Passe a faca nas laterais da forma e desenforme o bolo ainda morno.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.


Espero que gostem! Ah, quem fizer, volte para me contar!💛
Em tempo: dá para substituir a banana por abacaxi, ou utilizar essa receita.


20 de agosto de 2018

Uma costelinha de arrasar e purê de banana


Tô sumida, né?
Em maio tive um problema de saúde e até hoje estou em tratamento. O pior, graças a Deus, já passou e estou quase 100%. Não quero me alongar sobre o assunto aqui, mas contei mais sobre o que aconteceu no meu perfil do Instagram.
Depois de tudo que aconteceu, aprendi muito. Aprendi sobre mim e sobre o que me cerca. Sobre ter paciência e respeito comigo mesma. Foi, é e tem sido difícil, mas sei que a caminhada tem um propósito maior do que eu pude enxergar no começo disso tudo.
Estou aprendendo a me organizar, planejar e aos poucos tenho percebido que as coisas são muito melhores sem estresse, sem correria, seguindo o cronograma. Claro que nem tudo vai sair 'conforme manda o figurino', mas quando nos programamos, ficamos até mais preparados para os imprevistos. Tá tudo bem as coisas não saírem como planejado. Tá tudo bem.
Porque tô falando isso tudo? Por causa dessa receita de hoje. Não vou dizer que não é possível preparar na hora, tenho meus truques e atalhos, mas vale super a pena fazer da forma que vou ensinar hoje.
Aqui em casa adoramos carne de porco, principalmente a costelinha. A carne é muito saborosa e quando bem temperada e assada lentamente, fica desmanchando... uma delícia.
Nessa ocasião, servi a costelinha com purê de bananas, que também trago a receita.
Esse assado fica ótimo com outros acompanhamentos, em especial com os agridoces. Já o purê de banana fica ótimo com peixes e frutos do mar...  vale a pena experimentar.
E vamos parar com essa ideia de que só banana da terra serve para cozinhar, viu?

Vamos lá?

Costelinha Assada com Purê de Banana da Máh
(serve de 2 a 4 porções)

Para a costelinha
1 peça de costelinha suína (+/- 1kg)
1/2 colher (sopa) de páprica defumada
1/2 colher (sopa) de páprica doce
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
Orégano seco, sal e pimenta a gosto
Tomilho fresco


Como fazer?
Misture os temperos (fique livre para alterar as quantidades ao seu gosto) com exceção do tomilho fresco (com alecrim também fica supimpa) e espalhe bem na carne, dos dois lados. Embrulhe a carne com papel filme e deixe na geladeira por 24 horas.
Após o tempo da marinada, coloque a costelinha numa assadeira, espalhe o tomilho por cima e cubra com papel alumínio. Leve para assar em temperatura beeeeem baixinha (120ºC - 150ºC) por 3-4 horas. Vá acompanhando e na última meia hora retire o papel para dourar. Cuidado para não deixar ressecar.*

Para o purê
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho, picados
6 bananas prata maduras
Suco de meio limão
Sal, pimenta moída na hora e canela a gosto

Como fazer?
Corte as bananas em rodelas, regue com o suco de limão, misture e reserve.
Coloque a manteiga numa panela e quando derreter junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e refogue rapidamente só para perfumar. 
Coloque a banana e refogue. Tempere com sal e pimenta a gosto. Vá pingando água na panela e cozinhe as bananas até ficarem macias.
Amasse tudo com um garfo para um purê rústico ou bata (mixer, liquidificador ou processador) para deixá-lo lisinho.

*Para fazer a ribs on the barbie, é só pincelar o molho barbecue quando faltar 1 hora para ficar pronta, a cada 10 minutos, dos dois lados. Receita aqui.

Espero que gostem! :)
Quem fizer, volta aqui para me contar!
Beijocas e até a próxima. ;)

18 de novembro de 2017

Crumble de Banana e Amendoim


Essa semana eu estive em uma loja Camicado aqui de Brasília para ensinar esse crumble maravilhoso e o famoso sorvete de doce de leite.
Foi uma experiência nova e muito enriquecedora. Cada dia mais tenho certeza que nasci para cozinhar.
Agora a receita... imagina que arraso você chegar com essa sobremesa para o Natal em família? Foge totalmente do tradicional e todos irão amar.
A receita é grande, então fique a vontade para diminuir. Também é uma receita padrão, dá pra trocar ou suprir a oleoginosa, os açúcares e também as frutas. Só lembre-se que as frutas muito ácidas levam um pouco mais de açúcar e as que soltarem muito líquido, é bom misturar um pouco de amido para o líquido virar uma calda maravilhosa.


Crumble de Banana e Amendoim
(inspirada e adaptada daqui)

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos
200g de manteiga gelada
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
3/4 de xícara de amendoim torrado, sem casca e picado grosseiramente
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico
10 bananas prata
1 xícara de suco de laranja


Como fazer?
- Pré-aqueça o forno a 200 °C.
- Unte com manteiga o refratário que irá utilizar (grande ou individuais).
- Corte as bananas em rodelas, misture com 1/4 do açúcar mascavo e o suco de laranja. Coloque na
travessa preparada e reserve.
- Numa tigela, misture a manteiga e a farinha, dissolvendo com a ponta dos dedos e tomando cuidado
para não mexer demais e esquentar a massa. Deve ficar com o aspecto de areia molhada. (Essa etapa
pode ser feita no processador).
- Junte os demais ingredientes e misture para ficar homogêneo, distribua a mistura sobre as bananas e
leve ao forno até dourar (entre 25-30 minutos).

Fica uma delícia servido com sorvete, creme de leite fresco, iogurte ou chantilly.

Espero que vocês façam e gostem!
Beijocas e até a próxima! 💗




29 de outubro de 2017

Bolo de Banana e Aveia


Pensa num bolo gostoso... agora multiplica.
Ele é bem molhadinho, aromático, saborosíssimo e versátil. Uma vez levei esse bolo para o trabalho e um colega gostou tanto que encomendou um só para ele.
A receita eu aprendi há anos com a querida Glau, e é bem parecida com essa aqui. Ambas são deliciosas, espero que gostem.


Bolo de Banana e Aveia
(receita um nadinha adaptada daqui)

6 bananas prata bem maduras
1 xícara de óleo vegetal
4 ovos
1 xícara de açúcar mascavo*
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela (ou a gosto)
3 xícaras de aveia em flocos (use os finos para não forçar tanto o liquidificador)
1 colher (sopa) de fermento químico

Cobertura (opcional)
Já usei nutella, chocolate picado, frutas secas, nuts variadas, ou sem nada mesmo que fica igualmente delicioso. Dessa vez usei avelãs, castanha de cajú, pistache, granulado belga e cranberries.

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador, com exceção do fermento. Quando a mistura estiver homogênea, desligue o liquidificador e encorpore o fermento com uma espátula. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada, salpique a cobertura (se for usar) em cima e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito.

*com a comum também dá certo, mas com o mascavo fica ainda mais úmido)


Beijocas e até a próxima! :)








20 de julho de 2017

Banana Bread


Dia desses eu estava procurando o que fazer para o café e vi uma receita de banana bread, mas como eu não tinha bananas em casa, fiquei só na vontade.
Guardei a receita para outro dia, então quando eu tinha as bananas, não tinha as castanhas. Resolvi fazer mesmo assim. Só digo uma coisa: façam!
Embora seja um pão, como é um quick bread, que é um pão de fermentação rápida - tanto que usa fermento químico ao invés de biológico, ele se assemelha muito a um bolo. Independente do que ele é ou deixa de ser, ele é delicioso e ninguém vai resistir.


Banana Bread
(adaptado daqui)

3 bananas pratas maduras

1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de óleo vegetal
2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó

Como fazer?
Amasse bem as bananas. Junte o óleo, os ovos, os açúcares, o sal e a canela e misture bem.
Peneire por cima a farinha junto com o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.
Disponha numa forma de pão untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média. Faça o teste do palito (o meu assou em cerca de 35 minutos).
 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

8 de outubro de 2016

Pão de banana e canela


A padeira doida tá de volta!
Já falei pra vocês que eu amo fazer pães, né? Sério, é pura terapia (como tudo na cozinha, para mim hahaha). Essa semana eu estava começando a faxina e depois iria para a casa da mamy fazer um bolo para lanchar... estava um clima tão gostoso para comer um pão fresquinho...
Resolvi amassar um pão e deixá-lo crescendo enquanto eu limpava a casa. Coloquei abóbora para cozinhar, iria ser o pão de abóbora. Estava separando os ingredientes e olhei para a fruteira: tinha bananas muito maduras, com a casca já preta. tirei as cascas para poder levá-las ao congelador quando tive uma ideia (deve até ter aparecido aquela lâmpada na minha cabeça) "será que pão de banana presta?"
Assim a abóbora foi para escanteio (geladeira) e nasceu essa coisa linda, suuuuuuuuuuuuuuuuuuuper aromático. Muito, muito gostoso mesmo!
Hoje trago a receita para vocês, espero que gostem. <3



Pão de banana e canela da Máh

1 xícara de água morna
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
4 bananas bem maduras e amassadinhas (usei prata)
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto
1 gema e açúcar para finalizar

Como fazer?
Misture 1 xícara de farinha com o fermento e a água morna. Mexa bem e deixe descansar uns 10-15 minutos, até começar a espumar.
Depois disso acrescente mais 1 xícara de farinha e o restante dos ingredientes. Mexa bem até ficar homogêneo e depois vá acrescentando a farinha aos poucos.
Quando ficar 'pesada' coloque em uma superfície e sove bastante. Vá sovando e acrescentando farinha até desgrudar das mãos, tomando cuidado para não deixar a massa seca.
Coloque numa tigela, cubra com um pano úmido e deixe num local sem corrente de ar (eu deixo dentro do forno desligado).
Depois de mais ou menos uma hora de descanso (até dobrar de tamanho) sove a massa novamente só para tirar o ar, modele como quiser e deixe descansar novamente até dobrar de volume. 
Pré-aqueça o forno em temperatura média, pincele os pães com gema e polvilhe açúcar.
Asse até dourar.
Dica para saber se o pão está assado: bata com os nós dos dedos na parte de baixo, tem que fazer um som de oco.
Espero que gostem! Beijocas! <3

1 de outubro de 2016

Cheesecake de banana da Gi


Eita que o blog tá meio abandonado né? Que vergonha!
Para compensar, trago hoje uma receita maravilhooooooosa!
Uma amiga muito querida me contou que um dia pre-ci-sa-va de um doce e foi juntando o que tinha na cozinha e nasceu esse cheesecake.
Dia desses ela preparou para eu experimentar e eu tive que pedir para postar a receita aqui, porque, gente... vocês não tem noção do tanto que ficou gostoso!
Eu, intrometida do jeito que sou, perguntei se não poderíamos fazer uma versão brûlée do negócio, porque tudo o que é bom pode ficar ainda melhor, mas é totalmente opcional.


Cheesecake de banana da Gi

1/2 pacote do bolacha maisena triturado
150g de cheamcheese
1 lata de leite condensado
Suco de meio limão
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 bananas prata, maduras
1/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Açúcar cristal para polvilhar, caso vá fazer a versão brûlée


Como fazer?
Misture a banana com a água e o açúcar e leve para cozinhar. Espere adquirir uma consistência de doce, mas sem desmanchar completamente os pedaços de banana. Reserve.
Disponha o biscoito triturado no fundo de um refratário. Bata no liquidificador o leite condensado, o creamcheese, a baunilha, o sal e o limão até ficar homogêneo. Coloque a mistura sobre os biscoitos e leve para gelar por alguns minutos. Coloque o doce de banana já frio sobre o creme e leve para gelar por algumas horas, quando mais, melhor.
Caso vá fazer a versão brûlée, depois de gelado, basta polvilhar o açúcar e queimar com o maçarico.
ps.: caso deseje desenformar essa cheesecake, misture um pouco de manteiga derretida com os biscoitos e aperte bem na forma na hora de montar.


Beijocas e até a próxima! :)






22 de dezembro de 2014

Bolo de banana + geleia de damasco


Dia desses a empresa em que trabalho lançou um concurso de receitas. Preciso dizer o quanto fiquei empolgada? Hã?
Dai que pensei em algo beeeeeeeem gostoso, chocolotoso, gordo e lindo, mas ai quando li o regulamento... tinha que ser saudável! hahahhahahahaha
Coloquei minha ideia de gordice de lado e fiquei matutando o que poderia ser gostoso, fácil de fazer, saudável e que reaproveitasse alimento. Dai nasceu esse bolo MARA (a geleia foi inspiração da minha querida Rita Lobo)! Sério, ele atende a todos esses requisitos e mais alguns (humilde demais). Fiquei muito feliz com o resultado (e o pessoal do trabalho mais ainda) e estou bem animada. O resultado sai só mês que vem, então, todo mundo de dedinhos cruzados?
Ahhh, já se inscreveram no sorteio? Ainda dá tempo!


Bolo de Banana e aveia da Máh + geleia de damasco

Bolo
1 xícara de óleo de canola (ou outro óleo vegetal)
4 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
4 bananas prata COM A CASCA cortada em rodelas (retire apenas as pontas e não use bananas com a casca muito machucada e/madura)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico
3 xícaras de aveia em flocos

Geleia
200g de damasco picado
1 xícara de suco de laranja fresco (espremido na hora)
1 xícara de água


Como fazer?
Misture o damasco com a água e o suco e leve ao fogo por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar macio e o líquido estiver quase totalmente seco. Bata no liquidificador ou processador.
Enquanto a geleia está no fogo prepare o bolo:
Bata no liquidificador o óleo, ovos, banana, sal, bananas, canela e açúcar. Acrescente a aveia e bata até ficar homogêneo. Desligue e agregue o fermento com uma colher. Disponha em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido à temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Para saber se está pronto, insira um palito no centro do bolo, o mesmo deve sair seco e limpo.
Deixe amornar, desenforme e sirva com a geleia.

Beijocas ^^

8 de agosto de 2014

Bolo de banana super fácil


Há uns bons anos eu já havia preparado esse bolo da Si, ele é delicioso, molhadinho, aromático e super fácil.
Mas eu com minha falta de coragem para qualquer coisa em um domingo a noite, deixei-o mais fácil ainda. Não mudei quase nada...vamos lá?


Bolo de banana fofíssimo
(levemente adaptado daqui)



2 bananas prata, grandes
10 colheres farinha de rosca
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos grandes
1 pote de iogurte natural (170 g)
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de castanha-do-pará picada

1/4 xícara de uvas passas
Canela a gosto

Como eu fiz?
Bati as bananas com o açúcar, ovos, iogurte, canela e óleo no liquidificador. Quando estava bem homogêneo acrescentei a farinha e bati bem. Desliguei e ainda no copo do liquidificador, misturei com uma espátula o fermento, as passas e as castanhas.
Levei para assar em forno médio, pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos. Faça o teste do palito.

Por fim, fui fazer uma graçinha pro meu benzin e polvilhei leite em pó por cima, coloquei um papel cortado em forma de 'love' e polvilhei canela <3

Só para vocês verem o tanto que ele fica fofo e molhadinho :)

8 de janeiro de 2014

Muffins veganos de banana e amendoim

foto de celular =(
Ano-novo, vida nova, dieta... aham, tá!
Eu quero emagrecer e tal, mas não consigo me privar de comida, ainda mais que eu amo cozinhar, fica difícil resistir as tentações! Mas vamos tentando inventar receitas mais magras...
Esse muffin não é ligth, maaas é uma delícia, além de ser uma opção para veganos, para quem quer 'maneirar' nos produtos animais, ou para quem, como eu, estava sem ovos em casa kkkkkk


A receita vem lá da cozinha linda da Luna, então irei apenas transcrevê-la aqui :)

Muffins veganos de banana e amendoim
(para a Luna rendeu 8 muffins, comigo renderam 7)

1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
1/2 colher (chá) de chia
3 colheres (sopa) de água
2 bananas maduras (usei 3 porque eram pequenas)
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga de amendoim (usei essa aqui, que é pura)
1/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Canela em pó a gosto
Como Faz?
Numa tigela pequena, misture a semente de linhaça e a chia com a água e deixe descansar por uns 10 minutos, ou até que a mistura fique gelatinosa, semelhante a um ovo. Reserve. Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, a canela e o bicarbonato e reserve também.
Despeje o óleo vegetal numa tigela grande e misture-a com o açúcar, a manteiga de amendoim, a mistura de linhaça e a banana, usando um fouet ou garfo. Adicione a mistura de farinha e incorpore com uma espátula ou colher, sem bater a massa ou misturar demais, a massa fica encaroçada mesmo, se mexer demais fica duro. Distribua a massa nas forminhas e leve para assar em forno médio até dourar e o palita sair limpo ao fazer o teste.
Dilíça!