Mostrando postagens com marcador tapioca. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tapioca. Mostrar todas as postagens

4 de janeiro de 2018

Cuscuz de tapioca e Feliz 2018!


Feliz 2018 meus queridos! Que esse ano seja repleto de coisas boas e que eu consiga deixar mais gordices aqui pra vocês!
Essa receita é tão boa, mas tão boa que você nem acredita.
Cresci me deliciando com essa tapioca (aqui em casa cresci chamando de pudim de tapioca) que a mamãe sempre fazia, mas essa versão é ainda mais fácil, pois não vai ao fogo. Preparei-a de sobremesa para o réveillon e foi super sucesso, também pudera, é receita da Rita!
Espero que gostem dessa delícia super brasileira! <3


Cuscuz (ou pudim) de tapioca
(adaptado do livo Cozinha de Estar, da Rita Lobo)

2 e 1/2 (500g) xícaras de tapioca granulada
1 coco seco
Cerca de 1 litro de água quente
1 xícara de açúcar
1/2 colher (chá de sal)

Para servir
Leite condensado
Lascas de coco fresco

Como eu fiz?
Separe mais ou menos 1/8 do coco e faça fitas (use o descascador de legumes, fatiador ou uma faquinha afiada) e reserve.
Retire aquela pele fina do coco, corte em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Complete com a água quente até a marca de 1 litro. Bata tudo por uns 3 minutos e coe. Utilize um pano fino e limpo sobre a peneira para poder extrair o máximo do leite de coco.
Misture bem o leite de coco preparado com metade do 'bagaço' que sobrou do coco (o restante pode virar beijinho), o açúcar e o sal.
Vá juntando a tapioca aos poucos e misturando bem (eu usei o fouet). Deixe descansar em temperatura ambiente por meia hora, mexendo de vez em quando com uma espátula.
Disponha na forma desejada (pode ser uma de bolo inglês forrada com papel filme, mas eu usei uma decorada untada bem de leve com óleo vegetal) e leve a geladeira por pelo menos 3 horas.
Desenforme e sirva com o leite condensado e as fitas de coco.


Dica: após o descanso de meia hora, prove para ver se está tudo bem hidratado, pois há marcas de tapioca que vem com uns pedaços maiores que podem ficar duros. Se for o caso, regue mais leite de coco.
Dica²: Para descascar o coco, retire a água e leve-o ao forno quente até ele rachar. Bata com um martelo e vá retirando a casca.

Espero que vocês gostem!
Beijocas e até a próxima! :)



17 de agosto de 2015

Sorvete de tapioca e tuile de brinde :)


Ahhh, lembra da tapioca que eu ganhei? Então, ela também virou sorvete. Mas não um sorvete qualquer... sorvete de tapioca com coco.
Ele sozinho já é lindeza pura, mas nada está tão bom que não possa melhorar, então preparei tuiles levíssimas e crocantes, ai sim, virou o céu.
Se puder, façam agora mesmo :D
Ah, a sorveteira não é desculpa, pois a minha quebrou e estou batendo ele na mão.
Se não tiver uma tigela inox, bata numa panela mesmo, coloque-a sobre uma bacia cheia de gelo e sal e fooooorça no braço que dá certo :D

Vamos lá?


Sorvete de tapioca e coco da Máh

1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 xícaras de de leite de coco (bata 4 xícaras de água morna com 1 coco seco descascado e coe bem)*
3 gemas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite)
1 1/2 xícara de farinha de tapioca

Como fazer?
Misture o creme de leite, o leite e o leite de coco e aqueça em uma panela. Bata as gemas com o açúcar até virar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente a mistura do leite, concha a concha, mexendo bem. Verta a mistura na panela novamente e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura cobrir as costas da colher com uma camada fina. Não deixe ferver. Coloque a mistura num recipiente que possa ir a geladeira, misture o coco e a tapioca, mexa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas e então prepare na sorveteira conforme o fabricante e depois leve ao congelador. Ou bata não mão. :)

Tuile de coco e castanha do Pará, da Máh


1/3 xícara de clara de ovos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/4 xícara de coco ralado (usei o bagaço do leite de coco)
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de castanha do Pará moída bem fininha

Como fazer?
Misture todos os ingredientes e leve a geladeira por 30 minutos. Faça discos bem fininhos com mais ou menos 1/2 colher (sopa) de massa, dependendo do tamanho do disco que você quer, espalhando bem com uma colher, use tapete de silicone ou uma forma antiaderente.
Leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por mais ou menos 8 minutos, cada fornada. Estará pronto quando começar a dourar nas bordas, mas o meio ainda fica clarinho. Retire da forma com uma espátula ou faquinha fina e modele ainda quente, como desejar. Tradicionalmente, a massa é colocada sobre um rolo para ficar curvada. Quando esfriar, guarde em um recipiente bem fechadinho para mantê-lo crocante.


Até a próxima ;*

11 de agosto de 2015

Pudim de tapioca e coco


Ai gente, vocês iam ficar tãaaaaaao orgulhosos de mim... tô inventando receitinhas eeeee anotando tudo. Não é lindo? :D
Um grande amigo foi a Belém e trouxe delicinhas locais para mim, e uma delas foi a farinha de tapioca. Sabe aquela que parece isopor? É essa.
Daí calhou do dia dos pais ser nessa semana, papito ama pudim, então a primeira receita que resolvi usar a tapioca foi um putchiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!


Putchiiiiim de tapioca e coco da Máh

2 xícaras de farinha de tapioca
2 xícaras de leite de coco caseiro (coco descascado batido com água morna e coado)
2 latas de leite condensado
1/2 xícara de leite em pó
6 ovos
1/2 xícara de coco ralado (o bagaço que sobrou do leite de coco)

Para o caramelo
2 xícaras de açúcar
1/4 xícara de água

Como fazer?

Coloque a tapioca de molho em água quente e deixe descansar enquanto prepara as outras etapas.
Bata o leite de coco com o leite condensado, os ovos e o leite em pó. Reserve.
Faça o caramelo. Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo e NÃO MEXA com colher, gire a panela segurando-a pelo cabo. Quando chegar na cor caramelo, disponha na forma e espalhe, girando-a. Cuidado para não se queimar. Reserve a forma.
Escorra a tapioca para tirar o excesso de água, junte a mistura do pudim e agregue também o coco ralado, misturando com uma espátula.
Disponha na forma preparada e leve para assar em banho-maria, temperatura do forno de média para baixa, até firmar. Faça o teste do palito.

Deixe esfriar em temperatura ambiente, desenforme e conserve na geladeira (enquanto durar).


Beijocas e até a próxima. ;)






28 de fevereiro de 2015

Dadinhos de tapioca e queijo coalho


Essa receita é bem famosa, criada, se não me engano, pelo Rodrigo Mocotó.
Eu já havia feito uma vez, anos atrás, mas foi frustrante. Assei e não ficou muito bom, então fritei, como é feito originalmente, e grudaram uns nos outros. Desisti.
Ai, dia desses eu tinha tudo em casa e fui fazer. Dessa vez fiz na fritadeira sem óleo, ficou deliciosoooo!
Mas funciona assado ou frito por imersão, façam como acharem melhor. Se for assar, unte bem um papel manteiga e disponha-os e se for fritar, coloque pequenas porções de cada vez.
Não sei se é a receita correta, vou colocar como eu fiz.


Dadinhos de tapioca e queijo coalho

600 ml de leite
250g de tapioca granulada (não é aquela de fazer na frigideira heim?!) 
300g de queijo coalho ralado
2 colheres (chá) de sal (a quantidade vai depender do quão salgado está o queijo, então, prove)

Como fiz?

Levei o leite e o sal ao fogo, quando começar a levantar fervura, joguei a tapioca e mexi bem. Agreguei o queijo e misturei até engrossar, não precisa ficar duro, pois ele termina de engrossar ao esfriar.
Coloquei em um refratário untado e deixei esfriar. Cortei os cubos e fritei até dourar.
Sirva com geleia ou o molho de sua preferência. Eu fui de geleia de pimenta. DELÍCIA!

Beijocas ;)

2 de maio de 2013

Tapioca cremosa com calda de maracujá

Queria uma sobremesa diferente, tinha que ter tapioca... mas eu não queria a tradicional cobertura de coco+leite condensado... queria algo refrescante!
Maracujá!!!! Óbvio hahahahahaha
Gente, que delícia... segundo um colega do trabalho "É de comer ajoelhado!" :)


Tapioca cremosa com calda de maracujá da Máh

2 xícaras de tapioca granulada
1 xícara de açúcar
2 litros de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
1 leite condensado
150gr de coco seco

Calda de maracujá

3 maracujás grandes
1 xícara de água
Açúcar a gosto
1 colher (sopa) de amido de milho

Como fazer?

Misture todos os ingredientes da tapioca em uma panela grande, leve ao fogo e desligue assim que ferver. Disponha no refratário escolhido.

Calda:
Coloque a polpa do maracujá e a água numa panela e deixe ferver. Peneire e volte o liquido para a panela com o açúcar, quando ferver novamente, acrescente o amido dissolvido em um pouco de água. quando engrossar, desligue. Disponha sobre a tapioca morna ou fria. Leve a geladeira e sirva geladinha *---*

MUITO BOM :)))

*Eu deixei umas sementinhas pra fazer charme ;)




17 de abril de 2013

Bolo de Tapioca


Vamos tirar a poeira disso aqui?!
Credo... como esse blog tá abandonado :(
Ando tão sem tempo, mas tão sem tempo que nem comer direito eu estou comendo, cozinhar então, nem se fala... isso me deixa muito triste, já que eu AMO cozinhar :(
Mas o tempo irá aparecer, e as receitas também, como esse bolinho deliciosooo que eu encontrei aqui.
Façam! :)

Bolo de tapioca
(daqui)


2 xícaras de tapioca
2 xícaras de açúcar
4 ovos
4 xícaras de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
1 pacote de coco ralado de 50g
1 tablete de margarina (100g)
* acrescentei 1 colher de sopa de fermento, não fez diferença alguma.

Como fazer:

Colocar a tapioca e o açúcar de molho no leite e deixar descansar por no mínimo duas horas (eu acho que deveria ter deixado mais tempo, já que a massa ficou muito líquida, mas deu certo mesmo assim). Acrescentar a margarina derretida (usei em temperatura ambiente, mas como a massa ficou muito líquida, era melhor ter usado derretida) e os ovos, um de cada vez, mexendo sempre após cada adição. A seguir, misturar o leite de coco e, por último, o coco ralado. Despejar em um tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno moderado até ficar levemente dourado e o palito sair levemente seco (lembre-se que tapioca é meio grudenta).

Delícia :)))

Até a próxima ;*