Mostrando postagens com marcador torta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador torta. Mostrar todas as postagens

19 de fevereiro de 2018

Tarteletes de Limão e Chocolate


Eu não sei vocês, mas amo a mistura de chocolate e limão. Pra mim só perde para maracujá com chocolate.
Sábado estava em casa e depois do almoço me bateu uma vontade de comer doce. Juntei o que tinha disponível na geladeira e nasceu essa delícia.
Não vou me alongar na conversa, vamos a receita.


Tarteletes de Limão e Chocolate da Máh
(rendeu 6 unidades)

Massa
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (uso com sal)
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento químico
Água gelada até dar o ponto

Creme de limão
1/2 lata de leite condensado
Suco de 1 limão (ou a gosto)
Raspas da casca de 1 limão

Ganache
100g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de creme de leite

Raspas de chocolate para decorar


Como fazer?

Prepare o creme de limão. Junte o leite condensado, as raspas e vá colocando o suco de limão a gosto.  Misture bem, o creme já começa a engrossar. Leve para geladeira e reserve. (Eu gosto bem azedinho, mas cuidado para não colocar suco demais e o creme ficar mole.)
Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve.
Para a massa, misture todos os ingredientes secos, junte a manteiga e a gema. Caso necessário, vá pingando a água gelada até dar o ponto na massa. Ela fica uniforme e não gruda nas mãos. Não sove a massa. Enrole-a em filme pvc e deixe descansar por 10 minutos na geladeira.
Abra a massa e forre as forminhas de maneira uniforme (eu já abro direto na forma). Faça furos na massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média baixa, até dourar levemente (mais ou menos 10 minutos).
Espere a massa esfriar, coloque o creme de limão gelado até preencher metade da forma, complete com a ganache e decore com as raspas de chocolate. Deixe na geladeira por 5 minutos e sirva a seguir.


Observações:
- Essa massa eu uso para todas as minhas tortinhas doces, então se quiser variar, fique a vontade. Para uma versão de chocolate, acrescente um pouco de cacau em pó a massa. Pode acrescentar especiarias também. Vale canela, cardamomo, baunilha, cumaru... enfim, o céu é o limite.
- Gosto de montar a torta na hora de servir, para garantir uma massa crocante, é só deixar tudo preparado com antecedência.
Já quero preparar com chocolate branco também, combina lindamente com limão. <3


Espero que gostem! :)

Beijocas e até a próxima!



10 de dezembro de 2017

Torta de Frango


Fiz essa torta para um almoço preguiçoso, nem pretendia trazer a receita (por isso as fotos sem nenhum capricho), já que é bem parecida com essa, mas quando postei a foto no meu Instagram, tanta gente pediu que eu resolvi postar.
Essa massa é básica, parecida com essa, dá para usar o que quiser no recheio: palmito, bacalhau, carne seca, enfim, o que você tiver a mão. Sabe aquele frango assado que sobrou e você não aguenta mais olhá-lo? Usa ele aqui nessa torta!
Ah, vale fazer porções individuais também. :)
Massa crocante, desmanchando na boca e recheio cremoso: combinação imbatível. 💓



Torta de Frango da Máh
(inspirada nessa aqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada, picada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 pitada de colorau
3/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de queijo ralado (usei meia cura)
Milho, azeitonas picadas e salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino (moída na hora) e noz moscada (ralada na hora) a gosto

Para finalizar:
1 ovo batido

Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.
Em uma panela coloque o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Junte o frango e refogue por 2 minutinhos. Coloque o milho, a azeitona e polvilhe a farinha de trigo e mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o queijo, a noz moscada e a salsinha e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.
Abra 2/3 da massa e forre a forma (de acordo com o tamanho da forma sua torta poderá ficar mais alta) coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Caso faça a torta "lisa" como eu, faça um corte para o ar do recheio sair. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Espero que gostem!
Beijocas! :)

10 de agosto de 2017

Empada de abóbora com carne de sol e requeijão


Jamais uma receita foi postada tão rápida nesse blog. Pasmem.
Criei e fiz a receita ontem e, de tantos pedidos e ameças, estou postando hoje (perdoem as fotos, não deu para produzir mais).
Eu amo empada e me deu vontade de preparar uma empada de carne de sol. Daí me lembrei o tanto que carne de sol com abóbora fica divino, resolvi usar também. Mas eu queria na massa e pela internet a fora só achei receitas em que a abóbora é usada no recheio. Então coloquei a cabecinha para funcionar e nasceu essa delícia.

Vamos lá?


Empada de abóbora com carne de sol e requeijão da Máh
(rendeu 8 empadas de 8cm)

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (mais ou menos 100g) de manteiga gelada
3/4 de xícara de abóbora cozida, amassada e fria
1/2 colher (chá) de sal
Água gelada

Recheio
400g de carne de sol cozida e desfiada*
1 cebola fatiada em meia lua
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara do caldo do cozimento da carne
1/3 de xícara de requeijão cremoso
Sal, pimenta, orégano e coentro fresco, a gosto

Como fazer?
Para a massa, misture a farinha e o sal e esfarele a manteiga na farinha, com a ponta dos dedos até ficar ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a abóbora e tente formar uma massa compacta e macia. Se for necessário junte água. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, coloque o azeite em uma panela grossa ou frigideira e refogue a cebola. Quando ela começar a dourar, junte a carne e refogue mais uns 2 minutos. Coloque a farinha, mexa bem para dourá-la e junte o caldo da carne. Mexa até engrossar. Junte o requeijão, acerte o tempero a gosto e desligue.

Para a montagem, abra a massa nas forminhas utilizadas (ou use uma forma grande), coloque o recheio, e feche com mais massa, caso deseje, pincele com um ovo batido (eu não pincelei). Asse em forno pré-aquecido até dourar.

*Eu procuro usar uma carne de sol com pouco sal, lavo bem e cozinho na pressão com cenoura, cebola, alho, louro e o que mais tiver à mão. Depois de cozida, ainda fico com um caldo de carne prontinho.


Espero que gostem. :)
Beijocas e até a próxima.

23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!




14 de abril de 2017

Especial de Páscoa: Torta Mousse de Três Chocolates


Ontem foi dia de comemoração (todo dia 13) aqui em casa, havia planejado várias coisas e depois de váaaarias coisas darem errado eu fiquei danada da vida, sentei no sofá com meu sobrinho, coloquei as pernas para o ar e pensei: fod*-se, vou fazer mais nada.
Cinco minutos depois eu estava na cozinha novamente.
Marido sugeriu panna cotta (ele adora), mas eu não queria. Queria algo novo.
Já preparei essa torta uma vez, há muitos anos, quando ganhei o livro de presente. Não é novo, eu sei, mas como fazia tanto tempo, vale, né?
Lembrei dessa sobremesa linda, só faltava o chocolate branco, que eu corri para comprar, juntei com o fato de ter uma garrafinha de creme de leite fresco pedindo peloamordeDeus para ser usada na geladeira e pronto, sobremesa lindamente resolvida! 
Olha, pensei seriamente em fazer só meia receita, mas AINDA BEM que fiz a receita completa, pois dividi em duas formas e já foi a sobremesa do almoço de hoje.
A única alteração que eu fiz foi reduzir a gelatina pela metade, pois eu sabia que ia ficar dura demais, queria leve e desmanchando na boca, acertei em cheio.
Mentira, também mudei o nome porque no livro se chama Sobremesa Gelada de Três Chocolates.

Vamos lá?



Torta Mousse de Três Chocolates

3 ovos, gemas e claras separadas
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
300ml de leite
12g (1 envelope) de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de água
300ml de creme de leite fresco
100g de chocolate branco
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo


Como fazer?

Leve o leite ao fogo até levantar fervura e desligue.
Misture as gemas com 4 colheres (sopa) de açúcar, a farinha de trigo e bata bem com o fouet. Vá juntando devagarzinho e sempre mexendo bem o leite quente. Quando terminar, volte tudo para a panela e mexa até engrossar. Desligue e deixe esfriar. 
Eu coloquei a panela numa bacia de água gelada e mexi até esfriar, se for deixar esfriar naturalmente, cubra a mistura com filme plástico encostando no creme.
Hidrate a gelatina na água, leve ao microondas para derreter (cerca de 15 segundos) e junte ao creme frio.
Derreta cada chocolate em uma tigela e espere até amornarem ou esfriarem.
Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore levemente à mistura de gemas.
Divida o creme igualmente em cada tigela de chocolate e incorpore delicadamente.
Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar restante até obter um merengue brilhoso.
Divida as claras entre os cremes e incorpore delicadamente.
Coloque o primeiro creme (amargo ou branco) na forma preparada* e leve ao congelador por uns 5-10 minutos, só para firmar e os cremes não se misturarem.
Coloque o segundo creme (ao leite) e leve novamente ao congelador.
Finalize com o último creme (branco ou amargo) e leve a geladeira por umas 4 horas para firmar completamente. Decore com raspas do chocolate que ficou por cima.

*Para a montagem eu fiz de duas formas: usei uma forma de fundo falso, com acetado na lateral e usei uma forma com fundo fixo, untada bem de leve com óleo vegetal de sabor neutro.
A forma untada ficou mais bonita ao desenformar pois eu esqueci de untar o acetato. Com ele ficou mais fácil, dá próxima vez eu untarei-o de leve, já que grudou um pouquinho.
Se usar a forma tradicional, passe um paninho umedecido em água quente na forma para facilitar.
Ou esqueça tudo isso ai e faça numa travessa de vidro ou copinhos individuais.


Parece difícil, mas é tranquilo de fazer e o resultado vale todas as louças sujas.
Espero que gostem e que façam.

Beijocas e até a próxima. :)







5 de dezembro de 2016

Picolé de torta de limão



Ou seria uma torta de limão no palito?
Chame do que preferir, a questão é: esse negócio é um absurdo de gostoso. Sério. De verdade.
Eu sou apaixonada por limão e cítricos em geral, logo, sou suspeita para falar.
Quando vi essa receita, fiquei maluca. Eu tinha que fazer. A questão foi que eu não segui a receita e mudei tudo, mas o que importa é que ficou incrível.
Aqui usaremos um Lemon Curd, que é um creme de limão simplesmente delicioso, usado como recheio das clássicas tortas de limão francesas. Obviamente, se você quiser dar uma abrasileirada e facilitada no processo, pode substituir pelo famoso creme de limão que usamos por aqui, que é a mistura de leite condensado com suco de limão a gosto.

Vamos lá?


Picolé de torta de limão da Máh
(rendeu 6 picolés)

Recheio (adaptado daqui)
2 ovos
1/4 xícara de suco de limão siciliano
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1/3 xícara de açúcar
50g de manteiga sem sal, cortada em cubos e gelada
3 colheres (sopa) de creme de leite
6-8 biscoitos maisena, quebrados em pedaços médios
Merengue
3 claras de ovos
1 xícara de açúcar

Como fazer?
Misturei os ovos, o suco de limão, as raspas e o açúcar em uma tigela de vidro. Levei ao banho-maria, mexendo sem parar, até engrossar levemente.
Passei a mistura pela peneira e com o fouet, acrescentei os cubos de manteiga aos poucos e batendo bem até incorporar.
Misturei o creme de leite e por último agreguei os biscoitos.
Distribui a mistura nas formas de picolé e levei ao congelador. Eu coloco no congelador por uns 20 minutos e depois coloco o palito, para ele não cair. Se a sua forma for aquela com o suporte, não precisa.
Quando o picolé estiver completamente congelado e somente na hora de servir, preparei o merengue. Misturei as claras com o açúcar e leve ao banho-maria mexendo sempre. A mistura tem que aquecer levemente e o todo o açúcar deve ser dissolvido. Para ter certeza do ponto, passe algumas gotas da mistura pelos dedos, ela deverá estar lisa, sem nenhum grãozinho de açúcar.
Bati a mistura na batedeira até esfriar e obter uma mistura, leve, fofa e bem brilhante.
Para finalizar, você pode colocar o merengue num copo alto e mergulhar o picolé ou passar neles com uma espatula, que foi o que eu fiz.
Queime com o maçarico para finalizar, sirva imediatamente e seja feliz.



Beijocas e até a próxima! <3

11 de agosto de 2014

Torta cremosa de calabresa e batatas


Lembro que aprendi a massa dessa torta há muitos anos atrás, numa revistinha velha. Mudando aqui e acolá, já fiz essa torta milhares de vezes, geralmente com recheio de carne moída. O recheio pode ser o que você quiser ou tiver disponível na geladeira. Fica parecendo um escondidinho... DELÍCIA!


Torta cremosa de calabresa e batatas

Massa
1 kg de batata cozida e espremida
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga
1/4 de xícara de leite
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de queijo ralado
1 colher (chá) de fermento químico
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Recheio
2 calabresas fatiadas
1 cebola grande fatiada
Queijo mussarela (ou outro de sua preferencia) para finalizar

Como fazer?
Para a massa, misture todos os ingredientes bem. Utilize a batata ainda quente e lembre-se de mexer rapidamente ao acrescentar o ovo. Deixe a massa bem homogênea e cremosa.

Para o recheio refoguei bem a calabresa e a cebola até que a linguiça ficasse douradinha.

Montagem: Unte e enfarinhe uma forma, coloque metade da massa, o recheio, o restante da massa e finalize com o queijo. Leve para assar em forno médio até ficar douradinha.

Servi com uma saladinha ao molho de mostarda e mel ^^
beijocas e uma semana abençoada a todos :)


16 de junho de 2014

Cheesecake sem cream cheese


 Eu moro na 'roça'.
Aqui é difícil encontrar muitos alguns ingredientes.
Pra vocês terem uma ideias, por aqui encontrei creme de leite fresco uma única vez, nesse dia sambei no mercado, de tanta felicidade.
Arroz arbóreo, pão italiano, salmão fresco, queijo brie aqui é lenda...
Mas morar na roça tem algumas vantagens, como o fácil acesso a vegetais frescos e leite de verdade, por exemplo.
Tenho um amigo que produz um queijo MARAVILHOSO, perfeito mesmo. Fresco, macio, com pouco sal e que derreeeeete na boca. Hummmmmm...
De tão leve pensei: "Será que dá certo numa cheesecake?"
Gente, sério, cheesecake leva uma quantidade grande de cream cheese, e cada potinho de 150g custa quase 6 pilas por aqui...
A questão é que usei o queijo e a cheesecake ficou delicioooooooosa.
Não uso mais cream cheese. PONTO.


Cheesecake sem cream cheese da Máh
(para uma forma de 20cm - 6 porções bem generosas)

Massa
200g de biscoito maisena
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
250g de queijo branco bem fresco
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Para a cobertura eu piquei uma bandejinha de morangos (eu moro na terra do morango) e cozinhei com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de extrato de baunilha, até o morango derreter.
Faça a gosto: vale geleia, frutas picadas, caldas ou nada hahahaha


Para a massa: processei os biscoitos ate virar farofa e acrescentei a manteiga. Tem que ficar uma especie de farofa umida. (Se não tiver processador, bata os biscoitos até virar farinha no liquidificador e misture a manteiga com uma colher.) Coloque a massa na forma e espalhe com a colher. Como minha forma não era de fundo removível, eu forrei as laterais também, caso contrário não é necessário.
Alise e aperte a massa com as costas da colher. Reserve.
Para o recheio, bata tudo no processador ou liquidificador até ficar bem liso e homogêneo.
Coloque sobre a massa e leve para assar em banho maria até que o centro da massa esteja firme, mas cuidado para não assar demais.
Se usar forma de aro removível ou fundo falso "embrulhe" toda a forma por fora com papel alumínio para não entrar água.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira. Cubra com o que desejar.


PERFEITA!

30 de maio de 2014

Tortinhas de maçã cute cute


No mêsversário de 7 meses de casados fiz essa tortinha para a sobremesa.
Inspirada na receita da diva Rita Lobo, alterei a massa e o recheio, pois fiz porções individuais.
Foi o encerramento perfeito para um jantar mais que especial :)

Massa
(para 4 porções individuais)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
50g de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de açúcar
água até dar o ponto, + ou - 3 colheres (sopa)
1 gema + 1 colher (chá) de café solúvel + 1 colher (sopa) de água para pincelar

Recheio
2 maçãs-verdes
1/2 colher (chá) de canela em pó
uma pitada generosa de noz-moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha
suco de 1/2 limão
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de amido de milho

Como fazer?

Para a massa, coloquei a farinha, o açúcar e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.

Abri a massa e forrei 4 ramequins pequenos. Reservei a massa que sobrou para fechar as tortinhas.
Para o recheio, cortei as maçãs em 4 e fatiei fino, misturei o restante dos ingredientes e recheei generosamente cada tortinha. Cobri com a massa e fechei bem, Sobrou um tequinho de massa, então fiz tinhas para decorar. Pincele com a mistura de água e café e leve para assar até dourar.

Salivando só de lembrar...


11 de abril de 2014

Quiche de cebola


Sou uma carnívora assumida. Não nego e nem me envergonho. PONTO.
Mas tem dias que até eu quero comer algo sem carne, e quando isso acontece, ou apelo para os 'lanchinhos' ou sempre preparo algo com queijo ou ovo. Tem que ter... pra mim são excelentes substitutos de carne.
Dai que estou pensando em instituir pelo menos um dia da semana sem carne aqui em casa, será que vai dar certo?
Fui preparar o jantar essa semana, e decidi que queria comer quiche.Além de ser muito fácil e versátil, assim como risotto, aceita qualquer recheio.
Queria uma quiche simples e saborosa, então optei pela de cebola. Eu adoro cebola, ADORO!
Em pensar que quando criança não podia nem sonhar num pedacinho de cebola na comida... ainda bem que nosso paladar cresce junto com a gente ;)

Se atenham às proporções dos ingredientes da massa. Aumente de acordo com sua fome, ou a quantidade de bocas à serem alimentadas. Aqui rendeu uma quiche de mais ou menos 20cm.

Quiche de Cebola


Massa
1 1/2 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada
uma pitada de sal
água gelada até dar o ponto

Recheio
1 cebola bem grande, fatiada
2 colheres (sopa) de azeite
1 copo de iogurte desnatado
1/4 xícara de requeijão cremoso
2 ovos
1/3 xícara de parmesão ralado fino
Sal, pimenta e noz moscada, a gosto

Como fazer?
Para a massa, coloquei a farinha, o sal e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.
Depois de pronta, levei a geladeira novamente. Depois abri-a com um rolo (coloquei a massa entre duas folhas de papel manteiga enfarinhado e abri, fica mais fácil) e forrei a forma.


Faça furos na massa com um garfo e coloque um papel manteiga sobre a massa, sobre o papel manteiga, coloque algum peso, como grãos de feijão. Leve para assar por mais ou menos 10 minutos.
O peso sobre a massa serve para que ela não deforme no forno, e quando o recheio é liquido, como o da quiche, o pré-cozimento evita que a massa encharque.
Para o recheio, refoguei as cebolas no azeite até que que ficassem douradas. Deixei que esfriassem um pouco e coloquei sobre a massa pré assada. Misturei o restante dos ingredientes e cobri as cebolas. Levei para assar até dourar, foram mais ou menos 30 minutos em temperatura média.

Servi com uma salada verde com molho de mostarda e ficou perfeito.


Até a próxima!




21 de janeiro de 2014

Cheesecake salgada (do que você tiver na geladeira)


Eu tinha que fazer o jantar, mas tinha que ser leve, e tinha que ser gostoso, e rápido. Ah, e não podia me dar trabalho.
Rá!
Tô querendo muito? Tô nada!
Não sei vocês, mas eu passo o dia pensando no que irei cozinhar quando chegar em casa. Quando é data comemorativa então, fico meio doida hahahahha
Vi uma receita, revisei mentalmente o que havia na despensa e na geladeira de casa e pensei: é essa!
Não segui a receita, serviu apenas de inspiração :)

Cheesecake salgada
(inspirada nessa receita)

Massa:
Triturei um pacote de biscoito integral (ou nem tão integral assim) no processador, acrescentei 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de cream cheese light (o gosto é o mesmo), umas 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça e um ovo. Virou uma maçaroca nem tão unida e nem tão farofenta. Forrei uma forma redonda de vidro, sem untar mesmo.

Recheio:
Bem, como o nome da receita já conta, cheesecake é a base de queijo, então não economize e utilize um que não derreta muito. Os outros ingredientes você escolhe, ou coloca o que tiver na geladeira, como eu fiz hahahha! Usei 1 e 1/2 xícara de ricota, 1 e 1/2 xícara de queijo branco fresco (tudo lindamente processado, porque eu não estava afim de amassar com o garfo e porque o processador já estava sujo mesmo), 300gr de frango cozido e desfiado (obviamente também desfiei no processador hahahha), 1 lata de milho, temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei 3 ovos e misturei, até virar uma pasta beeem úmida, mas não mole demais.
Coloquei o recheio sobre a massa e cobri com tomatinhos cortados ao meio e reguei tudo com sal, pimenta, orégano, tomilho fresco e azeite.

Deixei assar até dourar e tive um jantar muito gostoso, leve e sem muita culpa :)

Até a próxima :)

Antes de ir ao forno! Vão perdoando as fotos de celular, mas eu ando com uma preguiçaaa monstro de produzir fotos :(

23 de julho de 2013

Cheescake delícia delícia delícia


Gente, que delícia!
Alias, vindo do blog da Stef, só poderia ser uma delícia!
Há tempos o meu noivo me pedia essa sobremesa, enrolei mas fiz!
Se eu soubesse teria feito antes :D

A receita é praticamente a que a Stef fez, só mudei a base pois minha forma era muito grande.

Stef querida, peço sua licença para reproduzir aqui sua receita (preguiça de escrever). :)


Cheescake perfeita
(do sempre lindo e delicioso Com uma pitada de açúcar)

Base:
100g de bolacha maizena (usei 250gr)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo claro (não usei)
45g de manteiga s/ sal derretida, fria (usei umas 100gr, sem derreter)

Recheio
500g de cream cheese (usei 450gr, comprei o light por engano, mas creio que não faz diferença)
170g de açúcar (1 xícara bem rasa)
1 pitada de sal
3 ovos médio (Não use o tipo grande)
1 gema
75g de creme de leite de caixinha - 18% de gordura (1/4 dé xícara + 1 colher de sopa)
1 colher (chá) de essência de baunilha

Ingredientes para o Coulis de Morangos
250g de Morangos frescos 
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 limão siciliano



Modo de preparo
1. Prepare a base. Triture as bolachas no processador ou liquidificador e passe por uma peneira. Misture o açúcar com os bicoitos triturados e adicione a manteiga derretida e misture bem. Unte o fundo de uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Pressione a mistura de bolachas e manteiga no fundo da forma e leve a geladeira enquanto prepara o recheio.
2. Pré aqueça o forno a 160 graus. Prepare o recheio. Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar e o sal por aproximadamente 3 minutos. Em uma tigela, bata levemente os ovos com a gema e junte ao composto de cream cheese batendo sempre. Adicione a baunilha com o creme de leite e bata até que esteja homogêneo. Despeje o creme sobre a base de biscoitos e leve ao forno em banho maria por aproximadamente 1 hora de 15 minutos, ou até que o centro esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira e deixe por 1 noite.
3. Prepare o coulis. Pique os morangos e bata no liquidificador junto com o açúcar e o limão até obter um purê. Passe por uma peneira fina e reserve até a hora de servir.
4. Para desenformar a cheesecake. Aqueça ligeiramente os lados e o fundo da forma (com um maçarico, por exemplo). Forre o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente (para que a parte de cima não fique com marcas). Passe o cheesecake para o prato final, virando-o.
4. Sirva gelado com o coulis de morango ou com uma cobertura de sua preferência.

Façam!
Até a próxima :*

18 de outubro de 2012

Torta de liquidificador

Foto feia, torta maravilhosa :)
Definitivamente, torta de liquidificador lembra a minha infância.
Minha mãe fazia muito em casa, as vezes levávamos pras festinhas da escola... a minha vó fazia uma que eu NUNCA vou conseguir fazer igual :(
Sabe aquelas receitas que parece que todas as mãe no mundo sabem fazer? É tipo isso...
Mas o que quero mostrar pra vocês aqui é que essa receita é um super coringa, porque você pode usar o recheio que der na telha (carne, queijo, frango, atum, legumes) e pode dar uma variada na massa também!
Por exemplo: você pode acrescentar 2 folhas grandes de couve e bater junto da massa (torta verde com recheio de calabresa é tudo de bom na vida), ou folhas de espinafre, ou uma cenoura pequena, ou uma beterraba pequena, ervas, queijo, requeijão... enfim, dá pra variar. Ontem mesmo coloquei um pedaço de alho poró na massa, bom até!
No recheio então, nem se fala. Eu costumo juntar o que tem na geladeira e sempre dá certo. Na de ontem foi uma carne moída refogada com milho e queijo. Delícia!
A receita não me lembro de onde veio, mas como é bem corriqueira, acredito que muita gente tem as mesmas medidas.

Massa básica de torta de liquidificador

2 xícaras de leite
3 ovos
1 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Como eu fiz? (atenção, é muito difícil)
Bata tudo no liquidificador, exceto o fermento. Quando estiver bem homogêneo, acrescente o fermento, bata rapidamente e desligue.
Disponha a massa em forma untada e enfarinhada, coloque o recheio (eu gosto de por por cima, porque ele desce pra massa) e leve para assar até dourar e fazendo o teste do palito ele saia limpo.

Ponha a criatividade para funcionar e delicie-se :)


1 de janeiro de 2012

Um livro, uma dedicatória e uma torta :)

Feliz 2012 êêêêêê \o/
E ai gente? Comeram e beberam horrores? Fizeram todas as simpatias?
Espero que esse ano seja cheio de coisas boas para todos vocês e de coisas gostosas aqui no blog :D
Agora... porque um livro, uma dedicatória e uma torta?
Ganhei esse livro maravilhoso do meu noivo tem um tempinho, já fiz receitas pegando as idéias dele, mas nada oficial. Hoje, pra comemorar o ano que se inicia, resolvi fazer uma que eu já havia marcado há algum tempo.



Além do livro ser lindo, com receitas e fotos incríveis, a minha parte preferida é a dedicatória... ai, ai...


Façam, essa cheesecake é incrível, desmancha na boca!
E vamo que vamo que o ano está apenas começando :D




Cheesecake de cerejas e amoras
daqui

Ingredientes
125g de biscoito doce triturado
75g de manteiga sem sal amolecida
300g de cream cheese em temperatura ambiente
60g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de suco de limão
250ml de creme de leite fresco
Geléia* de cereja (fiz uma caseira de cerejas e amoras)


Modo de preparo

Para a base processe o biscoito até virar um pó e junte a manteiga. Forre uma forma de aro removível (ou fundo falso) e pressione bem. Reserve.
Bata o cream cheese com o açúcar, a baunilha e o limão até ficar cremoso. Reserve.
Bata o creme de leite até ficar firme, junte com o creme de cream cheese e despeje na base de biscoisos. Refrigere por pelo menos 3 horas.

Cubra com a geléia* e sirva gelada.

Deliciosa e perfeita para começar o ano :)


* Fiz a geléia com 1 xícara de cerejas frescas sem semente, 2 xícas de amoras congelas e meia xícara de açúcar até fica com uma caldinha grossa.

24 de novembro de 2011

A tortinha do amor


Vocês enjoaram da "Sessão Tortas"?
Digam que não, por favor *----*
Ainda mais que essa receita é muitoooo especial!
Meu noivo não é muito fã de doces, e eu adoooro fazer doces, mas se for pra ele ficar só olhando, eu nem me animo.
Ai, um belo dia ele me faz um pedido especial, de doce... tem como dizer não?
Corri pra cozinha, sem receita mesmo e criei essa :)
Por isso é a tortinha do amor, do meu amor lindo :D

Ingredientes
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 colher de leite
1 gema
¾ de xícara de manteiga ou margarina gelada
1 colher cheia de amido de milho

Como fazer:
Misture tudo até fazer uma farofa grossa, depois amasse o suficiente para unir tudo. Caso a massa fique seca, acrescente água gelada, uma colher por vez até a massa ficar uniforme. Forre as forminhas, fure a massa e asse até dourar. Reserve.

Recheio:
½ lata de leite condensado
½ lata de leite
2 gemas
1 colher de amido de milho
1 caixinha de morangos

Como fazer:
Misture tudo em uma panela fora do fogo. Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar completamente.
Montagem:
Pegue a massa já fria, complete com o recheio e decore com morangos picados. Caso deseje, polvilhe açúcar refinado.

ps. se não tiver morangos, use outras frutas!

18 de novembro de 2011

Tortinhas de dois brigadeiros


Então... essa história de batizar as receitas é um tanto complicada!
Eu sei que dá um charme e glamour pra comida, mas, por exemplo, essas tortinhas, eu poderia chamá-las de 'torta duo', sei lá (foi ruim, eu sei também), mas dai sempre vai ter alguém pra perguntar o que é, e eu terei de responder "torta de dois brigadeiros".
A questão é que eu gosto de coisa simples, claras e objetivas :P
Brincadeirinhas à parte, mas acho que com comida, existe hora de ser simples e hora de ser afrescalhada. Mas deixemos para ser afrescalhados quando o ambiente e a ocasião pedirem, certo?
Eu sou chata né?
(Não respondam)

Torta de dois brigadeiros

Massa igual essa aqui.

Recheio de brigadeiro branco

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher de manteiga

Como faz?
Leve ao fogo, sempre mexendo, até desgrudar do fundo da panela.

Recheio de brigadeiro preto

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 colheres de cacau em pó (ou 6 de chocolate em pó, nada de achocolatado heim?)
1 colher de manteiga

Como fazer?
Mesmo procedimento do branco :D


Para montar, disponha uma colher cheia de cada brigadeiro na massa assada e fria e se desejar misture os dois com um palito!

Bãããão até!

11 de novembro de 2011

Torta de Limão e Merengue


Me disseram que tenho que batizar as receitas, tô começando a concordar :P
Para mais uma variação de cardápio, fiz essas tortinhas maravilhosas, doces e azedinhas ao mesmo tempo. O ruim de doces assim é que não enjoamos e comemos muito :D

Massa (mesma daqui, acrescida meia xícara de açúcar)

Recheio

1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de limão espremido na hora

Como fazer: misture tudo (adoro receitas de misturar tudo :D )

Merengue (sem ovos)

1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de água
1 colher (café) de emulsificante

Como fazer: Bata tudo na batedeira até ficar bem fofo e cremoso.

Montagem: disponha a massa nas forminhas, perfure-as com garfos e leve-as para assar até dourar.
Depois que esfriar, coloque o recheio de limão a gosto e cubra com o merengue. Decore com raspas de limão.

* Esse merengue (ou marshmallow) é incrível! Não vai ovos, não dá trabalho e fica ótimo! Experimentem!

Bom sábado!

3 de novembro de 2011

Quiche de calabresa e alho poró




Então, me foi solicitado uma variação de cardápio.
Daí pensei em quiche lorraine, mas quando olhei a geladeira... dava pra fazer uma quiche lorraine bem falsa :)
Simples, muito simples. Quiche é bão porque é super versátil, você coloca o que tiver na frente :P

Vamos lá:

A massa foi essa, me rendeu 12 mini-quiches e sobrou um pouco.
Forrei forminhas de fundo falso e furei com o garfo.

O recheio fiz assim:
Piquei uma calabresa em cubinhos e dourei na frigideira. Juntei um alho poró fatiado bem fininho e deixei esfriar. Depois de frio, distribui nas formas preparadas.
Depois, bati 2 ovos com mais ou menos 1 xícara de leite e 1 xícara de queijo ralado (usei queijo curado), uma pitadinha de sal (o queijo já era bem salgado) e orégano a gosto. Misture bem e distribua nas formas. Leve para assar até ficar beeem douradinha.

Quem comeu elogiou ;)

1 de outubro de 2011

Empadaaaaaaas!


Adoro empada, é um dos meus salgados preferidos. Porém, odeio empadas de festinhas, aquelas que vêm um fiapo de frango e um quilo de batatas no recheio, sabe? Raramente se encontra uma empada decente em festas.
Sempre que eu queria fazer, minha mãe vinha com a mesma conversa de que a massa era muito gordurosa, que ia muita gordura hidrogenada e tal. Sempre adiei minha querida empadinha, sem falar que nem as formas eu tinha :D
Eis que um dia encontro uma receita de massa sob o codinome de FANTÁSTICA. Eu tinha que prepará-la. Comprei as formas e fiz. Realmente, fantástica.
Vamos a receita, SEM BATATAS!

Ingredientes
Massa:
3 xícaras de farinha de trigo;
1/2 xícara de manteiga;
1/2 xícara de óleo;
1 gema;
1/2 xícara de leite;
1 colher de fermento em pó;
1/2 colher de café de sal.

Como fazer:
Misture tudo até obter uma massa uniforme. Forre as forminhas desejadas. Pode ser uma única forma também.

Recheio (fui do tradicional frango com milho, mas use e abuse da imaginação):
1 peito de frango grande, limpo e sem a pele
1 cebola média picada
1 colher de manteiga
1 tomate sem sementes picado
2 dentes de alho amassado
1 lata de milho verde escorrido
1/2 copo de requeijão cremoso
Salsa, sal e corante a gosto.

Como fazer:
Coloque o frango com sal e corante em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe até o frango ficar macio. Escorra o caldo, desfie o frango e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure o alho. Em seguida acrescente o tomate e a cebola, junte o frango e tempere a gosto. Junte a salsa e o milho, mexa e deixe esfriar. Quando estiver completamente frio, agregue o requeijão.

Montagem:
Preencha a forminha reservada com o recheio e feche com uma camada de massa. Pincele uma gema e leve ao forno em temperatura média até dourar.