30 de setembro de 2018

Bolo de Banana Caramelada


Vamos fazer um bolo invertido de bananas? Esse bolo é um dos preferidos do marido, e como haviam algumas bananas quase perdendo na fruteira, resolvi juntar o útil ao agradável: utilizar as frutas e fazer um carinho para o meu amor.
Aqui usei mais uma vez a minha receita coringa de bolos, para vocês verem que ela é coringa mesmo! Só diminui o açúcar na massa, já que ainda tem o caramelo!
Vamos lá?


Bolo de Banana Caramelada da Máh

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1/2 colher (chá) de canela em pó
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a montagem
1 xícara de açúcar
Água
Bananas (usei 4 unidades de banana prata)
.

Como fazer?

Para o caramelo: coloque o açúcar na panela e junte água o suficiente para "molhá-lo". Leve ao fogo baixo e NÃO MEXA COM COLHER. Apenas gire a panela segurando o cabo. Quando atingir o ponto e cor de caramelo, coloque na forma escolhida e gire-a (use um pano para não se queimar) para cobrir o fundo e as laterais. Espere o caramelo esfriar uns 10 minutinhos.
Corte as bananas como desejar e coloque por cima do caramelo, formando uma camada uniforme no fundo da forma e reserve.
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a canela. Junte a farinha de trigo e o amido e bata somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento com uma espátula, coloque a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 40 minutos). Faça o teste do palito.
Passe a faca nas laterais da forma e desenforme o bolo ainda morno.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.


Espero que gostem! Ah, quem fizer, volte para me contar!💛
Em tempo: dá para substituir a banana por abacaxi, ou utilizar essa receita.


8 de setembro de 2018

Meu sorvete de morangos


Tenho tantas receitas para mostrar aqui... essa por exemplo, preparei em julho do ano passado, acreditam?
Bom... antes tarde do que nunca, né?
Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo sorvete! Amo mesmo. Mas sorvete bom.
Acho incrível que conforme eu cresci, além de deixar de ser insuportável para comer (minha mãe vai para o céu) meu paladar se educou: tem coisas que não consigo mais comer ou evito ao máximo.
Sorvete é uma delas... tomar sorvete de baixa qualidade é um sofrimento. Não, não sou rica, não vivo a base de coisas caras, mas quando você aprende a cozinhar, consegue controlar o que tem de verdade na sua comida e acreditem: é mais barato para o seu bolso e para sua saúde.
Queria preparar um sorvetinho e pedi para o Kaio escolher o sabor, ele nem pensou e falou: MORANGO!
Eu dei uma procurada rápida por receitas e resolvi fazer a minha, que divido hoje com vocês.
Vamos lá?


Sorvete de Morangos da Máh

1 xícara de leite
1 xícaras de creme de leite fresco
3/4 de xícara de açúcar
4 gemas
500g de morangos limpos
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Como fazer?

Leve o leite e o creme de leite para aquecer até levantar fervura.
Enquanto isso bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofo e esbranquiçado.
Acrescente uma concha de leite a mistura de gemas, mexendo imediatamente e rápido. Vá acrescentando concha a concha da mesma forma. Quando finalizar, volte a mistura para a panela, ligue o fogo em temperatura baixa e mexa. Deixe a mistura engrossar mas sem ferver para não talhar.
Passe o creme por uma peneira, deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de preferência de um dia para o outro.
Prepare os morangos: separe metade deles e coloque-os inteiros em uma assadeira, sem deixá-los empilhados. Espalhe o vinagre balsâmico por cima e leve ao forno, temperatura beeeem baixinha, até que fiquem bem murchos. retire do forno, amasse até formar um purê e reserve na geladeira. Ficam feios, mas muito saborosos.
Bata no liquidificador o restante dos morangos (gelados) com o suco de limão.
Junte o creme feito anteriormente com os dois purês de morangos, a baunilha e o sal. Leve a mistura a sorveteira conforme o fabricante e depois ao congelador para finalizar.
Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao congelador (de preferência já na bacia da batedeira, para facilitar) por 1 hora, retire e bata na batedeira por uns 2 minutos. Leve ao congelador por mais uma hora e repita o processo algumas vezes, até quando ele estiver numa consistência que não dá mais para bater. Isso evita que o sorvete crie cristais de gelo e fique duro feito pedra.


- Para servir, fiz crumble, tostado na frigideira. E a calda de caramelo: Fiz o caramelo normalmente (água + açúcar) e quando ficou pronto, coloquei um pouco de creme de leite fresco e mexi até ficar homogêneo.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)