Mostrando postagens com marcador sem lactose. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sem lactose. Mostrar todas as postagens
4 de novembro de 2018
Bolo de Coco
Eu confesso que não sou fã de bolo de coco, mas esse ficou TÃO BOM que eu tive que trazer aqui pra vocês.
Ué... mas se não gosta de bolo de coco, então porque fez?
Bem... eu tinha que dar fim num pouco de coco/leite de coco que eu tinha na geladeira, então fiz bolo. Tudo vira bolo nessa casa hahahah. :)
Lembram do bolo-formigueiro-coringa? Esse é mais uma versão dele.
Vamos a receita?
Bolo de Coco da Máh
1 xícara de leite de coco caseiro
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de coco ralado (utilizo o bagaço do leite de coco)
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer?
Bata no liquidificador o leite de coco, os ovos, o óleo, o sal e o açúcar.
Despeje a mistura numa tigela, peneire por cima a farinha e o amido, junte o coco e misture até ficar homogêneo.
Agregue delicadamente o fermento. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.
Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima. :)
Marcadores:
bolo,
café da manhã,
coco,
doce,
fácil,
lanche,
sem lactose
15 de fevereiro de 2017
Picolé de Frutas e Água de Coco
Gente, isso nem é uma receita, ok?
Só trouxe hoje para o blog porque além de facílimo, é delicioso e super refrescante.
Se eu bem me recordo, a primeira vez que vi essa belezinha foi no programa da Bela Gil.
Coloque em uma forminha de picolé (ou copo descartável) algumas pedaços de frutas, utilize as frutas que você desejar (e estiver na época). Nesse eu utilizei kiwi, morangos, uvas e manga. Complete com água de coco fresca, coloque o palito e leve para o congelador. É só isso. Fica lindo não é?
Espero que gostem. :)
Beijocas e atém a próxima! :*
Marcadores:
fácil,
frutas,
picolé,
sem açúcar,
sem glúten,
sem lactose
24 de janeiro de 2017
Flan de Pêssegos e Coco
Hoje é aniversário da mamy e como fiz essa receita para ela, resolvi postar hoje!
Mamãe é aquela pessoa que briga, briga, briiiiiiiiiiga, mas ama também que é uma beleza.
Levei bons anos para entender o porque de ouvir tantos 'nãos' na minha vida, que hoje eu viro pra ela e digo 'obrigada'. Obrigada por TUDOOOOO, por cada não que me disse, por mais que na hora eu chorasse e achasse que o mundo ia acabar (adolescentes...).
Enfim...
Minha mãe não está podendo consumir nem leite e nem glúten (embora ela coma mesmo assim). No Natal fiz essa sobremesa para ela poder comer sem ter que ficar sofrendo.
A sobremesa é leve, refrescante e você pode substituir o pêssego por outras frutas da época (com manga fica uma delícia).
Vamos lá?
Flan de Pêssego e Coco da Máh
500ml de suco de pêssego (usei concentrado, sem açúcar)
3 pêssegos maduros, descascados e picados em cubos
Açúcar a gosto (usei de baunilha)
2 envelopes (12g cada) de gelatina sem sabor e incolor*
750ml de leite de coco (usei caseiro)
1 lata de leite condensado (usei sem lactose)
Como fazer?
Unte levemente com algum óleo vegetal de sabor neutro uma forma com furo no meio (a minha tem capacidade para mais ou menos 2 litros) e reserve.
Misture o suco, os pêssegos picados, adoce a gosto (vai depender do gosto - eu prefiro mais azedinho - e da quantidade de açúcar que tem no suco que você utilizar) e leve ao fogo. Deixe ferver por 3-5 minutos. Espere a mistura amornar e junte um envelope de gelatina preparado conforme o fabricante. Misture bem, coloque na forma e leve para gelar até firmar.
Bata no liquidificador o leite de coco com o leite condensado e o outro envelope de gelatina preparado. Disponha sobre a gelatina de pêssego (que já tem que estar firme) e leve para gelar até firmar completamente.
Desenforme com cuidado e sirva gelado.
*Caso você não vá desenformar, pode-se usar metade da gelatina indicada. Daí faça da ordem inversa para ficar mais bonito, e lembre-se de empregar a mistura de pêssegos já fria.
Espero que vocês gostem, assim como minha mamy poderosa gostou.
Mãaaaaaaaaae, feliz aniversário! Te amo!
Beijocas e até a próxima.
Marcadores:
coco,
doce,
faça você mesmo,
fácil,
frutas,
gelatina,
sem glúten,
sem lactose,
sobremesa
8 de janeiro de 2017
Peta
Ou biscoitos de polvilho.
Aqui eu chamo de peta, e você? Como chama por ai?
Eita, em tempo: FELIZ 2017, QUERIDOS!
Eu adoooooooro esses biscoitinhos que fazem croc-croc, acompanhado de um cafézinho coado na hora... ai que delícia, gente!
Tenho uma amiga muito querida que sempre prepara essas belezinhas para mim, tive que pedir a receita e prepará-las para o marido, claro que foi sucesso totaaaaal! <3
Dá próxima vez vou misturar queijo à massa, vai ficar ainda mais deliciosa!
Peta
3 xícaras de polvilho doce
1 xícara de água
1/2 xícara de óleo
Sal a gosto
Ovos até dar o ponto (eu usei 4)
Como fazer?
Misture o polvilho com o sal. Aqueça o óleo junto com a água até levantar fervura, junte ao polvilho e misture bem. Espere a mistura amornar e comece a acrescentar os ovos, um a um e misturando bem.
O ponto é uma massa firme, mas maleável o suficiente para usar num saco de confeitar.
Coloque a massa num saco de confeitar, corte a ponta e modele conforme desejado (não precisa untar a forma), leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até as petas ficarem douradas e crocantes.
Espero que gostem!
Beijocas e até breve! :)
Marcadores:
biscoito,
fácil,
lanche,
salgado,
sem glúten,
sem lactose
7 de novembro de 2016
Bolo de amêndoas e coco
Recentemente mamãe adquiriu uma intolerância à lactose e glúten. Ela está tratando e tal, mas enquanto isso sente muita falta de um bolinho de vez em quando.
Criei esse bolo um dia desses, fui jogando as coisas que tinha à mão e olha... ficou um desbunde. Sabe aquele bolo bem molhadinho? É esse!
Ah, esse bolo de arroz também é uma excelente opção para quem tem restrições ou está apenas afim de um bolinho gostoso para comer com café. <3
Bolo de amêndoas e coco para a mamãe
(rende um bolo pequeno, de 2 a 4 porções)
1/2 xícara de farinha de amêndoas
3/4 de xícara de coco ralado*
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico
Como fazer?
Bata a farinha de amêndoas, o coco, os ovos, o óleo, o açúcar e o sal no liquidificador até ficar homogêneo. Misture o fermento com uma espátula. Leve para assar em temperatura média, forno pré-aquecido. Faça o teste do palito.
*usei o bagaço do leite de coco, se usar o coco seco, sugiro hidratá-lo com 1/4 de xícara de leite de coco, água ou leite
Beijocas e até a próxima! :*
Marcadores:
bolo,
doce,
fácil,
lanche,
sem glúten,
sem lactose
8 de fevereiro de 2015
Quindim
Juntei o útil ao agradável e preparei quindins *----------------*
Já havia um bom tempo que queria prepará-los, mas dava uma preguiçinha de usar as claras. Aconteceu o inverso e aconteceu os quindins! Nunca tinha feito e deu super certo. Não sei se a receita original é essa, mas vamos lá!
Quindim da Máh
(rendeu 5 unidades)
6 gemas peneiradas
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de coco fresco*
1/2 xícara de leite de coco*
1 pitada de sal
Como fazer?
Misture as gemas com o açúcar, acrescente o coco e o leite de coco e misture. Disponha em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar e asse em banho maria, temperatura média, por aproximadamente 30 minutos, ou até firmar.
Desenforme morno e conserve na geladeira.
*O coco fresco que eu usei foi a 'sobra' do leite de coco caseiro que eu fiz, batendo 1 coco fresco, sem aquela pelezinha marrom com 2 xícaras de água morna. Coei, usei parte do leite de coco e parte do coco que ficou na peneira ^^
DE-LÍ-CIA!
Marcadores:
doce,
fácil,
frutas,
sem glúten,
sem lactose,
sobremesa
7 de fevereiro de 2014
Bolo de baunilha (sem lactose e sem glúten)
Graças a Deus sou uma pessoa muito abençoada e gozo de excelente saúde, e em relação à comida, não sou restrita a nada (só a comida ruim). Mas nem todo mundo é assim, e tem pessoas que acham que por não poderem consumir leite ou glúten, por exemplo, só podem comer coisas ruins e sem graça!
NÃO MINHA GENTE, todo mundo pode e deve se alimentar só do que é bom e gostoso!
Eu tenho feito frequentemente bolo de arroz, mas não por ser sem glúten, mas porque eu gosto mesmo.
Não raro tem bolo aqui em casa (faço questão de que eu e o marido façamos a maior parte das refeições com coisas preparadas em casa... comer na rua só se não tiver jeito ou quando queremos variar), por isso fico inventando bolo hahahaha. Esse bolinho ficou uma delícia, façam!
Bolo de baunilha (sem lactose e sem glúten) da Máh
1 e 1/2 xícara de farinha de arroz
1 e 1/2 xícara de leite de coco
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de farinha de linhaça dourada
2 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer:
Misture tudo, sempre deixando o fermento por último, disponha em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, até dourar e ao fazer o teste do palito, este saia seco.
ps: não sei se estou certa, mas massa de bolo de arroz pra ficar fofinha tem que ser mais líquida (rala), senão ele fica esfarelando demais.
Beijoca :)
Marcadores:
bolo,
doce,
fácil,
lanche,
sem glúten,
sem lactose
20 de junho de 2012
Pão-de-ló cítrico sem lactose ou um simples bolinho aromático + dicas sobre como fazer bolo
Ok, pão-de-ló é um nome fresco, maaaaaaas, eu também sou fresca! hahaha
Esse bolo fica tão fofo e tão perfumado que vocês não vão acreditar. Sem contar que é uma ótima opção pra quem tem intolerância à lactose.
Ah, sim, as dicas. Bom, eu não sabia fazer bolos :) eles solavam não cresciam, ficavam esquisitos, enfim, mas ainda hoje, ainda apanho de algumas receitas mais elaboradas, mas nada que uma nova tentativa não resolva, o que não pode é desistir. Vou listar aqui umas coisas que eu aprendi e que pode ajudar alguns marinheiros de primeira viagem :D
- Se você não sabe pra onde ir, siga a receita, não fica inventando moda não. Agora, se você já sabe pra onde ir, você vai se sentir seguro pra inventar :))
- Veja se você tem todos os ingredientes à mão, parece meio óbvio, mas é fundamental. Há vezes que dá pra substituir, omitir, aumentar as proporções, mas outras não.
- Se for usar manteiga, use em temperatura ambiente, salvo se a receita indicar ao contrário. O mesmo vale para ovos.
- Peneirar a farinha ajuda a não impelotar tanto.
- Se você acha que o fermento já comemorou alguns aniversários, teste-o. Coloque um pouco num copo com água, se ferver está bom, senão, joque fora.
- Preste atenção nos ingredientes pedidos, e na qualidade deles. Chocolate e cacau não são achocolatado, margarina não é manteiga... enfim, nada de dar uma de Julius aqui.
- Sempre pré-aqueça o forno.- Quebre os ovos em um recipiente separado, sério, já perdi uma dúzia de ovos por não fazer isso.
- Sempre unte e enfarinhe a forma, a não ser que a receita peça o contrário.
- Quando preparar bolos médios e grandes, não abra o forno nos primeiros 30 minutos. Cupcakes e muffins, nos 15 primeiros.
- Sempre faça o teste do palito pra verificar se o bolo está assado.- Desenforme os bolos mornos ou frios, se desenformar quente... já sabe né?
Agora... vamos pra receita?
Meu pão-de-ló cítrico, sem lactose, lindo e maravilhoso
3 ovos, separados
1/2 xícara de óleo
1 e 3/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara de suco de limão e mexerica (usei 2 limões e 2 mexericas e deu uma xícara)
Raspas da casca dos limões e das mexericas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Como faz?
Bata as claras em neve, com uma pitada de sal e reserve. Misture as gemas com o açúcar, o óleo e as raspas. Peneire por cima a farinha e o amido, e coloque o suco das frutas. Misture até ficar homogêneo.
Acrescente as claras em neve, sempre mexendo de baixo pra cima, delicadamente, pra não perder o ar das claras. Incorpore o fermento delicadamente. Disponha em forma untada e enfarinhada, asse em forno pré-aquecido. O tempo de forno varia de casa em casa, fique atento(a).
![]() |
| Geeeente, já estamos na época dos morangos ♥ |
Beijocas!
Ahhh, já se inscreveu no sorteio? Ainda dá tempo! O sorteio rola na sexta-feira :))
Assinar:
Postagens (Atom)

















