Mostrando postagens com marcador francês. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador francês. Mostrar todas as postagens

22 de fevereiro de 2017

Crème Brûlée basicão


Crème brûlée é um creminho delícia, com uma casquinha crocante de açúcar por cima que te faz delirar.
Durante um papo com uma querida pelo Instagram, ela me disse que nunca havia comido, mas que sentia tanta vontade de experimentar que podia até sentir o gosto. Tayná, espero que você faça e goste! <3
Apesar do nome chique, da aparência mais chique ainda, é super simples de fazer e olha, impressiona viu? Receita basicona mesmo, anotei as medidas de como eu faço (existem um milhão de receitas na internet).
Vou ficar enrolando no blábláblá hoje não, já é meia noite e eu aqui postando gordices. heheheh

Bora lá?
Crème Brûlée Básico
(adaptado daqui) - rende 4 porções

4 gemas
1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de creme de leite fresco
1/3 de xícara de leite
1/2 fava de baunilha
Açúcar extra para polvilhar

Como fazer?
Misture o leite, o creme de leite e as sementinhas da baunilha e a fava. Leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por meia hora.
Bata as gemas como o açúcar até virar uma mistura clara e fofa (pode ser na batedeira ou com o fouet).
Aqueça a mistura de leite novamente e vá acrescentando, uma concha por vez, à mistura de gemas, mexendo sem parar, até finalizar. Passe a mistura por uma peneira e divida-a em recipientes que possam ir ao forno.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura baixa, em banho-maria por aproximadamente 50 minutos.
Quando você tirar do forno, o centro ainda parecerá meio gelatinoso. Deixe esfriar completamente, dentro da forma com a água. Leve para gelar por pelo menos 4 horas. Na hora de servir, polvilhe uma camada uniforme (nem fina demais e nem grossa demais) de açúcar e queime com o maçarico. Sirva em seguida.

ps.: lave a fava utilizada, seque-a e guarde no seu pote de açúcar.
ps2.: se não tiver o maçarico culinário, existem vídeos na internet ensinando a fazer a casquinha com uma colher quente, eu confesso que nunca fiz.

Beijocas e espero que gostem. :)





27 de abril de 2016

Brigadeiro de Crème Brûlée


Oieeee, tô de volta!
Gente, tô com essa receita para postar tem uma semana e meu notebook resolver não funcionar. Mas agora que meu maridinho lindo salvou minha vida, estamos aqui com a programação "normal" do blog. 
Esse brigadeiro maaaaaaaaaaara é um AR-RA-SO e o melhor: super fácil!
Faça esse brigadeiro, sirva numa festinha e depois que todo mundo suspirar e perguntar onde você comprou, você joga o cabelo pro lado, faz aquela cara de diva poderosa e fala: "Ahhhh, fui eu quem fez!" ;)
Já vi vária receitas por ai, optei pelo jeito mais fácil. Segue minha versão.


Brigadeiro de Crème Brûlée
(rende de 20 a 30 brigadeiros, dependendo do tamanho)

1 lata de leite condensado
1/4 de fava de baunilha*
1 colher (sopa) de manteiga** 
Açúcar cristal para enrolar

Como fazer?
Raspe as sementinhas da fava de baunilha e misture com o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Depois que estiver completamente frio, enrole os docinhos com as mãos untadas com manteiga e role-os no açúcar. Leve a geladeira por mais ou menos 30 minutos (ou mais).
Retire-os e coloque-os sobre uma superfície que possa ser aquecida como o mármore, por exemplo. (Como fui fazendo aos poucos, coloquei em uma assadeira mesmo.) Queime o açúcar como o maçarico e espere um tempinho até ele endurecer.
Coma essa coisinha linda, crocaaaante por fora, cremoooso por dentro e seja feliz!


*Pode ser 1/2 fava ou uma inteira. Pode ser também a pasta ou extrato de baunilha, creio que 1/2 colher (chá) sej ao suficiente. Essência:



JAMAIS.
**Eu uso com sal e prefiro, mas vai de gosto.

Beijocas e até a próxima!


18 de fevereiro de 2016

Petit Gâteau de Leite Ninho


Adiei essa postagem com a desculpa de uma foto melhor.
Não tirei a foto.
Tô postando mesmo assim.
Vocês me desculpam? :D
Dia desses eu queria um docinho e como eu ando na vibe do leiteninhoANDnutella, não foi difícil decidir o que usar. Mas não queria brigadeiro, não queria docinho de leite ninho, eu até queria o picolé mas não queria esperar (não adiantou nada, já que tive que esperar o petit congelar kkkk), Enfim, pensei, pensei, decidi que seria isso, inventei e joguei tudo na vasilha. Comemorem, porque dessa vez eu anotei as quantidades. Tô de parabéns, né?

Vamos lá?

Petit Gâteau de Leite Ninho da Máh
(rende 4 porções)

1/3 de xícara de leite condensado
1/3 de xícara de leite ninho
2 ovos grandes
1/4 xícara de manteiga com sal
1/4 xícara de farinha de trigo

Como fazer?

Untei e enfarinhei 4 forminhas de petit gâteau (as minhas são de 100ml). Misturei todos os ingredientes até ficar uma massa lisinha. Dividi a massa nas forminhas, lembre-se de não enche-las até a borda, e levei ao congelador. Deixei de um dia para o outro, mas umas 6hs são suficientes.
Retirei do congelador e levei direto ao forno pré-aquecido em temperatura alta.
Eu deixei 8 minutos, e ele ficou assim, muito dourado, na próxima eu vou testar a temperatura médio-alta (isso existe?) por 6 minutos. Só conhecendo seu forno para entender. hahahahaha

ps.: o meu ficou esse amarelão pois eu usei ovos caipiras.
ps2.: quando eu tirar uma foto melhor eu troco, ok?

Beijocas!

10 de dezembro de 2014

Petit Gâteau para não errar mais


Assim como o brownie, o petit gâteau é uma receita acidental. Mas o que nasceu de um acidente tem sido beeeeeeem difícil acertar de propósito hahahah. Eu até fiz uma vez, mas cada forno é um forno e é meio difícil calcular tempo.
Maaaaaas meus problemas acabaram com a super dica que o Claude*. Inventei essa receita aqui para testar se a dica funcionava, e não é que deu?  Nunca mais erro petit gâteau :D

Petit Gâteau da Máh
(rende 4 unidades)


100g chocolate meio amargo
50g de manteiga
3 colheres (sopa) de açucar mascavo
2 ovos
3 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal

Como fiz?

Derreti o chocolate junto com a manteiga no microondas. Misturei os demais ingredientes até ficar homogêneo. Dispus em forminhas untadas e polvilhadas com cacau em pó. Levei os bonitinhos para congelar por 2 horas e assei em forno quente (pré-aquecido seeeempre) por 10 minutos.
Deixei descansar por 5 minutos, desenformei e servi com sorvete. 
AI-MEU-DEUS!


*Veja bem, na receita do Claude falava para congelar por 4 horas e assar por 8 minutos. Eu deixei duas horas porque estava com pressa (as lombrigas estava atacadas) e só ficou no ponto com 10 minutos de forno, então fique atento, como eu digo, cada forno é diferente e é preciso observar para conhecer o seu.

21 de julho de 2014

Crème Brûlée de Amêndoas

E você é o que?
Só pra brincar um pouco, mas a primeira vez que ouvi falar dessa sobremesa foi nesse filme, alguém se lembra?
:)
Ahhhh o primeiro crème brûlée (que dá certo) a gente nunca esquece...
Que coisa chique meu Deus, é a cara da riqueza comer isso!
Li, reli receitas e criei a minha, e ó: DEU CERTO!
Que delícia!
Façam, façam e façam!
E impressionem!


Crème Brûlée de Amêndoas da Máh

1 xícara de creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 gemas
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Açúcar cristal para finalizar

Como fiz?
Misturei o creme de leite e o leite de amêndoas levei ao fogo até ferver.
Bati os ovos, as gemas, o açúcar e a baunilha com o fuet e fui acrescentando o leite quente, aos poucos e mexendo sempre. Cuidado para não fazer ovos mexidos.
Passei a mistura pela peneira e dividi em ramequins.
Assei em banho maria por mais ou menos 30 minutos, o centro não estava 100% firma, ainda estava molinho. Tirei e deixei esfriar ainda na água. Leve para gelar por pelo menos umas 3 horas (deixei de um dia para o outro), polvilhe o açúcar e queime com o maçarico!
DOS DEUSES!
Beijocas e até a próxima!


15 de abril de 2014

Uma salada, um bacalhau e um pecado em forma de sobremesa

No fim de semana eu e o amor completamos 6 meses de casados (Bodas de Plumas) e 5 anos juntinhos, e tudo isso juntamente comemorado com o Dia do Beijo! E, adivinhem o que eu fiz? Fui pra cozinha, claro! Depois de mimar meu gatinho, o que eu mais amo é cozinhar (deu pra perceber?)
Pois bem, pensei no que fazer, queria algo simples de preparar, mas com cara de 'caraca, você passou o dia na cozinha', sabem como é?

Tipo eu na cozinha hahahaha

Decidi preparar um bacalhau, o que foi ótimo, pois coincidiu com a semana santa, é é uma opção de receitinha para os que não comem carne nesse período :)
Senta ai que lá vem receita...

Salada na Cesta de Parmesão


Para começar, você vai precisar ralar um pouco de parmesão, bem fininho. Usei um pouco mais de 1/2 xícara em cada cestinha. Pegue uma frigideira antiaderente, forme um disco com o queijo (do tamanho desejado), não faça uma camada muito fina, senão ficará com furos e quebrará. Ligue o fogo em temperatura baixa e deixe o queijo derreter, ele vai fritar e quando começar a dourar, você o retira RAPIDAMENTE com uma espátula e coloque sobre um recipiente (xícara, tigelinha, copo) e molde a cestinha com cuidado para não se queimar. Deu pra visualizar?
Para a salada você pode utilizar o que desejar ou o que tiver disponível. Eu forrei as forminhas com folhas de alface crespa e alface roxa, depois misturei uvas verdes e roxas sem sementes (se usar com sementes, corte-as ao meio e retire-as), tomatinhos cortados ao meio e amendôas, temperados somente com azeite e orégano. Por cima, esfarelei uns pedacinhos de gorgonzola.
Sério, a melhor salada até hoje! De verdade!


Bacalhau Confit e Risotto de Espinafre com Damascos e Amêndoas


O Risotto foi daquele jeito básico que já mostrei aqui, apenas substitui o "recheio" por espinafre (usei o picado e congelado), damascos e amendôas picadas. Delicioso!
Para o bacalhau, usei o lombo que já comprei dessalgado e congelado (uma mão na roda, devo dizer). Se for usar o salgado, dessalgue-o antes e continue a "receita" normalmente.
O que fiz foi descongelar,cortar o peixe em porções, tirei a pele e coloquei num refratário PEQUENO, a ideia é ficar tudo apertadinho mesmo. Coloquei algus dentes de alho com a casca, uma cebola cortada em pedaços grandes, alguns tomatinhos, uma pitada de orégado e de pimenta do reino moída na hora. Cobri tudo com bastante azeite (extravirgem, de qualidade), por isso que o refratário deve ser pequeno, para não ter que usar azeite demais. Coloquei o papel alumínio e deixei 1h no forno, na temperatura mais baixa, de 100 a 120ºC. Depois (sei que não se faz isso no confit) tirei o papel alumínio, aumentei a temperatura para média e deixei mais uns 20 minutos.


Retirei o bacalhau e servi com o risotto, o alho e os tomates, regados com um pouco do azeite do cozimento.
O MELHOR BACALHAU QUE JÁ COMI!
ps.: Esse bacalhau que já vem dessalgado não tem aquele cheiro tão forte, o que é ótimo!
ps².: Vou lembrar da marca do bacalhau...

Grand Gâteau


Todo mundo já deve ter visto a foto dessa sobremesa famosa do restaurante Paris 6, dai que procurei a receita, e achei esta, que não sei se é a original, e no final das contas mudei tudo hehehehe

Segue a maneira que eu fiz (duas porções).


Derreti 150g de chocolate meio amargo com 2 colheres (sopa) de manteiga. Misturei 2 ovos e 2 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Dispus a mistura em dois ramequins untados e levei ao forno em temperatura média, até crescer e ficar com a casquinha em cima.


Retirei e imediatamente cobri com a calda (misturei em partes iguais nutella, creme de leite e leite condensado), amendôas trituradas grosseiramente e uvas sem sementes (não encontrei morangos). E para deixar tudo horríiiivel, enfiei dentro disso tudo um picolé Diletto de gianduia.
IN-CRÍ-VEL! Divino, dos deuses, maravilhoso, parem de ler e corram para a cozinha AGORA!


Então é isso minha gente, até a próxima :D

11 de abril de 2014

Quiche de cebola


Sou uma carnívora assumida. Não nego e nem me envergonho. PONTO.
Mas tem dias que até eu quero comer algo sem carne, e quando isso acontece, ou apelo para os 'lanchinhos' ou sempre preparo algo com queijo ou ovo. Tem que ter... pra mim são excelentes substitutos de carne.
Dai que estou pensando em instituir pelo menos um dia da semana sem carne aqui em casa, será que vai dar certo?
Fui preparar o jantar essa semana, e decidi que queria comer quiche.Além de ser muito fácil e versátil, assim como risotto, aceita qualquer recheio.
Queria uma quiche simples e saborosa, então optei pela de cebola. Eu adoro cebola, ADORO!
Em pensar que quando criança não podia nem sonhar num pedacinho de cebola na comida... ainda bem que nosso paladar cresce junto com a gente ;)

Se atenham às proporções dos ingredientes da massa. Aumente de acordo com sua fome, ou a quantidade de bocas à serem alimentadas. Aqui rendeu uma quiche de mais ou menos 20cm.

Quiche de Cebola


Massa
1 1/2 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada
uma pitada de sal
água gelada até dar o ponto

Recheio
1 cebola bem grande, fatiada
2 colheres (sopa) de azeite
1 copo de iogurte desnatado
1/4 xícara de requeijão cremoso
2 ovos
1/3 xícara de parmesão ralado fino
Sal, pimenta e noz moscada, a gosto

Como fazer?
Para a massa, coloquei a farinha, o sal e a manteiga em cubos no processador e 'pulsei' até virar uma farofa, fui colocando a água, de colherada em colherada, com o processador ligado, até virar uma bola.
Se for fazer na mão, esfarele a manteiga na farinha com a ponta dos dedos, se sentir a mistura esquentar, leve a geladeira até que esfrie novamente. Quando virar a farofa, vá colocando a água até dar o ponto. Não sove a massa.
Depois de pronta, levei a geladeira novamente. Depois abri-a com um rolo (coloquei a massa entre duas folhas de papel manteiga enfarinhado e abri, fica mais fácil) e forrei a forma.


Faça furos na massa com um garfo e coloque um papel manteiga sobre a massa, sobre o papel manteiga, coloque algum peso, como grãos de feijão. Leve para assar por mais ou menos 10 minutos.
O peso sobre a massa serve para que ela não deforme no forno, e quando o recheio é liquido, como o da quiche, o pré-cozimento evita que a massa encharque.
Para o recheio, refoguei as cebolas no azeite até que que ficassem douradas. Deixei que esfriassem um pouco e coloquei sobre a massa pré assada. Misturei o restante dos ingredientes e cobri as cebolas. Levei para assar até dourar, foram mais ou menos 30 minutos em temperatura média.

Servi com uma salada verde com molho de mostarda e ficou perfeito.


Até a próxima!




1 de julho de 2012

Une délicieuse brioche


Não, eu não falo francês! Ainda...
Sinceramente, pra mim é um mistério os franceses serem magros hahhaha é muita manteiga meu povo!!!
Mas devo dizer, a cúlinária deles é fascinante, técnica impecável e sabor também :)
Quando vi essa receita (eu amo o blog da Ana, ela cozinha MUITO bem e escreve maravilhosamente também, recomendo) eu TIVE que fazer, foi mais forte que eu!

Não se assustem com a quantidade de manteiga, brioche é assim mesmo! Deliciooooooooooooooso, perfumado... ai, ai... vou ali roubar uma fatia, pra comer assim mesmo, purinha... huuummmmm :))

Ingredientes

8g fermento biológico seco (usei 10g)
3 colheres (sopa) água morna
1/4  xicara de açúcar cristal
1/4 colher (chá) sal (usei 1/2)
2 colheres (sopa) leite morno
1 2/3 xicara farinha de trigo
2 ovos
225g manteiga sem sal, em temperatura ambiente


Como fiz:
(olha só, eu fiz na batedeira, como a Ana. Lembrando que tem que ser a batedeira planetária, e use o gancho. Mas acredito que dê pra fazer não mão, cuidado com a lambança de manteiga :D )

Coloquei o fermento e a água morna na tigela da batedeira e misturei. Deixe descansar uns minutos até espumar. Lembre-se que se não espumar, o fermento não está bom.
Juntei a farinha e os 2 ovos e bata em velocidade baixa por 1 minuto. 
Misturei em uma xícara o leite, sal e açúcar, desliguei a batedeira e despejei a mistura. Coloquei pra bater no máximo por uns 7- minutos.
Começei a colocar a manteiga, uma colher por vez. À cada adição, eu desligava a batedeira e colocava uma colher, quando essa fosse totalmente incorporada à massa, eu adicionava a próxima, até acabar. Demorou cerca de 8-9 minutos.
Deixei a massa na tigela, cobri com papel filme e deixei 2h mais ou menos.
Dividi a massa em 4 pedaços iguais e moldei bolas na mão mesmo coloquei numa forma de pão de forma pequena e deixei crescer mais umas 2h.
Misturei uma gema com 2 colheres de café pronto e pincelei o pão, fiz um corte em cada bola com uma tesousa e levei pra assar em forno médio, demorou cerca de 45 minutos.


Bom domingo queridos :)

3 de outubro de 2011

Petit Gâteau


Fiquei com a música dessa propaganda na cabeça o final de semana INTEIRO!
Então, como toda pessoa normal, com pensamentos gordos, ao invés de tomar abuso de petit gâteau, eu fui me aventurar na cozinha.
Afinal, é só uma propaganda, não influencia... :P

Receita daqui, com adaptações

200 g de chocolate meio amargo (usei chocolate branco)
2 colheres de manteiga sem sal (usei com sal)
1/4 de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas

Como eu fiz:

Derreti o chocolate com a manteiga no microondas. Enquanto isso bati, na batedeira, os ovos, gemas e açúcar, até ficar claro e fofo.
Juntei tudo e adicionei a farinha de trigo. Deixe a mistura homogênea e divida-a em forminhas próprias pra petit gâteau, devidamente untadas e enfarinhadas.
A parte complicada é agora: em cada receita que você achar, terá um tempo diferente de cozimento. Você tem que conhecer seu forno, e definitivamente, o meu me odeia.
Segui o tempo médio que encontrei, de 8 minutos, tava mole, 12 minutos, também. O meu ficou bom por volta dos 15, mas como eu disse, CONHEÇA SEU FORNO, ele é temperamental. :D

Bon Appetit!