22 de janeiro de 2014

100 dias de casados com cardápio especial - muitas receitas e 1 post


Quem me acompanha no Instagram e no Facebook sabe que todo 'mêsversário' de casamento eu faço um jantarzinho especial (por isso eu disse que estou devendo um mooooonte de receitas).
Ontem, não foi 'mêsversário', mas completamos 100 dias de casados, e achei mais do que necessário um jantar especial. (Desculpa esfarrapada para cozinhar)
Pensei, pensei e decidi que faria algo com o que tinha em casa, nada de ir ao mercado. Ok, eu fui ao mercado para comprar algumas especiarias que estavam em falta, e batatas, porque eu só tinha duas na geladeira.
Posso falar? Ficou tudo INCRÍVEL!!!!
Não fiquem bravos quanto as medidas e com as fotos feias, ok?

Entrada Fria
Carpaccio de Melancia
(adaptada da receita do grande Claude Troigros)

Não ficou bonito, mas ficou muito bom!

Fatiei um pedaço melancia finamentea (o mais fino que meu tempo permitiu) e retirei as sementes, coloquei entre camadas de papel toalha para absolver o excesso de líquido.
Preparei a maionese com uma gema, suco de meio limão, uma colher de mostarda dijon, sal e pimenta do reino moída na hora. Bati beeem com o fuet e fui acrescentando óleo de soja em fio até ficar cremoso. Como o molho é um pouco mais ralinho, diluí com um tiquinho de água. Dispus as fatias de melancia, cobri com o molho e queijo parmigiano reggiano, ralado na hora. Salpiquei folhas de coentro e pronto!
Muito, muito gostoso!

Entrada quente
Fundos de Alcachofra recheados com 3 queijos

Phyna!!!

Bem, eu tinha fundos de alcachofra fazendo aniversário no congelador (absurdo), daí fiquei pensando em como poderia prepará-los. Vi essa receita e me baseei nela. Misturei um pouco de mussarela ralada, queijo branco fresco amassado e cream cheese, depois de bem misturado, temperei com noz moscada ralada na hora. Foi bem pouco mesmo, o suficiente para rechear 6 fundos de alcachofra, que era a quantidade que eu iria preparar.
Cozinhei os fundo de alcachofra conforme a embalagem (água, sal e limão), escorri, recheei e coloquei no forno até dourar.

Simples e diviiiino!

Prato Principal
Polpetone recheado, batatas assadas com ervas e chutney de tomate


Para o polpetone:
Misturei mais ou menos 1kg de carne moída (peça para moer duas vezes, eu só pulsei ela no processador) com uma cebola e um talho de alho poró picados beeem pequeno (passei no processador), temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei um ovo e misturei até ficar homogêneo.
Modelei* os polpetones (como um hambúrguer mais grosso), recheei com mussarela ralada e levei para assar até dourar.
*Para modelar todos igual, usei uma latinha de queijo brie (parece uma lata de atum) que eu ainda não tinha jogado fora. Coloquei um pouco da carne no fundo e nas laterais, enchi com queijo e fechei. Foi beeem mais fácil e rápido, além de ficarem todos iguais.

Polpetones ainda crus

Sente o drama!

Para as batatas:
Cortei um monte de batatas (use a quantidade que desejar, eu fiz para o jantar e para as marmitas de hoje kkkk) em cubos grandes, levei para assar com um pouco de azeite, manteiga, sal, pimenta, orégano e tomilho. Asse até dourar e ficar macia.

Para o chutney de tomate
(pausa para um suspiro e para salivar lembrando dessa delícia)
Primeiro, se você não gosta de receita agridoce, forte e picante, não faça. 
Mas se você gosta, corre pra cozinha e quadruplique essa receita, porque rendeu só para essa refeição (jantar/almoço).
Eu não fiz a receita tradicional, que é mais 'pedaçuda'. Misturei tudo o que me veio à mente e ficou MARAVILHOSO.
Bati no liquidificador uma lata de tomates pelados e meia cebola. Misturei numa panela com 1/3 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir), 1/4 de xícara de vinagre branco, 2 folhas de louro, 1 pau de canela, alguns grãos de pimenta do reino, grãos de coentro e alguns cravos da índia. Deixei ferver bastante, até ficar mais ou menos na metade do volume. Coei, apertei bem para passar toda a poupa e ficar só os temperos na peneira, voltei para fogo, acrescentei sal, e deixei ferver. Eu queria mais grosso, tipo uma geleia, então descasquei e ralei duas maçãs e juntei a mistura. Coloquei umas gotas de tabasco, mas é a gosto. Deixei engrossar, acertei o sal, açúcar e a pimenta para o meu gosto e pronto. QUE DELÍIIIICIA!!!!!!
Fiquei com dó dos meus vizinhos, pois o aroma estava de enlouquecer.


Servi tudo isso juntinho... (suspiros).

Sobremesa
Sorvete de baunilha com mesclado de cerejas


Tô com preguiçinha de digitar a receita... hahahaha, mas eu preparei essa receita linda do blog lindo da linda Pat, e apenas substitui a framboesa por cereja. E como não dava para amassar a cereja (frescas, pelamoordeDeus), apenas dei uma processada.

Então foi isso minha gente, um jantar lindo e gostoso para o meu marido  

ps.: já estão participando do sortei do livro Cupcakes, lá no meu Instagram? Corre, que o sorteio é dia 30 :)


21 de janeiro de 2014

Cheesecake salgada (do que você tiver na geladeira)


Eu tinha que fazer o jantar, mas tinha que ser leve, e tinha que ser gostoso, e rápido. Ah, e não podia me dar trabalho.
Rá!
Tô querendo muito? Tô nada!
Não sei vocês, mas eu passo o dia pensando no que irei cozinhar quando chegar em casa. Quando é data comemorativa então, fico meio doida hahahahha
Vi uma receita, revisei mentalmente o que havia na despensa e na geladeira de casa e pensei: é essa!
Não segui a receita, serviu apenas de inspiração :)

Cheesecake salgada
(inspirada nessa receita)

Massa:
Triturei um pacote de biscoito integral (ou nem tão integral assim) no processador, acrescentei 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de cream cheese light (o gosto é o mesmo), umas 4 colheres (sopa) de aveia em flocos finos, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça e um ovo. Virou uma maçaroca nem tão unida e nem tão farofenta. Forrei uma forma redonda de vidro, sem untar mesmo.

Recheio:
Bem, como o nome da receita já conta, cheesecake é a base de queijo, então não economize e utilize um que não derreta muito. Os outros ingredientes você escolhe, ou coloca o que tiver na geladeira, como eu fiz hahahha! Usei 1 e 1/2 xícara de ricota, 1 e 1/2 xícara de queijo branco fresco (tudo lindamente processado, porque eu não estava afim de amassar com o garfo e porque o processador já estava sujo mesmo), 300gr de frango cozido e desfiado (obviamente também desfiei no processador hahahha), 1 lata de milho, temperei com sal, pimenta moída na hora e orégano. Acrescentei 3 ovos e misturei, até virar uma pasta beeem úmida, mas não mole demais.
Coloquei o recheio sobre a massa e cobri com tomatinhos cortados ao meio e reguei tudo com sal, pimenta, orégano, tomilho fresco e azeite.

Deixei assar até dourar e tive um jantar muito gostoso, leve e sem muita culpa :)

Até a próxima :)

Antes de ir ao forno! Vão perdoando as fotos de celular, mas eu ando com uma preguiçaaa monstro de produzir fotos :(

19 de janeiro de 2014

Iogurte natural caseiro fácil, fácil


Bem, acredito que muitas pessoas já sabem fazer isso. Eu inclusive já sabia, mas algumas vezes dava errado.
Adquiri algumas considerações sobre o iogurte.
Em casa, há muitos anos, só utilizamos leite puro, saído da vaca direto para minha casa (moro numa cidade rodeada por área rural, tenho alguns privilégios). Esse leite tem mais gordura, é mais encorpado, saboroso, não tem conservantes nem formol todas aquelas coisas esquisitas que vem nos produtos industrializados, para que os mesmos durem mais, acredito que isso interfira, e muito, na qualidade do iogurte.
Enfim, de tanto ler e pesquisar, já sei que leite de caixinha UHT não serve para esse procedimento, embora nunca tenha testado, ok? Mas de todo modo, tente com o de saquinho, aquele refrigerado, caso não acesso ao leite fresco.
Também vi que só aquecer o leite não funcionou (pelo menos comigo), tem que ferver (mesmo que o leite já tenha sido fervido previamente) e deixar esfriar.
E também percebi que, se o leite está mais velhinho, tipo, com uma semana na geladeira, vira uma gosma no lugar do iogurte. Não sei se pode consumir assim, é feio, mas não sei o gosto. Por isso, joguei fora :x

Agora vamos à "receita":
Fervi 1 litro de leite, retirei a nata que formou (leite puro é bom por isso, você ainda pode usar a nata pra fazer manteiga *-*), coloquei num recipiente de vidro e deixei esfriar. A temperatura certa é quando você põe o seu dedo (limpo) no leite, ele está quente, mas você consegue que ele permaneça ali por uns 10 segundos sem se queimar. Eu esqueci e o leite quase esfriou por completo hehehe, coloquei 30 segundos no microondas e foi tudo resolvido. Peguei o copo de iogurte com um restinho que havia (eu havia usado-o alguns minutos antes numa salada e deixei duas colheres pra utilizar nesse preparo), adicionei algumas colheres do leite quente, misturei e despejei a mistura no leite, misturei bem, tampei a vasilha, enrolei tudo numa toalha e deixei a noite toda dentro do forno desligado. O mínimo é 8 horas, o meu deve ter fica umas 12.

E ficou assim! Denso, encorpado e muito saboroso!


Para continuar o iogurte, vou guardar duas colheres desse e fazer tudo novamente.
Ai vem a delícia de batê-lo com frutas, fazer molho, bolo, você pode deixá-lo 'sorar' num filtro de café, ou tecido fino e limpo, dentro da geladeira. Em pouco tempo terá um iogurte grego, e com mais um pouquinho de paciência, terá uma coalhada seca de primeira :)

ps.: tô devendo MUITAS receitas para vocês!

Beijocas e até apróxima!

9 de janeiro de 2014

O jantar de ontem :)


Ontem o jantar estava a cara da riqueza!!! Phyna, muito phyna!
Mas o intuito aqui é mostrar que, comida com cara de chique pode ser muito, muito simples!
Era a opção mais rápida para o jantar de ontem, eu já tinha umas bistequinhas temperadas na geladeira, o arroz tava dando sopa... Ai eu queria uma saladinha pra acompanhar e essa vinagrete foi uma lembrança que tive do sempre lindo blog Sabor Sonoro, que casou perfeitamente! É moleza e ficou supimpa!!!


Arroz negro com alho poró e milho, bisteca grelhada e vinagrete de frutas

Arroz negro:
O preparo básico do arroz foi de acordo com a embalagem, ai acrescentei o que eu queria. Fiz assim: na panela de pressão refoguei 2 dentes de alho amassados e meia cebola picadinha com 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentei uma xícara de arroz negro e dei uma fritada rápida. Acrescentei 2 e 1/2 xícaras de água fria, sal a gosto e tampei a panela e quando pegou pressão, abaixei o fogo e deixei 20 minutos (a receita indicava 25). Abri a panela, acrescentei os grãos de uma espiga de milho fresc
a, mexi e levei a pressão pelos 5 minutos restantes. Abri novamente e acrescentei o alho poró fatiado. É só mexer e servir! :)

Bisteca:
Só grelhei as bistecas, temperadas previamente com tempero pronto (vergonha), na panela mesmo, com um fio de óleo.

Vinagrete de frutas (receita quase nada adaptada desse blog MARAVILINDO, o Sabor Sonoro):

Misturei 1 laranja descascada, sem sementes e picada, 1 manga picada, 1 maçã vermelha picada, 1/2 cebola branca pequena fatiada, folhas de hortelã, suco de 2 limões, sal, pimenta do reino moída na hora, azeite e orégano a gosto. DELÍCIA!!!!!!!!

E assim foi mais um jantar delícia e facílimo :)
Vamos arriscar?

Beijocas



Bolo cremoso de fubá e queijo


Esse bolo foi sensação no facebook ontem, e como prometi (com um pouco de atraso), tá aqui a receita!
Uma colega do trabalho viu essa receita numa página do facebook e pediu (implorou, chorou) que eu preparasse! Foi Sucesso!

Bolo cremoso de fubá e queijo
(receita encontrada nesta página)

1 xícara de fubá
2 xícaras de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
a mesma medida de água
3 ovos
2 colheres de manteiga
1 colher de óleo
100g de queijo parmesão ralado  (usei queijo minas curado, um pedaço de mais ou menos 150g)
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Como fazer?

Muito complicado: bati tudoooo no liquidificador! A massa é bem líquida, ai quando assa vira essa perdição! Asse em fogo baixo até que, quando fizer o teste do palito ele saia limpo (não sai seco).

Delícia :)

8 de janeiro de 2014

Muffins veganos de banana e amendoim

foto de celular =(
Ano-novo, vida nova, dieta... aham, tá!
Eu quero emagrecer e tal, mas não consigo me privar de comida, ainda mais que eu amo cozinhar, fica difícil resistir as tentações! Mas vamos tentando inventar receitas mais magras...
Esse muffin não é ligth, maaas é uma delícia, além de ser uma opção para veganos, para quem quer 'maneirar' nos produtos animais, ou para quem, como eu, estava sem ovos em casa kkkkkk


A receita vem lá da cozinha linda da Luna, então irei apenas transcrevê-la aqui :)

Muffins veganos de banana e amendoim
(para a Luna rendeu 8 muffins, comigo renderam 7)

1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
1/2 colher (chá) de chia
3 colheres (sopa) de água
2 bananas maduras (usei 3 porque eram pequenas)
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga de amendoim (usei essa aqui, que é pura)
1/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Canela em pó a gosto
Como Faz?
Numa tigela pequena, misture a semente de linhaça e a chia com a água e deixe descansar por uns 10 minutos, ou até que a mistura fique gelatinosa, semelhante a um ovo. Reserve. Em outra tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, a canela e o bicarbonato e reserve também.
Despeje o óleo vegetal numa tigela grande e misture-a com o açúcar, a manteiga de amendoim, a mistura de linhaça e a banana, usando um fouet ou garfo. Adicione a mistura de farinha e incorpore com uma espátula ou colher, sem bater a massa ou misturar demais, a massa fica encaroçada mesmo, se mexer demais fica duro. Distribua a massa nas forminhas e leve para assar em forno médio até dourar e o palita sair limpo ao fazer o teste.
Dilíça!