Mostrando postagens com marcador legumes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador legumes. Mostrar todas as postagens

5 de setembro de 2018

Patê de Beterraba e Gorgonzola


Eu amo cozinhar.
Óhhhhhhh, que novidade.
Mas amo cozinhar para pessoas que amam comer. Não tem nada melhor do que ouvir suspiros de quem está comendo. Sou obrigada a confessar que fico extremamente frustrada com pessoas que não gostam de comer ou que são cheia de dedos com comida. Ah neeeeeem... desculpem, mas é muito chato!
Por que estou dizendo isso? Porque criei essa receita para uma amiga que AAAAAMA comer. E eu amo cozinhar pra ela. Sabe aquelas pessoas que dá gosto de ver comendo? É ela! Presenteei-a com esse pate luxo e um pão italiano! Ela amou! :)


Patê de Beterraba e Gorgonzola da Máh

1 beterraba grande, assada*
1/3 de xícara de gorgonzola
Suco de meio limão
2 colheres (sopa) de azeite
Folhas de 2 galinhos de tomilho
1 pitada de pimenta caiena (faz toda a diferença)
Sal a gosto

Como fazer?
Pique a beterraba, esfarele o queijo, junte com o restante do ingredientes e bata no processador até ficar homoêneo. Teste o tempero e acerte ao seu gosto.
Difícil, né?

Ps.: Para assar a beterraba, lave-a bem, enrole com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Como demora mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho da beterraba, eu costumo fazer isso quando o forno já está ligado, assando um bolo, por exemplo.
Ps2.: Ajuste a quantidade dos temperos de acordo com o seu paladar.

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

3 de setembro de 2018

Focaccia de Abóbora e Alecrim


Já contei para vocês que amo focaccia, né?
Volta e meia crio uma nova versão por aqui, para sair da mesmice e ter uma desculpazinha esfarrapada para preparar sanduíches. Amo mesmo!
A combinação de abóbora e alecrim é amada aqui em casa, mas não se prenda somente à ela. Quando possível, troque o alecrim por sálvia. Absurdo de bom, também.



Focaccia de Abóbora e Alecrim da Máh

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo comum até dar o ponto
Alecrim fresco, azeite e sal grosso para finalizar


Como fazer?

Misture o puré, a água o açúcar e o fermento em uma tigela e deixe descansar por 5 minutos.
Junte o azeite, 1 xícara da farinha comum e o sal e mexa vigorosamente com a colher de pau.
Vá acrescentando a farinha aos pouquinhos, até dar o ponto. Quando a massa estiver pesada para mexer com a colher, sove até desgrudar das mãos, acrescentando farinha se necessário.
Regue a tigela com um fio de azeite, coloque a massa, gire-a para ficar toda untada com o azeite. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar em um lugar quentinho por 1 hora ou até dobrar de tamanho (eu deixo dentro do forno desligado ou no microondas).
Regue a assadeira escolhida com azeite e 'jogue' a massa crescida. Vá pressionando os dedos levemente nela para espalhá-la até o tamanho desejado. Quando é para servir como petiscos, gosto de deixá-la mais fina, para sanduíche deixo mais grossa.


Espalhe os raminhos de alecrim e pressione-os para entrar levemente na massa. Deixe o pão descansar por 20 minutos enquanto o forno pré-aquece a temperatura média.
Depois do descanso, regue o pão com mais azeite, salpique o sal grosso moído na hora e leve para assar até dourar.
Sirva quente ou fria.

Ps.: Com essa mesma massa, você pode moldar pães de hambúrguer. Você pode salpicar o alecrim por cima ou picá-lo e misturá-lo a massa. Perfeito!!!


Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)

16 de abril de 2018

Carne de Sol na Abóbora


Quase um mês sem aparecer por aqui né?
Tá corrido, minha gente! Socorro!
Depois de 8 anos, resolvi voltar a estudar, tô sofrendo para pegar o ritmo! Mas já já me acostumo!
A cozinha por outro lado, não pára. Só não consigo trazer as receitas com a frequência que eu gostaria. Essa, por exemplo, estava aqui há meses para eu postar!
A receita é bem simples, vou ensinar um truque mara e eu só queria ter tirado uma foto melhor, mas acreditem... Vale a pena.
Essa receita fiz há alguns meses para comemorar meu 52º mêsversário de casamento. O marido que não era fã de abóbora (veja bem, ERA), se rendeu aos encantos dessa delícia. Sou muito persuasiva.  :)
O truque aqui é o seguinte: para preparar a carne, já saímos com um caldo prontinho, para usar em outras preparações. É da mesma forma que preparo a carne e o caldo para fazer o arroz carreteiro, que trarei aqui para o blog em breve.



Carne de Sol na Abóbora da Máh

1 abóbora japonesa média
1/2 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola cortada em fatias finas
2 dentes de alho picados
Coentro picado a gosto
Queijo parmesão ralado na hora, sal, pimenta e azeite a gosto

Para a carne
400g de carne de sol cortada em cubos grandes (tento encontrar com pouco sal)
1/2 cenoura
1/2 cebola
1 talo de salsão (ou alguns talos de salsinha)
1 folha de louro
3 cravos da índia
3 grãos de pimenta do reino
Ervas frescas a gosto
1,5 litros de água

Como fazer?
Lave bem a abóbora e seque. Com o auxílio de de uma faquinha afiada, faça uma 'tampinha' na abóbora. Retire todas as sementes, tempere com sal e pimenta e unte a abóbora por dentro e por fora com o azeite. 
Tampe a abóbora e envolva-a com 2-3 folhas de papel alumínio e leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos. Passado o tempo, verifique se a abóbora está macia por dentro mas ainda firme por fora. Cuidado para não deixar assar demais, senão ela irá rachar. Raspe com cuidado a polpa da abóbora, tomando cuidado para não deixar a casca fina demais.
Prenda a folha de louro na cebola usando os cravos e junte com o restante dos ingredientes da carne numa panela de pressão. Leve para cozinhar por mais ou menos 30 minutos após pegar pressão.
Retire a pressão da panela com cuidado. Verifique se a carne está macia, caso não esteja, volte para cozinhar por mais alguns minutos.
Desfie a carne (coe e congele o caldo). Refogue a cebola na manteiga por 1 minuto e depois junte o alho. Junte a carne desfiada e refogue por alguns minutos, até começar a dourar. Junte a polpa da abóbora e mexa bem. Prove e acerte o sal e a pimenta. Junte o requeijão cremoso e o coentro picado, misture bem e desligue.
Coloque o creme dentro da abóbora, cubra com o queijo parmesão e leve nov
amente ao forno somente para gratinar.

Servi essa delícia com arroz, farofinha de cebola com castanha de caju e salada de escarola. Sucesso total! 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)


10 de fevereiro de 2018

Pão de Inhame


Olha eu aqui mais uma vez trazendo pãezinhos! Sou louca por pães... não é novidade, né?
Essa aqui nada mais é do que um desdobramento dessa receita aqui. Adoro essa versatilidade dessa minha receita.
Os pãezinhos ficaram fofinhos, deliciosos... em alguns eu passei uma coberturinha de leite condensado + coco fresco ralado. É totalmente opcional, mas recomendo de coração!


Vamos cozinhar nesse carnaval? 


Pão de Inhame da Máh

1 xícara de inhame, cozido e amassado
1 ovo
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de açúcar
10g (1 envelope) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (chá) de sal
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?

Misture bem o leite, o fermento e o açúcar. Acrescente inhame, o ovo, a manteiga e o óleo e misture até ficar homogêneo.
Junte 1/2 xícara de farinha, misture bem e coloque o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, sempre mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com uma colher, passe para uma bancada e sove bastante, pelo menos uns 10 minutos. Cuidado para não acrescentar farinha demais.
Coloque a massa numa tigela, cubra com papel filme e deixe descansar num local morno (sempre deixo dentro do forno ou do microondas, desligados) por mais ou menos 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Passado o tempo de descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o ar, modele os pães como desejar e coloque na forma untada e enfarinhada e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média por mais ou menos 20 minutos, ou até dourar.
Caso deseje, pincele os pães com um ovo batido.

Para fazer na máquina de pão ou batedeira planetária: Siga os mesmos passos e ordem dos ingrediente, vá juntando a farinha aos poucos e deixe a máquina sovar o pão.

Espero que gostem! <3

Beijocas e até a próxima!

27 de abril de 2016

Pesto (fantástico) de pimentão vermelho


Estava eu aqui preparando, o jantar e queria um molho marcante para acompanhar os nhoques de ricota que eu havia preparado.
Pesto já me veio a mente, mas eu não tinha manjericão.
E quem disse que pesto é só de manjericão?
Olhei bem a geladeira e avistei um pimentão vermelho. Pronto, decidido! Pesto de pimentão vermelho!
Gente, QUE DELÍCIA!
QUE-DELÍCIA!
Já imaginei mil combinações: com massa, com torradinhas naquele happy hour, com legumes assados ou grelhados... enfim, a festa tá feita! Já tô planejando fazer novamente para presentear alguém! <3
Vale fazer com outras cores de pimentão também (só não recomendo o verde, que tem o sabor muito forte), só mude o nome da receita hahahaha
Vamos lá?


Pesto de Pimentão Vermelho da Máh

1 pimentão vermelho grande
1/4 de xícara de castanha cajú
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado na hora (rale no ralo grosso e depois meça, é pouco mesmo)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mel
1 dente de alho
1 pitada de páprica picante
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?
Asse o pimentão na boca do fogão ou no forno, até a casca ficar preta. Relaxa, que é assim mesmo. Coloque o pimentão em uma vasilha e tampe, deixe ele abafado lá por uns 15 minutinhos. Passado esse tempo, retire a pele dele. Sai bem fácil. Tire os resíduos da pele queimada com um papel toalha.
Corte o pimentão em alguns pedaços e misture com o restante dos ingrediente e bata no processador, mixer, liquidificador ou pilão (almofariz). Eu fiz no mixer.

Façam e me contem se fez sucesso! :)

Beijocas!

6 de abril de 2015

Caponata (viciante)


Eu e mamãe adoramos esse antepasto, mas havia tempos que eu não fazia. Aproveitei o feriado e, literalmente, acampei na cozinha dela, passamos três lindos dias comendo horrores hahahahaha
Fiz caponata para um batalhão, fora as outras coisas delícias que preparei, foi um final de semana intensamente gordo :)
O método dessa caponata, aprendi no extinto site Rainhas do Lar, há um zilhão de anos atrás. Vou colocar mais ou menos como eu fiz, porque aqui você usa o que quiser, na quantidade que quiser, o que interessa é: fica absurdamente delicioso! E alguns dias depois, na geladeira, fica mais gostoso ainda! É melhor quando servido a temperatura ambiente, mas eu e minha irmã comemos gelado, como se o mundo fosse acabar.
Agora falando sério, é um super coringa para se ter na geladeira. Imagina você com visitas de última hora, servindo essa delícia com uma torradinha e uma taça de vinho. Um luxo só!
Já estou com planos de servi-la como molho de massa (nham!) e depois como recheio de galette (nham! nham!). Aguardem hehehehe ;)


Caponata
(rendeu mais ou menos dois vidros de de 750ml, ou seja, muito hahahaha)

10 berinjelas médias
1 pimentão amarelo, grande
1 pimentão vermelho, grande
1 pimentão verde, grande
2 cebolas brancas, grandes
1 cebola roxa, grande
1/2 xícara de uvas passas sem semente
1/2 xícara de azeitonas em pedaços (tire os caroços em casa, é muito mais saboroso #ficaadica)
5 dentes de alho fatiados + 2 colheres (sopa) de alho processado
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal, orégano, azeite e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como fazer?

Descasquei as berinjelas, fatiei-as no comprimento e depois cortei 'palitos' finos. Conforme fui cortando, fui acomodando num escorredor grande e polvilhando sal. É muito sal mesmo tá? Deixei uma bacia embaixo pois solta muito líquido.
Paralelo a isso, fatiei os pimentões, cortei as cebolas em meia lua, fatiei o alho, tirei o caroço das azeitonas... deixei tudo no ponto.
Eu deixei a berinjela umas duas horas. Passado o tempo, espremi-as e depois lavei-as MUITO BEM. lavei, espremi com as mãos, lavei, espremi, lavei, espremi, lavei e espremi novamente. Ela fica com o sal no ponto certo. Eu não precisei acertá-lo depois. O importante é: melhor deixar sem sal agora e acertá-lo depois do que deixar salgado e não dar para consertar.
Numa panela grande, coloquei bastante azeite, tipo, quase um dedo de altura, coloquei o alho, refoguei sem deixar dourar, apenas para soltar o aroma, acrescentei as cebolas e os pimentões. Temperei com a pimenta, o orégano, o vinagre. Quando os legumes estivam macios (macio não é mole), acrescentei a berinjela, as passas e as azeitonas. Coloque mais azeite, refoguei mais uns 5 minutinhos, é o tempo de tudo pegar um gostinho. Provei o sal e desliguei. Deixei esfriar e acomodei em potes herméticos, colocando mais azeite. Mantenha na geladeira.

Boa semana gente :)

Na panela...