1 de outubro de 2012

Costelinha ao molho barbecue + cinnamon apples para um domingo mais feliz


E hoje vamos começar a semana com três receitas! Faça uma, duas ou as três :P
Mas não é qualquer receita: é costelinha ao molho barbecue gente!
Domingo eu sempre gosto de caprichar no cardápio, pois toda a família está em casa, então fiz esse pecado pra gente comer e suspirar!
Tudo bem que não é nenhuma Ribs on the Barbie e nem uma The Original Baby Back Ribs, mas eu digo: ficou deliciosa e não deixou nada a desejar!
Fora que é SUPER FÁCIL! Demora, mas é fácil!
E as cinnamon apples? Que delícia! É o acompanhamento perfeito, super fácil e combina super bem com carne de porco, carnes curadas e receitas mais condimentadas! Vale a pena!


Costelinha ao molho barbecue
(receita adaptada daqui)

3kg de costelinha de porco
Tempero pronto a gosto

Molho barbecue


1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo (aperte na xícara quando for medir)
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho shoyu
1 vidro de catchup
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
1/2 xícara (chá) água
Sal a gosto

Como fazer o molho:
Refogue a cebola no óleo, quando ficar transparente, acrescente o açúcar e o vinagre, mexa e acrescente os demais ingredientes. Deixe ferver até engrossar, prove o sal, coe e reserve para usar na costelinha ou em outra receita.


Como fazer a costelinha:
Temperei a costelinha com o tempero pronto (eu usei um de azeite de oliva que eu adoro) e deixei 24h na geladeira. No dia seguinte, coloquei pra assar em uma forma, cobri com papel alumínio, deixei em temperatura baixinha por umas 3h (até desmanchar). Depois disso tirei o papel (ainda tinha um pouco de líquido), aumentei a temperatura e fui pincelando o molho dos dois lados, de 10 em 10 minutos, até quase acabar o molho, reservei o que sobrou (cerca de meia xícara) para servir a parte!

Como fazer a cinnamon apple (maçã com canela caramelada):
Descasquei três maçãs ácidas e cortei em 8 pedaços. Coloquei em uma panela com 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uma pitada de generosa de canela, um naco de manteiga e 1/4 xícara de água. Cozinha até ficar macia!

Só posso dizer uma coisa: DE-LÍ-CIA!


Uma semana deliciosa pra vocês :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário