Mostrando postagens com marcador prato principal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador prato principal. Mostrar todas as postagens

3 de outubro de 2018

Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai


Esses dias fui convidada para participar de uma brincadeira no instagram. Juntamos algumas pessoas que cozinham para uma batalha: a #BatalhaInstaFoods. 
Fui sorteada para a única categoria que eu não estava preparada, que foi aves.
Eu refiz (anotando tudo) uma receita que já havia feito no famoso 'olhômetro'. 
É deliciosa, simples, com ingredientes de fácil acesso e que você vai tirar onda de chef.
Para mim ela é perfeita, tem todos os elementos: acidez, doçura, crocância, picância na medida e cremosidade!
Ah, a receita foi a vencedora! Então corre para a cozinha! :)


Frango com Abacaxi e Arroz À Moda Thai da Máh
receita minha
serve 4 pessoas

1 abacaxi maduro
1 filé de peito de frango cortado em tiras
1 cebola roxa cortada em meia lua
2 dentes de alho ralados
½ colher (sopa) de gengibre ralado
½ pimenta dedo de moça fatiada
1 xícara de arroz (meça cru)
Um punhado de coentro picado (folhas e talos/raiz separados)
1/2 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadas
1/4 de castanhas de caju picadas
1 copo de requeijão cremoso
½ xícara de parmesão ralado
¼ de xícara de farinha de rosca (opcional)
Sal, pimenta, azeite e páprica picante ou defumada a gosto


Como fazer?

Prepare o arroz conforme seu costume e reserve (ou reaproveite arroz já cozido).
Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento e com o auxílio de uma faca, retire a polpa e todo o suco que soltar, sem deixar a casca muito fina. Reserve a casca ainda com a coroa para a montagem. Pique a polpa da fruta e reserve o suco para usar depois.
Aqueça uma panela e coloque o abacaxi picado e refogue até secar o líquido e começar a dourar. Reserve.
Tempere o frango com sal e pimenta e refogue na mesma panela do abacaxi, com um fio de azeite. Quando o frango dourar, junte a cebola, o alho, o gengibre, os talos e raiz do coentro, a páprica e a pimenta. Refogue novamente até dourar. Junte o suco do abacaxi e cozinhe até quase secar.
Junte o abacaxi, as ervilhas, o arroz e misture delicadamente. Acerte o sal e a pimenta.


Acrescente o requeijão, as azeitonas, as castanhas e as folhas de coentro. Misture e coloque nas cascas de abacaxi reservadas (se quiser mais 'molhadinho', acrescente um pouco de creme de leite fresco). Misture a farinha de rosca com o queijo e polvilhe por cima. Leve ao forno somente para gratinar. Sirva em seguida e prepare-se para os elogios.


Espero de coração que gostem!
Beijocas e até a próxima.

20 de agosto de 2018

Uma costelinha de arrasar e purê de banana


Tô sumida, né?
Em maio tive um problema de saúde e até hoje estou em tratamento. O pior, graças a Deus, já passou e estou quase 100%. Não quero me alongar sobre o assunto aqui, mas contei mais sobre o que aconteceu no meu perfil do Instagram.
Depois de tudo que aconteceu, aprendi muito. Aprendi sobre mim e sobre o que me cerca. Sobre ter paciência e respeito comigo mesma. Foi, é e tem sido difícil, mas sei que a caminhada tem um propósito maior do que eu pude enxergar no começo disso tudo.
Estou aprendendo a me organizar, planejar e aos poucos tenho percebido que as coisas são muito melhores sem estresse, sem correria, seguindo o cronograma. Claro que nem tudo vai sair 'conforme manda o figurino', mas quando nos programamos, ficamos até mais preparados para os imprevistos. Tá tudo bem as coisas não saírem como planejado. Tá tudo bem.
Porque tô falando isso tudo? Por causa dessa receita de hoje. Não vou dizer que não é possível preparar na hora, tenho meus truques e atalhos, mas vale super a pena fazer da forma que vou ensinar hoje.
Aqui em casa adoramos carne de porco, principalmente a costelinha. A carne é muito saborosa e quando bem temperada e assada lentamente, fica desmanchando... uma delícia.
Nessa ocasião, servi a costelinha com purê de bananas, que também trago a receita.
Esse assado fica ótimo com outros acompanhamentos, em especial com os agridoces. Já o purê de banana fica ótimo com peixes e frutos do mar...  vale a pena experimentar.
E vamos parar com essa ideia de que só banana da terra serve para cozinhar, viu?

Vamos lá?

Costelinha Assada com Purê de Banana da Máh
(serve de 2 a 4 porções)

Para a costelinha
1 peça de costelinha suína (+/- 1kg)
1/2 colher (sopa) de páprica defumada
1/2 colher (sopa) de páprica doce
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de pimenta caiena
Orégano seco, sal e pimenta a gosto
Tomilho fresco


Como fazer?
Misture os temperos (fique livre para alterar as quantidades ao seu gosto) com exceção do tomilho fresco (com alecrim também fica supimpa) e espalhe bem na carne, dos dois lados. Embrulhe a carne com papel filme e deixe na geladeira por 24 horas.
Após o tempo da marinada, coloque a costelinha numa assadeira, espalhe o tomilho por cima e cubra com papel alumínio. Leve para assar em temperatura beeeeem baixinha (120ºC - 150ºC) por 3-4 horas. Vá acompanhando e na última meia hora retire o papel para dourar. Cuidado para não deixar ressecar.*

Para o purê
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho, picados
6 bananas prata maduras
Suco de meio limão
Sal, pimenta moída na hora e canela a gosto

Como fazer?
Corte as bananas em rodelas, regue com o suco de limão, misture e reserve.
Coloque a manteiga numa panela e quando derreter junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e refogue rapidamente só para perfumar. 
Coloque a banana e refogue. Tempere com sal e pimenta a gosto. Vá pingando água na panela e cozinhe as bananas até ficarem macias.
Amasse tudo com um garfo para um purê rústico ou bata (mixer, liquidificador ou processador) para deixá-lo lisinho.

*Para fazer a ribs on the barbie, é só pincelar o molho barbecue quando faltar 1 hora para ficar pronta, a cada 10 minutos, dos dois lados. Receita aqui.

Espero que gostem! :)
Quem fizer, volta aqui para me contar!
Beijocas e até a próxima. ;)

16 de abril de 2018

Carne de Sol na Abóbora


Quase um mês sem aparecer por aqui né?
Tá corrido, minha gente! Socorro!
Depois de 8 anos, resolvi voltar a estudar, tô sofrendo para pegar o ritmo! Mas já já me acostumo!
A cozinha por outro lado, não pára. Só não consigo trazer as receitas com a frequência que eu gostaria. Essa, por exemplo, estava aqui há meses para eu postar!
A receita é bem simples, vou ensinar um truque mara e eu só queria ter tirado uma foto melhor, mas acreditem... Vale a pena.
Essa receita fiz há alguns meses para comemorar meu 52º mêsversário de casamento. O marido que não era fã de abóbora (veja bem, ERA), se rendeu aos encantos dessa delícia. Sou muito persuasiva.  :)
O truque aqui é o seguinte: para preparar a carne, já saímos com um caldo prontinho, para usar em outras preparações. É da mesma forma que preparo a carne e o caldo para fazer o arroz carreteiro, que trarei aqui para o blog em breve.



Carne de Sol na Abóbora da Máh

1 abóbora japonesa média
1/2 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola cortada em fatias finas
2 dentes de alho picados
Coentro picado a gosto
Queijo parmesão ralado na hora, sal, pimenta e azeite a gosto

Para a carne
400g de carne de sol cortada em cubos grandes (tento encontrar com pouco sal)
1/2 cenoura
1/2 cebola
1 talo de salsão (ou alguns talos de salsinha)
1 folha de louro
3 cravos da índia
3 grãos de pimenta do reino
Ervas frescas a gosto
1,5 litros de água

Como fazer?
Lave bem a abóbora e seque. Com o auxílio de de uma faquinha afiada, faça uma 'tampinha' na abóbora. Retire todas as sementes, tempere com sal e pimenta e unte a abóbora por dentro e por fora com o azeite. 
Tampe a abóbora e envolva-a com 2-3 folhas de papel alumínio e leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos. Passado o tempo, verifique se a abóbora está macia por dentro mas ainda firme por fora. Cuidado para não deixar assar demais, senão ela irá rachar. Raspe com cuidado a polpa da abóbora, tomando cuidado para não deixar a casca fina demais.
Prenda a folha de louro na cebola usando os cravos e junte com o restante dos ingredientes da carne numa panela de pressão. Leve para cozinhar por mais ou menos 30 minutos após pegar pressão.
Retire a pressão da panela com cuidado. Verifique se a carne está macia, caso não esteja, volte para cozinhar por mais alguns minutos.
Desfie a carne (coe e congele o caldo). Refogue a cebola na manteiga por 1 minuto e depois junte o alho. Junte a carne desfiada e refogue por alguns minutos, até começar a dourar. Junte a polpa da abóbora e mexa bem. Prove e acerte o sal e a pimenta. Junte o requeijão cremoso e o coentro picado, misture bem e desligue.
Coloque o creme dentro da abóbora, cubra com o queijo parmesão e leve nov
amente ao forno somente para gratinar.

Servi essa delícia com arroz, farofinha de cebola com castanha de caju e salada de escarola. Sucesso total! 

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima! :)


10 de dezembro de 2017

Torta de Frango


Fiz essa torta para um almoço preguiçoso, nem pretendia trazer a receita (por isso as fotos sem nenhum capricho), já que é bem parecida com essa, mas quando postei a foto no meu Instagram, tanta gente pediu que eu resolvi postar.
Essa massa é básica, parecida com essa, dá para usar o que quiser no recheio: palmito, bacalhau, carne seca, enfim, o que você tiver a mão. Sabe aquele frango assado que sobrou e você não aguenta mais olhá-lo? Usa ele aqui nessa torta!
Ah, vale fazer porções individuais também. :)
Massa crocante, desmanchando na boca e recheio cremoso: combinação imbatível. 💓



Torta de Frango da Máh
(inspirada nessa aqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada, picada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 pitada de colorau
3/4 de xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de queijo ralado (usei meia cura)
Milho, azeitonas picadas e salsinha picada a gosto
Sal, pimenta do reino (moída na hora) e noz moscada (ralada na hora) a gosto

Para finalizar:
1 ovo batido

Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.
Em uma panela coloque o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e o colorau. Junte o frango e refogue por 2 minutinhos. Coloque o milho, a azeitona e polvilhe a farinha de trigo e mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o queijo, a noz moscada e a salsinha e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.
Abra 2/3 da massa e forre a forma (de acordo com o tamanho da forma sua torta poderá ficar mais alta) coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Caso faça a torta "lisa" como eu, faça um corte para o ar do recheio sair. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Espero que gostem!
Beijocas! :)

10 de agosto de 2017

Empada de abóbora com carne de sol e requeijão


Jamais uma receita foi postada tão rápida nesse blog. Pasmem.
Criei e fiz a receita ontem e, de tantos pedidos e ameças, estou postando hoje (perdoem as fotos, não deu para produzir mais).
Eu amo empada e me deu vontade de preparar uma empada de carne de sol. Daí me lembrei o tanto que carne de sol com abóbora fica divino, resolvi usar também. Mas eu queria na massa e pela internet a fora só achei receitas em que a abóbora é usada no recheio. Então coloquei a cabecinha para funcionar e nasceu essa delícia.

Vamos lá?


Empada de abóbora com carne de sol e requeijão da Máh
(rendeu 8 empadas de 8cm)

Massa
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara (mais ou menos 100g) de manteiga gelada
3/4 de xícara de abóbora cozida, amassada e fria
1/2 colher (chá) de sal
Água gelada

Recheio
400g de carne de sol cozida e desfiada*
1 cebola fatiada em meia lua
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara do caldo do cozimento da carne
1/3 de xícara de requeijão cremoso
Sal, pimenta, orégano e coentro fresco, a gosto

Como fazer?
Para a massa, misture a farinha e o sal e esfarele a manteiga na farinha, com a ponta dos dedos até ficar ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a abóbora e tente formar uma massa compacta e macia. Se for necessário junte água. Deixe a massa descansar na geladeira enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, coloque o azeite em uma panela grossa ou frigideira e refogue a cebola. Quando ela começar a dourar, junte a carne e refogue mais uns 2 minutos. Coloque a farinha, mexa bem para dourá-la e junte o caldo da carne. Mexa até engrossar. Junte o requeijão, acerte o tempero a gosto e desligue.

Para a montagem, abra a massa nas forminhas utilizadas (ou use uma forma grande), coloque o recheio, e feche com mais massa, caso deseje, pincele com um ovo batido (eu não pincelei). Asse em forno pré-aquecido até dourar.

*Eu procuro usar uma carne de sol com pouco sal, lavo bem e cozinho na pressão com cenoura, cebola, alho, louro e o que mais tiver à mão. Depois de cozida, ainda fico com um caldo de carne prontinho.


Espero que gostem. :)
Beijocas e até a próxima.

1 de julho de 2017

O estrogonofe da Rita e 6 anos do blog


Não sei se já contei para vocês, mas todo dia 13 tem comemoração entre mim e o marido. Explico: nosso primeiro beijo foi num dia 13, nosso casamento também, então arranjei essa desculpazinha esfarrapada para comemorar.
No último dia 13 eu estava meio sem criatividade para cozinhar, no dia anterior havia sido dia dos namorados e eu estava com preguiça. Pois é, acontece aqui também.
Fiquei o dia pensando o que eu prepararia para o jantar e então me deu uma vontade doida de comer estrogonofe, mas o original, com creme de leite e cogumelos frescos. Aproveitei que eu tinha um pedaço de filé em casa, saí do trabalho, passei no mercado para comprar o que faltava e recorri a receita da minha musa inspiradora, Rita Lobo e olha... foi o MELHOR estrogonofe que já comi e fiquei me perguntando por que eu nunca havia feito assim.

Fiz 1/3 da receita original e rendeu 4 porções. Acrescentei a farinha para dar uma encorpada, mas é opcional. Ah, e usei o whisky pois eu não tinha conhaque,


Estrogonofe da Rita
(adaptado daqui)

500g de filé mignon picado em tirinhas
200g de cogumelos-de-paris frescos em fatias não muito finas
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picadinho
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de whisky 
1 colher (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta moída na hora, a gosto

Como fazer?
Regue uma panela com um fio de azeite e leve ao fogo para aquecer.
Vá dourando as tirinhas de carne, que devem estar em temperatura ambiente, aos poucos. Não coloque tudo de uma vez na panela. A cada leva de carne, regue a panela com um fio de azeite. Repita o processo com toda a carne e reserve.
Regue a panela com o restante do azeite e junte a cebola. Refogue bem até ela murchar, raspando bem para retirar os 'queimadinhos' da panela.
Junte o alho e refogue mais um minutinho. Acrescente a farinha e mexa para incorporar. Junte o extrato de tomate, o molho inglês, o whisky e o ketchup e mexa. Junte a carne reservada e os cogumelos, regue o creme de leite, tempere com sal e pimenta. 
Mexa delicadamente e deixe ferver até encorpar, mexendo esporadicamente. Servi com arroz, salada e batatas assadas. 
DIVINO!

Ahhh, e por falar em comemoração, no último dia 22 o Pimenta Preta completou 6 anos. Agradeço a cada um de você que passa por aqui e faz parte dessa história. 💗


Beijocas e até a próxima!

23 de abril de 2017

Torta de Filé e Palmito



Eu amo tortas. Doces, salgadas, de massa amanteigadade liquidificador... enfim, qualquer uma mesmo.
Fiquei namorando a torta de bacalhau do Panelinha para preparar na Sexta-feira Santa, mas não deu tempo. Depois fiquei namorando a de palmito e aproveitando que eu tinha um pedaço de palmito fresco na geladeira, foi essa a escolhida. Acabei mudando a quantidade e alterei um pouco o recheio também, então, soltem sua criatividade, porque essa torta é deliciosa e fará bonito na sua mesa. <3
-

Torta de Filé e Palmito
(adaptada daqui)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga bem gelada (usei com sal)
1 pitada de sal
Água gelada até dar o ponto

Para o recheio:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho ralado fino
1 xícara de filé picada em cubos pequenos (1 medalhão)
1/2 alho poró fatiado
1 xícara de palmito fresco fatiado em meias luas (1 tolete)
1/3 xícara de ervilha congelada
6 azeitonas picadinhas (usei a preta)
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de páprica picante
1/4 de xícara de parmesão ralado na hora
Sal, pimenta do reino moída na hora e salsinha picada a gosto

Para finalizar:
1 ovo


Como fazer?
Comece pela massa. Em uma tigela coloque a farinha e o sal e misture. Coloque a manteiga gelada e com a ponta dos dedos esfarele a manteiga na farinha até ficar com o aspecto de areia molhada. Junte a água gelada aos poucos e misture até formar uma bola. Não sove. Quando a massa estiver homogênea, enrole em um filme PVC e deixe na geladeira.

Em uma panela coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o filé e mexa bem. Junte a cebola, o alho e o alho poró e refogue até murchar. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica. Acrescente a manteiga e polvilhe a farinha, mexa bem. Junte o leite e misture bem até a mistura engrossar. Junte o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo bem para não grudar. Acerte o sal. Espere o recheio esfriar para montar a torta.

Abra 2/3 da massa e forre a forma (eu usei uma de fundo falso, com 16cm de diâmetro), coloque o recheio, alise bem e decore a torta como desejar. Eu fiz esse trançado aqui. Pincele com o ovo batido e leve para assar, forno pré-aquecido, temperatura média até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.

Servi a torta com uma saladinha e foi sucesso total.
ps.: rendeu 4 porções generosas.
ps2.: se sobrar massa, é só cortar em forma de biscoitinhos e assar. ;)
ps3.: a massa pode ser feita no processador. Eu sempre faço, mas estava com preguiça de sujá-lo hahahahaha.



Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima!




15 de outubro de 2016

Parmegiana pá-pum


Marido adora parmegiana. Eu também acho bem gostoso mas O-DE-IO fazer fritura em casa. Não vou fazer mimimi falando que fritura faz mal não, é porque o cheiro impregna na casa toda, então eu não faço.
Mas o marido adora parmegiana, e agora?
Faz no forno.
Gente, isso aqui é tão fácil que não dá nem para chamar de receita.
Cortei alguns filés de frango beeeem fininhos, temperei com sal e pimenta do reino moída na hora e coloquei num refratário untado com azeite. Cubri os filés com um bom molho de tomate, passe papel alumínio na travessa e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/alta. Depois de uns 30 minutos, ainda com bastante molho, tirei o papel alumínio.
A quantidade de molho que você vai deixar é relativa, por exemplo, como eu ia servir com arroz, deixei reduzir mais, se fosse servir com massa, deixaria mais molho.
Quando estivar quase no ponto desejado, cobri com bastante muçarela e parmesão e voltei para o forno para gratinar,


Dica: fica ótimo com arroz e fritas, purê de batatas ou massa.
Dica 2: Já fiz com filé mignon também, mas ambos achamos que fica mais gosto com frango.
Dica3: faça hoje! 

Beijocas e até a próxima! ;)

7 de março de 2016

Nhoque de ricota e espinafre


Daí que no dia 29 do mês passado, que não foi qualquer um, foi 29 de fevereiro, eu tive que preparar essa delícia. Ok, usei essa desculpa deslavada para matar uma vontade antiga desse nhoque.
Só vou falar uma coisa, esse nhoque merece ser feito váaaaaaaaarias vezes, é delicioso! Levinho e moleza de fazer, vem ver!


Nhoque de ricota e espinafre da Máh
(4 a 6 porções)

300g de ricota amassada
150g de muçarela ralada
3/4 de xícara de espinafre beeeem picadinho*
2 colheres (sopa) de azeite
3 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto

Como fazer?
Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Vá colocando a farinha aos poucos e amassando bem. A massa deve desgrudar das mãos, mas cuidado para não colocar farinha demais e deixá-los pesados. Eu use 3/4 de farinha de trigo.
Modele o nhoque como desejar e cozinhe em água fervente até que eles subam a superfície.
Eu servi com um molhinho básico e rústico de tomate e manjericão. Recomendo também manteiga de sálvia. Huuuuuummmm... :)

*Eu usei o espinafre congelado e picado, apenas deixei-o descongelar e retirei o excesso de líquido. Se for usar o fresco, pique-o bem e também retire o excesso de líquido.

Beijocas e boa semana!

26 de dezembro de 2015

Um entrecôte amador


Quem ai já foi ao L'Entrecôte de Paris? Vocês também ficaram com vontade de lamber o prato pedir a receita daquele molho? Gente, um absurdo de bom aquele negócio, dá vontade de comer um balde, de passar na cara hahahahahhaha
Pois então, quem já pesquisou, já viu que a receita é secreta, que tem 1836184186198642 ingredientes e demora meia vida para ficar pronto e tal... bem, se eu tivesse uma receita de sucesso assim também guardaria a sete chaves, né?
A questão é que hoje nada nessa vida passa despercebido, então, encontrei essa receita aqui, eu não tinha todos os ingredientes, a começar da carne hahahah, mas não foi isso que me impediu. Ainda mais que o marido tinha feito esse pedido tão especial.
O que eu fiz? Eu fiz uai!
Eu não ia postar essa receita, já que foi daquelas que eu fiz no olhômetro, trocando todos os ingredientes, maaaaaaas, recebi tantos pedidos e ameaças de grávidas, que vou tentar descrever aqui como eu fiz;
Vamos lá?


L'entrecôte (fake total) da Mah
(para 2 pessoas com apetite de leão)

600g de filé mignon limpo, cortado em bifes de 1.5cm e temperados com sal e pimenta moída na hora (eu não tinha o entrecote, mas já li que com contrafilé também fica da hora)

Para o molho
1/4 xícara de manteiga
1/2 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
1/2 cenoura média, ralada
1 tablete de caldo de carne (na próxima, será com o caldo de verdade)
1 colher (sopa) de amido de milho (pode ser farinha de trigo)
2 colheres (sopa) de mostarda de dijon
1 colher (sopa) de mostarda à l'ancienne
1/2 colher (sopa) de molho shoyu
Folhas de 5 galhos de tomilho fresco
1/4 de xícara de requeijão cremoso
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Como fazer?
Derreta a manteiga e refogue a cebola até começar a dourar. Junte o alho, refogue mais um pouco e então junte a cenoura e o tomilho, refogue bem, tempere com pimenta e junte o amido de milho. Quando a mistura estiver dourada, junte cerca de 1 xícara de água, as mostardas, o shoyu, o tablete de caldo e deixe cozinhar por uns 10 minutos.
Passado esse tempo, veja se a mistura não está muito seca ou muito rala, lembrem-se da cremosidade que o molho deve ter, se for o caso vá juntando mais água, que foi o que eu fiz. Bata tudo no mixer ou liquidificador. Agregue o requeijão e acerte o sal e a pimenta. Como o meu ainda estava ralinho, deixei ele reduzir até ficar na textura que eu gosto.
Servi quente com o filé grelhado e fritas.


Ah, e teve molho e fritas à vontade também, tá pensando o que?
Posso falar? FICOU MARAVILHOSO!!!
Já estou querendo fazer novamente hahahaha

Beijocas queridos, Feliz Natal atrasado e um 2016 de mais postagens por aqui! :)





3 de maio de 2015

Almoço árabe

Servi com um limãozinho e molho de romã

Eu amo comida árabe, alias, amo comidas bem temperadas, cheias de especiarias.
Quando preparo quibe, tem que ter os outros acompanhamentos: homus bi tahine, coalhada seca e tabule (dependendo do dia rola até o pãozinho...).
Sei que não são as receitas super tradicionais, são do modo que eu gosto de comer :)

Essa quantidade é ideal para 4 pessoas comerem bem ^^
Então, ponha a mão na massa e chame os amigos para um happy hour especial!
Ah, garanto que é bem rápido de fazer :P


Almoço árabe da Máh

Quibe
500g de carne bovina moida, da sua preferência
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola grande
1/3 de xícara de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 colheres de azeite
Sal a gosto

Como fazer: Coloque o trigo numa peneira e lave bem em água corrente*. Após esse processo, deixe de molho enquanto prepara o resto dos ingredientes (cerca de 10 minutos). Para o quibe eu acho indispensável o processador (ou um moedor), pois é necessário para dar liga. (Se você não tem e mesmo assim quiser fazer, peça ao açougueiro que moa a carne duas vezes e mexa bem a massa para dar liga e não estourar.)
Coloque a cebola em pedaços grandes junto com o hortelã no processador e triture grosseiramente.
Escorra bem o trigo (eu coloco num pano de prato limpo e torço para tirar toda a água), misture bem a carne com o trigo, cebola e hortelã picada, o azeite, pimenta síria e o sal. Vá colocando pequenas porções dessa massa no processador e ligue. Quando vira 'uma bola' já está bom. Volte ao bowl e modele como desejar.

Dica 1*: Se você for fazer o tabule também, junte o trigo das duas receitas e depois na hora de usar você separa.
Dica 2: Esse quibe é perfeito para rechear. Vale queijo, catupiry, o que a imaginação mandar.
Dica 3: Pode fazer frito em óleo ou assá-lo. Se for assar, cuidado para não assar demais e ficar seco. Aqui tem uma receita de quibe assado perfeito. Eu fiz frito na airfryer.



Tabule


Homus bi Tahine
1 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha pois decidi fazer em cima da hora)
Suco de 1 limão
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de tahine
Sal a gosto
Água se necessário (se tiver cozido o grão em casa, guarde um pouco da água do cozimento)


Como fazer: Coloque todos os ingredientes no processador, se achar muito grosso, vá colocando a água aos poucos para deixar mais aveludado.


Coalhada seca fake
2 copos de iogurte natural
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Gotas de limão

Como fazer: misture todos os ingredientes e coloque num coador de café com filtro de papel. Eu não sei o tempo certo, mas faço isso antes de começar todos os pratos, e quando tudo está pronto, ele também está. O iogurte irá 'sorar' e ficara denso e cremoso.

Espero que gostem ^^

28 de março de 2015

Picanha no sal grosso


Isso nem é uma receita gente, mas é tão boa, mas tãaaaaaaaaaao boa e tãaaao fácil que eu resolvi mostrar para vocês!
Já virou prato clássico da família e é muito simples, se eu fosse você faria agora mesmo, vamos lá?


Picanha no sal grosso

Picanha, peça inteira
Sal grosso, o quanto baste

Só?
Só!
(Se você quiser misturar ervas no sal fica um luxo, já fiz com alecrim, tomilho e orégano #ficaadica)

Como fazer?


Geralmente, 1 kg de sal grosso é o suficiente para uma peça de picanha, mas depende da forma usada. Não use forma grande demais e nem pequena demais. Use mais ou menos do tamanho da peça de carne, para o sal se acomodar bem nas laterais. Eu gosto de forrar bem a forma com papel alumínio (faço isso praticamente em todos os assados) para deixar tudo mais lindo, leia-se: menos uma forma para lavar.
Por cima do papel alumínio faça uma camada uniforme de sal, nem fina e nem grossa, apenas o suficiente para cobrir bem o fundo. Coloque a peça de carne inteira, com a gordura virada para cima. Cubra com o restante do sal até parecer um iglu. Leve para assar em forno alto.
O tempo vai variar, para ficar como na foto, ao ponto, que é como gostamos, ficou 1 hora no forno, sendo que tirei o sal de cima da gordura nos últimos 10 minutos, para dourar.
Adapte ao seu gosto.
Tire do forno, retire todo o sal, deixe descansar 15 minutos e então fatie.
DELÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICIA!!!!!!!

Ah, eu já fiz com maminha também, ficou mara! :)

11 de agosto de 2014

Torta cremosa de calabresa e batatas


Lembro que aprendi a massa dessa torta há muitos anos atrás, numa revistinha velha. Mudando aqui e acolá, já fiz essa torta milhares de vezes, geralmente com recheio de carne moída. O recheio pode ser o que você quiser ou tiver disponível na geladeira. Fica parecendo um escondidinho... DELÍCIA!


Torta cremosa de calabresa e batatas

Massa
1 kg de batata cozida e espremida
1 ovo
1/4 de xícara de manteiga
1/4 de xícara de leite
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de queijo ralado
1 colher (chá) de fermento químico
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Recheio
2 calabresas fatiadas
1 cebola grande fatiada
Queijo mussarela (ou outro de sua preferencia) para finalizar

Como fazer?
Para a massa, misture todos os ingredientes bem. Utilize a batata ainda quente e lembre-se de mexer rapidamente ao acrescentar o ovo. Deixe a massa bem homogênea e cremosa.

Para o recheio refoguei bem a calabresa e a cebola até que a linguiça ficasse douradinha.

Montagem: Unte e enfarinhe uma forma, coloque metade da massa, o recheio, o restante da massa e finalize com o queijo. Leve para assar em forno médio até ficar douradinha.

Servi com uma saladinha ao molho de mostarda e mel ^^
beijocas e uma semana abençoada a todos :)


14 de julho de 2014

Estrogonofe


O estrogonofe tem origem russa, um prato que leva cubos de carne e creme de leite.
A receita se espalhou pelo mundo, devem existir zilhões de maneiras de preparar e é raro alguém que nunca provou.
O certo é usar o creme de leite fresco e tal, flambar no conhaque e trê-lê-lê... mas mamãe me ensinou a fazer com requeijão cremoso, nunca fizemos nem como o creme de leite de caixinha.
De tanto preparar essa delícia, fui mexendo aqui e acolá e hoje é assim que eu faço :)


Estrogonofe da Máh

1kg de filé de peito de frango em cubos (ou filé mignon)
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite)
1 copo (250g) de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de mostarda de dijon
1/2 xícara de catchup
1 xícara de cogumelos picados*
1 colher (sopa) de amido de milho, se necessário
Sal, pimenta do reino moída na hora, páprica picante, orégano e coentro picado a gosto

*Eu uso o que tem na hora, fresco, em conserva, seco... esse da foto era shitake seco que eu hidratei em água quente, e usei a água no molho também para dar sabor.

Como fazer?
Tempere os cubos de frango com sal e pimenta. Refogue a cebola e o alho com o azeite, acrescente uma boa pitada de páprica picante, misture e junte o frango. Refogue bem, acrescente o orégano, coloque água e deixe cozinhar.
Se você gosta do estrogonofe com mais molho, coloque mais água e use o amido de milho no final, para engrossar mais. Eu gosto com pouco molho, mas bem cremoso.
Acrescento o requeijão, a mostarda e o catchup. Acrescente os cogumelos, acerte a espessura do molho e o sal. Finalize com coentro picadinho.
Sirva como desejar (arroz e batata frita é clássico, e clássicos não falham ^^)

29 de junho de 2014

Lombo ao molho de maracujá

Servi o lombo com tomate recheado e arroz com passas e um toque de curry ;)
Estava a procura da receita perfeita para estrear minha francesinha, pensava em algum cozido, que fosse ao forno e demorasse horas. Queria algo com cara de comida de mãe ou avó, daquelas que faz a família se reunir em torno da mesa aos domingos...
Na geladeira eu tinha um lombinho de porco e na mesma semana uma amiga havia me falado que queria preparar um lombo ao molho de maracujá ou laranja... isso atiçou minha mente gorda e então decidi a receita.
Ficou DIVINA e por isso trago ela hoje para vocês :)

Lombo ao molho de maracujá da Máh

1 lombo de porco inteiro
3 maracujás médios
1/2 xícara de açúcar
1 litro de água
1 cebola pequena
2 dentes de alho
5 folhas de sálvia (ou outra erva fresca)
Sal e pimento do reino moída na hora a gosto


Como fazer?
Tempere o lombo com sal e pimenta do reino e deixe descansar, de preferência de um dia para o outro (eu deixei por meia hora), amarre com um barbante para ficar bonitinho.
Faça um suco com a polpa dos maracujás, o açúcar e a água.
Como eu queria as sementes, fiz o suco com 2 maracujás e coei. A polpa do outro apenas misturei, preservando as sementes.
Pegue uma panela grande (que caiba o lombo inteiro) e sele (doure) o lombo de todos os lados. Acrescente 1/3 do suco, a cebola e os dentes de alho cortados ao meio e as folhas de sálvia. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo alto.
Conforme o líquido vai secando, vá acrescentando mais. Ao termino do suco, o lombo estava cozido e bem macio. Retirei da panela e deixei descansar. Enquanto isso, acertei o sal e o açúcar do molho ao meu gosto, retirei a cebola, o alho e a sálvia e deixei  molho engrossar. Enquanto o molho fervia, retirei o barbante do lombo, fatiei fino e devolvi ao molho.

Muito, muito, muitooooo bom :)
Será que farei essa receita um dia para meus filhos? :D

2 de junho de 2014

Franguinho teriyaki e comidas "normais"


Se tem uma coisa que me tira do sério é falar perguntar se eu não como/faço comida normal!
Oi?! E existe comida anormal pelamordeDeus?
Gente, a questão é a seguinte: eu amo cozinhar (e comer), então, sempre vou preparar novos sabores e combinações, só isso. Não sou um ET, embora tenham pessoas que me tratam como tal kkkkkkkkkkkkkk
Não gosto de sabores repetidos, e comer a mesma comida em mais de duas refeições pra mim é um verdadeiro tédio, por isso faço pouco para poder variar mais.
Enfim, esse trê-le-le todo é só pra contar que um dia desses fiz um franguinho teriyaki supimpa que eu queria mostrar pra vocês. Comida do dia a dia daqui de casa mesmo, servi com um arroz com brócolis e salada ^^


Coxinhas no teriyaki improvisado da Máh

Peguei 1,5kg de coxinhas da asa limpas e com o excesso de pele retirado e coloquei num daqueles sacos transparentes para alimentos (alias, só tempero carne neles, muito fácil hahaha), adicionei 1;2 xícara de molho shoyu, 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1/4 de xícara de vinagre de arroz, 1/2 cebola picada, 1 pedaço d
e 5cm de gengibre ralado e algumas gotinhas de tabasco. Amarrei o saquinho e mexi bem, deixei marinando por uns 30 minutos. Retirei as coxinhas e fritei na fritadeira sem óleo. Quem não tem a bixinha, faça-as assadas que fica tudo certo.

Algumas considerações:
1- eu deixei marinando pouco tempo porque estava com pressa, se deixar mais tempo ficará muito mais saboroso.
2- se fizer refogado ou assado, cuidado ao utilizar a marinada toda, por conta do excesso do sal. Vá experimentando. Faça também com outras partes do frango.
3- queria ter usado saquê mirin e óleo de gergelim na marinada, mas não tinha. Fica a dica.

27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

13 de maio de 2014

Espaguete ao alho e óleo


Pra que mais clássico que esse macarrãozinho?
Nos dias em que a geladeira fizer eco de tão vazia, tenho certeza que esses ingredientes te salvarão.
Justamente por usar poquíssimos (e de fácil acesso) ingredientes, recomendo de coração usar marcas de qualidade. Um bom azeite e uma boa massa fazem toda a diferença.
Li algumas receitas, adaptei e faço assim:

Espaguete alho e óleo
(rende 3 porções normais ou 2 bem gordas hahaha)

250g de espaguete (há alguns anos só uso essa marca, recomendo demais)
150ml de um azeite de boa qualidade
3 dentes de alho BEM grandes fatiados finamente
Água e sal para o cozimento
Pimenta do reino moída na hora e orégano a gosto

Como fazer:
Coloque 2,5 litros (1 litro para cada 100g) de água para ferver com 4 colheres (sopa) de sal (parece muito, mas eu não uso sal depois). Quando ferver, coloque a massa com o tempo de acordo com a embalagem (eu gosto al dente).
Paralelo a isso, coloque o azeite e o alho numa panela pequena e grossa e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a dourar. Desligue nesse momento, pois ele continua a cozinhar.
Escorra bem a massa e coloque de volta na panela quente, junte o azeite com o alho e misture. Salpique orégano e pimenta do reino e sirva imediatamente.

Delicioso e muito fácil!

27 de abril de 2014

Receitas do Instagram #2: Filé de frango recheado e arroz com brócolis


Semana passada fui fazer a janta e havia descongelado filés de peito de frango. Não queria grelhar, não queria curry, não queria strogonofe, não queria fricassê... ô chatisse!
Ai lembrei que tinha espinafre congelado e pensei: filé recheado com ricota e espinafre! DELÍCIA!

Filé de frango recheado com ricota e espinafre
Eu não queria só a ricota só amassada, mas não tinha cream cheese pra misturar dai pensei, pensei e fiz assim:
Abri alguns filés de frango bem finos, temperei com alho, sal, pimenta do reino moída na hora e 1/2 xícara de buttermilk (misturei 1/2 xícara de leite em temperatura ambiente com 1/2 colher (sopa) de vinagre, misture e deixe descansar 10 minutos antes de usar). Deixei o frango marinar e preparei o recheio.
Coloquei 1 colher (sopa) de manteiga para derreter e misturei 2 colher (sopa) de farinha de trigo, refoguei, refoguei e fui juntando leite aos poucos, foi mais ou menos 1 e 1/2 xícara de leite. Misturei 1/2 xícara do espinafre congelado (já vem limpo e triturado), temperei com sal e noz moscada ralada na hora. Quando estava tipo mingau grosso, desliguei e deixei esfriar. Misturei 1/2 ricota amassada e fiz uma pasta bem cremosa.
Coloque uma porção do recheio na ponta do filé e enrole-o. Prenda com palitos e leve para assar até dourar (cuidado para não assar demais e ficar seco).

Aberto

Fechado
Como eu achei que os filés estavam com um pouco de frio, cobri-os com bacon em fatias <3

Agora eles não sentirão frio :)
Arroz com brócolis
O modo de preparo desse arroz, segundo li na blogosfera afora, é igual daquele restaurante famoso. Se é ou não, eu não sei. Sei que é delícia!
Aferventei 1/2 maço de brócolis com sal e uma pitada de açúcar. Escorri e processei. Refoguei 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 dente de alho bem amassado e juntei o brócolis. Refoguei e misturei 3 xícaras de arroz já cozido e reguei com um fio de azeite e servi bem quentinho.
Vou fazer esse arroz com espinafre ou couve dá próxima vez, certeza que ficará show também!

Beijos e que essa semana seja cheia de luz para todos nós ^^


23 de abril de 2014

Receitas do Instagram #1: Costelinha na Coca-cola


Tem coisas que posto no Instagram, ai me pedem a receita e eu já posto lá, e esqueço de postar aqui hehehehe
Vamos já acabar com isso, pois tem muita coisa boa para ser partilhada!
Essa receita é uma delas. Veio lá do Cozinha Pequena, eu apenas fiz algumas alterações, mas nada que mudasse a essência da coisa.
A primeira vez que fiz, ao invés de usar costelinha, fiz uma banda de uma leitoa. É minha gente, eu também cozinho para batalhão hehehehe. A questão é que ficou tão boa que não deu pra tirar foto. Dessa vez fiz com calma e olha... de chupar o osso, sério!
Sabe aquelas receitas que PARECE que você ficou o dia na cozinha? É essa! Muitooooo simples e de comer suspirando!
Peguei uma peça de costelinha de mais ou menos 1kg, bem bonitona (leia-se: cheia de carne), cortei em 3 pedaços e coloquei numa panela grande com 1 e 1/2 colher (sopa) de sal, 1 cebola grande cortada em 8 pedaços, uma folha de louro, uma pitada generosa de orégano seco, uma pitada de pimenta do reino moída na hora e 1 e 1/2 litros de coca-cola!
Levei ao fogo alto e deixei por 1h30. Retirei as costelinhas da panela, coloquei numa assadeira (forrada com papel alumínio, SEMPRE), coei o molho por cima, cobri com papel alumínio e deixei assando por 30 minutos com a temperatura baixa. Retirei o papel, aumentei a temperatura e deixei mais 30 minutos. O molho fica parecendo um caramelo. A carne tem que soltar do osso facilmente, se não estiver assim cozinhe mais um pouco. Varie o tempo de acordo com o tamanho da peça de carne!

Delícia! :)

ATENÇÃO! AS PRÓXIMAS FOTOS SÃO APENAS PARA COMPROVAR QUE A CARNE REALMENTE SOLTA DOS OSSOS!