Mostrando postagens com marcador dica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dica. Mostrar todas as postagens

3 de novembro de 2018

Xarope Caseiro de Limão Siciliano


Meu pai ganhou limões siciliano e me deu um pouco. Mentira, ganhei sacolas e sacolas! ADOOOORO!
Já contei pra vocês... sou apaixonada por limão, por qualquer um!
Eu tinha uma fruteira abarrotada dessas belezinhas e resolvi preparar xarope para eu e o marido tomarmos soda italiana, que amamos!
Essa garrafa não durou uma semana🙈.
A soda italiana é água com gás, gelo e um xarope concentrado. Não curto os artificiais porque... são artificiais, né?
Esse que trago hoje tem um truque que o deixa ainda melhor do que apenas misturar o suco do limão com açúcar, vem ver:


Meu Xarope de Limão Siciliano

Suco de limão siciliano espremido na hora
1/4 da medida de suco, de água filtrada
Açúcar a gosto
Casca dos limões em fitas, sem a parte branca

Como fazer?
Esprema e coe o suco do limão. Meça a quantidade e use 1/4 dessa medida de água. Por exemplo, se usar 400ml de suco de limão, use 100ml de água.
Junte o açúcar e leve para ferver. Depois que levantar fervura, conte 5 minutos e desligue. Junte as cascas e deixe a mistura esfriar.
Coe e conserve na geladeira.
Agora é só preparar a sua soda italiana e aproveitar!

Dicas:
Utilize suas frutas preferidas para criar seu xarope caseiro. A ideia é sempre a mesma, deixou bem forte e concentrado.
Já fiz com limão, tangerina, morango, maracujá, melancia, acerola, limão com gengibre, maçã verde, laranja, etc. 
Quando uso os outros limões, pulo a parte da casca. 
Faço a parte do cozimento apenas nos xaropes de limão (qualquer um), tangerina e limão com gengibre. As demais, utilizo in natura.

Divirtam-se!

Espero que gostem!
Beijocas e até a próxima.

17 de outubro de 2017

Bolo Formigueiro com Mirtilos


Geeeeente, tô sumida, né?
A vida tá uma loucuuuuuuuuura, mas aos poucos as coisas se ajeitam e por isso estou de volta.
Aqui em Brasília tem feito um calor ME-DO-NHO. Sério, estado crítico. O negócio tá tão sério que nem fome ando sentindo.
Ontem, por exemplo, almocei e passei o dia bebendo água. Fui sentir fome lá pelas 9 da noite, quando eu (a louca) resolvi ligar o forno para assar um bolinho.
Essa minha receita é padrão, clássica e quase a prova de erros. Fica beeeeeeem fofinho, de desmanchar na boca. Acabou em 1 dia.
Para criar novos sabores, substitua o líquido pelo que preferir, acrescente gotas de chocolate, maçã com canela e frutas secas, enfim... o céu é o limite!


Bolo Formigueiro com Mirtilos da Máh (ou bolo coringa)

1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de granulado de chocolate**
1/2 xícara de mirtilos frescos


Como fazer?
Bata no liquidificador o buttermilk, os ovos, o óleo, o sal, o açúcar, a baunilha, a farinha de trigo e o amido, somente até ficar homogêneo.
Misture o fermento e o granulado com uma espátula. Disponha a massa na forma escolhida (previamente untada e enfarinhada), distribua os mirtilos por cima da massa sem afundá-los.
Leve para assar em forno pré-aquecido, temperatura média até dourar (o meu assou em 30 minutos). Faça o teste do palito.

*Para o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) de vinagre branco na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Misture e deixe descansar 10 minutos antes de utilizar na receita.
**Use um de qualidade ou raspas de chocolate, faz toda a diferença.

Espero que gostem! 
Beijocas e nos vemos em breve! :)

10 de dezembro de 2014

Petit Gâteau para não errar mais


Assim como o brownie, o petit gâteau é uma receita acidental. Mas o que nasceu de um acidente tem sido beeeeeeem difícil acertar de propósito hahahah. Eu até fiz uma vez, mas cada forno é um forno e é meio difícil calcular tempo.
Maaaaaas meus problemas acabaram com a super dica que o Claude*. Inventei essa receita aqui para testar se a dica funcionava, e não é que deu?  Nunca mais erro petit gâteau :D

Petit Gâteau da Máh
(rende 4 unidades)


100g chocolate meio amargo
50g de manteiga
3 colheres (sopa) de açucar mascavo
2 ovos
3 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal

Como fiz?

Derreti o chocolate junto com a manteiga no microondas. Misturei os demais ingredientes até ficar homogêneo. Dispus em forminhas untadas e polvilhadas com cacau em pó. Levei os bonitinhos para congelar por 2 horas e assei em forno quente (pré-aquecido seeeempre) por 10 minutos.
Deixei descansar por 5 minutos, desenformei e servi com sorvete. 
AI-MEU-DEUS!


*Veja bem, na receita do Claude falava para congelar por 4 horas e assar por 8 minutos. Eu deixei duas horas porque estava com pressa (as lombrigas estava atacadas) e só ficou no ponto com 10 minutos de forno, então fique atento, como eu digo, cada forno é diferente e é preciso observar para conhecer o seu.

27 de maio de 2014

Bolonhesa de calabresa incrível

Desculpem a foto...
Dia desses recebi alguns amiguinhos para o jantar.
Por mim faria um super banquete com mil e um pratos, porém, não daria tempo, afinal, era meio de semana.
Resolvi preparar um prato único, mas especial e cheio de sabor.
Preparei uma super massa a bolonhesa, mas especial e diferente... bolonhesa de calabresa.
Gente, não é por nada não, ficou delicioso... especial mesmo. Eu nem ia postar a receita (nota-se pela foto horrorosa), mas é que ficou tão bom que mudei de ideia.
Servi com pães de alho, que serão assunto de outro post.

Bolonhesa de calabresa da Máh

Peguei 500g de calabresa de qualidade (mais ou menos 3 unidades), tirei a pele, cortei em pedaços grandes e aferventei por alguns minutos. Moí as linguiças no processado e levei a uma panela grande e grossa para fritar. (Não acrescentei gordura pois a linguiça já tem bastante). ]
Quando estava bem douradinha, acrescentei 2 cebolas, 1/2 cenoura e 2 dentes de alho bem grandes, tudo beeem picadinho (usei o processador também). Refoguei bem, acrescentei 1 xícara de leite, deixei secar e juntei 3 latas de tomates pelados e uma pitada de açúcar para tirar a acidez.
Cozinhei por bastante tempo, mais de uma hora, sempre mexendo e acrescentando água quando necessário.
Como a linguiça solta gordura, retirei todo excesso que se formou em cima.
A calabresa é bem salgada, então deixei para acertar o sal no fim do cozimento e temperei também com pimenta do reino moída na hora e bastante orégano.
Servi com uma boa massa e um bom parmesão ralado na hora!

Dos deuses ;)

19 de janeiro de 2014

Iogurte natural caseiro fácil, fácil


Bem, acredito que muitas pessoas já sabem fazer isso. Eu inclusive já sabia, mas algumas vezes dava errado.
Adquiri algumas considerações sobre o iogurte.
Em casa, há muitos anos, só utilizamos leite puro, saído da vaca direto para minha casa (moro numa cidade rodeada por área rural, tenho alguns privilégios). Esse leite tem mais gordura, é mais encorpado, saboroso, não tem conservantes nem formol todas aquelas coisas esquisitas que vem nos produtos industrializados, para que os mesmos durem mais, acredito que isso interfira, e muito, na qualidade do iogurte.
Enfim, de tanto ler e pesquisar, já sei que leite de caixinha UHT não serve para esse procedimento, embora nunca tenha testado, ok? Mas de todo modo, tente com o de saquinho, aquele refrigerado, caso não acesso ao leite fresco.
Também vi que só aquecer o leite não funcionou (pelo menos comigo), tem que ferver (mesmo que o leite já tenha sido fervido previamente) e deixar esfriar.
E também percebi que, se o leite está mais velhinho, tipo, com uma semana na geladeira, vira uma gosma no lugar do iogurte. Não sei se pode consumir assim, é feio, mas não sei o gosto. Por isso, joguei fora :x

Agora vamos à "receita":
Fervi 1 litro de leite, retirei a nata que formou (leite puro é bom por isso, você ainda pode usar a nata pra fazer manteiga *-*), coloquei num recipiente de vidro e deixei esfriar. A temperatura certa é quando você põe o seu dedo (limpo) no leite, ele está quente, mas você consegue que ele permaneça ali por uns 10 segundos sem se queimar. Eu esqueci e o leite quase esfriou por completo hehehe, coloquei 30 segundos no microondas e foi tudo resolvido. Peguei o copo de iogurte com um restinho que havia (eu havia usado-o alguns minutos antes numa salada e deixei duas colheres pra utilizar nesse preparo), adicionei algumas colheres do leite quente, misturei e despejei a mistura no leite, misturei bem, tampei a vasilha, enrolei tudo numa toalha e deixei a noite toda dentro do forno desligado. O mínimo é 8 horas, o meu deve ter fica umas 12.

E ficou assim! Denso, encorpado e muito saboroso!


Para continuar o iogurte, vou guardar duas colheres desse e fazer tudo novamente.
Ai vem a delícia de batê-lo com frutas, fazer molho, bolo, você pode deixá-lo 'sorar' num filtro de café, ou tecido fino e limpo, dentro da geladeira. Em pouco tempo terá um iogurte grego, e com mais um pouquinho de paciência, terá uma coalhada seca de primeira :)

ps.: tô devendo MUITAS receitas para vocês!

Beijocas e até apróxima!

20 de setembro de 2012

Panquecas básicas para você começar o dia sorrindo!


Eu havia postado, há algum tempo, essa panqueca no facebook, mas apenas a foto! Daí que me pediram a receita e adivinha? Eu não tinha hahahahahaha
Mania de fazer tudo de cabeça, famoso olhômetro, pra certas receitas não dá certo!
Daí que ontem eu fiz novamente, anotei direitinho e aqui estamos.
Panquecas (americanas, aquelas em que a gente ficava babando quando via nos desenhos animados) é simples e te dá muita liberdade na troca de ingredientes, como por exemplo, as farinhas, os líquidos, o açúcar e a gordura.
Você pode até acrescentar frutas e cereais à massa, e na hora de servir, ai sim é uma festa: geleia, manteiga, mel, xarope de bordo, creme de avelã, as próprias frutas, enfim... solte a imaginação!

- Fique atento à consistência da massa: nem mole demais como a de fazer panquecas fininhas, e nem grossa demais;
- Caso acrescente algo à massa, ajuste a consistência com mais líquido ou farinha, quando for o caso;
- Caso vá servir com algo bem doce, como mel ou calda, diminua o açúcar da massa;
- Asse sempre em fogo baixo, para não ficar crua no meio, já que as panquecas são grossas;
- Você pode acrescentar farinhas integrais, aveia (flocada ou não), castanhas; trocar o açúcar cristal por mascavo; trocar o leite por suco de fruta (óoootima dica pra quem tem intolerância à lactose); acrescentar frutas à massa como maçãs, peras, mirtilos, morangos, banana, passas, damasco; troque a baunilha por outra especiaria, enfiiiim, varie sempre, vale a pena!
- Coma muito e tenha um lindo dia 

Panquecas (pancakes) básicas da Máh

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Como fazer?
Misture bem o açúcar, ovo e baunilha, acrescente o óleo, leite e farinha e misture até ficar homogêneo. Acrescente o fermento, mexa e deixe descansar por uns 10 minutos. Asse em frigideira antiaderente, em fogo baixo. Quando criar bolhas, vire e deixe dourar (eu gosto de passar um tico de manteiga nessa hora). Vá empilhando as panquecas, chame toda a família, arrume uma mesa bem bonita e coooooooooooooma muito! :)

Bom resto de semana  ;)



20 de junho de 2012

Pão-de-ló cítrico sem lactose ou um simples bolinho aromático + dicas sobre como fazer bolo


Ok, pão-de-ló é um nome fresco, maaaaaaas, eu também sou fresca! hahaha
Esse bolo fica tão fofo e tão perfumado que vocês não vão acreditar. Sem contar que é uma ótima opção pra quem tem intolerância à lactose.
Ah, sim, as dicas. Bom, eu não sabia fazer bolos :) eles solavam não cresciam,  ficavam esquisitos, enfim, mas ainda hoje, ainda apanho de algumas receitas mais elaboradas, mas nada que uma nova tentativa não resolva, o que não pode é desistir. Vou listar aqui umas coisas que eu aprendi e que pode ajudar alguns marinheiros de primeira viagem :D

- Se você não sabe pra onde ir, siga a receita, não fica inventando moda não. Agora, se você já sabe pra onde ir, você vai se sentir seguro pra inventar :))
- Veja se você tem todos os ingredientes à mão, parece meio óbvio, mas é fundamental. Há vezes que dá pra substituir, omitir, aumentar as proporções, mas outras não.
- Se for usar manteiga, use em temperatura ambiente, salvo se a receita indicar ao contrário. O mesmo vale para ovos.
- Peneirar a farinha ajuda a não impelotar tanto.
- Se você acha que o fermento já comemorou alguns aniversários, teste-o. Coloque um pouco num copo com água, se ferver está bom, senão, joque fora.
- Preste atenção nos ingredientes pedidos, e na qualidade deles. Chocolate e cacau não são achocolatado, margarina não é manteiga... enfim, nada de dar uma de Julius aqui.
- Sempre pré-aqueça o forno.
- Quebre os ovos em um recipiente separado, sério, já perdi uma dúzia de ovos por não fazer isso.
- Sempre unte e enfarinhe a forma, a não ser que a receita peça o contrário.
- Quando preparar bolos médios e grandes, não abra o forno nos primeiros 30 minutos. Cupcakes e muffins, nos 15 primeiros.
- Sempre faça o teste do palito pra verificar se o bolo está assado.
- Desenforme os bolos mornos ou frios, se desenformar quente... já sabe né?



Agora... vamos pra receita?

Meu pão-de-ló cítrico, sem lactose, lindo e maravilhoso

3 ovos, separados
1/2 xícara de óleo
1 e 3/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara de suco de limão e mexerica (usei 2 limões e 2 mexericas e deu uma xícara)
Raspas da casca dos limões e das mexericas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Como faz?

Bata as claras em neve, com uma pitada de sal e reserve. Misture as gemas com o açúcar, o óleo e as raspas. Peneire por cima a farinha e o amido, e coloque o suco das frutas. Misture até ficar homogêneo.
Acrescente as claras em neve, sempre mexendo de baixo pra cima, delicadamente, pra não perder o ar das claras. Incorpore o fermento delicadamente. Disponha em forma untada e enfarinhada, asse em forno pré-aquecido. O tempo de forno varia de casa em casa, fique atento(a).



Geeeente, já estamos na época dos morangos ♥
 

Beijocas!



Ahhh, já se inscreveu no sorteio? Ainda dá tempo! O sorteio rola na sexta-feira :))

17 de janeiro de 2012

Presentes feitos à mão



Eu sou super a favor de presentes feitos à mão, é tão carinhoso saber que a pessoa dedicou seu tempo preparando algo, ao invés de só ir comprar.
Quem me conhece sabe adoro esses mimos, e que quando são de comer, eu adoro mais ainda.
Amanhã por exemplo, é aniversário de uma grande amiga minha, a Pâm, e como não a verei, entreguei hoje seu presente: um pote de brigadeiro e um de pesto caseiro.
Se ela gostou? Ela adorou, e tenho certeza que vai se lembrar mais desse presente do que de um outro, comprado, qualquer!

Beijocas queridos!