Mostrando postagens com marcador fritura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fritura. Mostrar todas as postagens

11 de janeiro de 2017

Churros


Aposto que todo mundo aqui conheceu os churros com o Chaves, né?
Quem não babou nesse episódio? <3
Mês passado foi o aniversário de uma amiga muito querida, nos reunimos para comemorar e o menu escolhido foi o mexicano. Teve margueritas, tacos, guacamole, bolo e churros.
Já preparei churros algumas vezes, tanto fritos em óleo, quanto na fritadeira sem óleo e também assados. Todos deliciosos, sem dúvidas.
A massa é bem básica e há diversas receitas, essa eu fiz no "olhômetro" (e anotei \o/), mas o princípio é o mesmo. Essa é a massa para fritar em óleo, caso deseje assar ou preparar na fritadeira sem óleo, recomendo colocar mais manteiga, como nessa receita aqui, para a massa não ficar seca. 

Vamos lá?

Churros da Máh
(rende aproximadamente 6 porções)

1 xícara de leite
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada sal
1 pitada generosa de canela
Canela e açúcar para finalizar
Doce de leite para servir

Como fazer?

Misture a água, o leite, a manteiga, o sal, açúcar e a pitada de canela em uma panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, adicione a farinha de trigo de uma vez e mexa bem com uma espátula até formar uma bola de massa homogênea e que desgruda do fundo da panela.
Espere a massa ficar morna e acrescente o ovo. Misture bem e coloque num saco de confeitar, caso deseje as marquinhas tradicionais nos churros, use um bico pitanga aberto e grande.
Modele os churros do tamanho desejado (eu fiz minis e ia cortando e jogando direto no óleo) e frite-os em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente, passe na canela misturada com açúcar e sirva com doce de leite.

Espero que gostem! :)

8 de dezembro de 2016

Fica, vai ter donut!

Donuts ou rosquinhas?
Fica o questionamento. hahahahaha
Eu nunca havia comido donuts, sabia o que era, já tinha visto e ouvido descrições, mas não tinha batido aqueeeeeeela vontade de comer, sabe? De massa frita por massa frita eu comi muitos sonhos nesse meio tempo. :)
Daí que ano passado abriu uma loja do seguimento aqui em Brasília e - pasmem - teve gente que ficou 7 HORAS na fila para poder comprar. Oi? SETE HORAS? Era para comprar, não era de graça.
Enfim... pensei cá com meu estômago: "Esse negócio deve ser bom mesmo...", e um dia, aproveitei que estava passando por perto e comprei alguns. Daí veio a decepção, achei muiiiito sem graça. Sério, respeito quem ama e tudo mais, mas não gostei não, pela repercussão eu deveria ter sentido borboletas no estômago.
Ai começou a vontade louca de prepará-los em casa (sim, sou dessas e vocês sabem). Só que eu não faço fritura em casa (não, não sou fit e vocês também sabem disso) porque o cheiro gruuuuuda em tudo, já que meu cafofo é do tamanho de um ovo. Resumo da ópera: donuts adiados.
No último final de semana eu estava na casa da sogra e aproveitei para prepará-los para o café. Se eu soubesse que era essa delícia toda, teria arriscado o cheiro de fritura em casa, vale a pena. <3
Li e reli receitas por ai, vi algumas com fermento químico (de bolo) e com o biológico (de pão). Eu sabia que se fizesse com fermento químico, iria ficar mais com textura de bolinho de chuva, então arrisquei no biológico e nasceu essa lindeza. Tô orgulhosa e espero que vocês fiquem, também. :)


Donuts da Máh
(rende muito de 20 a 30)

1/2 envelope (5g) de fermento biológico seco
1/2 xícara de buttetmilk* em temperatura ambiente
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
Uma pitada generosa de sal
Farinha de trigo até dar o ponto
Óleo vegetal para fritar
Açúcar de confeiteiro misturado com canela, para finalizar

Como fazer?
Misture o fermento com o buttermilk e o açúcar, mexa e deixe descansar uns 5 minutinhos.
Junte 1/2 xícara de farinha, mexa bem com uma colher de pau, junte a manteiga, o ovo e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo bem. Quando a massa começar a ficar pesada para mexer com a colher, sove com as mãos. Não precisa sovar muito, mas a massa precisa ficar lisa e homogênea.
Unte a tigela com um fio de óleo, coloque a massa e unte-a levemente. Cubra a tigela com papel filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 4h.
Eu fiz a noite e deixei a massa dormir na geladeira.
Depois do descanso, abra a massa com mais ou menos 0,5cm de espessura e corte círculos do tamanho desejado (eu usei um cortador de mais ou menos 8cm), sempre passando o cortador na farinha. Faça o furo com um cortador menor.
Vá colocando as rosquinhas numa forma enfarinhada enquanto vai cortando o restante da massa.
Quanto menos você trabalhar a massa, melhor. Ela fica mais fácil de cortar enquanto ainda está gelada. Já no fim, apenas peguei bolotas da massa e fritei. :) 
Depois de cortar todas, aqueça o óleo e vá fritando em pequenas levas para que o óleo não esfrie.
Frite-os na ordem em que foram cortados, garantindo assim que todos tenham um tempo de descanso.
Quando os donuts estiverem dourados, escorra bem e coloque em papel absorvente.
Finalize passando-os no açúcar misturado com canela.
*Buttermilk: coloque 1 colher (chá) de vinagre na xícara medidora e complete com leite em temperatura ambiente. Deixe descansar por 10 minutos.


Você pode passá-los também em uma calda de chocolate, ganache, servir com doce de leite. Algunss eu servi com glacê de morango e limão que fiz misturando 1 colher (sopa) de suco de morango (espremi ele até soltar o suco), 1 colher (sopa) de suco de limão e açúcar de confeiteiro até ficar uma consistência de cobertura gostosa, daquelas que escorrem, sabe?


Espero que gostem. :)